Projetos de Pesquisa

 

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Vanessa Bergamin Boralli Marques

Ciências da Saúde

Farmácia
  • da pesquisa básica para a saúde humana: uma abordagem multidisciplinar na busca por novos alvos e estratégias terapêuticas.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • Mon Jan 06 00:00:00 BRT 2020-Mon Jan 06 00:00:00 BRT 2025
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Vanessa de Oliveira Martins-Reis

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • proposta e análise de eficácia de dois programas para o modelo de resposta à intervenção (rti) em escolares do ensino fundamental no contexto pós pandemia e fatores associados
  • De acordo com a UNESCO, os efeitos da pandemia da COVID-19 na vida das crianças não são limitados à saúde e bem-estar, mas estendem-se a muitas dimensões da vida da criança como educação, segurança e pobreza. Estudo americano aponta que o ganho em leitura de crianças no início da alfabetização se reduzirá pelo menos 66% com o fechamento das escolas durante a pandemia. Sendo a leitura fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, as alterações de leitura podem configurar uma iniquidade em saúde. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo verificar a associação entre leitura, processamento auditivo, respiração oral, higiene do sono, qualidade de vida, nível socioeconômico, saúde geral, saúde mental e recursos do ambiente familiar em crianças em processo de alfabetização. Além disso, pretende-se propor dois programas para a 1ª camada do Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), um em processamento fonológico e o outro em processamento auditivo, e verificar qual dos dois traz mais ganhos para o desempenho em leitura das crianças. Acredita-se que o RTI é fundamental para recuperação do aprendizado das crianças nessa fase de reabertura das escolas. O RTI já se consagrou nos EUA e Europa como política de educação, tendo disponível muitos programas para serem usados pelas equipes de saúde e educação. No Brasil ainda existem poucos estudos com o RTI e apenas três programas para a 1ª camada, todos com foco na consciência fonológica e correspondência fonema-grafema, sem estimulação das outras habilidades do processamento fonológico (nomeação rápida e memória operacional fonológica) e do processamento auditivo. Serão selecionadas 100 crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental, 50 crianças participarão da intervenção em processamento fonológico e 50 em processamento auditivo. Antes e ao final da intervenção as crianças serão avaliadas quanto à leitura, processamento auditivo e aplicação de questionários para levantamento das demais variáveis do estudo.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025