Projetos de Pesquisa

 

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Adolpho Jose Melfi

Outra

Ciências Ambientais
  • valorização de digestato produzido em usinas de biogás da usp e da ufc no cultivo convencional e hidropônico: avaliação da produção sustentável no cultivo de cana, milho e hortaliças
  • O número de usinas de biogás cresceu de 113 em 2015 para 755 em 2021, atingindo uma produção total de 2,3 bilhões Nm3 de biogás por ano, utilizado para geração de energia elétrica (71%), térmica (6%) ou biometano (23%). além do aproveitamento do fluxo de energia dos resíduos e efluentes, plantas de biogás permitem a recuperação do conteúdo de nutrientes, um produto de alto valor para condicionamento de solos e fertilização agrícola. Somente 5% das plantas atuais de biogás usam o digestato como fertilizante. O uso do disgetado no setor agrícola permite fechar os ciclos de nutrientes e diminuir a dependência da agricultura brasileira da importação desses insumos. Além de nutrientes inorgânicos, o digestato contém grande quantidade de microrganismos representando uma comunidade extremamente biodiversa e é rico em compostos orgânicos metabolizáveis na faixa aeróbia dos solos. Há carência de estudos para geração de produtos de alto valor agregado a partir do digestato, em escalas econômicas. Os processos de produção do disgestato, serão estudados simultaneamente no IEE-USP e na UFC, enquanto as pesquisas para compreensão do impacto do uso do digestato em diferentes solos e culturas, serão desenvolvidos no IEE-USP na UFC e na Apta Centro Sul, considerando as potencialidades locais. O projeto terá por objetivos: (i) avaliar o balanço de nutrientes em usinas de biogás de escalas semi-industrial e piloto, (ii) desenvolver e avaliar técnicas de tratamento, recuperação, produção e enriquecimento de biofertilizante a partir do digestato; (iii) avaliar o impacto do uso dos biofertilizante produzidos em diferentes tipos de cultivo: vaso, hidroponia e cultivo extensivo, inclusive em ambiente urbano; (iv) avaliar o impacto ambiental das técnicas estudadas e o valor agregado dos produtos para a produção de alimentos no Brasil; (v) avaliar o estado-da-arte do uso de biofertilizante no Brasil e as barreiras regulatórias e institucionais para sua difusão.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 09/01/2023-31/01/2026
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Adrian Gurza Lavalle

Ciências Humanas

Ciência Política
  • inct participa - transformações da participação, do associativismo e do confronto político
  • A transformação dos processos de organização e mobilização social e a emergência de novos atores e conflitos são fenômenos globais que acompanham a crise da democracia, o crescimento da vulnerabilidade social produzida por políticas liberalizantes, a ascensão da extrema direita populista e a centralidade adquirida por tecnologias digitais de comunicação. Esses fenômenos expressam e produzem transformações na composição da sociedade civil e nas relações de seus atores com o Estado. Esse amplo e complexo processo de reconfiguração das interações entre sociedade civil e Estado no Brasil é o tema deste INCT. Após um período de governos de centro-esquerda, marcado pela abertura de espaço para a participação de organizações e movimentos sociais nas políticas públicas e pelo fortalecimento das políticas sociais, os anos 2010 foram marcados por protestos críticos ao sistema político, em defesa do impeachment presidencial e pelo crescente protagonismo na esfera pública de atores civis conservadores e de organizações políticas de extrema-direita. Assim, vêm se modificando as formas de interação da sociedade civil com o sistema político e partidário, com os agentes e agências do Estado e com os atores e arenas mercantis. Além disso, alteram-se as relações estabelecidas dentro da própria sociedade civil, abrindo vez e voz para contramovimentos diversos. Para dar conta dessa complexificação, o INCT Participa articula uma rede ampla de pesquisadores e organizações da sociedade civil que produzem conhecimento orientado à intervenção; rede com diversidade disciplinar, presença em todas as regiões do país, expertise reconhecida e com histórico de colaboração. Visando a produção de conhecimento de ponta, a formação de novos pesquisadores, o desenvolvimento de capacidades estatais e de ação de atores da sociedade civil, e internacionalização, a rede se debruça sobre três linhas de pesquisa: participação, associativismo e confronto político.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 05/02/2024-28/02/2029
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Adrian Pablo Hinojosa Luna

