Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria Iracilda da Cunha Sampaio

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • pesquisas em areas estrategicas - ufpa
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2020-Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Iracilda da Cunha Sampaio

Ciências Biológicas

Genética
  • aumentando a competitividade do pescado produzido na região costeira amazônica: desenvolvimento de métodos moleculares rápidos, acurados e custo-efetivo para autenticação e certificação de peixes de importância comercial.
  • O setor pesqueiro vem crescendo mundialmente, bem como o potencial de adulteração dos produtos por substituição de espécies. Os peixes processados vêm ampliando mercado globalmente, mas, embora tenham maior aceitação e valor agregado, são mais propensos a fraudes pois perdem suas características morfológicas distintivas durante o processamento. Meta-análises têm demonstrado que globalmente as taxas de substituição de pescado tem variado entre 8% e 30%, sendo muitos casos caracterizados como fraude comercial. Recentes análises de DNA barcoding revelaram que para os peixes alvo deste projeto há consideráveis taxas de substituição de 22%, 26% e 45,4% para Lutjanus purpureus, Brachyplatystoma rousseauxii e Cynoscion acoupa, respectivamente, e todos apresentam indícios de fraude comercial, pois espécies mais baratas estão sendo comercializadas. Além dos problemas econômicos, as substituições podem ocultar a pesca ilegal, resultando em riscos à conservação, e trazer riscos à saúde, quando as substituintes têm potencial alergênico ou elevada contaminação por poluentes. Deste modo, torna-se fundamental assegurar a veracidade da informação rotulada, garantir a rastreabilidade e segurança, além de aumentar a competitividade dos produtos brasileiros. Portanto, este projeto visa desenvolver métodos moleculares, que sejam acurados, rápidos e custo-efetivos, para autenticar e certificar peixes de importância comercial (C. acoupa, L. purpureus e B. rousseauxii). Para alcançar os objetivos pretendemos determinar regiões espécie específicas e desenvolver protocolos baseados em PCR (multiplex, PCR-RFLP e/ou PCR em tempo real) amplamente utilizados, reconhecidamente eficientes e sensíveis para autenticar pescado. Finalmente, os laboratórios envolvidos serão habilitados para certificar pescado processado pela indústria brasileira, o que aumentará a competitividade do setor nacional e internacionalmente, e poderão auxiliar as agências brasileiras de fiscalização.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Isabel Barros Bellini

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • identificação e difusão de inovações tecnológicas para enfrentamento de desastres desenvolvidas pelo serviço social no brasil, austrália, italia e áfrica do sul
  • Desastres afetam comunidades e podem provocar danos em dimensões globais gerando perdas humanas, materiais, econômicas e ambientais, impactando no funcionamento de serviços impondo as politicas publicas, as diferentes profissões e a sociedade em geral uma organização que muitas vezes excede as capacidades existentes e exigem ações de mitigação e prevenção.O assistente social é profissional com competência para,utilizando estratégias e tecnologias, intervir na gestão de desastres e no atendimento direto a população para o acesso aos direitos básicos e benefícios necessários para a organização na crise e no pós crise.Nessa perspectiva, o projeto tem como indagação: Quais inovações tecnológicas e estratégias para enfrentamento de desastres, desenvolvidas pelo Serviço Social no Brasil, Austrália, Italia e África do Sul, podem ser replicadas e difundidas na perspectiva interprofissional e colaborativa contribuindo para prevenção e mitigação dos efeitos desses eventos em diferentes realidades? Para responder pretende Identificar e difundir inovações tecnológicas e estratégias desenvolvidas pelo Serviço Social para enfrentamento de desastres nos 4 países participantes a fim de potencializar o uso por diferentes áreas profissionais em nível nacional e internacional contribuindo de forma interprofissional e colaborativa na prevenção e mitigação dos efeitos desses eventos. A metodologia é composta de várias etapas em que está previsto: pesquisa documental (em IES brasileiras e estrangeiras sobre formação em desastres), pesquisa bibliográfica em bases nacionais e internacionais e pesquisa de campo com assistentes sociais que atuaram em desastres nos 4 países identificando inovações tecnológicas e estratégias que tenham potencial para serem difundidas e multiplicadas de forma interprofissional e colaborativa. Cada equipe assume a coordenação em seu país e a coordenação geral esta no PPGSS/PUCRS. Pretende-se realizar Missões para aprofundamento das parcerias internacionais.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Isabel de Azevedo

