Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Thompson Diordinis Metzka Lanzanova

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • investigação de ultra-alta pressão de injeção de combustíveis para motores flex-fuel em motor monocilídrico de pesquisas
  • O governo brasileiro está empenhado em tomar medidas regulamentares a fim de contribuir para a manutenção da temperatura global média em 2 °C abaixo do nível pré-industrial para evitar consequências climáticas catastróficas, pactuado no Acordo de Paris. O setor de transporte de cargas e pessoas é um dos maiores responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa causadores de mudanças climáticas, e gases poluentes locais que geram danos diretos à saúde humana. Quase totalidade dos veículos desse setor é movida por motores de combustão interna. Nesse sentido, é crucial que haja uma considerável evolução dos motores de combustão interna atuais para reduzir as emissões de gases do efeito estufa a fim de evitar a necessidade de hibridização veicular de custo elevado. A injeção direta de combustível de pressão ultra alta (UHPDI, do inglês ultra-high pressure direct injection) é uma das mais promissoras tecnologias para redução das emissões de gases do efeito estufa e para aumento de eficiência. A questão específica do projeto é provar se a tecnologia UHPDI, ainda não estudada no âmbito de motores flex-fuel ou a etanol, permitiria melhorar a qualidade local da mistura em motores de ignição por centelha (MIC) para gerar uma combustão mais rápida e eficiente. Dessa forma, ao possibilitar a injeção tardia de combustível, ela também permitiria operar com razões de compressão maiores garantindo elevada eficiência de operação, baixas emissões de material particulado e redução de consumo de combustível. De um modo geral, isso resultaria também na redução de emissões de gases de efeito estufa. As atividades serão realizadas em âmbito experimental e computacional. Após as etapas de projeto e comissionamento de sistemas, o desenvolvimento experimental será realizado através de testes em bancada dinamométrica com medição de concentrações de gases de escape. Será suportado por simulações computacionais em software de dinâmica de gases unidimensional para motores e CFD 3D.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Fri Mar 04 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Thyara de Deco Souza e Araujo

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • one conservation: desenvolvendo métodos de reprodução assistida para o intercâmbio genético entre onças-pintadas.
  • A onça pintada (Panthera onca) é o maior felino das américas e devido a fatores como a caça e a redução e fragmentação do habitat está ameaçada de extinção. Estratégias de conservação devem garantir a manutenção de uma população geneticamente viável, acessando o recurso genético disponível em cativeiro (ex situ) e de vida livre (in situ). A reprodução assistida tem a função de facilitar o intercambio genético entre indivíduos em diferentes localidades sobrepassando as intercorrências advindas da translocação de indivíduos. Os esforços nas últimas décadas garantiram um método eficaz para colheita e criopreservação de sêmen de animais de vida livre, porém ainda há de se aprimorar o protocolo para obtenção de amostras descongeladas de melhor qualidade – identificando o melhor crioprotetor para a espécie. Esse material pode então ser usado para inseminação artificial, fertilização in vitro ou mesmo injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI) dependendo da qualidade seminal disponível. O acesso aos animais de vida livre pode acontecer por meio de captura e soltura imediata ou captura com manutenção temporária em cativeiro. A manutenção temporária é uma estratégia viável para o revigoramento genético das populações de cativeiro (que serve de backup genético das espécies) até que as biotecnologias reprodutivas estejam consolidadas. Durante este período é possível parear casais para produção de filhotes por monta natural (com ou sem estimulação hormonal) e acessar uma quantidade maior de material genético (espermatozoides e oócitos) dos indivíduos. Propõe-se então desenvolver protocolos de pareamento de casais – com ambos ou um dos indivíduos de vida livre – somado a criopreservação de sêmen de animais de cativeiro e de vida livre, para colheita e criopreservação de material genético a ser usado em FIV e ICSI. Com essa integração do manejo in situ e ex situ será aplicado o conceito de One Conservation como estratégia de conservação de onças-pintadas.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tiago Abreu Tavares de Sousa

Ciências Humanas

Filosofia
  • sétimo encontro de iniciação científica de palmeira dos índios
  • O VII Encontro de Iniciação Científica do Ifal - Campus Palmeira dos Índios (VII EIC-IFAL-PIn) é evento para popularização da ciência, focado despertar a vocação nos jovens, principalmente mulheres, de Palmeira dos Índios para ciências e tecnologias. Para isso o evento inlui em sua programação Palestras, minicursos, oficinas maker, apresentações científicas e desafios. Serão cindo dias de encontro no qual estudantes e professores poderão experimentar ciência com os olhos, os ouvidos e as mãos: os desafios e oficinas permitem aos participantes projetarem e construírem soluções nos eixos de Robótica e Programação; Energias Renováveis; Sustentabilidade; Ciências da Natureza; Inovação Tecnológica, Cultura e Territorialidade. O EIC deve continuar gerando frutos mesmo após os cinco dias do evento, com atrações para os professores transformarem suas aulas e bolsas para os jovens continuarem suas pesquisas.
  • Instituto Federal de Alagoas - Matriz - AL - Brasil
  • Fri Feb 12 00:00:00 BRT 2021-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Tiago do Prado Paim

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • inovação para intensificação sustentável de sistemas integrados de produção agropecuária
  • O uso de sistemas sustentáveis de produção de alimentos é uma demanda global, em especial sistemas que proporcionem maior sequestro de Carbono. Em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, têm-se pouca informação quanto as consequências do manejo animal sobre os demais componentes produtivos. Objetiva-se neste projeto avaliar os efeitos do pastejo em diferentes plantas de cobertura, bem como, avaliar os efeitos de diferentes níveis de suplementação dos animais durante a fase pecuária do sistema integrado. Para isto, serão realizados dois experimentos. No experimento 1, serão testados os efeitos do pastejo (com e sem) e de seis sistemas de plantas de cobertura (solteiro e consorciado), sendo: 1- Urochloa ruziziensis+Pennisetum glaucum+Fagopyrum esculentum+Crotalaria juncea; 2 - U. Ruziziensis+P. glaucum+F. esculentum; 3 – U. ruziziensis; 4 – Panicum maximum cv. Mombaça + P. glaucum+F. esculentum+C. juncea; 5 – P. maximum cv. Mombaça + P. glaucum+F. esculentum; 6 – P. maximum cv. Mombaça. No experimento 2, serão avaliados três níveis de suplementação dos animais (1 - sal mineral, 2 - proteinado na proporção de 0,5% do peso vivo (PV), 3 – concentrado a 1,5% do PV) em pastejo de Panicum maximum cv. Zuri, semeado em sucessão a soja. A hipótese a ser avaliada é a consequência do pastejo e da suplementação intensiva dos animais sobre a produtividade de soja em sucessão devido a maior aporte e ciclagem de nutrientes para o sistema e possível melhoria nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Também será determinado o estoque de carbono total existente em cada camada e tratamento, bem como suas frações físicas e químicas. Será avaliada a distribuição geográfica dos animais ao longo do período de pastejo para relação com os parâmetros do solo, bem como produtividade da soja na safra seguinte. Outro ponto importante a ser determinado é o resultado econômico das diferentes estratégias de sistema produtivo integrado.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • Fri Apr 01 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025