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • modelagem demográfico-estrutural de processos infeciosos em síndromes respiratórias agudas (severe acute respiratory syndrome sars): estudo longitudinal de contatos sociais epidemiologicamente relevantes.
  • Os estudos científicos sobre modelos epidemiológicos para doenças relacionadas à síndrome respiratória aguda grave – SARS tem demonstrado que as capacidades preditivas dos modelos matemáticos foram aprimoradas através da quantificação das taxas de contato social. A equipe envolvida nesta proposta tem atuado nesta fronteira de pesquisa, por meio da construção de modelos que associam características epidemiológicas a diversos fatores sociométricos, vinculados às interações sociais em alguns contextos de socialização, o que chamamos de círculos sociais-chave: vizinhança, trabalho, lazer, escolas e transporte público. A partir da pesquisa aqui proposta, a equipe pretende aprimorar este modelo epidemiológico, realizando a quantificação dos contatos sociais de forma longitudinal, o que permitirá rastrear o número de contatos ao longo do tempo e explorar as diferenças sociodemográficas associadas à sua permanência ou variação. Dito em forma sucinta, queremos pesquisar quais são os determinantes sociodemográficos das interações humanas que favorecem a disseminação de agentes patógenos causantes de Síndromes Respiratórias Agudas. Para tanto, serão realizados levantamentos de dados primários e secundários, utilizando fontes oficiais, nacionais e internacionais, que disponibilizam informações epidemiológicas sobre SARS e dados sociodemográficos da população de estudo. Além disso, pretende-se coletar informações longitudinais sobre contatos sociais em um setor popular urbano em Belo Horizonte/MG, mediante entrevista domiciliar, durante a qual será aplicado um questionário (diário epidemiológico) abordando informações sobre contatos sociais diários e entre agrupamentos de pessoas (contatos pele a pele ou face to face). Esses dados irão alimentar três tipos de modelos epidemiológicos complementares, de caráter estatístico, que permitam estimar, de forma realista, a evolução de doenças relacionadas à SARS.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 05/05/2022-31/05/2025
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Adriana Aparecida Dragone Silveira

Ciências Humanas

Educação
  • efeitos e consequências da atuação dos tribunais de contas nas políticas educacionais e nas gestões públicas: aprimoramento institucional ou inflação de controles?
  • Estudos do grupo de pesquisa proponente indicam a crescente presença dos Tribunais de Contas (TC) no controle das políticas educacionais, fenômeno que decorre da judicialização da educação e se materializa na expansão das finalidades dos TC, dos tradicionais controles formais de contas para o que se denomina controle finalístico, entendido como o acompanhamento das políticas públicas desde a formulação, mediante determinações e recomendações à administração pública. Em relação às políticas educacionais, esse processo está articulado à estruturação de auditorias de acompanhamento permanente dos planos decenais de educação e a projetos de atuação específicos em distintos estados, desenvolvidos em parceria com órgãos públicos e entidades privadas; atuação que é coordenada e disseminada nacionalmente pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). Isso tem permitido aos TC intervir mesmo quando não verificadas situações de ilegalidade, sob argumento preventivo. A atuação finalística, no entanto, é indissociável dos processos de controle de contas, cuja apreciação pode levar a graves consequências administrativas, cíveis, eleitorais e reputacionais para o gestor público. A pesquisa objetiva analisar e categorizar a atuação dos TC no controle finalístico da política educacional, os efeitos provocados na política pública e as consequências para o gestor educacional. Trata-se de analisar se esse processo de expansão dos TC é parte de um aprimoramento institucional para lidar com as especificidades das políticas educacionais e o direito à educação ou decorre de um movimento de inflação das instituições de controle que impõe riscos à discricionariedade do poder público e à gestão democrática. A metodologia está baseada em pesquisa qualitativa, com pesquisa exploratória nacional sobre o conjunto das iniciativas dos TC e das instâncias nacionais de articulação, seguido de estudo de casos múltiplos de TC Estaduais.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2026
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Adriana Barbieri Feliciano