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • estudo da distribuição, diversidade genética, relações filogenéticas, suscetibilidade antifúngica in vitro e resposta ao tratamento antifúngico de isolados animais, humanos e ambientais de sporothrix spp.
  • A esporotricose é uma zoonose fúngica com impactos significativos na saúde humana e animal. É considerada endêmica nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Apesar do risco de morte de humanos estar associado a indivíduos imunocomprometidos, a enfermidade gera um elevado custo social devido à dor, risco de infecções secundárias e prejuízos à autoestima do paciente, causados pelas lesões. Para os animais, principalmente para os gatos domésticos, gera alta taxa de letalidade, causando lesões cutâneas extensas com alta carga leveduriforme que contaminam seres humanos, animais e o ambiente. A utilização da técnica moleculares vem demonstrando diferenças genética em cepas Sporothrix spp., indicando, ao contrário do que se acreditava, que se trata de uma população com alta diversidade genética. Essas variações demonstram que a virulência da infecção depende da cepa, onde isolados altamente patogênicos disseminam para uma infecção sistêmica mais facilmente e com uma resposta muito variável aos fármacos de escolha. Diferente da maior parte das espécies, sua ocorrência é restrita ao Brasil e suas características filogenéticas e epidemiológicas ainda não são conhecidas o suficiente para que sejam criadas medidas realmente capazes de controlar a esporotricose zoonótica no país. Para isso, a presente proposta propõe o estudo da distribuição, da diversidade genética, das relações filogenéticas, da resistência antifúngica e da resposta ao tratamento antifúngico de isolados animais, humanos e ambientais de Sporothrix spp., provenientes de Belo Horizonte e região metropolitana, áreas epidêmicas para esporotricose zoonótica. Os resultados desse estudo serão obtidos através de um estudo de caso-controle, ensaios laboratoriais e técnicas moleculares que permitirão estabelecer os fatores espaciais, moleculares e de resistência relacionados à epidemiologia da esporotricose em ambientes urbanos, contribuindo para uma abordagem de saúde única no controle desta
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Isabel Moura Nascimento

Ciências Humanas

Educação
  • o projeto educacional dos intelectuais paranaenses na primeira república e a educação dos negros
  • A pesquisa investigará o projeto educacional paranaense nas publicações dos intelectuais na imprensa do Paraná, nas duas décadas iniciais da primeira República, que disseminavam o pensamento da elite econômica, política e cultural visando a formação do “Novo Homem” e de uma sociedade de acordo com o ideário republicano liberal. Os escritos desses intelectuais defensores do projeto republicano enalteciam a imigração europeia, como estratégia de mudanças sociais e desenvolvimento, sem considerar a presença e participação da população negra. A imprensa no final do século XIX difundia a ideia da expansão da educação, com a criação dos grupos escolares, como redentora da nação e como instrumento de modernização e desenvolvimento, sendo considerada como os pilares que dariam sustentação para construção da nação. A questão central da pesquisa: O projeto educacional proposto pelos intelectuais paranaenses no início da primeira República contemplava algum tipo de educação para a população negra? Como hipótese consideramos que os intelectuais paranaenses defensores do ideário republicano liberal, não tinham intenção em atender a população negra na oferta de educação, tendo em vista a priorização da imigração europeia. A pesquisa tem relevância por possibilitar a discussão e a compreensão do projeto de educação paranaense concebido sob o ideário republicano liberal, que permeava o contexto da primeira República e o processo de invisibilização e discriminação dos negros na ordem republicana. A pesquisa será realizada nas seguintes etapas: Elaborar o estado do conhecimento sobre o tema e o objeto da pesquisa; Realização de levantamento e coleta das fontes históricas da pesquisa (revista e jornais); analisar a proposta educacional dos intelectuais nos artigos publicados na Revista Club Curitibano; Analisar a proposta educacional dos intelectuais nos artigos publicados pelos jornais; Redação de textos com os resultados da pesquisa e divulgação.
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Isabel Toulson Davisson Correia

