Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vilmar Rodrigues Moreira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • desempenho social de cooperativas de crédito
  • Um dos principais objetivos das cooperativas é fomentar o desenvolvimento econômico e social dos seus associados e, como consequência, contribuir para dinamizar a economia e o desenvolvimento de comunidades locais. Por isso, a mensuração do desempenho organizacional dessas entidades deve se dar em ambas as dimensões: econômico-financeira e social. Mas em muitos casos os conceitos relacionados a desempenho em cooperativas não encontram convergência na literatura, sobretudo em relação à dimensão social. Considerando que o pressuposto para a proposição de ferramentas e técnicas para auxiliar a análise de desempenho depende da adequada definição dos temas, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre desempenho em cooperativas. O tema análise de desempenho é considerado de grande importância no contexto das cooperativas, sobretudo pela necessidade de expansão das análises, ultrapassando os interesses de avaliação financeira e operacional e considerando outras dimensões alinhadas aos princípios cooperativistas, como por exemplo o desempenho social do relacionamento entre cooperativa e cooperados. O desempenho social das cooperativas pode ser relacionado às expectativas e necessidades dos cooperados. Com o crescimento acelerado das cooperativas de crédito nos últimos anos, essas organizações precisam se preocupar com a continuidade do seu alinhamento aos princípios cooperativistas, com o fomento à educação cooperativista e com o atingimento do desempenho cooperativo – equilíbrio entre os desempenhos econômico-financeiro e social. O objetivo deste projeto é analisar como o desempenho social de cooperativas de crédito pode ser adequadamente abordado e medido, considerando as peculiaridades próprias deste tipo de organização e elencando os indicadores e métodos relevantes para sua avaliação.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 17/11/2022-30/11/2024
Foto de perfil

Vinícius Andrade Brei

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • atlas de oportunidades: sistema de recomendação para identificação de oportunidades de criação ou expansão de negócios usando inteligência artificial e ciência de dados espaciais
  • A criação ou expansão de negócios é fundamental para a geração de emprego, renda e para a melhoria da qualidade de vida em qualquer país. Apesar dessa importância, 63,5% das novas empresas brasileiras fecham nos cinco primeiros anos (IBGE, 2020). Uma das razões para tal insucesso é a dificuldade dos empreendedores de encontrar dados gratuitos e acessíveis que facilitem a decisão de qual negócio abrir ou expandir e onde empreender. Esta pesquisa desenvolvida por uma rede de pesquisa internacional busca resolver este problema por meio da criação de um sistema público e gratuito na internet para recomendação de criação, expansão e localização de negócios. O sistema, denominado Atlas de Oportunidades, combinará dados públicos e privados, processando-os com ciência de dados espaciais e algoritmos de Inteligência Artificial. O projeto terá impactos teóricos, metodológicos e práticos. Em relação aos impactos teóricos, o projeto contribuirá para as teorias de estimação de potencial de mercado e de previsão de demanda, utilizadas em marketing para auxiliar na identificação de oportunidades de negócio, mas pouco aplicadas para alimentar sistemas de recomendação. Na metodologia, o projeto inova por combinar métodos de sistemas de recomendação, de ciência de dados espaciais e de Inteligência Artificial. Essa combinação será usada para coleta, tratamento, análise e disponibilização dos dados para a população. Em termos práticos, o Atlas de Oportunidades tem a ambição de se tornar uma fonte gratuita e rápida de informações para qualquer pessoa que queira abrir ou expandir um negócio no Brasil, aumentando a geração de emprego e renda no País por meio da maximização do impacto dos dados públicos oriundos de pesquisas que custam bilhões de reais à sociedade brasileira (ex: Censo, POF e PNAD). Portanto, o projeto amplificará os benefícios dos investimentos públicos em pesquisas já feitos pelo País para a população em geral, em especial para aqueles que querem empreender.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Vinicius Batista Santos

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • aplicabilidade do diâmetro da veia cava inferior como indicador clínico dos diagnósticos de enfermagem em pacientes com insuficiência cardíaca aguda
  • Introdução: A Insuficiência Cardíaca Descompensada (IC Aguda) está associada à manifestação de indicadores clínicos relacionados à retenção volêmica e ao baixo débito cardíaco. Esses sinais clínicos subsidiam a identificação de alguns diagnósticos de enfermagem (DE). O uso de dados mais objetivos, como exames laboratoriais, ou de exames de imagem tem permitido que os enfermeiros identifiquem os DE com maior precisão, porém não foram identificados estudos que utilizaram o tamanho e a distensibilidade da veia cava inferior avaliados pela ultrassonografia para subsidiar a identificação dos DE passíveis de serem identificados em pacientes com IC Aguda. Objetivo: Analisar as evidência de validade de construto clinico dos diagnósticos de enfermagem Volume Líquidos Excessivo (VLE, 00026), Tolerância à atividade diminuída (TAD, 00298) e Débito Cardíaco Diminuído (DCD, 00029) e a aplicabilidade do diâmetro da veia cava inferior como indicador clínico desses diagnósticos. Método: Estudo de validação de construto clínico diagnóstico que será será realizado nas unidades de Cardiologia de um hospital público universitário. Serão incluídos os pacientes hospitalizados por IC Aguda. A variável dependente será a presença e o número de características definidoras (CD) dos diagnósticos de enfermagem (DE) VLE, TAD e DCD e a variável independente o diâmetro e o grau de distensibilidade da veia cava inferior. As características definidoras serão avaliadas conforme as definições conceituais e operacionais validadas em outros estudos e será validada a definição conceitual e operacional da mensuração da veia cava inferior. Os pacientes serão avaliados até 12 horas da admissão hospitalar, 48 horas após a primeira avaliação e na alta hospitalar ou no 7º dia de internação. A presença dos diagnósticos de enfermagem será avaliado pelo método de análise de classe latente e será calculado a sensibilidade e especificidade de cada CD inclusive o diâmetro da veia cava inferior.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025