Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marta Cocco

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • situações de vulnerabilidade e violência vivenciadas por mulheres com deficiencias em contexto rural: (in)visibilidade, aproximações e tecnologias educativas para o cuidado
  • Essa proposta busca responder a demandas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que reconhece a necessidade de promoção da equidade de gênero e eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. Quando a violência ocorre no cenário rural, especialmente, contra mulheres com deficiências tende a agravar-se haja vista um histórico de singularidades, anonimato e isolamento presentes na vida dessa populaçäo, além da distância geográfica. Com isso, busca-se analisar as situações de vulnerabilidade e violência vivenciadas por mulheres com deficiências, em diferentes contextos rurais do Brasil visando a implementação de tecnologias educativas para instrumentalização de gestores/profissionais que atuam no contexto rural e a sensibilização da população rural quanto ao tema. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa e elege-se como espaço de interação e solo cultural a base geográfica das cinco regiões do Brasil. Os participantes seräo: a) Mulheres com deficiências residentes em contextos rurais; b) Gestores e Profissionais da rede intersetorial de atenção. A geraçäo dos dados compreenderá técnicas de criatividade e sensibilidade, entrevistas em profundidade e a observação não participante. Para organização e gerenciamento dos dados, será utilizado o programa Nvivo 12 e para a análise será empregada a análise de conteúdo. Também será elaborado / desenvolvido curso na modalidade a distancia para gestores e profissionais, a fim de instrumentalizar para atuarem no cuidado e enfrentamento da violencia. Ainda o projeto propöem a elaboraçäo de um Quiz digita, a fim de propor situações problemas que levem a reflexao e ao aprendizado a respeito das tematicas dessa proposta. Serão seguidas as recomendações éticas previstas na Resolução nº 466/12 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Tem-se contribuições importantes a dar: subsídios para formulação de políticas públicas, construção do conhecimento científico e tecnologias de cuidado.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 26/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Marta Fonseca Martins

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • avaliação de um modelo in vitro para estudos genéticos para ceratoconjuntivite infecciosa bovina
  • A ceratoconjuntivite infecciosa bovina (CIB) é a doença ocular mais comum de bovinos e causa prejuízos devido ao intenso uso de medicamentos, redução no ganho de peso e produção de leite, desconforto e bem-estar por afetar a visão. Atualmente, tem-se revestido de grande importância já que tem sido observado aumento no número de rebanhos acometidos com CIB em sistemas Compost Barn. O agente etiológico comprovadamente da CIB (postulado de Henle-Koch) é a Moraxella bovis, porém outras espécies têm sido isoladas (M. bovoculi, M. ovis, M. oculobovii). Há indícios da existência de outras espécies não descritas, sendo essa elevada diversidade genética um provável fator da baixa eficácia das vacinas. Assim, a identificação de animais resistentes e sua seleção torna-se uma estratégia para controle desta doença bastante atraente. Diante disso, o objetivo dessa proposta é dar continuidade às investigações da base genética da CIB a partir de modelo in vitro para estudos genéticos. A hipótese é que o modelo se comporta semelhante ao que ocorre in vivo. Olhos de bovinos serão coletados em matadouros, dissecados e as córneas selecionadas e mantidas em cultura. A estratégia experimental está dividida em 2 fases. A fase 1 consiste em testar a viabilidade do modelo para estudos genéticos usando as técnicas de qPCR, BCOP (opacidade e permeabilidade) e TUNEL, avaliando tempo de viabilidade do modelo e condições de cultivo. Na fase 2, será avaliada a interação de diferentes espécies de Moraxella (M. bovis, M. bovoculli, M. oculobovii e M. spp.) com as córneas, sendo coletado tecido para análises histológicas e de transcriptoma. Os resultados obtidos serão comparados com dados obtidos anteriormente pela equipe com animais vivos. O modelo poderá ser útil não só para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que visem a identificação de animais resistentes, como para estudos que envolvam caracterização da resposta gênica frente a outros estímulos, além de testes de medicamentos.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 03/01/2024-31/01/2027