Ciências da Saúde

Nutrição
  • superfície corporal, composição corporal e estado nutricional: análise do impacto na toxicidade e qualidade de vida de pacientes oncológicos
  • A desnutrição é altamente prevalente em pacientes oncológicos e tem impacto negativo na evolução e no tratamento desses enfermos. Em particular, salienta-se que muitos dos medicamentos quimioterápicos são administrados tendo como base a superfície corporal do indivíduo, o que pode representar risco aumentado de toxicidade, especialmente entre aqueles com importante perda muscular. De sorte que é extremamente relevante que o adequado diagnóstico nutricional e da composição corporal seja feito o mais precocemente na trajetória terapêutica. Contudo, o diagnóstico do estado nutricional e da composição corporal tem sido motivo de controvérsias, em particular, no que tange ao melhor instrumento para ser utilizado nos distintos cenários clínicos e, considerando-se a disponibilidade de instrumentos e os custos associados. Recentemente, foi publicado a Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM) que inclui três variáveis fenotípicas e duas etiológicas, tem como objetivo padronizar o diagnóstico nutricional. Este é alcançado com, pelo menos, a combinação de uma variável fenotípica e outra etiológica. Entretanto, é necessária a validação do GLIM em diferentes contextos clínicos, especialmente entre pacientes oncológicos, com altas taxas de desnutrição. A validação do GLIM deve ser concorrente e preditiva. Assim, além dos instrumentos padrão tais avaliação clínica e circunferências, outros como calorimetria, tomografia computadorizada (TC) e PET-CT poderão auxiliar nesse processo. Para tal, pacientes oncológicos internados no hospital das clínicas da UFMG bem como pacientes ambulatoriais que serão submetidos ao PET-CT serão incluídos no estudo. Todos serão classificados quanto ao grau de desnutrição de acordo com os distintos instrumentos e o GLIM. Ademais, entre os pacientes hospitalizados, desfechos clínicos, tempo de internação e mortalidade serão avaliados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Izabel Chiamolera

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação do status de iodo e exposição aos desreguladores endócrinos na gestação e sua experimentação em modelo de zebrafish
  • O período gestacional é responsável por importantes mudanças na fisiologia tiroidiana, quando ocorre um aumento pela demanda de iodo e dos hormônios tiroidianos. Por sua vez, os hormônios tiroidianos exercem um papel importante durante a gestação pois atende a demanda metabólica da mãe e do feto. Quando ocorre um desequilíbrio nestes hormônios a gestante estará mais exposta a eventos como aborto e trabalho de parto prematuro, além do feto estar sujeito a alterações no desenvolvimento, podendo acarretar danos até na vida adulta. Adicionalmente, fatores externos podem afetar a função tiroidiana, como os desreguladores endócrinos (DEs), que são substâncias químicas naturais ou sintéticas capazes de interferir na função hormonal. Quando essa exposição ocorre durante as chamadas “janela de susceptibilidade” podem gerar danos irreversíveis ao organismo exposto e sua prole. Por isso, o objetivo desse estudo é conhecer o status de iodo e de exposição à plásticos, seus derivados e pesticidas em mulheres gestantes em todos trimestre gestacionais e correlacionar com níveis de TSH do recém-nascido no teste triagem neonatal. Metodologia: Estudo de coorte prospectivo, pacientes gestantes eutiroideas e com diagnóstico de doença tiroidiana atendidas no ambulatório de Tiroide e Gestação UNIFESP e UFOB responderão um questionário de exposição à plásticos e derivados juntamente com anamnese nutricional, a cada trimestre gestacional serão coletadas amostras de urina para dosagem da iodúria, e de diversos DEs (plásticos e pesticidas), além de uma amostra de sangue para avaliação de função tiroidiana. Após o parto será solicitado o resultado da dosagem de TSH realizada no teste de triagem neonatal do recém-nascido. Em uma segunda etapa, animais de experimentação (zebrafish) serão expostos aos principais DEs encontrados nas gestantes para os estudos de mecanismos patológicos de doenças tiroidianas desencadeadas por essas substâncias ou alterações no suprimento de iodo.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Jose Lima da Silva

Ciências da Saúde

Odontologia
  • epidemiologia e diagnóstico das doenças e agravos bucais – rede de cooperação acadêmica entre uepb e ufmg
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual da Paraíba - PB - Brasil
  • Thu Mar 05 00:00:00 BRT 2020-Tue Mar 04 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Laura Costa do Nascimento

