Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aureo Eduardo Magalhães Ribeiro

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • secas e mudanças climáticas no vale do jequitinhonha mineiro: história, consequências e ações públicas para a segurança hídrica
  • A porção do vale do rio Jequitinhonha situada em Minas Gerais fica na transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, localizada em grande parte no Semiárido, contando com grande população rural e economia pouco diversificada. Tendo a produção assentada fundamentalmente no setor primário e na agricultura familiar, a região está particularmente exposta a eventos climáticos, como a grande seca de 2013 a 2019 que afetou severamente a produção agrícola e o abastecimento de água na região. O objetivo deste projeto é analisar o quadro das secas do Jequitinhonha, com foco no mundo rural e suas interações com as cidades, analisando o histórico das secas, suas consequências para a população rural – particularmente sobre abastecimento de água, produção de alimentos, renda e ocupação – e a ação dos programas públicos. A investigação partirá de levantamentos memorialísticos, documentais e bibliográficos sobre as secas do Jequitinhonha, entrevistas com agentes públicos, e pesquisas por amostragem no mundo rural, procurando assim identificar, selecionar e analisar variáveis essenciais para o planejamento urbano e regional no vale do Jequitinhonha mineiro. Com essas informações procura-se construir bases de previsibilidade para a atuação governamental e pública, que se tornam mais relevantes no cenário de mudanças climáticas e despesas crescentes com provimento de água no rural e urbano. Com parceria com organizações de atuação territorial, notadamente CAV, ITAVALE e IFNMG, além de universidades federais, o projeto espera ter potencial de impactar nas relações entre população e secas, permitindo planejar e organizar ações coletivas entre agências de natureza diferente, propiciando maior segurança hídrica para a população do território.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Aurora Trinidad Ramirez Pozo

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • sistema inteligente de monitoramento de espécies marinhas
  • Este projeto foca na área de sistemas inteligentes para o monitoramento de espécies marinhas. A hipótese deste estudo é que as redes sociais são potenciais fontes de registros de ocorrências de espécies marinhas na costa brasileira. Para explorar estes dados, este projeto propõe trabalhar na captura, curadoria, armazenamento e análise de dados e metadados de redes sociais, jornais e bases externas; reconhecimento de imagens com técnicas de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural. Como produto final, planeja-se desenvolver plataformas digitais de livre acesso para a divulgação de informações sobre a distribuição de espécies, sua importância ecológica, medidas para conservação ambiental e prevenção de acidentes, incentivando a ciência cidadã nos ecossistemas costeiros. O projeto realizará pesquisa básica e aplicada nas seguintes linhas de pesquisa: i) aprendizado de máquina, concebendo e desenvolvendo métodos avançados para acesso, processamento e análise de todas as informações coletadas das diferentes fontes de dados e realizando análises quantitativas, qualitativas e de semântica dos dados.; ii) bases de dados, no desenvolvimento de métodos e ferramentas para entender, consolidar e correlacionar dados extraídos de diversas fontes de dados e em diferentes formatos. Além disso, serão investigados métodos de curadoria dos dados, a fim de gerar estruturas de dados para representar de forma abstrata as observações extraídas do monitoramento das espécies-alvo; iii) computação paralela com GPUs e algoritmos computação de alto desempenho para otimizar algoritmos de alto custo computacional na área de inteligência artificial. Estas metodologias e ferramentas tecnológicas poderão futuramente ser aplicadas no estudo de diferentes espécies marinhas e até mesmo em outros tipos de monitoramento costeiro, como derramamento de óleo e poluição nas praias.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Avelino Aldo de Lima Neto

