Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sammer Sant'Ana Almeida

Outra

Divulgação Científica
  • dourados e caarapó: articulando ciência, tecnologia, inovação e sociedade.
  • Esta proposta tem como objetivo popularizar práticas científicas e tecnológicas fundamentadas em eletrônica, robótica, modelagem e impressão 3D em articulação com os saberes técnicos, populares, étnicos e a produção de conhecimentos escolarizados sobre o local. É composto pelas seguintes atividades: oficinas de robótica, mostra de modelagem e impressão 3D, sessões de planetário, observação do céu, mostra de Ciência e tecnologia e pesquisa sobre a relação Ciência e Público. As atividades serão realizadas nas cidades de Dourados e Caarapó, Estado de Mato Grosso do Sul, e tem como público professores e estudantes da educação básica, assim como público em geral.
  • Escola Estadual Floriano Viegas Machado - MS - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Samuel Beskow

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • websyhda – uma plataforma web para aquisição e análise de dados hidrológicos
  • Séries hidrológicas são imprescindíveis para projetos de engenharia e gestão de recursos hídricos, porém análises do estado-da-arte são muitas vezes inviabilizadas pela limitação de softwares existentes, dificuldade no manuseio de muitos dados e experiência do hidrólogo. O Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas finalizou em 2016 o software “System of Hydrological Data Acquisition and Analysis” (SYHDA), o qual tem propiciado publicações em periódicos de alto fator de impacto por viabilizar a utilização de metodologias sofisticadas e a aplicação em larga escala. A versão Beta do SYHDA foi licenciada em 2019 e já está bastante difundida (usuários de 28 países). Dada a grande demanda pelo software e o anseio em incluir novas técnicas, acredita-se que a utilização de uma linguagem de programação interpretada compatível com ambiente Web facilite a constante ampliação e atualização do SYHDA. O objetivo geral é a concepção e o desenvolvimento de uma plataforma online – o WebSYHDA, incluindo aprimoramentos computacionais e novas técnicas para aquisição, constituição e análise de séries hidrológicas. A plataforma será desenvolvida na linguagem de programação aberta R, com o auxílio do RStudio. O WebSYHDA será desenvolvido em módulos, sendo o módulo de aquisição de dados o básico, o qual permitirá a leitura dos bancos de dados do Hidroweb/ANA, do BDMEP/INMET e de outras fontes sem formato padrão. Os demais módulos serão totalmente independentes, a saber: estatísticas descritivas, gráficos, testes não paramétricos, análises de sazonalidade, consistência de dados de chuva, equações IDF, análise de frequência local e análise de frequência regional. Projeta-se avaliar o compartilhamento da plataforma no serviço de hospedagem na nuvem e em servidor local. Espera-se, com este projeto, manter próximos ao estado-da-arte os profissionais de engenharia de recursos hídricos que necessitam adquirir, constituir e analisar séries hidrológicas.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Samuel de Assis Silva

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • machine learning e sensoriamento remoto aéreo como ferramentas para o manejo de pastagens cultivadas
  • A maioria das áreas brasileiras cultivadas com pastagens apresenta algum nível de degradação, ocasionados, quase sempre, por ausências de práticas agronômicas. A utilização de manejos nutricionais é imprescindível para elevar a produtividade e a sustentabilidade das áreas. A negligencia de adubações nitrogenadas, por exemplo, compromete a produtividade das gramíneas deixando-as mais propensas ao ataque de pragas, como as cigarrinhas das pastagens. Apesar da importância do nitrogênio (N), são escassas ou inexistentes, entre os produtores, as práticas para elevar os níveis desse nutriente no tecido foliar das pastagens. A grande extensão das áreas, os custos das análises laboratoriais e a falta de conhecimento sobre o manejo do N são elencados como empecilhos para a melhoria das práticas culturais em cultivos forrageiros. Para reduzir as dificuldades na adoção de manejos em cultivos de pastagens é possível utilizar ferramentas de Agricultura de Precisão e Digital, em especial o sensoriamento remoto (SR) aéreo e modelos de machine learning (ML). Por permitir a descrição do vigor vegetativo das plantas e agilizar as tomadas de decisão, a utilização de SR tende a favorecer o gerenciamento das áreas de pastagens. Ao associar o SR com modelos de ML é possível simplificar, em última análise, a identificação automatizada de deficiências nutricionais e estresses bióticos, auxiliando a definição de manejos. Para resolver o problema abordado nesta pesquisa, o estudo será realizado em duas áreas cultivadas com capim-tanzânia, onde serão levantadas informações sobre o volume de biomassa, incidência e flutuação populacional de cigarrinhas, comportamento espectral das plantas (por SR proximal e aéreo), índice de suficiência de N e fator potencial de produtividade. Essas últimas três variáveis serão utilizadas em modelos de inteligência computacional para predição de doses de N a serem aplicadas à cultura e o monitoramento da incidência e severidade de cigarrinhas de pastagens.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Samuel Filgueiras Rodrigues