Ciências da Saúde

Medicina
  • a interface materno-fetal na infecção pelo sars-cov-2 e investigação da associação com pré-eclâmpsia
  • Introdução: A infecção por SARS-CoV-2 tem grande impacto na gestação, com maior risco de desfechos adversos. Tem sido sugerida maior frequência de pré-eclâmpsia (PE), considerando que o vírus usa receptores (ACE-2) para entrar nas células, que são fundamentais no sistema de regulação da homeostase pressórica. A redução de ACE-2 se associa à PE. No entanto ainda existem muitas dúvidas sobre mecanismos envolvidos na interface materno-fetal, como liberação de fatores angiogênicos e imuno-modulação placentária. O objetivo do estudo é determinar se a infecção por SARS-CoV-2 na gravidez aumenta o risco de ocorrência de PE, com avaliação de alterações na interface materno-fetal, descrição de características morfológicas placentárias, expressão de fatores angiogênicos e caracterização de células imunes. Método: estudo de coorte considerando casos suspeitos/confirmados de COVID-19 incluídos no projeto REBRACO-REde BRAsileira de Covid em Obstetrícia (729 casos incluídos até o momento), para dados maternos e perinatais. Análise secundária, comparando casos positivos e negativos para COVID-19, com e sem diagnóstico de PE. Cerca de 250 casos (da UNICAMP (Campinas) e HCPA (Porto Alegre) tem disponibilidade de amostras biológicas diversas, sendo possível realizar análise morfológica placentária (segundo Consenso Amsterdam, 2016), investigação viral (RT-qPCR e hibridização in situ fluorescente-FISH) e caracterização de células milelóides placentárias (imunohistoquímica e citometria de fluxo). Além da dosagem sérica dos fatores relacionados à angiogênese s-Flit e PlGF (aparelho Roche Cobas, kits de Elecsys® tecnologia de eletroquimioluminescência). Este estudo pretende esclarecer se a infecção por SARS-CoV-2 favorece o desenvolvimento da PE ou se, na gravidade da doença, a lesão endotelial, multissistêmica da sepse por COVID-19 gera alterações PE-like. Isto pode ser fundamental para guiar a assistência e definir o momento do parto, especialmente em casos muito graves e pré-termo.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Laura da Costa Louzada

Ciências da Saúde

Nutrição
  • desigualdades sociais em saúde e nutrição em diferentes ciclos da vida no brasil: distribuição, tendência temporal e projeções
  • “O Brasil não é para principiantes”, dizia Tom Jobim. Nada mais verdadeiro quando o assunto é saúde pública. O compromisso com a melhoria das condições de vida dos brasileiros requer aprofundamento no que concerne à complexidade de um país de tamanho continental, marcado por profundas desigualdades sociais. Nas últimas décadas, o Brasil vem enfrentando uma rápida transição epidemiológica, que reverbera em uma mistura de avanços e retrocessos dos indicadores de saúde. Melhorias substanciais foram observadas nos indicadores de amamentação e desnutrição infantil. Por outro lado, ocorreram pioras importantes nos hábitos alimentares, principalmente pelo aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, além de uma explosão dos casos de obesidade. A disponibilidade de uma série histórica de inquéritos epidemiológicos, que coletam dados de alimentação e nutrição em diversos ciclos da vida juntamente com informações socioeconômicas, permitirá a atualização da tendência temporal desses indicadores, bem como a avaliação da evolução das desigualdades sociais nos mesmos. Além disso, eles permitem o desenvolvimento de modelos preditivos, que podem ser utilizados para estimativas dos indicadores no nível municipal, o que refina as informações que guiarão gestores na definição de prioridades de ação. Utilizaremos dados de consumo alimentar e de obesidade das POFs 2008-9 e 2017-8, PENSEs 2012, 2015 e 2019, PNSs 2013 e 2019 e Vigitel 2006-2019 e indicadores de aleitamento materno de crianças <5 anos do ENANI 2019-20. Os estratificadores sociais serão: sexo, raça/cor, moradia, renda e escolaridade. A desigualdade será avaliada por razões, índice de concentração e de inclinação de desigualdade. Regressões avaliarão mudanças temporais da desigualdade no consumo alimentar e na obesidade. O ENANI será a base empírica para o desenvolvimento de modelos de predição do risco de práticas alimentares não saudáveis passíveis de estimação em nível municipal por meio de modelagem multinível.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Lidia Bueno Fernandes

