Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vanessa Sena Tomaz

Ciências Humanas

Educação
  • educação intercultural: investigando metodologias para pesquisas e formação de professores com e por povos tradicionais e campesinos.
  • O projeto analisa práticas de pesquisa e de formação docente armazenadas no Banco de Dados do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Intercultural Indígena (GEPEEI) que desenvolve pesquisas nas temáticas educação escolar indígena, Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola. Neste grupo investiga-se práticas educativas que envolvem aspectos quantitativos, relacionais e espaciais das respectivas comunidades e como elas se articulam no currículo das escolas. Parte-se do problema que a presença de indígenas, campesinos e quilombolas introduz um novo perfil de licenciandos e pesquisadores nas universidades, o que requer metodologias de pesquisa e de ensino interculturais, desenvolvidas em diálogo com seus modos de produção de conhecimentos. Fundamenta-se a análise das práticas educativas nos estudos decoloniais e na multiplicidade epistemológica que caracteriza as formas de produção de conhecimento desses povos. Busca-se o protagonismo deles atuando como orientadores de metodologias para análises e discussões de suas práticas educativas. Para tanto, além dos não-indígenas, conta com a participação de pesquisadores indígenas dos povos Xakriabá (MG), Maxakali (MG) e Pataxó (BA) e campesinos, egressos da licenciatura do Campo da UFMG. Considerando as experiências individuais e coletivas dos participantes do grupo de pesquisa, os encontros periódicos terão o formato de oficinas de contação de histórias para a discussão das práticas. Ainda em atenção a diversidade linguística, o material empírico é formatado em diferentes meios comunicacionais (vídeo, notas de diário de campo, fotografias, gestos, imagens, etc), configurando um conjunto de dados multimodais, que serão analisados segundo essa perspectiva. Espera-se com análise das práticas escolares desses diferentes povos, desenvolver ferramentas teóricas e metodológicas que fundamentem o ‘fazer juntos’ na pesquisa intercultural, em especial as práticas que caracterizam como matemáticas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Vanessa Silveira Barreto Carvalho

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • proposta de apoio à formação de doutores para o fortalecimento de áreas estratégicas dos programas de pós-graduação da unifei
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • Fri Apr 03 00:00:00 BRT 2020-Wed Apr 02 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Vania Aparecida Vicente

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • abordagem metagenômica e ferramentas moleculares para rastreamento ambiental e diagnóstico de micoses endêmicas.
  • Doenças fúngicas endêmicas, englobando as emergentes e negligenciadas, são divididas em micoses de implantação e sistêmicas, as quais tiveram um aumento significativo nas últimas décadas, constituindo um problema de saúde pública. Além das micoses de implantação consideradas negligenciadas, Mucormicose e Candidemia são frequentes em indivíduos imunossuprimidos e/ou afetados por COVID19. Abordagem metagenômica permite rastreamento ambiental, elucidação de rotas infecção e conhecimento da distribuição de agentes, além de avaliar surtos e possíveis focos hospitalares. Além disso, a demanda por testes rápidos, de baixo custo e eficazes, motivou nesta proposta o uso de Raman/Nanotecnologia como alternativa diagnóstica e terapêutica. Assim, objetiva-se aplicar metagenômica no monitoramento ambiental de infecções fúngicas e explorar o potencial antifúngico e de detecção de agentes por nanopartículas. Para o monitoramento de ambientes hospitalares e naturais nos biomas Cerrado, Amazônia e áreas de transição será realizado extração de DNA/RNA, seguido do preparo de bibliotecas e sequenciamento na plataforma MiSeq/Illumina. Os resultados serão comparados com dados epidemiológicos e molecular de isolados clínicos para inferências sobre diversidade, nichos e rotas de infecção. Espectros RAMAN/SERS serão correlacionados com dados de sequenciamento e MaldiTof, para a produção de banco de dados a ser depositado juntamente com novas linhagens na CMRP/Taxonline-UFPR (https://www.cmrp-taxonline.com/). O potencial antifúngico, sinergismo e citotoxicidade de nanopartículas biológicas serão determinados utilizando modelos larvais e cultura celular. Os resultados terão potencial aplicação no rastreamento e diagnóstico, tendo como metas a avaliação da metodologia no diagnóstico ambulatorial, esclarecer questões sobre a ocorrência dos agentes de micoses invasivas/emergentes em ambientes hospitalares e ainda fornecer dados acerca da origem ambiental das micoses de implantação e sistêmicas.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 30 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025