Projetos de Pesquisa

 

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Tania Marcia Cezar Hoff

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • biopolíticas e constituição do sujeito contemporâneo: produção de subjetividades no contexto das democracias neoliberais.
  • Neste projeto, abordamos as interrelações comunicação, consumo e política, à luz da noção das biopolíticas do consumo no contexto das democracias liberais contemporâneas. O corpus é composto por material de comunicação midiática caracterizado por um ethos publicitário, independente do gênero discursivo, veículo de publicação e formato, produzidos e divulgados no período de 2010-2022. Considerando o protagonismo do corpo e do self nos processos comunicacionais midiáticos contemporâneos, entrecruzam-se dois movimentos de natureza política: um de reivindicação por direitos e outro de responsabilização do sujeito pelo governo de si. Nestes dois movimentos que se inter-relacionam, identificamos aspectos da governamentalidade contemporânea, que se realiza por meio de uma biopolítica bastante afeita às lógicas do consumo no contexto das democracias neoliberais. Definimos o seguinte problema de pesquisa: Como as biopolíticas do consumo, emergentes nas democracias neoliberais contemporâneas, alicerçam políticas do corpo, considerando os processos de subjetivação implicados nos regimes de verdade expressos nos discursos sobre a gestão da vida? Trata-se de pesquisa interdisciplinar que enfeixa os estudos de comunicação, consumo e política, articulados às teorias do discurso, aos estudos de política e neoliberalismo, bem como aos estudos da noção foucaultiana de biopolítica. Para investigarmos os discursos sobre o governo de si – notadamente os regimes de verdade e produção de subjetividade neles implicada, assumimos a análise do discurso como principal conduta teórico-metodológica. Deste modo, analisamos as relações entre comunicação, consumo e política, visando a problematizar a noção de biopolíticas do consumo no contexto das democracias neoliberais. Quanto aos resultados da pesquisa, consideramos contribuir com o debate sobre o engendramento de lógicas do consumo na constituição do sujeito e da política na sociedade contemporânea.
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Tania Margarida Lima Costa

Outra

Divulgação Científica
  • a transversalidade da ct&i no museu itinerante ponto ufmg na semana nacional de ciência e tecnologia (snct) 2021.
  • O Projeto “A transversalidade da CT&I no Museu Itinerante Ponto UFMG”, evento vinculado à SNCT 2021, proposto pelo Museu Itinerante Ponto UFMG à nível estadual, Linha A – Eventos de Abrangência Estadual ou Distrital, será realizado exclusivamente de forma virtual. Pretendemos fazer desta experiência, ao realizar um evento científico no modelo virtual, uma oportunidade para refletir sobre como a virtualização de atividades e ações antes propostas para serem presenciais, contribuíram para a comunicação e a divulgação cientifica da temática para o público da Educação Básica. O distanciamento social, provocou uma nova realidade temporária (devido ao COVID-19), os alunos da educação básica estão separados de suas comunidades escolares. Entendemos, que em momentos como esse, precisamos conectar as pessoas principalmente os alunos da educação básica, promovendo situações de aprendizagem que possa ser realizada em outros ambientes além do escolar. Ao propormos a criação de situações virtuais, pretendemos contribuir com a continuidade de aprendizagem e a continuidade de ações para estimular a curiosidade científica, o raciocínio científico e a inovação. Atualmente, dispomos de tecnologia que enriquece os ambientes virtuais e facilita a contextualização dos conceitos e a comunicação amplamente interativa. Neste contexto, a virtualização de algumas atividades museais do Museu Ponto e a criação de outras possibilidades, de interação e contato com o conhecimento científico, estão sendo concebidas para que mesmo sem a interação presencial do público com o museu este continue a ser um espaço de comunicação, de divulgação da ciência, de sentido e de aprendizagem lúdica, para o público escolar. Temos clareza de que a educação tenderá a ser híbrida e incluirá na suas práticas o ensino por meio de plataformas de aprendizagem virtual. Nosso desafio é investigar como podemos criar situações ´para que estas plataformas possam realizar uma interação qualificada com impactos no processo de aprendizagem, de ideias, de conceitos. Criar espaço de discussões sobre questões como mudanças climáticas, quais as habilidades necessárias para os futuros profissionais, os tipos de energias alternativas que tendem a ser nossa opção para o desenvolvimento sustentável. Apresentaremos, por meio de situações, jogos, quiz, vídeos e ebooks, reflexões sobre as projeções mundiais sobre o aumento de consumo de água ( 50%), energia (40%) e alimentos (35%) até 2030. Esses são reflexos principalmente das tendências de expansão populacional , maior longevidade e aumento do poder aquisitivo de grande parte da população mundial. Com esses aspectos associados ao processo de intensa urbanização, de aceleração das inovações, da apropriação das diferentes tecnologias no nosso cotidiano, nossas atitudes, comportamentos e modos de agir mudam. As atividades a serem realizadas no projeto englobam a realização na SNCT de intensa programação, disponibilizada na Plataforma virtual do Museu Ponto estruturada em estações do conhecimento: estação ciência em cena (disponibilizaremos exposição virtual por meio de vídeo 360 graus da exposição da área interna do Museu Itinerante Ponto UFMG); produção de um teatro científico virtual abordando a temática; vídeo sobre a transversalidade da ciência, tecnologia e inovação no nosso cotidiano; produção de um vídeo sobre “A importância da ciência tecnologia e inovação para a sociedade”; realização de um Café Científico Virtual e uma roda de conversa sobre a temática da SNCT (atividade feita por meio de plataforma que permitam a transmissão da palestra e a interação com o público por meio de perguntas que serão respondidas pelos participantes); ampliar atividades da estação #experiência em casa com a elaboração de 10 atividades, fazer uma nova readequação utilizando contribuições de pesquisas nas atividades( #experiencia em casa) que já foram feitas; realização de enquetes via redes sociais, sobre a percepção que os alunos da Educação Básica tem da relação entre a transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta, que promovam a interação dos participantes com a temática da semana; oferta do Curso a distância de Educação Científica para alunos da educação básica; oferta do Curso a distância de Mediadores de Museu para profissionais e estudantes interessados nessa temática; oferta do Curso de Vivências Práticas em Tecnologias Digitais na Educação; oficinas científicas para os visitantes da semana; realização de feira de ciência virtual.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023