Projetos de Pesquisa

 

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Patricia Peterle Figueiredo Santurbano

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • conectando culturas: dicionário bibliográfico da literatura italiana
  • O ensino de línguas e culturas estrangeiras é relevante para o desenvolvimento da inclusão social, sobretudo, nas sociedades modernas. Hoje, o saber “fazer-com” uma língua e uma cultura, materna ou estrangeira, é uma demanda das novas formas de trabalho, é sobretudo uma questão já posta. Essa proposta é continuação de pesquisas que vem sendo desenvolvi-das, desde 2010, pela UFSC-USP, e que já demonstraram ter um grande potencial de inovação e inclusão para a área de atuação. O centro norteador é o banco de dados do Dicionário da Literatura Italiana Traduzida (dblit.ufsc.br), que reúne o maior número de dados possível sobre obras da lit. italiana no Brasil. Toda língua é imbuída de histórias que a modificam e das quais ela também é testemunho.Cada língua traz um universo de singularidades, uma forma possível de se ter um lugar no mundo.A questão que se coloca é como produzir conhecimento inovador no campo das Letras Estrangeiras? O Dicionário é um produto inovador que contou para a sua realização com financiamentos do CNPq e FAPESP. Partindo desse produto, as seguintes questões são levantadas: como é possível estimular e pensar as rela-ções linguísticas e culturais entre Brasil e Itália? Como esse contato com a cultura do outro traz reverberações e desdobramentos para a cultura brasileira? Como é possível identificar esses aspectos por meio do Dicionário, ferramenta de produção de saber e de divulgação científica? Outro aspecto é o elo trazido entre a Letras e Tecnologia de Informação, uma inte-gração de grande relevância, que viabiliza novas ideias e é um importante ponto de inovação. A hipótese desta proposta é a de que a diversidade do trabalho/pesquisa no Dicionário possa ser uma real ferramenta tanto para o ensino no campo das Letras Estrangeiras quanto para o mercado editorial. Na pauta, então, está colocada em discussão o uso das línguas, suas práticas culturais e a tradução, envolvendo processos de política cultural e de questões identitárias e subjetivas
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 15/12/2022-30/11/2025
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Patrícia Rakel de Castro Sena

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • enfrentamento à violência de gênero: escuta, métodos e práticas educomunicativas na casa da mulher brasileira do maranhão.
  • Este projeto propõe uma pesquisa aplicada com proposta de intervenção educomunicativa na Casa da Mulher Brasileira (CMB), instalada em São Luís/MA, para aprimorar as estratégias de enfrentamento à violência de gênero e o acolhimento das mulheres atendidas pela instituição. Em 2023, faz 10 anos do Decreto nº 8.086/2013, que instituiu o Programa Mulher: Viver sem Violência, base da construção da CMB. Uma década depois, embora tenha havido avanços e inflexões nessa política pública, os dados ainda denunciam um cenário preocupante. O Anuário de Segurança Pública (2023) aponta um crescimento de quase 50% nos registros de assédio sexual e cerca de 6% no casos de feminicídio. Esses dados chamam a atenção para o fato de que a instituição de leis, a construção de edifícios e a organização de serviços em um único espaço de atendimento às mulheres não é sinônimo exato de efetivação de direitos, nem significa dizer que o acolhimento mais integrado ocorre nessas estruturas. Dessa forma, este projeto busca responder ao seguinte questionamento: de que maneira o enfrentamento à violência de gênero e o acolhimento de mulheres atendidas pela Casa da Mulher Brasileira podem ser aprimorados por meio de intervenções educomunicativas? Parte-se da hipótese de que o acolhimento das mulheres que procuram a CMB perpassa por estratégias colaborativas e intersetoriais, tendo o fluxo comunicacional como eixo primordial nos protocolos de atendimento. Assim, considerando a CMB enquanto centro de acolhimento e de escuta qualificada, entende-se necessário que suas ações sejam pensadas na perspectiva de suas interseccionalidades de políticas e serviços, dentre as quais se destaca a Comunicação. O percurso metodológico entrecruza estudo de campo (com questionário, entrevista em profundidade e escuta sensível), pesquisa-ação e Análise de Discurso Espera-se desenvolver e difundir um Protocolo de Acolhimento a mulheres que procuram a CMB, contribuindo para o enfrentamento à violência de gênero.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026