Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Paulo Afonso Nogueira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • desequilíbrio rankl/opg e sua modulação em genes associados à reabsorção óssea como causa de osteoporose em pessoas vivendo com hiv
  • O osso é um tecido dinâmico que sofre adaptação contínua para preservar sua integridade e a homeostase mineral. Sua dinâmica é centralizada paradoxalmente por uma interação imunoesquelética, onde citocinas e fatores (crescimento e hormonais) coordenam a saúde óssea. Eventos fisiopatológicos crônicos afetam o sistema imunológico e traduzem em interrupções na homeostase óssea e na perda óssea, como é o caso da menopausa, doenças autoimunes, a infecção do HIV na era da terapia antirretroviral. Estamos finalizando 2 estudos que mostram um efeito sinérgico entre menopausa e infecção pelo HIV na fisiopatologia da perda óssea. Pretendemos comparar como a modulação imunológica de pessoas vivendo com HIV (PVH) com perda óssea influencia a resposta de fatores de crescimento e hormonal em culturas de osteogênicas derivadas de diferenciação de células-tronco mesenquimais humanas (huMSC). 80 amostras de culturas de células mononucleares (PBMC) obtidas do sangue periférico de PVH pareados por sexo-idade com ou sem perda óssea serão estimuladas ex vivo por agonistas inatos e específicos para a quantificação de citocinas. Esses sobrenadantes serão adicionados em culturas de células osteogênicas para quantificar fatores anabólicos/catabólicos e hormonais associados ao metabolismo ósseo. O desenho: 1)quantificação de RANKL, OPG, TNF e IL-10 nos SN dos PBMC sob estímulos PMA e peptídeo da gp120 do HIV; 2)desenvolvimento de osteogenia (osteoblasto e osteócitos) a partir de huMSC; 3)avaliação da expressão gênica os hormônios osteocalcin e sclerostin e a produção do fator anabólico Wnt10b (formação óssea) e Telopeptídeo C-terminal sérico de colágeno (reabsorção óssea) em ELISA. Esperamos compreender mecanisticamente como a status imunológico influencia o metabolismo ósseo e abrir perspectivas de estipular padrões de modulação por faixas etárias e oferecer uma ferramenta de predição da perda óssea antecipada e otimização de intervenções de reposição hormonal.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Paulo Aguiar do Monte

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • dinâmica do mercado de trabalho no contexto de crises e reformas
  • A dinâmica do mercado de trabalho tem sido modificada pela evolução tecnológica dos meios de produção, informação e comunicação. No contexto brasileiro, esse desafio foi sido agravado pelas crises econômica (entre 2015 e 2016), política (impeachment presidencial) e sanitária (Covid-19) vividas nos últimos anos. A resposta governamental tem sido a reformulação das relações trabalhistas (Lei nº. 13.467/2017) e alterações temporárias da Covid-19 (Lei nº 14.020/2020), bem como pela reforma do sistema previdenciário (Emenda Constitucional nº 103/2019) na expectativa de que a flexibilização das relações de trabalho resultaria em incentivos à criação de emprego e renda. Assim, a pesquisa investiga como a reforma trabalhista e alterações temporárias e a reforma previdenciária têm influenciado na dinâmica do mercado de trabalho, particularmente a criação e a qualidade do emprego e a renda do trabalhador, no contexto das crises econômica, política e sanitária da Covid-19. A questão de pesquisa é relevante porque identifica elementos que contribuem com o aprimoramento das relações trabalhistas e explica os efeitos das intervenções governamentais reformistas nos momentos de crise. A pesquisa é factível porque o questionamento pode ser respondido pela análise dos dados disponíveis nas bases de dados de acesso público (do pesquisador) e pelas técnicas propostas, além de os pesquisadores envolvidos serem experientes e possuírem as habilidades requeridas para o desenvolvimento de pesquisa científica em alto nível. Os procedimentos metodológicos utilizarão dados longitudinais do período de 2012 a 2022, advindos principalmente da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) Identificada e da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios Contínua (PNADC). Após a coleta, os dados serão analisados por métodos econométricos avançados que identifiquem efeitos de causalidade e a presença de dependência espacial, de onde resultarão as conclusões do estudo.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026