Projetos de Pesquisa

 

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Telma Maria Gonçalves Menicucci

Ciências Humanas

Ciência Política
  • o que explica as ações governamentais na gestão da pandemia da covid-19 e quais os seus efeitos?
  • O projeto tem como tema a pandemia da Covid-19 e pretende comparar as ações governamentais para o gerenciamento da pandemia em uma amostra de países. O objetivo principal é identificar os fatores que explicam essas escolhas governamentais, bem como seus efeitos epidemiológicos, econômicos e políticos. Embora existam estudos que descrevam essas ações e seus efeitos epidemiológicos, a exploração dos fatores associados às escolhas governamentais de uma perspectiva comparada, são escassos. Neste sentido, o projeto aponta para uma contribuição relevante para o estudo de políticas e ações governamentais em situação de crise e que podem desvelar características da sociedade e do governo, dentro de contextos econômico-sociais e institucionais específicos. Além de permitir a identificação das ações mais efetivas no controle da pandemia. Parte-se da seguinte hipótese: As ações governamentais para o enfrentamento da Covid-19 são afetadas pelas condições socioeconômicas e pelas características dos sistemas de proteção social e do sistema de saúde, mas são fortemente relacionadas a fatores políticos, particularmente o perfil ideológico do chefe do Executivo nacional e da coligação governamental, e ainda pelas atitudes e pelo suporte da sociedade. Como hipótese secundária, considera-se que o percurso da pandemia e seu impacto sobre a sociedade estão relacionados prioritariamente com as ações governamentais, podendo ser constrangidas ou favorecidas por fatores socioeconômicos e institucionais prévios e pelas atitudes da sociedade, os quais têm, portanto, efeitos em duas direções. A partir dessas hipóteses, o modelo analítico articula diversos argumentos, dimensões e variáveis cujos indicadores serão agregados em categorias e ou índices sintéticos para enquadramento dos países. Para formalização da comparação e das relações entre fenômenos, condições e efeitos, pretende-se utilizar o QCA (Qualitative Comparative Analysis).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Teodiano Freire Bastos Filho

Outra

Robótica, Mecatrônica e Automação
  • desenvolvimento de um robô socialmente assistivo dotado de jogos sérios e técnicas de interação baseadas em controle para crianças com transtorno do espectro autista e síndrome de down
  • Este Projeto de Pesquisa propõe o desenvolvimento de um robô socialmente assistivo dotado de jogos de reablitação (jogos sérios) e técnicas de interação baseadas em controle para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down (SD). As contribuições desta pesquisa são referentes ao desenvolvimento de um novo robô socialmente assistivo, autônomo, com capacidade de projeção de jogos sérios, e com características “afetivas”, ou seja, com vozes artificiais, expressões faciais dinâmicas (que mudam sua expressão em função das emoções detectadas nas crianças). O robô possuirá a capacidade de: movimentar-se (de acordo com a implementação de três controladores distintos: controlador de posição e orientação, controlador de formação líder-seguidor, e controlador repetitivo); aproximar-se da criança até uma distância “social” ou até uma distância “íntima” dela (utilizando os princípios da proxêmica); projetar jogos sérios (em parede, chão ou mesa); caminhar lado a lado com a criança (simulando um passeio); e de brincar com a criança (em jogos tradicionalmente utilizados com crianças com deficiência). A hipótese desta pesquisa é se os aspectos inovadores deste novo robô são capazes de melhorar a capacidade de comunicação, desenvolvimento motor e socialização dessas crianças (medidas através das métricas GAS - Goal Attainment Scale, SUS - System Usability Scale, e Lei de Fitts). Este Projeto de Pesquisa apresenta contribuições na área de robótica, jogos sérios, interação criança com deficiência-robô, controle e processamento de imagens RGB e infravermelhas.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025