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • tecnologias sociais e de saúde para o enfrentamento das iniquidades de gênero, raça e classe no campo da formação e assistência em saúde no sus
  • A pandemia de covid-19 ampliou as desiguais e vulnerabilidades que interferem na saúde da população e estas devem ser pensadas na interseccionalidade. Por outro lado, o contexto pandêmico também trouxe dificuldades aos processos de trabalho dos serviços de atenção primária (APS), serviços esses que lidam e atuam mais diretamente com tais populações vulnerabilizadas. Assim, há a necessidade de novas estratégias tecnológicas para a capacitação profissional para lidar com essas desigualdades e as novas vulnerabilidades. Assim, uma pergunta se impõe: quais seriam as estratégias tecnológicas inovadoras do campo da educação em saúde na APS que consigam impactar a qualidade da atenção à saúde, considerando as vulnerabilidades na perspectiva dessas interseccionalidades? O objetivo desse estudo é produzir estratégias de qualificação para a formação e atuação profissional na APS/SUS, que tenham como finalidade impactar o acesso e qualidade de atenção à saúde, considerando as vulnerabilidades, em especial, aquelas relacionadas às questões de raça/cor, gênero, violência e saúde mental. Metodologicamente, propõe-se uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada em 03 municípios do interior do Estado São Paulo de diferentes portes e complexidades. Os sujeitos da pesquisa serão diferentes mulheres com alguma vinculação com o SUS e APS: profissionais de saúde que atuam nos serviços de saúde; médicas que atuam no Programa Mais Médicos; usuárias da APS/SUS nos cenários definidos da pesquisa; mulheres vinculadas a movimentos sociais nos cenários de pesquisa; profissionais de saúde responsáveis pela Educação Permanente em Saúde; pós-graduandas/os (matriculada/os ou egressas/os de mestrados profissionais, de residência médica e multiprofissional em saúde); gestores da APS dos municípios participantes da pesquisa; articuladores da atenção básica dos respectivos DRS participante; profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF-AB)e das e-multi na APS.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 06/02/2024-28/02/2027
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Adriana Castro Araújo

Ciências Humanas

Ciência Política
  • mulheres negras cotistas na universidade
  • O Brasil é um país que apresenta extrema desigualdade decorrente da discriminação étnico racial de sua população. As mulheres negras se encontram na base da pirâmide social e são as que mais sofrem com os efeitos dessa discriminação, apresentando os piores indicadores sociais do país, entre os quais o de violência doméstica. A cidade de Fortaleza apresenta o terceiro maior índice de violência doméstica no Nordeste. Estudos revelam que a elevação do grau de escolaridade das mulheres negras diminui significativamente as taxas de violência doméstica, sendo dez vezes menor entre as grávidas com nível superior. Assim, a política de cotas nas universidades serve de subsídio para proporcionar uma oportunidade de acesso aos níveis mais elevados de escolaridade. Contudo, o simples acesso à universidade não é suficiente, sendo inexorável que as condições de permanência sejam asseguradas para que a política surta o efeito desejado. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) constatou-se elevada evasão e pífias taxas de sucesso entre os cotistas. Essa pesquisa busca investigar, a partir de uma análise interseccional, as vivências acadêmicas das cotistas negras na UFC. Interessa saber se essas alunas se sentem discriminadas e se as práticas pedagógicas e as ações internas da UFC contribuem para a permanência dessas mulheres na instituição. Para tanto, serão analisadas seis dimensões: pessoal; interpessoal; de carreira; de estudo; institucional; e, material. Utilizar-se-á uma amostra de estudantes de todas as áreas de conhecimento. Para a coleta dos dados utilizar-se-ão questionário e entrevista semiestruturada. Espera-se contribuir com o processo de produção de informações de elevado valor científico acerca das mulheres negras em situação de vulnerabilidade econômica e social, de modo que os gestores públicos possam desenvolver ações a fim de romper com a lógica de exclusão que afeta essas mulheres.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 17/12/2022-28/02/2026
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Adriana Costa Bacelo