Ciências Humanas

Educação
  • o direito à cidade para e com crianças e jovens: dispositivos visuais e a ocupação do espaço público
  • Este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de estudos teórico-práticos sobre as temáticas do direito à cidade, jovens das periferias urbanas e sua espacialidade, bem como o uso de dispositivos visuais, ou narrativas destinadas ao diálogo com jovens de quatro cidades, duas brasileiras e duas mexicanas sobre o tema do território em sua complexidade histórica e geográfica. Pretende identificar práticas contra-hegemônicas e ouvir as vozes dos sujeitos em suas espacialidades, bem como identificar os saberes propostos / difundidos e as articulações construídas nesses locais em relação às vivências cotidianas dos sujeitos da pesquisa. O projeto pretende produzir, ao final da pesquisa, um acervo multimídia, com vídeos, fotografias e narrativas desenhadas, além de materiais com objetivos educacionais. Conhecer o diálogo que jovens das periferias urbanas do Distrito Federal Brasileiro, de Niterói, Cidade do México (DF) e San Cristóbal de Las Casas (Chiapas / México), estabelecem entre a vida, a cidade e a escola. A realização da pesquisa justifica-se pela relevância do tema na perspectiva de tecer redes e espaços de escuta, acolhimento, apoio e visibilidade desses sujeitos, essenciais na construção de outro modelo de sociedade. O projeto busca conhecer a realidade dos jovens de 13 a 16 anos nas localidades citadas. A primeira etapa da pesquisa será realizada por meio de pesquisa de campo e pesquisa sobre o acervo de pesquisas anteriores a esta, especialmente no que diz respeito aos dispositivos visuais existentes. Num segundo momento, dialogaremos com os jovens que produziram este material, para estabelecer com eles um protocolo de pesquisa que será utilizado neste projeto. O foco de interesse é saber, por meio desses dispositivos visuais, seu local de residência, infraestrutura urbana, alguns dados sobre o acesso aos bens culturais, equipamentos urbanos e seu envolvimento nas questões da cidade.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Lúcia Bonfleur

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • efeitos obesógenos dos dois herbicidas mais utilizados no brasil: atrazina e glifosato
  • A utilização de agrotóxicos aumenta a produtividade agrícola, porém o consumo de produtos cultivados com estes agroquímicos tem contribuído para o aumento do risco de doenças crônicas degenerativas. No Brasil os herbicidas à base de glifosato (GBH) ou atrazina (ABH) são os mais utilizados, mas estudos demonstram que estes herbicidas podem prejudicar a reprodução, a função hepática e endócrina, e aumentar o risco ao câncer. Contudo, atualmente, somente a atrazina é considerada agente químico desregulador endócrino (DE) e carcinógeno. Portanto, mais evidências científicas são necessárias para que as agências regulatórias, especialmente no Brasil, tenham suporte dos riscos à saúde promovidos por estes herbicidas, e assim reconsiderem suas permissões e valores de exposição. Recentemente, nosso grupo de pesquisa demonstrou que a exposição ao GBH na vida intrauterina prejudica a reprodução em camundongos machos. Nosso estudo foi citado em 2020 pela agência de substâncias tóxicas e registro de doenças dos Estados Unidos, sendo um documento importante para dar suporte à Environmental Protection Agency para classificar o glifosato como DE. A literatura carece de dados que demonstrem se a exposição aos GBH ou ABH podem contribuir para o avanço da obesidade e de suas comorbidades. Assim, nossa hipótese é de que a exposição a estes herbicidas, durante a puberdade ou senescência feminina, promova ações de DEs que alterem a homeostase energética exacerbando a obesidade, esteatose e câncer. Para isso, o metabolismo lipídico, a morfofunção hepática, a adiposidade e o risco ao mieloma serão avaliados em camundongos que serão expostos aos herbicidas na puberdade (machos e fêmeas) ou na pós-menopausa. Além de fomentar a revisão da classificação de risco e do uso desses agentes químicos, os dados do estudo permitirão a formação de Mestres e Doutores, contribuindo para a consolidação dos PPGs envolvidos e fixação destes profissionais especializados nas regiões envolvidas com a pesquisa.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Lucia Cardillo Corrêa Giannella

