Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Michel Picanço Oliveira

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de filamentos para impressão 3d com nanocristais de celulose da casca do café.
  • O desenvolvimento de materiais sustentáveis é uma das principais questões da atualidade, principalmente quando se trata de tecnologia e inovação. Nesse sentido, a impressão 3D é uma das áreas que tem apresentado grande potencial, pois permite a criação de peças e produtos personalizados, de forma rápida e com menos desperdício de material. No entanto, um dos desafios da impressão 3D é encontrar materiais resistentes e sustentáveis que possam ser utilizados como filamentos. O polipropileno é um material comumente utilizado na impressão 3D, mas apresenta limitações em termos de resistência, rigidez e até mesmo compatibilidade com os métodos comumente empregados. Por isso, o objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver filamentos para impressoras 3D de polipropileno reforçados com nanocristais de celulose obtidos a partir da casca do café. A casca do café é um resíduo abundante no estado do Espírito Santo, e ainda não tem um destino adequado, pois muitas das vezes é descartada no meio da lavoura. No entanto, a casca do café é uma fonte de material celulósicos, de onde podem ser extraídos os nanocristais de celulose que possuem propriedades mecânicas interessantes, e podem ser utilizadas para melhorar as propriedades do polipropileno. Neste contexto, o objetivo desse projeto é extrair os nanocristais de celulose da casca do café por meio de tratamentos químicos e mecânicos, seguida da incorporação desses ao polipropileno para criar filamentos de impressão 3D nanoestruturados. Serão realizados testes mecânicos para avaliar as propriedades dos filamentos, tais como resistência à tração, rigidez e tenacidade. Os resultados esperados deste projeto incluem a produção de um material resistente e sustentável que possa ser utilizado em impressoras 3D para criar produtos duráveis e ecologicamente corretos. Além disso, espera-se contribuir para a redução do desperdício de resíduos de café, que podem ser reaproveitados na forma de nanocristais de celulose.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Michel Satya Naslavsky

Ciências Biológicas

Genética
  • triagem de casais para identificação de variantes patogênicas visando a prevenção de doenças genéticas raras.
  • Doenças genéticas raras (DGRs) impõem ao SUS o aporte em tratamentos de alto custo, a exemplo de Amiotrofia Espinhal - R$6.400.000,00/paciente. Há mais de 2000 DGR recessivas, atingindo até 1 em cada 100-200 brasileiros, impactando pacientes e familiares. O diagnóstico custoso e terapias inespecíficas oneram o SUS e impactam a sociedade. Sem programas de triagem, casais portadores de variantes genéticas patogênicas em genes associados a condições recessivas (casais em risco - CERs) só tomam conhecimento do risco após o nascimento da primeira criança afetada. Há 50 anos, o Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP (CEGH-CEL) atende famílias afetadas por doenças genéticas, com aconselhamento genético (AG) e testes moleculares para diagnóstico e detecção de portadores. Este projeto objetiva oferecer uma abordagem piloto de triagem de CERs, previamente à reprodução, com o objetivo de reduzir a incidência de nascidos com DGRs. Pretende-se recrutar 5000 casais com e sem histórico familiar de DGRs, via divulgação, para atendimento em centros públicos na região Sudeste e Nordeste. Dados clínicos, fenotípicos e genealógicos serão coletados de voluntários elegíveis. Serão oferecidos testes genéticos para detecção de variantes patogênicas nos genes SMN1/SMN2 (número de cópias por MLPA), em FMR1 (expansões por TP-PCR), além da triagem de cerca de 400 genes de DGRs recessivas (sequenciamento completo de exoma). Laudos individuais serão produzidos e devolvidos em AG. Aos CERs, o projeto oferecerá opções reprodutivas incluindo encaminhamento a reprodução assistida e diagnóstico pré-implantacional de embriões. O projeto irá capacitar os serviços e profissionais de saúde, testar e prover AG a indivíduos em risco, calcular a incidência de portadores na população, estabelecer a custo-efetividade de um programa de triagem. Adotado por países com sistemas universais de saúde, o programa poderá inserir o Brasil em práticas públicas inovadoras de saúde de precisão.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 19/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Michéle Dal Toé Casagrande

