Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alex Mendonça Bimbato

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • utilização de um método numérico lagrangiano para estudar escoamentos ao redor de corpos rombudos e esbeltos submetidos a efeitos de vibrações induzidas por interferência de esteiras
  • A simulação numérica de escoamentos ao redor de corpos tem sido realizada com a utilização de duas abordagens, a descrição lagrangiana e a descrição euleriana. No método de vórtices discretos, representante mais conhecido dos métodos lagrangianos, discretiza-se a vorticidade presente no escoamento representando-a por uma nuvem de vórtices discretos de Lamb, os quais são criados a partir de fronteiras sólidas e submetidos aos processos de advecção e de difusão da vorticidade. O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de contribuir com o aumento da eficiência computacional do método de vórtices discretos para utilizá-lo na modelagem do problema de vibrações induzidas por interferência de esteiras. Esta aplicação tem como motivação os escoamentos encontrados ao redor de risers em plataformas de petróleo e os escoamentos encontrados ao redor de pás de aerogeradores; sabe-se que, em tais situações, a rugosidade da superfície sólida influencia no desenvolvimento do escoamento e, consequentemente, no comportamento fluidodinâmico do corpo. Dada a complexidade de tais escoamentos, neste primeiro momento os estudos serão concentrados na análise do comportamento fluidodinâmico de corpos rombudos e esbeltos de geometrias mais simples, lisos e rugosos, submetidos a efeitos de vibrações induzidas por interferência de esteiras. Os maiores esforços do presente projeto vão estar direcionados para uma redução dos atuais tempos de simulação numérica associados ao método lagrangiano, que são muito elevados e têm inviabilizado a sua utilização em problemas de engenharia de maior complexidade. Isto será realizado por meio da utilização do método de multipolos rápidos em associação com a técnica da computação paralela para promover a necessária redução de custo computacional e, consequentemente, propiciar a realização de simulações numéricas mais refinadas, necessárias para se elucidar os fenômenos físicos presentes em problemas de vibrações induzidas por interferência de esteiras.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 15/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Alex Pauvolid-Corrêa