Ciências da Saúde

Medicina
  • expressão gênica em células do sedimento urinário como indicadora da contribuição dos lípides plasmáticos para a evolução da doença renal no diabetes mellitus
  • A dislipidemia é um fator de risco para a doença renal diabética (DRD), que é a segunda causa-base de ingresso em programa de diálise no Brasil. A trigliceridemia conferiu, em indivíduos com diabetes mellitus (DM) tipo 1 acompanhados no Hospital das Clínicas da FMUSP, um risco de 2,4 vezes para presença de menor taxa de filtração glomerular estimada (TFGe). Neste estudo, será testada a hipótese de que a elevação da trigliceridemia e de ácidos graxos livres (AGLs) circulantes contribua para a evolução da DRD. Ela se baseia na premissa de que o tráfego tubular de albumina enriquecida em AGLs favorece o aporte de lípides às células tubulares, deflagrando vias inflamatórias e pró-fibróticas que se refletem na expressão gênica de células do sedimento urinário. Assim, serão comparados, em indivíduos com DM 1 e 2, em função do declínio da TFGe (declínio renal rápido [DRR] e declínio renal lento ou ausente [DRLA]): 1) a expressão de genes relacionados à captação de AGLs e de albumina (CD36, SLC27A1 [FATP1], SLC27A2 [FATP2)], SLC27A4 [FATP4], FABP1, CUBN [cubilina] e LRP2 [megalina]), à inflamação (interleucinas) e à fibrose (fator de crescimento transformante b) em células do sedimento urinário e 2) o perfil lipídico (incluindo concentrações plasmáticas de AGLs). A expressão dos genes-alvo citados acima e de genes relacionados à apoptose será avaliada em células tubulares renais expostas à albumina enriquecida em AGLs (preparada in vitro ou isolada do soro de indivíduos com DM com diferentes trigliceridemias) após sensibilização prévia em meio de cultura com alta concentração de glicose e com produtos de glicação avançada. A identificação de genes com expressão diferencial entre indivíduos com DRR e DRLA em células renais isoladas de urina, um material órgão específico de fácil obtenção, tem potencial de ser uma abordagem não-invasiva para predizer a evolução da DRD, além de contribuir para o melhor entendimento da participação da trigliceridemia nesta complicação.
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • smart design em tecnologia assistiva: acessibilidade e inclusão
  • Recursos tecnológicos digitais associados a softwares open source oferecem maior acessibilidade, mas requerem conhecimento para o uso eficaz, sem o qual pode ocorrer frustração e abandono do uso da Tecnologia Assistiva (TA). Somado a isso, a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho,SEJUF-PR, aponta a carência de TA que agregue maior efetividade de acessibilidade, informação de uso, higienização, reuso, manutenção e descarte. O desenvolvimento de TA requer métodos colaborativos com abordagem centrada no usuário. Diante das demandas apresentadas, surge a questão de como aplicar uma abordagem sistêmica para um projeto inteligente de TA, incluindo todas as etapas do seu ciclo de vida, aumentando o potencial de interação entre os sujeitos envolvidos no projeto colaborativo e consequentemente ampliando o nível de acessibilidade para as Pessoas com Deficiência (PcD). Neste projeto visamos soluções inovadoras de TA e de Materiais Instrucionais (MI) integrando tecnologia, gestão e informação. Como objetivo geral pretende-se desenvolver um conjunto de soluções que integrem Tecnologias Digitais com TA e Smart Design no projeto, contemplando os seguintes objetivos específicos: a) produção de MI para treinamento e ensino por meio de exploração de tecnologias multimodais e realidade aumentada; b) otimização da produção de órteses por manufatura aditiva e escaneamento tridimensional, e; c) desenvolvimento de sistema de gerenciamento da cadeia informacional de projeto de TA, para o desenvolvimento, treinamento, acompanhamento de uso, manutenção e descarte da TA. Os pesquisadores atuarão conjuntamente, realizando atividades propostas no sistema de gestão informacional de comum acesso. Pretende-se obter os seguintes resultados neste projeto, produtos, sistemas e serviços inteligentes de TA que serão disponibilizados na Plataforma Digital de Tecnologia Assistiva, da SEJUF-Paraná. E, os mesmos serão divulgados à comunidade científica, sociedade e mídias sociais.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Lucia Scroferneker