Engenharias

Engenharia Civil
  • desempenho de rejeitos de mineração filtrados estabilizados e a sua aplicabilidade na geotecnia de mineração
  • Os desastres relacionados ao armazenamento de rejeitos da mineração ocorridos nos últimos anos despertaram o interesse da Geotecnia em técnicas para o empilhamento de rejeitos filtrados e reuso destes resíduos como materiais construtivos. O desafio é grande visto a enorme quantidade de material gerada, características específicas dos rejeitos de mineração e, normalmente, grandes distâncias médias de transporte. Contudo, técnicas de estabilização são alternativas promissoras para o empilhamento dos rejeitos de mineração filtrados, bem como para vias de acesso, bermas e outras obras geotécnicas na área de mineração. Este projeto busca avaliar o comportamento físico, químico, mineralógico, mecânico, ambiental e microestrutural de rejeitos de mineração de diversas origens, no estado puro e estabilizados com soluções poliméricas. Os rejeitos de mineração, de origens diversas, serão investigados primeiramente na sua forma natural, de forma a contribuir para o desenvolvimento da mecânica dos rejeitos e, depois de desenvolvidos os compósitos estabilizados, serão investigados de acordo com as influências de tipos de polímeros, teores de estabilizante polimérico, tempos de cura dos aditivos no rejeito, energias e parâmetros de compactação, bem como granulometria dos materiais estudados. O projeto proposto engloba a avaliação experimental dos compósitos, por meio de ensaios de laboratório e ensaios de campo (em pistas e aterros experimentais), bem como a avaliação dos parâmetros-chave, de impactos ambientais (Análise de Ciclo de Vida) e desenvolvimento de modelagem numérica para o melhor entendimento do comportamento dos rejeitos de mineração filtrados estabilizados e suas aplicabilidades na geotecnia de mineração. Resultados prévios de pesquisas em desenvolvimento indicam o potencial e a viabilidade do uso de estabilizantes poliméricos como opção para o melhor desempenho destes materiais em estruturas geotécnicas, como empilhamento de rejeitos a grandes alturas, por exemplo.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Michéle Dal Toé Casagrande

Engenharias

Engenharia Civil
  • melhoria do desempenho mecânico e avaliação de impactos ambientais e econômicos de novos materiais geotécnicos na análise do ciclo de vida de compósitos gerados com resíduos e suas aplicabilidades na pavimentação
  • O crescente aumento da frota veicular e peso por eixo, bem como condições adversas de clima, têm afetado a qualidade das rodovias brasileiras, impactando diretamente na segurança e desenvolvimento sócio-econômico-ambiental. A elevada geração de resíduos globalmente e sua disposição inadequada compreendem uma das principais preocupações ambientais globais atuais, com reflexo na poluição ambiental do solo, dos corpos hídricos e da alteração do trabalho dos ecossistemas. Das diversas ações de gestão dos resíduos, a reciclagem e reintrodução na cadeia produtiva demonstra elevada potencialidade na pavimentação, permitindo a redução do consumo de matéria-prima pelo setor, diminuição do volume de disposição dos resíduos em ambientes marinhos, aterros sanitários e a adoção de práticas mais sustentáveis na engenharia. O projeto proposto busca avaliar o aproveitamento de materiais alternativos (plástico, fibras, rejeitos de mineração, borracha, polímeros) aplicados às camadas do pavimento e suas obras geotécnicas complementares, sob a ótica do comportamento mecânico e Análise de Ciclo de Vida (ACV). O foco da proposta está na utilização dos resíduos como agregados, aditivos em misturas asfálticas, bem como material de melhoramento e de reforço de solos e de rejeitos de mineração, com distintas origens, comportamentos e aplicabilidades na engenharia rodoviária. O desenvolvimento do projeto irá ocorrer com a realização de etapa experimental de investigação de comportamento mecânico, físico, químico, ambiental e microbiológico dos compósitos, seguido de etapa de análise microestrutural, Análise do Ciclo de Vida (ACV) e modelagem computacional baseada em inteligência artificial. A partir dos resultados obtidos pretende-se avaliar os impactos econômicos e socioambientais das aplicações, demonstrando as potencialidades e limitações da presente proposta. Vislumbram-se parcerias, tendo como objetivo a busca do desenvolvimento científico, tecnológico e ambiental.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 08/12/2022-31/12/2025