Ciências da Saúde

Nutrição
  • análise comparativa de intervenções presenciais e virtuais para o acompanhamento nutricional de adultos: ensaio clínico de superioridade
  • O avanço tecnológico tem impulsionado transformações significativas na área da saúde. As intervenções presenciais e virtuais têm se destacado, suscitando indagações acerca de sua eficácia, aplicabilidade e impacto nos resultados clínicos. Objetivo: Comparar as intervenções presenciais e virtuais no acompanhamento nutricional, com foco na adesão ao tratamento, evolução clínica e satisfação dos pacientes. Metodologia: Ensaio clínico de superioridade de comparação entre estratégias virtuais e convencionais de mapeamento e intervenção nutricional. Todos os 250 trabalhadores (servidores públicos, terceirizados, e bolsistas) e alunos, maiores de 19 anos, não gestantes, da Fiocruz Ceará serão convidados para participar do estudo. Após assinatura do TCLE serão randomizados em dois grupos: virtual (intervenção) e presencial (comparação). Ambos terão avaliação da composição corporal presencial no Dzero, D180 e D360. As consultas individuais serão trimestrais, e as e coletivas serão semanais. A avaliação nutricional incluirá exames clínicos, antropométricos, bioimpedância e ultrassonografia de quadríceps femoral; além de aplicação da escala EBIA de insegurança alimentar, PSS de estresse percebido, adesão, qualidade de sono, qualidade de vida e imagem corporal. Uma sub amostra de 50 participantes obesos, 25 de cada grupo, será randomizada para investigação da hipersensibilidade alimentar, metabolômica e citocinas inflamatórias em Dzero e D360. O gerenciamento dos dados será por RedCap. A análise por R-project®e as diferenças serão consideradas um poder de 0,8 e significante se p≤ 0.05. A regressão logística irá considerar os desfechos de interesse ao fim do seguimento entre os grupos estratificados por grau de intervenção. Resultados esperados: Espera-se que as estratégias digitais sejam superiores, fornecendo subsídios concretos para aprimorar a prática clinica do SUS e influenciar na formulação de políticas de saúde mais inclusivas com a adoção de tecnologias digitais.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • a pedagogia da formação de professores na perspectiva histórico-cultural: um processo social, intencional e direcionado, com foco no desenvolvimento profissional.
  • A ação da Universidade no processo de formação do profissional de educação em línguas justifica-se à medida que tal profissional se apropriar de um construto teórico-metodológico que o habilite a imprimir, em sua ação docente, um viés convergente com o substrato de que se apropriou. No entanto, verifica-se que, tipicamente, alunos egressos de Letras, ao assumirem seu espaço de atuação profissional, tendem a incorporar procedimentos metodológicos estereotípicos que caracterizam a realidade escolar, denegando ou relativizando os eixos que deveriam constituir fundamento para sua condição profissional. Isso posto, parece necessário que se explicite o papel significativo que formadores de professores de línguas adicionais e o processo de formação em si desempenham no desenvolvimento profissional dos professores de línguas, de modo a evitar uma perpetuação que, por vezes, nem mesmo os próprios profissionais têm consciência. O objetivo deste projeto é promover estratégias potencialmente capazes de romper com essa estereotipia e, portanto, impactar a prática pedagógica desses profissionais. Para tanto, é preciso observar, acompanhar e documentar o desenvolvimento dos professores com quem trabalhamos em seu processo de aprender a ensinar, e registrar clara e explicitamente a nossa atividade ao mediar essa aprendizagem. O construto teórico-metodológico que guia este projeto baseia-se na teoria sociocultural vygotskiana, que concebe a pedagogia da formação de professores como um processo social, intencional e direcionado. Este projeto se encaixa na interação entre a prática de formação de professores em si, que se pretende caracterizada da forma acima descrita, e o olhar analítico que lançaremos para interpretar os resultados a serem alcançados com essa metodologia de trabalho.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
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Adriana de Faria Gehres