Ciências da Saúde

Medicina
  • aplicação de espectroscopia no infravermelho com transformada de fourier supervisionada por métodos imunológicos para diagnóstico de paracoccidioidomicose.
  • A paracoccidioidomicose (PCM) é micose sistêmica granulomatosa, causada por fungos termo-dimórficos do complexo Paracoccidioides brasiliensis e Paracoccidioides lutzii que é limitada a América Latina e endêmica em área que se estende do México à Argentina. Com maior incidência dessa micose no Brasil, e o Estado de São Paulo o que apresenta o maior número de casos. O objetivo do trabalho é desenvolver novos métodos diagnósticos baseados em Espectroscopia no Infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) para detectar PMC em soro de pacientes com diagnóstico laboratorial positivo. O diagnóstico de PCM é confirmado a partir da visualização do Paracoccidioides spp. em materiais biológicos. O exame direto do escarro homogeneizado, realizado ao microscópio óptico, permite a identificação do fungo devido à sua morfologia característica de exo-esporulações. Resultados falsos positivos podem ocorrer nas formas diminutas que são confundidas com Histoplasma capsulatum var. capsulatum e Cryptococcus spp. pouco capsuladas. A confirmação é realizada através de testes imunológicos já validados como a imunodifusão dupla (ID). As amostras que apresentarem resultados positivos serão analisadas através da técnica de FT-IR e as amostras negativas serão consideradas como controles, independente de serem positivas para histoplasmose e criptococcose. Os diagnósticos microbiológicos e imunológico serão realizados pelo laboratório de Doenças Tropicais da Faculdade de Medicina de Botucatu sob responsabilidade do Dr. Rinaldo Poncio Mendes. Os testes de ID realizados em Botucatu serão comparados com os resultados dos ensaios de imunodifusão que serão realizados no laboratório de Fungos Patogênicos do Instituto de Ciências Básicas e da Saúde (UFRGS), sob responsabilidade da Dra. Maria Lúcia Scroferneker. Os ensaios por FT-IR (incluindo as etapas de aquisição de impressão digital metabólica, análises exploratória, de classificação e de predição e validação) serão conduzidas nos laboratórios de Espectroscopia no Infravermelho na Central Analítica da UNISC e de Quimiometria-UNISC, sob responsabilidade do Dr. Valeriano Antonio Corbellini. Espera-se que com a avaliação da eficácia dos novos métodos baseados em FT-IR seja possível apresentar uma nova tecnologia com maior possibilidade de acesso a exames diagnósticos para infecções fúngicas invasivas em hospitais públicos terciários e com redução de tempo e custos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Jan 06 00:00:00 BRT 2020-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • avaliação da rede de cuidados à saúde da pessoa com deficiência: um olhar sobre a implantação e a coordenação do cuidado
  • Introdução: A atenção à saúde da pessoa com deficiência no SUS apresentou, nos últimos anos, intensa modificação, incluindo reestruturação da rede de cuidados à saúde da pessoa com deficiência. No Brasil, o acesso aos serviços de reabilitação, em geral, ocorre em períodos tardios e há dificuldades na integração entre diferentes níveis assistências e produção e uso de informação para avaliação. A avaliação da rede poderá apontar ajustes na implantação do plano estadual de saúde, bem como orientar o processo de avaliação das redes de reabilitação em outras regiões do país, apoiando decisões para mudanças. Ademais, conhecendo os obstáculos à integração dos níveis assistências, as áreas da reabilitação poderão compreender e qualificar sua atuação na coordenação do cuidado. Objetivo: Avaliar a rede de cuidados à pessoa com deficiência em Pernambuco na perspectiva da implantação e da coordenação do cuidado. Método: Na primeira fase, será realizado um estudo de avaliabilidade para análise situacional, construção do modelo lógico da rede, além da definição de perguntas avaliativas. Na segunda fase, uma pesquisa metodológica, envolvendo a compreensão, construção e validação de um conjunto de critérios e indicadores que constituirão um instrumento para avaliação da rede. Na terceira fase, será realizado um estudo de caso sobre o estado de Pernambuco para estimativa do grau de implantação, com análise em múltiplos níveis (atenção básica; atenção especializada e centro de especialidades odontológicas; e atenção hospitalar), acrescida da análise do contexto político, estrutural, histórico e da coordenação do cuidado. Considerando todas as fases, serão participantes da pesquisa os profissionais de saúde da área da reabilitação e gestores da rede, alguns deles considerados juízes. Serão realizadas análise de conteúdo das entrevistas, análise estatística de dados quantitativos e cruzamentos das evidências.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • melhoria da qualidade ambiental: redução da poluição de meios aquáticos e reuso de resíduos sólidos
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Mon Jan 27 00:00:00 BRT 2020-Sun Jan 26 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Luiza Tucci Carneiro

