Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ubiratã Kickhöfel Alves

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • desenvolvimento fonético-fonológico do português brasileiro como l2: análises acústicas e articulatórias
  • Estudos voltados à descrição e análise do desenvolvimento do sistema de sons do Português Brasileiro (PB) como segunda língua (L2) têm, na última década, apresentado um crescimento exponencial no Brasil. Este projeto representa o esforço de um grupo de pesquisadores de cinco instituições federais (UFRGS, UFPR, UTFPR - Curitiba, UTFPR - Pato Branco, UFRJ), que objetivam investigar o processo de desenvolvimento fonético-fonológico do Português como L2 através de análises acústicas e articulatórias, para prover insumos à discussão teórica sobre os primitivos abstratos de fala e à concepção de Língua como Sistema Dinâmico Complexo. Como objetivos específicos, visamos a: (i) Discutir de que forma as técnicas de análise articulatória de ultrassonografia podem fornecer insumos para investigar o processo de desenvolvimento do português como L2; (ii) Conjugar análises acústicas e articulatórias de modo a possibilitar a discussão teórico-metodológica sobre como tais métodos de aferição assumem um status complementar entre si; (iii) Evidenciar como os dados empíricos podem auxiliar na discussão acerca do status dinâmico e complexo da fala. Em consonância com Lowie (2017), em todos os cinco centros de pesquisa, as coletas serão desenvolvidas a partir de dois eixos: (i) análises de produto; (ii) análises de processo. As análises de produto corresponderão a dois momentos de coleta ao longo do período de desenvolvimento do segundo ano do projeto. Por sua vez, as análises de processo contarão com 12 coletas de caráter longitudinal. Conciliadas, as análises de produto e processo poderão fornecer subsídios importantes para o entendimento do processo de aprendizado do PB como L2, além de permitirem um maior entendimento do processo de orquestração dos gestos articulatórios, por parte do aprendiz, ao longo do tempo, indo ao encontro de uma visão dinâmica e complexa de língua.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Ubiratã Tortato

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • economia circular: modelos de aplicação para pequenas e médias empresas
  • A escassez de recursos e a mudança climática estão fazendo com que as organizações tenham que lidar com situações novas e desafiadoras. A Economia Circular oferece uma oportunidade para mitigar estes problemas e para alavancar as Pequenas e Médias Empresas – PMEs. Porém, no mundo e em particular no Brasil, elas lidam com falta de recursos, de tecnologia e de qualificação para a gestão. Este projeto se propõem a desenvolver um modelo para melhorar a condição competitiva das PMEs. A pergunta central de pesquisa é: De que maneira a Economia Circular pode ser aplicada nas PMEs? A literatura é escassa quanto a modelos de aplicação da Economia Circular em PMEs. Mas ao mesmo tempo se observa que muitas PMEs fora do Brasil já se adaptam a esta nova realidade. Assim, o objetivo geral é desenvolver um modelo que possa auxiliar as PMEs na aplicação, especialmente no caso brasileiro. Para isto será feito uso da Revisão Sistemática de Literatura para investigar modelos apresentados em revistas de alto impacto tanto no tema escolhido como em similares. Da Revisão será construído um instrumento de pesquisa para aplicação em um survey no Brasil, Portugal, Itália, Alemanha e Suécia para verificar as práticas das PMEs sobre Economia Circular. As pesquisas na Europa serão realizadas por meio de parcerias já consolidadas e acordadas. O caso já reconhecido de sucesso das PMEs europeias servirá de suporte para a elaboração do modelo. Após o survey serão feitas entrevistas em casos selecionados para sanar eventuais dúvidas geradas durante a aplicação. Para as análises se fará uso de softwares específicos em análise de conteúdo, discurso e estatísticos. A equipe é composta por pesquisadores com experiência em temas da sustentabilidade e com diferentes expertises para suporte à proposta. Também fazem parte alunos desde o ensino médio até o doutorado. Entende-se que os recursos aqui solicitados são essenciais para um projeto que trará resultados visíveis ao longo do prazo estipulado.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025