Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Barbosa Reis

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • inovações biotecnológicas no diagnóstico point of care da leishmaniose tegumentar americana
  • O projeto tem como membros lideranças científicas de Minas Gerais com atuação em P&D no diagnóstico de doenças negligenciadas. Pesquisadores da UFOP, FIOCRUZ, UFVJM e UFSJ propõem fomentar a pesquisa, o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de recursos humanos propondo diagnóstico aplicado à Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA). A LTA é uma importante doença endêmica negligenciada que afeta nosso país, e um preocupante problema de saúde pública. Os testes sorológicos são utilizados para diagnóstico da LTA, porém podem apresentar reações cruzadas devido à similaridade genética dos parasitas causadores de outras doenças (Leishmaniose visceral, doença de Chagas, etc), impossibilitando a interpretação segura dos resultados. É importante mencionar que o projeto visa buscar alternativas diagnósticas à intradermorreação de Montenegro (IDRM), importante biomarcador confirmatório no diagnóstico da LTA em pacientes com lesões cutâneas e mucosas que teve sua produção e distribuição descontinuadas. Assim, propomos desenvolver e testar potenciais antígenos por meio de técnicas proteômicas, moleculares e pela bioinformática, buscando soluções inovadoras para o diagnóstico da LTA por meio de imunossensores. Nosso primeiro objetivo é prospectar antígenos do sub proteoma de 3 espécies de Leishmania (L. braziliensis, L. guyanensis e L. amazonensis) através de ultracentrifugação e separação diferencial. Em nosso segundo objetivo, construiremos duas proteínas quiméricas polipeptídicas com peptídeos preditos para linfócitos B por bioinformática. Em ambos objetivos, os antígenos obtidos serão validados para o teste sorológico por ELISA e em seguida validados e incorporados a imunossensores para o diagnóstico sorológico para LTA. Desta forma, este projeto contribuirá com inovações diagnósticas, capazes de ofertar para o mercado, bem como para o SUS um protótipo de kit de diagnóstico do tipo point of care que possa ser usado e empregado pelo clínico nas áreas endêmicas.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Barros Gaspar

Engenharias

Engenharia Química
  • desenvolvimento de compósitos contendo grafeno na foto-oxidação de derivados de biomassa e corantes
  • Apenas uma fração da biomassa obtida de diferentes fontes como resíduos agrícolas e florestais é utilizada em processos de transformação para geração de produtos de maior valor agregado. A utilização da biomassa lignocelulósica não-alimentícia apresenta potencial para a produção de químicos e combustíveis. Seus principais constituintes moleculares, a hemicelulose, a celulose e a lignina, tem sido alvo de pesquisa e desenvolvimento de novos processos. A transformação destas moléculas por processos fotocatalíticos é uma das aplicações mais promissoras para estes materiais, uma vez que essas reações geralmente envolvem temperaturas e pressões moderadas. Processos fotocatalíticos também são promissores na decomposição de poluentes, como corantes industriais, por exemplo. Este projeto prevê o desenvolvimento de sistemas catalíticos com base em óxido de grafeno reduzido (RGO), contendo a fase ativa (ferro, vanádio, prata ou nitreto de carbono), para transformar compostos derivados de biomassa na obtenção de produtos de interesse empregando fotocatálise. Considerando as propriedades do RGO, como alta superfície específica, condutividade e mobilidade eletrônica, ele é um promissor suporte para compósitos com materiais semicondutores. Além de ancorar essas partículas, o RGO é um material aceptor de elétrons, propriedade que resulta em uma supressão da recombinação dos pares elétron-vacância, mantendo a geração dos radicais •OH. Neste projeto, os fotocatalisadores serão empregados na oxidação de glicose, derivada da celulose, e guaiacol, derivado da lignina, e compreende a síntese, caracterização e avaliação destes materiais nas reações de interesse. Uma etapa preliminar do estudo será a foto-degradação do corante índigo carmim. O projeto prevê ainda o processamento do catalisador mais promissor em monolitos porosos de alumina contendo RGO e a fase ativa por manufatura aditiva, de modo a promover a separação deste do meio reacional, facilitando o seu reuso.
  • Instituto Nacional de Tecnologia - RJ - Brasil
  • 25/11/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Alexandre Carneiro Leão de Mello