Ciências Humanas

História
  • travessias- enciclopédia de artes. literatura. ciências: o legado dos refugiados do nazifascismo. brasil, 1933-2023,
  • O projeto tem como objetivo a construção de uma plataforma digital educacional que favoreça a pesquisa e o ensino à distância com recursos audiovisuais. Travessias, terá a sua versão impressa como uma obra de referência nomeada da Travessias. Enciclopédia de Artes, Literatura e Ciências. Estes dois produtos têm como proposta identificar e promover o legado dos artistas, intelectuais e cientistas (judeus e não-judeus) que, fugindo das violências praticadas pelo nazifascismo na Europa, encontraram refúgio no Brasil a partir de 1933. Daremos destaque aqueles que optaram pelo Eixo São Paulo- Rio de Janeiro, sendo estes os principais centros urbanos receptores dos refugiados, irradiadores de cultura e ciência em nível local, nacional e internacional. No formato de verbetes cruzados, pretendemos reconstituir as trajetórias destes grupos distintos por suas nacionalidades, profissões e produções em múltiplas áreas do conhecimento. Toda a documentação e verbetes serão disponibilizadas no formatos impresso e digital com o objetivo de divulgar este legado material e imaterial para a cultura e a ciência brasileiras. Ao valorizarmos um conjunto de vestígios históricos estaremos revelando a sensibilidade e a criatividade do ser humano diante do novo, a brutalidade perpetrada pelos regimes totalitários durante o Holocausto e, ao mesmo tempo, a fragilidade dos direitos humanos e dos ideais de justiça. O projeto pressupõe sub-produtos: uma série de ações pedagógicas e políticas públicas que ajudem a divulgar esse legado como patrimônio da cultura e da ciência brasileiras.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Madalena Pessoa Guerra

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • projeto de consolidação de programas de pós-graduação da ufrpe
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Jan 08 00:00:00 BRT 2020-Wed Jan 08 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Manuela Camino Feltes

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • obtenção sustentável de alimentos inovadores e com propriedades bioativas visando o fortalecimento de cooperativas de castanha-do-brasil
  • A castanha-do-brasil tem relevância econômica e social para o Brasil, e sua extração, beneficiamento e processamento têm participação expressiva de cooperativas. As castanhas quebradas apresentam valor comercial relativamente baixo, sendo consumidas diretamente ou transformadas para obter óleo e farinha com uso ainda restrito para consumo humano. Então, é particularmente importante propor o aproveitamento integral dessas castanhas quebradas, de modo a obter óleo e farinha de alta qualidade, que possam ainda ser valorizadas para uso em uma dieta saudável. Assim, este projeto objetiva contribuir com conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados à obtenção e caracterização de óleo e farinha de torta de prensagem de alta qualidade, a partir da prensagem a frio da castanha-do-brasil quebrada obtida como produto secundário em cooperativas; de alimentos funcionais com fenólicos antioxidantes e biodisponíveis, a saber: spread e biscoitos sem glúten, utilizando a farinha obtida como coproduto na prensagem; e de receitas culinárias utilizando o óleo, o spread ou os biscoitos, as quais serão divulgadas por meio de cartilha, visando a capacitação dos cooperados. Inovações deste projeto envolvem a agregação de valor a um produto considerado secundário no beneficiamento da castanha; o aproveitamento integral e a diversificação do uso desta oleaginosa; o desenvolvimento de alimentos diferenciados; o estudo do impacto do processamento das castanhas sobre compostos bioativos; e a pesquisa da citotoxicidade dos produtos obtidos. Os resultados poderão reverter em benefícios econômicos e sociais para as comunidades locais, aumentando a competitividade das cooperativas deste derivado amazônico, priorizando a exploração sustentável dos recursos da floresta e o respeito à tradição local, e trazendo oportunidades para o setor. A execução do projeto está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e com os princípios do cooperativismo.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Nov 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024