Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patricia Gissoni de Santiago Lavelle

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • tranferências culturais e praticas translingues :
  • A noção de translíngue concerne práticas e experiências que implicam passagens e hibridações entre línguas e culturas. Abarca, assim, diferentes modalidades de tradução, assim como a criação literária em uma língua tardiamente aprendida. Também designa efeitos de sentido produzidos com ajuda de dois ou mais códigos linguísticos utilizados simultaneamente e produções poéticas suscitadas e/ou alimentadas por contaminações rítmicas, sintáticas ou semânticas de uma língua a outra. Estas experiências vêm se intensificando nos processos contemporâneos de globalização -- quer estes sejam associados a deslocamentos e migrações ou favorecidos por modalidades de contato à distância – e elas têm sido criativamente exploradas na produção literária contemporânea, associando-se à ficcionalização e à pluralização da voz narrativa e/ou lírica em formas de expressão que podemos qualificar como “polifônicas”.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Patricia Gon Corradini

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • estratégias para avaliação da qualidade dos recursos hídricos e promoção do desenvolvimento sustentável no noroeste fluminense
  • A região noroeste fluminense é um importante polo de cultivo agrícola no Rio de Janeiro. No entanto, a falta de monitoramento da qualidade da água e a possível presença de agroquímicos prejudiciais têm sido negligenciadas pela sociedade. Este projeto visa impulsionar ações afirmativas e sustentáveis, com foco em: i) monitorar a qualidade da água; ii) desenvolver materiais ecologicamente amigáveis (fibras naturais) e fotocatalisadores para a remediação de compostos orgânicos persistentes; e iii) promover a produção de biogás a partir de resíduos agrícolas. Para avaliar a qualidade da água, serão coletadas amostras sazonais para investigar características físico-químicas e a presença de compostos orgânicos. Visitas aos agricultores locais serão realizadas para identificar as principais substâncias pesticidas utilizadas na região, buscando um panorama abrangente dos agroquímicos empregados e sua persistência no meio ambiente. Paralelamente, diferentes materiais à base de TiO2 serão sintetizados e caracterizados para a fotodegradação de compostos poluentes. No desenvolvimento de compósitos de fibras naturais, propriedades físicas e mecânicas das fibras de sisal e juta serão investigadas, seguidas pela mistura com compostos poliméricos e avaliação das propriedades resultantes através de ensaios de tração, flexão, impacto, densidade, durabilidade, entre outros. A avaliação do potencial de produção de biogás a partir dos resíduos agropecuários na região será realizada por meio de testes laboratoriais de produção e composição de biogás. Abordando a fotodegradação de pesticidas e o desenvolvimento de materiais sustentáveis, o projeto integra conceitos de química, polímeros e engenharia, proporcionando soluções eficazes e promovendo conscientização. Essa abordagem expande a fronteira da pesquisa em questões socioambientais cruciais, alinhando-se ao desenvolvimento responsável e ecologicamente consciente.
  • Instituto Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Patricia Guarnieri

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • além das margens: uma análise dos impactos sociais, ambientais e econômicos advindos de projetos de economia circular em comunidades ribeirinhas de pescadores
  • A demanda por um modelo econômico mais resiliente, circular e de baixo carbono tem se tornado cada vez mais evidente, considerando-se as constantes transformações, que têm ocasionado crises e efeitos indesejáveis como desastres ambientais, epidemias/pandemias, aumento de desigualdades, insegurança alimentar. Atentos a essa problemática, vários parceiros conduziram de 2017 a 2021, o Projeto Maceió Mais Inclusiva através da economia circular com base na comunidade do Vergel, Maceió, Alagoas, onde ocorre a extração do sururu, considerada uma atividade tradicional na região e fonte de renda e sobrevivência da população. O produto final dessa cadeia produtiva é vendido a preços muito baixos, levando a população a condições injustas de moradia, escolaridade e oportunidades. Além disso, os resíduos de conchas de sururu ocasionam o acumulo de toneladas de resíduos que, se não revalorizados e destinados adequadamente, impactam negativamente na saúde pública da comunidade, no meio ambiente local, além de ocasionarem custos decorrentes da coleta de lixo e limpeza pública para o Poder Público local. Cabe ressaltar que em outras regiões brasileiras, atividades pesqueiras desse e outros moluscos são também encontradas, sendo possível assim, a replicação do estudo em outras unidades de análise. O objetivo desse projeto é analisar os efeitos sociais, ambientais e econômicos gerados pelo projeto Maceió mais inclusiva para a comunidade do Vergel do Lago, Alagoas sob a ótica da economia circular. O procedimento técnico ou estratégia de estudo será o estudo de caso do referido projeto. Os instrumentos de coleta de dados serão questionários, entrevistas, documentos do projeto, grupos focais, vídeos e registros fotográficos. Os dados coletados serão analisados por meio da estatística descritiva, análise de conteúdo e métodos soft e hard da Pesquisa Operacional.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026