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estratégias para otimizar sistemas integrados de produção de forragem: um enfoque ecossistêmico
  • O aumento da produtividade agropecuária tem sido a resposta comum para atender a demanda da crescente população mundial. Esta solução é apontada como uma das causas de perda da biodiversidade, aumento da emissão de gases de efeito estufa e da vulnerabilidade dos ecossistemas a eventos climáticos extremos. A hipótese deste projeto é que os serviços ecossistêmicos em sistemas de produção de forragem podem ser aprimorados por meio da formação de sistemas integrados de gramíneas e palma forrageira com leguminosas. Os benefícios esperados incluem produção de forragem mais estável e rica em proteína, aumento da fixação do N2 atmosférico, da biodiversidade e do sequestro de carbono. O objetivo será estudar a contribuição de leguminosas forrageiras em sistemas integrados de produção de forragem na geração de serviços ecossistêmicos. Para tal, serão realizados os seguintes experimentos: 1) Sistemas integrados de Clitoria ternatea e seis cultivares de capim-elefante (Cenchrus purpureus), em Pernambuco, Brasil; 2) Sistemas integrados de C. ternatea e Desmanthus pernambucanus e duas espécies de palma forrageira, em Pernambuco, Brasil e em Nairobi, no Quênia e 3) Sistema integrado de Mimosa caesalpiniifolia com Urochloa decumbens em sistema silvipastoril. Os delineamentos experimentais serão em blocos ao acaso, com quatro (experimentos 1 e 2) e três repetições (3). Serão estudados aspectos produtivos e valor nutritivo da forragem, desempenho animal, qualidade do solo relacionado ao sequestro de carbono e ciclagem de nutrientes, fixação de N2 e biodiversidade de insetos polinizadores. Os resultados poderão orientar a adoção de estratégias para os sistemas de produção de forragem, incentivando a utilização de leguminosas forrageiras. Os impactos são redução na utilização de grãos na dieta animal, de adubos nitrogenados, da emissão de gases de efeito estufa e da vulnerabilidade a eventos climáticos, devido ao aumento da biodiversidade.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 27/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre César Cunha Leite

Ciências Humanas

Ciência Política
  • china e sua atuação na transição energética no brasil: investimentos no setor de energias renováveis no nordeste do brasil
  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o fluxo de capital chinês na forma de investimento direto no setor de energias renováveis na região nordeste. Para alcançar tal objetivo, faz-se necessário propor algumas delimitações e definir os instrumentos e métodos utilizados na fundamentação da análise. Assim, delimita-se que, por capital, será analisado o fluxo de investimento direto estrangeiro vindo da China destinado aos estados do Nordeste brasileiro. A delimitação temporal atende ao período em que tais investimentos apresentaram crescimento, logo, o período de análise é de 2010 à 2024. No que concerne ao setor de energia renováveis, uma maior ênfase será concedida aos setores de energia eólica e solar, simplesmente por serem as preponderantes na região. Para compreender os elementos de atratividade que dão norte a postura ativa da China faz-se necessário uma análise geopolítica e de política internacional considerando temas como mitigação das mudanças climáticas, pressão e demanda internacional por posicionamento da China, agenda ambiental, e estratégia chinesa para se tornar tanto fornecedor de bens públicos globais como o elemento segurança energética e sua estreita relação com a estratégia chinesa de desenvolvimento. Do lado brasileiro, entende-se que o Brasil é reconhecido como um dos principais detentores de recursos naturais de base energética; incidência de luz do sol, correntes de vento, disponibilidade hídrica, além de conhecimento no uso destes recursos. Neste cenário de busca internacional pela mitigação das mudanças climáticas, políticas internas e externas chinesas guiam o país na corrida pela liderança da transição energética, transformando a relação sino-brasileira em uma agenda não só agroalimentar, mas também energética, climática e ambiental. Pretende-se usar um aparato metodológico híbrido para alcançar a construção de um material cartográfico indicativo do volume de capital e sua destinação dentro dos estados do Nordeste brasileiro.
  • Universidade Estadual da Paraíba - PB - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Cesar Gurgel Fernandes

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • geometria lipschitz de singularidades de dimensão e codimensão baixa
  • Estudo da Geometria Lipschitz real e complexa de singularidades de conjuntos e aplicações Estudo especícifico dos invariantes analíticos que possuem natureza de invariantes bi-Lipschitz para singularidades de codimensão baixa, por exemplo: os problemas da invariância bi-Lipschitz de singularidades de codimensão baixa e da codimensão mínima de mergulhos bi-Lipschitz de singularidades. Encontrar invariantes discretos para o problema de classificação de singularidades de conjuntos a menos de homeomorfismos bi-Lipshictz e descrever o “moduli”, quando possível, para singularidades de aplicações a menos de mudança de coordenadas bi-Lipschitz. Um dos problemas mais abordados da geometria Lipschitz atualmente é a classificação das singularidades 2D (reais e complexas) a menos de homeomorfismos outer bi-Lipschitz, uma vez que a classificação dessas singularidades por homeomorfismos inner bi-Lipschitz é conhecida desde 1999 no caso real e 2014 no caso complexo. Este projeto reúne os pesquisadores responsáveis pelos principais avanços nos últimos anos das perguntas aqui formuladas, por exemplo: “trabalhos de multiplicidade real e complexo, trabalhos de pizza, trabalhos de nós métricos, e os trabalhos de mergulhos. A principal estratégia que usaremos para abordar o problema é: aplicação da teoria de multipizza, recentemente desenvolvida por Birbrair e Mendes e a teoria de homologia moderadamente descontínua recentemente desenvolvida por Sampaio. Usaremos a homologia métrica para detectar regiões de auto -contato e suas respectivas topologias e usaremos a teoria de multipizza para decompor as singularidades adequadamente de acordo com essas regiões de autocontato. Nossa hipótese é que o objeto final após uma tal decomposição geométrica será um invariante bi-Lipschitz robusto.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026