Projetos de Pesquisa

 

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Alex Sandro Gomes Pessoa

Ciências Humanas

Psicologia
  • impactos da pandemia covid-19 no cotidiano de adolescentes brasileiros em situação de vulnerabilidade social
  • A pandemia do COVID-19 tem acentuado a preocupação sobre as condições de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil e no mundo. No caso da população infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social, os cuidados deveriam ser redobrados, pois entende-se que a pandemia da COVID-19 acentuou as desigualdades já existentes. Sabe-se que a proteção de crianças e adolescentes durante surtos de doenças anteriores já deixaram indicativos da ocorrência de aumento significativo dos riscos já existentes para essa população. A pandemia do COVID-19 e suas consequências para a população juvenil devem ser analisadas de modo multifatorial, considerando as vulnerabilidades sociais já existentes e as suas acentuações no últimos anos. Assim, considera-se imprescindível avaliar de que forma a pandemia afetou a vida de adolescentes brasileiros que já vivenciavam situações de vulnerabilidades e expostos a fatores de risco. Dessa forma, o objetivo do estudo é compreender os impactos das experiências da pandemia para o desenvolvimento de adolescentes brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sendo assim, a presente pesquisa se configura como um estudo misto simultâneo, exploratório-descritivo, com delineamento transversal e desenvolvido a partir de um estudo de casos múltiplos. Os participantes serão, aproximadamente, 125 adolescentes das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), com idade entre 12 e 18 anos, de ambos os sexos e em situação de vulnerabilidade social (em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e fechado, que vivem em instituições de acolhimento, em situação de rua e estudantes de escolas públicas localizadas em territórios com altos índices de exclusão social). Os dados serão coletados por meio de questionários e entrevistas, bem como serão analisados com softwares específicos para dados qualitativos e quantitativo.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Thu Apr 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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Alex Sandro Quadros Weymer

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • impacto da educação cooperativa na formação da liderança feminina: uma perspectiva integrada de indicadores rumo à construção de vínculos cooperativistas
  • O objetivo deste projeto é identificar o impacto da educação cooperativa na formação da liderança feminina a partir de uma perspectiva integrada de indicadores de eficácia de treinamento rumo à construção de vínculos cooperativistas. Embora seja reconhecida a importância da participação das mulheres por meio de ações alinhadas aos objetivos da Organização do Quadro Social , ainda existe a necessidade de desenvolver uma metodologia, que permita avaliar o retorno do investimento em educação, formação e informação direcionado ao público feminino das cooperativas. Para esse propósito, serão levantados dados a partir das cooperativas do Estado do Paraná que investiram em treinamentos com recursos do SESCOOP/PR com foco na formação de líderes mulheres, incluindo os núcleos femininos e seus respectivos projetos. A delimitação do campo de estudo se justifica pelo investimento significativo em treinamento com recursos do SESCOOP/PR (aproximadamente 34 milhões de reais em 2021), e da inexistência de um modelo que evidencie a relação entre treinamento e resultados, especialmente aqueles com perspectivas de longo prazo, como é caso dos vínculos organizacionais. A estratégia desta pesquisa caracteriza-se como método misto, utilizando técnicas quantitativas e qualitativas. Os dados quantitativos serão analisados utilizando análise de regressão de dados em painéis, análise de redes e modelagem de equações estruturais. Os dados qualitativos serão utilizados com o objetivo de aumentar a capacidade de explicação das variáveis por meio da sistematização de categorias de análise. O quadro teórico-empírico se apoia especialmente em três abordagens conceituais: liderança feminina; vínculos organizacionais e eficácia de treinamento. O principal resultado esperado é apresentar evidências da contribuição da liderança feminina nas cooperativas a partir da educação continuada, e identificar metodologias capazes de relacionar treinamento com desempenho.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Nov 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024