Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adalberto Leandro Faxina

Engenharias

Engenharia Civil
  • estudos para desenvolvimento de bioasfaltos para aplicações em pavimentação
  • A motivação principal desta proposta de pesquisa é a necessidade do desenvolvimento de materiais alternativos ao asfalto, que é um material de construção largamente usado como agente cimentante na indústria da pavimentação para produzir misturas asfálticas. Asfaltos são derivados da destilação do petróleo e a sua disponibilidade depende basicamente do quanto durar o ciclo do petróleo, que tem seu fim previsto para as próximas duas décadas. Uma solução promissora para a iminente interrupção na produção de ligantes derivados de petróleo são os ligantes de base vegetal, ou bioligantes, o qual também é o objetivo principal desta proposta. Este desenvolvimento é um processo complexo similar ao desenvolvimento de um asfalto modificado por polímero, englobando diversas fases: formulação dos bioasfaltos usando diferentes insumos vegetais e outros insumos tais como polímeros, avaliação da resistência ao envelhecimento, caracterização reológica e química, em conjunto com a dosagem de misturas asfálticas preparadas com bioasfaltos e sua caracterização mecânica. Um asfalto convencional e um asfalto modificado com polímero serão usados como materiais de referência. Adicionalmente, modelagem computacional e análise mecanística serão conduzidas para avaliar o desempenho dos bioasfaltos em pavimentos simulados. No que se refere a aplicações práticas, pode-se afirmar que os bioasfaltos são uma tecnologia disruptiva, por representar a transição de agentes cimentantes derivados de fontes não-renonáveis para materiais avançados produzidos com base em fontes renováveis tais como a biomassa. Espera-se que os resultados globais do estudo proporcionem um grande banco de dados acerca da caracterização de bioasfaltos e uma nova tecnologia de aplicação imediata para a indústria da pavimentação. Espera-se também que o trabalho colaborativo com as empresas encurte o caminho entre o desenvolvimento da tecnologia e a sua disseminação como uma nova prática para estradas mais sustentáveis.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 30/01/2023-31/01/2026
Foto de perfil

Adalberto Ramon Vieyra

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • novos e velhos atores para estratégias terapêuticas em nefropatias: terapias celulares, acelulares e farmacológicas
  • Nefropatias, nome amplo que caracteriza a diminuição da função renal, têm como etiologias mais frequentes processos de isquemia-reperfusão (I/R) (agudos), uropatia obstrutiva e hipertensão (crônicas). Apesar da desnutrição, a obesidade e o elevado consumo de sal constituírem um conjunto heterogêneo de distúrbios alimentares, elas têm a hipertensão como comorbidade comum que promove nefropatias graves. Independente do tempo de evolução da nefropatia, sem a terapêutica eficiente, a perda da total função do rim será o desfecho. Por serem doenças multifatoriais, a farmacoterapia disponível – seletiva para um único alvo molecular – não evita a dependência da diálise ou do transplante, impactando os sistemas públicos de saúde e previdenciário. Estudos deste grupo de pesquisa apontam que alterações no Sistema Renina Angiotensina Aldosterona, no consumo da energia resultante do metabolismo mitocondrial, no transporte ativo de íons mediado por ATPases transportadoras e no balanço redox contribuem para a perda da função renal. A hipótese de trabalho é que fármacos multialvos (com conhecida ação sobre o balanço redox e moduladores epigenéticos) ou produtos de terapia avançada (celulares e acelulares) atuam conjuntamente sobre estes mecanismos fisiopatológicos, sendo agentes nefroprotetores eficientes. Estudaremos modelos pré-clínicos de nefropatias aguda (I/R renal) e crônica (hipertensão associada à desnutrição, obesidade e ao elevado consumo de sal e uropatia obstrutiva) e novas abordagens terapêuticas. Em termos de prospecção para a clínica, este projeto visa, com base na experiência e nas contribuições do grupo: (i) a curto prazo propor o reposicionamento de fármacos, superando a barreira do custo no desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de nefropatias, e (ii) a longo prazo, promover a aplicação de produtos de terapias avançadas na medicina de precisão (naturais e advindos da medicina regenerativa, como vesículas extracelulares, organoides e tubuloides).
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 21/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Adaliene Versiani Matos Ferreira

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • efeito da restrição calórica e jejum sobre a senescência celular no contexto da obesidade: um estudo translacional
  • A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo relacionado a desordens metabólicas e a inflamação crônica de baixo grau deflagrado pelo consumo excessivo de calorias e nutrientes. Essa doença também se relaciona ao envelhecimento precoce associado ao acúmulo de células senescentes e a um perfil inflamatório, pró-oxidativo e genotóxico. O balanço energético negativo, com restrição calórica, aumento da atividade física ou ambos, é a estratégia mais utilizada no seu tratamento não farmacológico, mas adesão ao tratamento e adaptações metabólicas podem interferir no sucesso dessa intervenção. Assim, outras estratégias dietéticas têm sido propostas como tratamento, dentre elas o jejum, o que inclui a alimentação com tempo restrito. Apesar da literatura recente demonstrar a perda de peso e adiposidade utilizando-se dessa estratégia, ainda é incipiente os conhecimentos dos efeitos da janela de alimentação/jejum sobre alterações no gasto energético de repouso, metabolismo, perfil inflamatório e microbiota intestinal. Além de ser desconhecido o efeito dessa estratégia sobre marcadores de senescência celular. Assim, este projeto é dividido em dois eixos que objetivam: (i) avaliar, em camundongos obesos, o efeito da restrição calórica e do jejum intermitente sobre o metabolismo e os marcadores de senescência celular em tecidos metabólicos; (ii) avaliar, em um ensaio clínico, os efeitos de uma intervenção nutricional com restrição calórica e restrição de tempo de alimentação (8 horas) em mulheres adultas com sobrepeso e obesidade sobre parâmetros imunometabólicos e idade epigenética. Os resultados permitirão entender melhor a dinâmica da senescência induzida pela obesidade em diferentes tecidos, além de identificar estratégias terapêuticas benéficas tanto para o tratamento per si da obesidade como da reversão ou atenuação de disfunções celulares que desencadeiam condições, doenças e enfermidades relacionadas senescência celular.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 02/01/2024-30/11/2026