Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aline Alves Ferreira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • análise longitudinal de indicadores do estado nutricional de indígenas xavante do brasil central
  • Apesar de uma razoável caracterização das claras desigualdades nos indicadores de saúde de povos indígenas no país, a grande maioria dos estudos são pontuais e sem continuidade. Além disso, a geração de informações, com monitoramento à saúde é colocada como central na Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena, mas na prática recebe pouca ênfase. Assim, o objetivo deste é organizar, sistematizar e analisar dados de indicadores do estado nutricional (EN) dos Xavante(MT), coletados entre 1976-2018. Trata-se de um estudo epidemiológico longitudinal, a partir da sistematização e organização de todos os inquéritos de saúde ocorridos nos Xavante de Pimentel Barbosa. A primeira fase consiste em preparar o banco longitudinal de indicadores do EN (peso, comprimento/estatura, perímetros, dobras cutâneas, níveis tensionais e hemoglobina) e de condições socioeconômicas e demográficas, com digitação de dados recuperados dos anos 1970 e recuperação digital dos dados de 1990. Os dados posteriores já estão digitalizados mas não sistematizados/organizados. Os bancos serão padronizados e unificados para posterior análise. Serão realizadas medidas de tendência e posição, aplicados testes de hipótese (IC=95%) para comparações de médias e proporções. Serão construídas curvas suavizadas via spline para as análises longitudinais e utilizado o modelo aditivo generalizado misto, respeitando as correlações existentes entre as variáveis e por não saber a tendência de crescimento ou oscilações dos desfechos do estudo. De maneira inovadora, os dados serão sistematizados de forma integrada e posteriormente colocados sob o controle dos próprios indígenas Xavante que participaram da investigação. As informações obtidas permitirão melhor compreensão das condições de vida da comunidade ao longo do tempo, compreendendo também os processos de transição mais acelerada em saúde e nutrição, possibilitando a implementação de propostas que visem a diminuição das iniquidades e desigualdades em saúde.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Aline Arcanjo Gomes

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre o desempenho funcional em indivíduos com diabetes: um ensaio clínico randomizado
  • A utilização da Estimulação Elétrica Transcraniana Contínua (tDCS) vem se apresentando como uma nova e importante técnica para o condicionamento do controle motor e ajuste postural. Estudos vem demostrando que sua aplicação sobre as áreas corticais motora primária e cerebelo tem a capacidade de melhorar o desempenho funcional de pessoas com diversas condições de saúde. Entretanto sua aplicação em uma população de portadores de Diabetes Mellitus (DM) ainda é pouco estudada. Indivíduos com DM apresentam importantes perdas funcionais e diminuição do seu desempenho motor e cognitivo com a progressão da doença. Desta forma, faz-se necessário os estudo sobre a influência do tDCS sobre o desempenho motor de pessoas com DM. O objetivo deste estudo é verificar o efeito da aplicação do tDCS em regiões corticais motora primária e cerebelo sobre o desempenho da dupla-tarefa e demais métricas funcionais em pessoas com DM. Para tal, 126 participantes serão aleatoriamente alocados em seis grupos: 1) Grupo controle sham, 2) Grupo DM sham, 3) Grupo controle tDCS em córtex motor, 4) Grupo controle tDCS em cerebelo, 5) Grupo DM em córtex motor, e 6) Grupo DM em cerebelo. Os grupos serão avaliados para neuropatia periférica através da Michigan Neuropathy Screening Instrument, aqueles que se apresentarem a complicação serão excluídos. Os participantes serão submetidos a diversos testes funcionais e cognitivos, mais notavelmente o teste de dupla-tarefa motor-cognitivo, antes e depois de um protocolo de intervenção. O protocolo de intervenção consiste em aplicar tDCS com anodo sobre o córtex motor primário M1 ou cerebelo, conforme o grupo, e cátodo sobre o músculo deltóide. Os grupos sham terão os eletrodos posicionados sobre M1 e cerebelo concomitante, mas a corrente será desligada após 30 segundos de aplicação. A aplicação do tDCS acontecerá em duas séries de cinco dias consecutivos, por 20 minutos, com dois dias de intervalo entre as séries.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025