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Silvia Helena Ribeiro Cruz
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Turismo
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Currículo
Título do Projeto:
cartografia da vulnerabilidade socioambiental das populações ribeirinhas nas ilhas de cotijuba e combú em belém/pa: planejamento e ordenamento para o turismo comunitário
Resumo:
Esse estudo surge a partir de leituras, experiências empíricas e técnicas quanto aos problemas enfrentados pelas ilhas de Belém no que concerne a ocupação desordenada nos últimos vinte anos. A ocupação do território das ilhas de Cotijuba e Combú apresentam duas décadas de avanços quanto a instalação de equipamentos turísticos de hospedagem, alimentos e bebidas, entretenimento, casa de segunda residência e comércio em geral. Essas instalações tem contribuído para um processo de desmatamento das ilhas, ocupações sem condições estruturais quanto ao saneamento, ocupação desordenada e ausência de conforto para população residente e visitantes. Tem como objetivo analisar a vulnerabilidade socioambiental das populações ribeirinhas das ilhas de Belém/PA, especificamente ilhas de Cotijuba e Combú, para o planejamento e ordenamento do Turismo Comunitário, ilhas essas que estão em extenso e profundo processo de ocupação desordenadamente. Os procedimentos metodológicos pautar-se-ão nos estudos dos riscos e vulnerabilidade ambientais por meio do uso de Sistemas de Informações Geográficas e elaboração de mapas para análises; Uma ferramenta importante para análise da vulnerabilidade social é o perfil socioeconômico da população investigada e propensa aos riscos, que no caso desse projeto, a população residente nas Ilhas de Cotijuba e Combú, assim como a aplicação da técnica da Cartografia Social, quando a população poderá auto identificar-se no processo do turismo e apontar os problemas oriundos desse. Ainda, será elaborado uma tabela com as características, variáveis, natureza da influência do turismo para que os pesquisadores possam representar as ações de riscos inerentes aos territórios. As análises, tanto da vulnerabilidade ambiental quanto social passarão por um processo de interseção da exposição e propensão à riscos e vulnerabilidades por parte da população local advindos da atividade turística desordenada, e assim definir o Plano de Ação para o turismo comunitário.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvia Luciana Fávaro
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo do efeito mecanocalórico em compósitos de matriz elastomérica para aplicação em refrigeração do estado sólido
Resumo:
Os sistemas de refrigeração convencionais passaram por grandes avanços nos últimos anos em termos tecnológicos. No entanto, a utilização de gases nocivos ao meio ambiente ainda é uma realidade nesses equipamentos e a busca por maior eficiência energética tem impulsionado o desenvolvimento de tecnologias limpas e que exijam menor consumo de energia. Neste contexto, a utilização de refrigerantes sólidos se destaca como uma alternativa promissora no desenvolvimento de novos dispositivos de troca térmica. Entretanto, os materiais refrigerantes existentes atualmente constituem os grandes desafios em termos de desenvolvimento, por não apresentarem efeito calórico significativo. Este efeito pode se manifestar por diferentes princípios, por exemplo através da variação do campo magnético, elétrico ou da tensão mecânica aplicada no material. Dentre os efeitos calóricos, o magnetocalórico é o mais difundido. No entanto, apresenta baixa eficiência e alto custo. Já os materiais que apresentam efeito mecanocalórico têm se mostrado mais eficientes quanto a capacidade de troca térmica e custo de materiais. Apesar do grande potencial que os sistemas mecanocalóricos possuem, ainda existem muitas lacunas quando se trata de estudos de materiais poliméricos, em especial os elastômeros, aplicados a processos de refrigeração. A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de compósitos de matriz elastomérica que serão analisados quanto a eficiência técnica e econômica do processo de refrigeração, devido ao efeito mecanocalórico (especialmente no que diz respeito aos efeitos barocalórico e torsiocalórico) podendo-se atingir eficiência melhor que aquela verificada na refrigeração convencional. Serão estudados materiais compósitos utilizando elastômeros (TPU, PVC, TPO e TPE) como matriz e diferentes tipos de cargas (grafite, óxido de alumínio, carbeto de silício, grafeno, e nanotubos de carbono) para o futuro desenvolvimento de equipamentos que se utilizem da refrigeração de estado sólido.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvia Márcia Ferreira Meletti
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
direito à educação e a escolarização de pessoas com deficiência no brasil.
