Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • efeito da pressão dos stakeholders, da reputação e do compliance na seleção de fornecedor socialmente responsável: uma abordagem experimental com gestores do brasil, estados unidos e reino unido
  • A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é central por sua contribuição nas dimensões ambiental e econômica, mas há ainda um longo caminho a percorrer na dimensão social. A RSC pode ser vista como uma prática que as empresas devem executar para integrar os direitos sociais, ambientais, éticos, humanos e as preocupações dos consumidores nas operações dos seus negócios. Este projeto busca superar dois desafios científicos. O primeiro está relacionado à cadeia de suprimentos socialmente responsável (CSSR). A CSSR apresenta uma literatura em que as pesquisas empíricas ainda são incipientes. O segundo, visa-se contribuir para um tópico central da CSSR, a seleção de fornecedores socialmente responsáveis (SFSR). Diante disso, este projeto apresenta a seguinte questão de pesquisa: Como a pressão dos stakeholders, compliance e reputação afetam a decisão de seleção de um fornecedor socialmente responsável? Este problema é relevante uma vez que estímulos a programas de integridade e melhorias na reputação podem ser utilizados para promover a SFSR. As compras socialmente responsáveis auxiliam na redução da desigualdade social, ao incluírem pequenos negócios e empresas situadas em países em desenvolvimento. Além disso, podem ampliar a competitividade das organizações em mercados sensíveis aos aspectos sociais. Ações e estratégias relacionadas à gestão da cadeia de suprimentos de negócios precisam ser alinhadas ao conceito de RSC. Fornecedores precisam ser reorganizados e estimulados a produzirem produtos e serviços alinhados a essa nova preocupação da empresa compradora. Nada adianta a empresa compradora ter práticas de RSC, se os seus fornecedores não prezarem por práticas de RSC. Para isso, propõe-se a realização de um estudo causal, por meio de um experimento baseado em vinheta, com gestores do Brasil, EUA e do Reino Unido. A partir da manipulação das variáveis independentes, espera-se identificar como a pressão dos stakeholders, compliance e a reputação afetam a SFSR.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Vilmar Rodrigues Moreira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • desempenho social de cooperativas de crédito
  • Um dos principais objetivos das cooperativas é fomentar o desenvolvimento econômico e social dos seus associados e, como consequência, contribuir para dinamizar a economia e o desenvolvimento de comunidades locais. Por isso, a mensuração do desempenho organizacional dessas entidades deve se dar em ambas as dimensões: econômico-financeira e social. Mas em muitos casos os conceitos relacionados a desempenho em cooperativas não encontram convergência na literatura, sobretudo em relação à dimensão social. Considerando que o pressuposto para a proposição de ferramentas e técnicas para auxiliar a análise de desempenho depende da adequada definição dos temas, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre desempenho em cooperativas. O tema análise de desempenho é considerado de grande importância no contexto das cooperativas, sobretudo pela necessidade de expansão das análises, ultrapassando os interesses de avaliação financeira e operacional e considerando outras dimensões alinhadas aos princípios cooperativistas, como por exemplo o desempenho social do relacionamento entre cooperativa e cooperados. O desempenho social das cooperativas pode ser relacionado às expectativas e necessidades dos cooperados. Com o crescimento acelerado das cooperativas de crédito nos últimos anos, essas organizações precisam se preocupar com a continuidade do seu alinhamento aos princípios cooperativistas, com o fomento à educação cooperativista e com o atingimento do desempenho cooperativo – equilíbrio entre os desempenhos econômico-financeiro e social. O objetivo deste projeto é analisar como o desempenho social de cooperativas de crédito pode ser adequadamente abordado e medido, considerando as peculiaridades próprias deste tipo de organização e elencando os indicadores e métodos relevantes para sua avaliação.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Nov 17 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024