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • investigação do fenômeno da transformação dinâmica por meio quantitativo direto via técnica de difração de raio-x durante a simulação termomecânica em aços de elevada resistência
  • As laminações a quente dos produtos metálicos como as utilizadas na indústria metalúrgica tanto no processamento de tiras a quente quanto de chapas grossas levam em conta que a ferrita (fase mais macia) só pode ser formada em temperaturas abaixo e/ou pouco acima da linha Ae3. Esta temperatura representam o limite de separação das regiões bifásica ferrita-austenita (abaixo) e a austenítica (acima) nos diagramas de fase da maioria das ligas ferrosas. De acordo com dados de pesquisas já publicados sobre o fenômeno da transformação dinâmica (DT), a ferrita pode ser formada devido a aplicação das deformações de laminação dentro da região austenítica, desde os passes de desbastes até o estágio final de passes de acabamento. Esta transformação ocorre de forma displaciva devido às energias de ativação mecânica por deformação impostas sobre o material em temperaturas acima da linha Ae3. Essa energia é suficiente para ultrapassar a barreira da energia de Gibbs que impede essa transformação em situações termodinamicamente estáveis. Este projeto trará luz a um assunto ainda pouco explorado e aplicado a indústria além de ter foco inovador para transpor a problemática conceitual e quebrar paradigmas antigos sobre os fenômenos de transformação de fases e amaciamento durante o processamento termomecânico. Novos procedimentos operacionais serão propostos para as indústrias de conformação termomecânica o qual o novo conceito sobre a transformação de fase austenita-ferrita que ocorre nos processamentos termomecânicos será levado em consideração. Adicionalmente, este projeto irá trazer um novo entendimento e consolidação deste assunto à comunidade acadêmica e industrial e trazer visibilidade ao estado do Maranhão no que diz respeito a inserção desta região nas fronteiras das pesquisas científicas em metalurgia física.
  • Instituto Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Samuel Goldenberg

Ciências Biológicas

Genética
  • uso de crispr/cas para a geração de para a determinação da função e papel de proteínas de ligação a rna (rbps) na regulação da expressão gênica em trypanosoma cruzi
  • A regulação da expressão gênica em Trypanosoma cruzi ocorre essencialmente ao nível pós-transcricional. Os transcritos policistrônicos são processados no núcleo e transportados para o citoplasma para a tradução em proteínas. Todavia, considerando que os mRNAs no transcrito policistronico não são relacionados nem em função, nem em expressão diferencial durante o ciclo de vida do parasita, deve haver mecanismos de seleção dos mRNAs que serão traduzidos, estocados ou degradados. Esta sinalização do destino dos mRNAs é feita pelas proteínas de ligação a RNA (RNA binding proteins ou RBPs). Nosso trabalho ao longo dos últimos anos permitiu evidenciar diferentes RBPs em T.cruzi e os resultados indicam o papel inequívoco das mesmas na seleção dos alvos (mRNAs) associados a uma dada RBP, de acordo com mudanças fisiológicas (estresse) a que o parasita é submetido. Recentemente estabelecemos a metodologia de CRISPR/CAS para o T.cruzi, facilitando o uso de ferramentas genéticas para o estudo do papel de diferentes genes na diferenciação do T.cruzi. Nesta proposta almejamos investigar o papel de diferentes RBPs na regulação da expressão gênica no parasita, tendo como foco inicial o estudo de RBPs com domínio de dedo de zinco, na constituição de mRNPs de T.cruzi, bem como na modulação da expressão gênica e diferenciação do parasita. Usando a metodologia de CRISPR/CAS, determinaremos o papel das RBPs na biologia do T.cruzi e a alteração nos respectivos complexos mRNP.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023