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • vigilância ativa de arbovírus e outros vírus enzoóticos no brasil
  • Apesar de mantidos em ciclos de transmissão envolvendo animais silvestres, alguns vírus enzoóticos, como os vírus influenza e vaccínia, podem infectar populações humanas causando importante impacto na saúde pública. A co-evolução de alguns destes vírus e seus hospedeiros têm resultado na adaptação à transmissão entre pessoas o que tem elevado de sobremaneira seu potencial pandêmico, como observado durante a sindemia de COVID-19 e epidemia de monkeypox. A infecção de animais domésticos também pode levar a epizootias que resultam em perda de produção e embargos comerciais com importante impacto econômico. A emergência de vírus transmitidos por artrópodes vetores, ou arbovírus, é de particular importância no Brasil. A recente reemergência da febre amarela e o aumento de casos em humanos e equídeos de febre do Nilo têm levado respectivamente a epizootias de alta letalidade em primatas não-humanos e alto risco de mortandade de espécies de aves silvestres no país. Assim, o conhecimento sobre a circulação de vírus enzoóticos no Brasil tem grande importância não só médica, veterinária e socioeconômica, mas também para conservação das espécies. Estudos retrospectivos mostram que a circulação viral em populações de hospedeiros pode ser observada meses antes da detecção dos primeiros casos clínicos. Neste contexto, a vigilância ativa através da investigação contínua por testes laboratoriais de arbovírus e outros vírus enzoóticos em amostras de animais em períodos é fundamental para o reconhecimento de atividade críptica e detecção oportuna de circulação viral e serve como alerta para ocorrência de epizootias e epidemias. A proposta atual busca através de uma abordagem multidisciplinar e colaboração multi-institucional estabelecer vigilância ativa de arbovírus e outros vírus enzoóticos em Minas Gerais e outras regiões do Brasil, de forma a contribuir para a vigilância epidemiológica e defesa agropecuária no país.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 21/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alex Pizzio da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • capital social étnico e redes relacionais: um estudo acerca do sistema de governaça do artesanato certificado com registros de indicação geográfica no estado do tocantins
  • O foco temático da pesquisa é o estudo do capital social e as redes relacionais como elementos componentes e condicionantes da ação econômica socialmente orientada de produtores de artesanato da cadeia produtiva do capim dourado. No plano teórico-analítico, a pesquisa parte de resultados de investigações anteriores, em revisão de literatura internacional, e assume os pressupostos de que: 1) a ação e as instituições econômicas funcionam tendo por base os aspectos sociais, culturais e históricos; e 2) os atores não definem seu comportamento de maneira atomizada, ao contrário, sua ação intencional está incrustrada em relações sociais concretas. Nesta perspectiva analítica é importante considerar o papel desempenhado pelo capital social, as redes e o problema da imersão (embeddedness) no desenvolvimento de processos e/ou ações que visem o desenvolvimento de comunidades e regiões. Considerando-se esses aspectos o projeto pretende analisar as causas para o insucesso dos processos de implantação e governança da Indicação de Procedência do Artesanato de Capim Dourado, no território do Jalapão – TO. A que se destacar que no ano de 2011 foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial o registro da IG. No entanto, mesmo com a concessão concluída até o momento a implantação e a consequente utilização do selo da IG do artesanato do Capim Dourado não se efetivou. A metodologia deste projeto é de tipo misto e conjuga a pesquisa ação de tipo etnográfico e a análise reticular de tipo estrutural. Nessa pesquisa, as relações sociais são o centro da análise e são consideradas um sistema produtivo específico, delimitado por uma perspectiva cultural, geográfica, econômica e histórica. O público-alvo a ser investigado são as comunidades tradicionais e os atores institucionais que interagem e/ou participam da Associação dos Artesãos em Capim Dourado da Região do Jalapão – AREJA, a qual é a titular do registro da IG e congrega outras 09 (nove) associações afiliadas.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Alexander Henning Ulrich

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • a contribuição de células t-treiandos pelo intestino na doença de alzheimer
  • A doença de Alzheimer (AD) é uma das causas principais da demência afetando mais de 5 milhões de pacientes idosos. Evidência científica sugere que o sistema imune e microbiota do intestino possuem funções críticas tanto na promoção quanto na supressão da AD. Este projeto investigará o eixo imune intestino-cérebro, responsável pela invasão cerebral por células imunes periféricas e pela indução de neuroinflamação e neurodegeneração na AD. Para isso, as células auxiliares Th17, serão treinadas com a microbiota intestinal de camundongos e humanos. A contribuição de células Th17, treinados com microbiota, na patogênese de AD será avaliada sob modulação de bactérias gram-positivas filamentosas segmentadas (SFB) por tratamento com vancomicina, camundongos controle e modelos de doença de Alzheimer (AD) serão alimentados com microbiota de camundongo e humana e a migração de células Th17 dependentes da microbiota intestinal para o cérebro será analisada. A migração de células Th17, produtoras de IL-17A, do intestino para o cérebro será rastreada nas meninges e no parênquima cerebral. Utilizaremos modelos de AD, como camundongos APP/PS1, 3xTG e SAMP-8, e os compararemos com o modelo de AD induzida por estreptozotocina química em testes comportamentais. Os animais que apresentarem sintomas correlatos a AD serão posteriormente analisados em estudos proteômicos e eletrofisiológicos. O treinamento da microbiota Th17, bem como a análise do tecido cerebral, serão feitos pela equipe da Prof. Eunha Kim, Korea University (KU) em Seoul, enquanto a alimentação dos modelos de AD, bem como a proteômica, sequenciamento de RNA, biologia computacional, eletrofisiologia, determinação expressão de marcadores sinápticos e estudos comportamentais serão feitos pela equipe brasileira coordenada pelo Prof. Henning Ulrich.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2023-30/11/2026