Projetos de Pesquisa

 

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Marta Olivia Rovedder de Oliveira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • relacionamento consumidor-marca no metaverso: impactos no valor da marca e no desempenho da empresa
  • As evoluções nas tecnologias e no mundo digital alteram as formas como os consumidores se relacionam com as marcas. Nesse contexto, o metaverso representa uma grande oportunidade para as marcas e empresas, uma vez que o valor global do metaverso pode estar na casa dos trilhões (McKinsey, 2022). Entretanto, os estudos atinentes aos relacionamentos entre consumidor-marca no contexto do metaverso são incipientes e a academia carece de estudos que avaliem os retornos dos investimentos realizados pelas empresas no metaverso. Dessa forma, o presente projeto pretende estudar os construtos relacionados ao consumer-brand relationship no contexto do metaverso e seu impacto sobre o valor da marca e sobre o desempenho de empresas de capital aberto que investem no metaverso. Estudos teóricos e exploratórios prévios (e.g. Jin, 2021; Leong, She & Sun, 2022; Duan, Dai & Yu, 2022) argumentam que as marcas podem formar relacionamentos mais profundos com consumidores no metaverso, o que geram hipóteses relativas a um impacto positivo no valor da marca e no desempenho empresarial. Contudo, tais relações não foram analisadas empiricamente previamente. Assim, incialmente serão realizadas a pesquisa bibliográfica e a revisão sistemática da literatura para a melhor compreensão e especificação dos construtos, das hipóteses e do modelo teórico a serem estudados. Após, serão coletados dados de fontes secundárias sobre o metaverso, valor da marca e indicadores de desempenho das empresas com capital aberto atuantes no metaverso. Também serão realizadas entre entrevistas com experts do assunto, empresas que atuam no metaverso e usuários do metaverso. Com essas informações, será realizada uma pesquisa survey no Brasil, seguida pela sua replicação em Portugal, para averiguar influencias culturais e ou de mercados econômicos distintos. Por fim, serão triangulados os dados de todas as etapas. Além das contribuições teóricas a um campo emergente, subsídios gerenciais serão fornecidos por este estudo.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026