Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Alvares Pimenta

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • estudo de mudanças climáticas na alta atmosfera na região amazônia utilizando sistemas óticos de imageamento all-sky e interferômetros do tipo fabry-perot
  • 1 - De forma a ampliarmos o campo de cobertura de medidas de temperatura/imagens na alta atmosfera/ionosfera na região Amazônica, recentemente desenvolvemos no laboratório Laser do Inpe um segundo imageador tipo all-sky capaz de medir a temperatura em torno de 87 km de altitude e ao mesmo tempo cobrir grandes áreas horizontais (campo de visão de cerca de 800 km de diâmetro). Esse novo equipamento será instalado no recém criado sítio de observação (um contêiner), localizado a 35 km da cidade de Santarém, em cooperação com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). 2 - Um dos objetivos específicos das pesquisas visa avaliar de que forma a temperatura na alta atmosfera na região Amazônica varia ao longo de no mínimo um ciclo solar (período de no mínimo 11 anos) e quais são os possíveis agentes antropogênicos que podem estar atuando para essa alteração na temperatura da região. 3 -Pesquisas voltadas para mudanças climáticas na alta atmosfera (em uma faixa de altitude entre 60 km e 600 km) são relativamente raras, quando comparada com a baixa atmosfera. Sendo assim, nossas pesquisas poderão complementar estudos que estão sendo realizados na baixa atmosfera do nosso planeta, relacionadas com mudanças climáticas. 4 - Cálculos de modelos sugerem que a região da mesopausa é altamente sensível a mudanças nas concentrações de gases de efeito estufa na troposfera, e que o aumento desses gases levaria ao resfriamento da mesosfera e da termosfera (alta atmosfera), com consequente diminuição na densidade atmosférica em todas as alturas acima de 50 km. 5 -Os modelos mostram ainda que os aumentos nas concentrações tanto do C02 quando o do CH4 podem produzir resfriamento na temperatura da mesosfera da ordem de 20 K e na termosfera da ordem de 60 K. 6 - Nossos dados/imagens, que são inéditos, colocam nossas pesquisas na fronteira do conhecimento.
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Augusto Biz

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • transformação digital em destinos inteligentes
  • Objetivo do projeto é propor modelo para a transformação digital de PMEs e à Governança Pública do Turismo em destinos turísticos inteligentes na América do Sul baseado em seis eixos estratégicos: conhecimento, sustentabilidade, inovação, tecnologia, governança e acessibilidade. A história do Destino Turístico Inteligente iniciado na Espanha, teve seu embrião em novembro de 2007 quando o Governo da Espanha aprova no Conselho de Ministros o Plano Turismo Espanhol Horizonte 2020 – Plan del Turismo Español Horizonte 2020 a partir da inserção da cultura da inovação, criação de valor, rede de conhecimento e um novo modelo de gestão inteligente do turismo. Entretanto, a pandemia da Covid 19 apresentou a necessidade de atuar junto às PMEs e à governança pública do turismo na questão da transformação digital para gerar novas oportunidades de negócios, desenvolvimento sustentável e a continua formação profissional. Como metodologia será utilizada a Design Science Research Methodology (DSRM) em seis (6) atividades em sequência nominal, descritas como: i. identificação e motivação do problema, ii. definição dos objetivos para a solução, iii. projeto e desenvolvimento, iv. demonstração, v. avaliação, e vi. Comunicação. Como resultados esperados estão a consolidação dos grupos de pesquisas interdisciplinares entre as IES envolvidas, publicação em revistas e eventos internacionais, coorientações de projetos de Mestrado e Doutorado, programas de formação profissional para organizações públicas de turismo quanto a Destino Turístico Inteligente e Transformação Digital para a formação de políticas públicas, pesquisa do nível de transformação digital das PMEs na América do Sul e, captação de financiamento BID e/ou Fundo Europeu e/ou Agências de Fomento à Pesquisa dos países membros para ampliação da pesquisa.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 26/12/2023-31/12/2025