Resumo:
No Brasil, desde a Constituição de 1988, as políticas públicas indicam a necessidade de implementar práticas inclusivas no Sistema Nacional de Educação de modo a garantir o acesso, a permanência e a escolarização das pessoas com deficiência. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos físico, mental, intelectual e/ou sensorial de longo prazo, que, em interação com as barreiras, pode limitar sua participação na sociedade em igualdade de condições. O Sistema Nacional de Educação, regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, organiza todas as etapas e modalidades da educação básica e do ensino superior. Temos como questão: De que modo o Sistema Nacional de Educação está organizado, nas diferentes regiões geográficas, em termos de acesso, de permanência e da natureza dos serviços educacionais destinados às pessoas com deficiência? A análise proposta, realizada por meio de indicadores demográficos e educacionais, permite compreender em que medida sua escolarização é uma expressão de ações públicas efetivas, condizentes com o direito à educação. Teremos como fonte as estatísticas públicas dos Censos Demográfico (IBGE, 2010), da Educação Básica e do Ensino Superior (INEP, 2007 2023). As estatísticas públicas são reconhecidas pela literatura nacional e internacional como subsídios fundamentais para avaliação e implementação de políticas sociais. Serão utilizados os softwares IBM SPSS e R-Project 4.1.1. Realizaremos a análise exploratória de dados para maximizar a obtenção de informações e produção de indicadores; testes qui-quadrado para relacionar dependências entre variáveis e diagrama de lexis para representar como o tempo intervém na trajetória dos estudantes. Com isso, obteremos um diagnóstico longitudinal por região demográfica e pela segmentação das trajetórias escolares, compreendendo a configuração e o processo de implementação da política de inclusão escolar como parte de uma política social mais ampla.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Sílvia Maria Ferreira Guimarães
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede de articulação de prevenção à epidemia covid-19: narrativas, estratégias e técnicas de prevenção entre povos tradicionais e de periferias urbanas
Resumo:
Esta pesquisa pretende analisar as experiências de vivenciar uma pandemia no mundo contemporâneo a partir dos adoecimentos provocados pela SARS-CoV2 entre sujeitos e grupos periféricos (indígenas, quilombolas e pessoas que vivem nas periferias das grandes cidades). A proposta é fazer essa análise sobre as narrativas produzidas por esses sujeitos e coletivos a partir da experiência de viver, sentir e pensar sobre a atual pandemia. Pretende-se buscar nessas narrativas como a experiência de viver a pandemia se configura em um adoecimento, em estratégias de cuidado e reação à serviços e políticas de saúde. Para tanto, cada um dos pesquisadores irá desenvolver uma etnografia multi-situada (Marcus, 1995), onde o campo se torna um contexto que explode e envolve os sujeitos com os quais iremos buscar suas narrativas sobre a pandemia, além de notícias nas mídias governamentais e outras que abarcam as vidas dos sujeitos. Portanto, o objetivo geral é: - analisar as narrativas produzidas por sujeitos e coletivos indígenas e quilombolas e pessoas/coletivos que vivem nas periferias das grandes cidades sobre como estão vivenciando a pandemia do novo coronavírus; E objetivos específicos são: - identificar as estratégias e tecnologias de cuidado que estão sendo criadas; - mapear e analisar como os serviços de saúde estão atuando nessas comunidades. Nossa hipótese é que diante da ausência dos serviços de saúde e da desigualdade social que dificuldade o acesso de determinados coletivos às tecnologias de cuidado, esses coletivos criam estratégias para se protegerem e cuidarem nesse contexto, buscam pelas garantidas de seus direitos, apesar de tantas mortes que viveram. A proposta apresenta relevância e importância por pretender dialogar com epistemologias desses coletivos periféricos e mapear estratégias de cuidado efetivas. Vale mencionar que o Secretário Geral da OMS chamou atenção, que era preciso adaptar estratégias de prevenção à covid-19 em países da América Latina e África.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Silvia Martins dos Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xxvi ciência viva
Resumo:
A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberto a estudantes da educação básica (fundamental, médio, profissionalizante e da educação de jovens e adultos - EJA) das instituições de ensino do município e completará 26 anos em 2021. O objetivo da feira Ciência Viva é o de divulgação e popularização da Ciência, buscando promover a capacidade criativa e investigativa na construção do conhecimento, estimulando a realização de atividades de pesquisa nas escolas. Nesse sentido, acreditamos poder contribuir para formar estudantes comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, além de despertar vocações e de revelar capacidades. As atividades são planejadas de forma a envolver a participação de equipes das escolas do município de Uberlândia e região, que serão selecionadas por uma banca avaliadora para apresentar seus trabalhos no evento principal, que deverá contar com a participação de 80 trabalhos. Serão realizadas ações formativas, como minicursos e oficinas, voltadas a professores e estudantes da educação básica interessados em participar da feira, buscando ajuda-los a compreender a proposta da feira e as suas possibilidades de participação, bem como aprender com suas práticas, favorecendo as trocas de saberes e estreitar a relação entre os organizadores da feira e os professores e alunos da educação básica. Além disso, a equipe de pesquisadores e monitores que compõe a comissão organizadora da feira buscará apoiar as ações desenvolvidas pelos professores e alunos nas escolas, buscando continuamente colaborar com esses no desenvolvimento dos trabalhos. Dentre os trabalhos apresentados haverá a seleção de pelo menos um para apresentação em evento de âmbito nacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
30/12/2020-31/12/2022
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