Ciências Humanas

Educação
  • gestão das experiências de sofrimento na educação profissional: estudo comparativo entre brasil, frança e argentina
  • Os jovens em sofrimento psíquico vivenciam uma série de comportamentos de risco, tais como autolesão, transtorno dismórfico corporal, distúrbios alimentares, tentativas de suicídio, condutas não raro conectadas a experiências de assédio, abuso sexual ou depressão. Ou seja, é na superfície do corpo generificado e sexuado que se inscrevem a dor e o sofrimento. Dito isso, o presente projeto deter-se-á sobre o problema da gestão das experiências de sofrimento de discentes das instituições de Educação Profissional (EP) do Brasil, da França e da Argentina, considerando os impactos dessas situações sobre a saúde dos estudantes e sobre sua formação. Para tanto, pretende-se responder à seguinte pergunta norteadora: como se dá a identificação, acolhida e gestão das experiências de sofrimento de discentes da EP no Brasil, na França e na Argentina? Os resultados do projeto "Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos", fomentado pela Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 denunciam as ausências sobre questões concernentes ao tema em xeque nos normativos e documentos institucionais de duas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a saber, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN). Ademais, as entrevistas dessa investigação precedente apontaram variadas formas de sofrimento e condutas de risco. A fim de compreender, doravante, a gestão desse problema, a pesquisa empregará metodologia de abordagem qualitativa, lançando mão de entrevistas semiestruturadas individuais e/u em grupos focais. A perspectiva da educação comparada fornecerá ângulos diferentes para o mesmo problema, conforme as singularidades culturais de cada país participante. O referencial teórico, por fim, baseia-se nos estudos da EP, de gênero, de sexualidade e da saúde.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Fri Aug 26 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ayla Sant Ana da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • processamento de resíduos agroindustriais do açaí e da juçara para a obtenção de manano-oligossacarídeos (mos) e avaliação in vitro de sua atividade prebiótica
  • Prebióticos são compostos não digeríveis que propiciam o crescimento de bactérias que favorecem a saúde humana e animal, sendo ingredientes funcionais de rações, alimentos e cosméticos. A crescente demanda por prebióticos abre oportunidade para explorar sua produção a partir de resíduos agroindustriais em processos sustentáveis. Assim, o processamento desses resíduos pode gerar oligossacarídeos com potencial prebiótico, como os manano-oligossacarídeos (MOS), produzidos hoje a partir da parede celular de leveduras (alfa-MOS). Contudo, estudos indicam que MOS oriundos de parede celular vegetal (beta-MOS) de biomassas que contenham manana têm maior eficiência prebiótica. Portanto, a obtenção de beta-MOS pode ocorrer a partir da hidrólise parcial desse polissacarídeo. Resíduos agroindustriais ricos em manana são escassos, porém estudos do nosso grupo mostraram que as sementes de açaí e juçara apresentam ~50% de manana, o que as torna alvos promissores para a produção de beta-MOS. Ao mesmo tempo, existe interesse em identificar opções para o aproveitamento desses resíduos, uma vez que essas sementes correspondem a ~85% dos frutos. Hoje, o comércio de polpa de açaí gera anualmente 1,4 milhão de toneladas de sementes, causando um problema ambiental. A expansão da produção de juçara indica que o mesmo pode ocorrer nessa cadeia produtiva. Logo, é de interesse ambiental, econômico e social avaliar rotas para a obtenção de produtos que agreguem valor a estas sementes. Neste projeto, as sementes serão caracterizadas e seu processamento será avaliado através da hidrólise sequencial com ácidos dicarboxílicos e enzimas fúngicas (mananases), que terão sua produção também avaliada nesse estudo. Em seguida, os beta-MOS obtidos serão caracterizados e analisados quanto à sua atividade prebiótica in vitro comparada à alfa-MOS comerciais. Assim, o projeto visa a produção de um insumo de alto valor que poderá gerar benefícios para os envolvidos nas cadeias produtivas do açaí e da juçara.
  • Instituto Nacional de Tecnologia - RJ - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ayumi Aurea Miyakawa

Ciências da Saúde

Medicina
  • influência do crp3 nas propriedades mecânicas das células musculares lisas e no desenvolvimento de doenças vasculares.
  • As células musculares lisas (SMC) são os principais constituintes celulares da camada média vascular, controlam as propriedades contráteis do vaso e o fluxo sanguíneo. Já é bem demonstrado que alterações de forças mecânicas na parede vascular tem papel importante no desenvolvimento de doenças como aterosclerose, aneurismas e doença do enxerto venoso. O nosso laboratório demonstrou que a proteína rica em cisteína e glicina - 3 (Crp3) é expressa em SMCs arteriais e normalmente ausente em SMCs venosas. Entretanto, quando submetidos ao ambiente arterial, mimetizando as adaptações da veia safena utilizada na revascularização cardíaca, demonstramos que o estiramento induz a expressão de Crp3 em SMCs venosas. Dados não publicados demonstram que o Crp3 localiza-se nas adesões focais e modula a sinalização mediada por Fak. As adesões focais estão ligadas ao citoesqueleto de actina contribuindo para as propriedades mecânicas e a contratilidade das SMCs, alterando a organização da matriz extracelular (ECM). Os fatores que influenciam este processo não são completamente conhecidos e, neste trabalho, testaremos a hipótese de que o Crp3 modula a sinalização nas adesões focais, influenciando na contratilidade das SMCs de aorta e nas propriedades mecânicas celulares e da ECM. Serão utilizadas SMCs extraídas de aorta de ratos selvagens e knockouts para Crp3 (Crp3-KO). A rigidez celular será avaliada por microscopia de força atômica (AFM) e as propriedades contráteis serão avaliadas por ensaio de contração de gel de colágeno. A organização diferenciada das fibras de colágeno da ECM e impactos na morfologia serão avaliados pela técnica de imagem por difração de raio-X coerente (CDI) e correlacionados com dados funcionais das SMCs e da sinalização das adesões focais. Entender as propriedades mecânicas das SMCs é crítico para esclarecer os mecanismos subjacentes das doenças vasculares associadas ao estresse mecânico, possibilitando desenvolver novas abordagens terapêuticas.
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025