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • dancing simply together (dast): explorando as conexões e os fluxos entre dança e complexidade
  • DAST é uma pesquisa sobre relações e produção de diferenças (DELEUZE, 2018), com danças nas sociedades contemporâneas, profundamente marcadas pelas relações entre humanos e não-humanos que vêm se aprofundando na produção de semelhanças. Atualmente, os processos de criação em dança baseados em princípios organizativos (LESTE, 2010), promovem condições propícias para explorar a multiplicidade dos corpos num coletivo, baseadas nos processos complexos e no sentido de togetherness (TSENG, et. al., 2021). No campo da produção e ensino da dança, observa-se o interesse pela improvisação com populações treinadas e não treinadas, em situações que remetem à arte, educação, saúde e ao lazer. Os estudos dos processos neurais em dança têm apontado para a composição de uma área denominada de neuroestética (ZEKI et. al., 2020). Esse projeto se propõe a problematizar as relações entre processos de criação, ensino de dança com diferentes populações em ambientes de arte, saúde, lazer e educação, na ótica das redes funcionais cerebrais dinâmicas, entendidas como sistemas complexos que co-produzem corpos dançantes e sociedades potencialmente comprometidas com a produção das diferenças. Nossa hipótese a ser testada prende-se com a criação e produção de procedimentos de criação e ensino de dança com a improvisação, em situação atual e virtual, com e sem a avaliação de redes funcionais cerebrais, na produção das danças, a partir dos Agent Based Models (CHAUDHRY, 2016), compreendidos com os sistemas complexos, que apontam para uma ética do encontro, uma política de co-produção, gerando danças, estéticas e poéticas auto-organizadas, dança generativa. O estudo se caracteriza como um estudo de abordagem mista de estratégia transformadora com triangulação concomitante (CRESWELL, 2007). Assim, DAST surge pela necessidade de amplificar a discussão acadêmica, para um melhor entendimento ético e político da dança generativa e compreender a dinâmica da conectividade funcional na dança coletiva.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 27/02/2023-28/02/2026
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Adriana Falangola Benjamin Bezerra

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação econômica das práticas integrativas e complementares em saúde no sistema único de saúde
  • Cada vez mais, instituições de pesquisas têm buscado contribuir com a eficiência e efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS), realizando investigações acerca das políticas públicas e suas implicações na qualidade de vida dos usuários. No que se refere às Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) é evidente o seu uso e disseminação nos serviços públicos mundialmente. Apesar da crescente disponibilidade e popularidade, a implantação e o financiamento público das MTCI não são consensuais e tem sido apontada a necessidade do aumento de estudos acerca da sua eficácia, efetividade e custo-efetividade. No Brasil, MTCI são designadas como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), e vêm ampliando sua distribuição e quantitativo de atendimentos nacionalmente. Sem, porém, acompanhar-se de pesquisas de efetividade e custo. Neste sentido, este estudo tem como objetivo realizar a avaliação econômica das PICS implementadas no SUS, considerando o contexto de inserção das mesmas e as condições de saúde de maior demanda dos usuários. Propomos avaliar sob a perspectiva do usuário e prestador de serviço, concentrando-se nos custos do cuidado, no custo-oportunidade e nas consequências do cuidado sobre os usuários. Estas serão compostas por medidas que observem diferentes domínios da saúde e vida humanas e organização dos serviços, de modo a tornar abrangente a avaliação. Portanto, métodos quantitativos e qualitativos serão utilizados na coleta e análise de dados. No momento, não há estudos publicados de avaliação econômica das PICS no SUS. Assim, este estudo visa ofertar evidências quanto aos aspectos positivos da oferta de PICS e demonstrar as suas possíveis deficiências; bem como, avaliar a efetividade das equipes com oferta de PICS na busca de potencializar seus efeitos e minimizar os riscos para os usuários. Este projeto é fruto de pesquisas desenvolvidos desde 2002 pela equipe, voltadas ao uso, cobertura e avaliação dos serviços de PICS no SUS.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 16/02/2024-28/02/2027