Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marta Olivia Rovedder de Oliveira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • relacionamento consumidor-marca no metaverso: impactos no valor da marca e no desempenho da empresa
  • As evoluções nas tecnologias e no mundo digital alteram as formas como os consumidores se relacionam com as marcas. Nesse contexto, o metaverso representa uma grande oportunidade para as marcas e empresas, uma vez que o valor global do metaverso pode estar na casa dos trilhões (McKinsey, 2022). Entretanto, os estudos atinentes aos relacionamentos entre consumidor-marca no contexto do metaverso são incipientes e a academia carece de estudos que avaliem os retornos dos investimentos realizados pelas empresas no metaverso. Dessa forma, o presente projeto pretende estudar os construtos relacionados ao consumer-brand relationship no contexto do metaverso e seu impacto sobre o valor da marca e sobre o desempenho de empresas de capital aberto que investem no metaverso. Estudos teóricos e exploratórios prévios (e.g. Jin, 2021; Leong, She & Sun, 2022; Duan, Dai & Yu, 2022) argumentam que as marcas podem formar relacionamentos mais profundos com consumidores no metaverso, o que geram hipóteses relativas a um impacto positivo no valor da marca e no desempenho empresarial. Contudo, tais relações não foram analisadas empiricamente previamente. Assim, incialmente serão realizadas a pesquisa bibliográfica e a revisão sistemática da literatura para a melhor compreensão e especificação dos construtos, das hipóteses e do modelo teórico a serem estudados. Após, serão coletados dados de fontes secundárias sobre o metaverso, valor da marca e indicadores de desempenho das empresas com capital aberto atuantes no metaverso. Também serão realizadas entre entrevistas com experts do assunto, empresas que atuam no metaverso e usuários do metaverso. Com essas informações, será realizada uma pesquisa survey no Brasil, seguida pela sua replicação em Portugal, para averiguar influencias culturais e ou de mercados econômicos distintos. Por fim, serão triangulados os dados de todas as etapas. Além das contribuições teóricas a um campo emergente, subsídios gerenciais serão fornecidos por este estudo.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Marta Suely Madruga

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • valorização dos méis de abelhas apis mellifera produzidos com floradas da caatinga paraibana a partir do conhecimento do potencial nutracêuticos
  • A apicultura é considerada uma atividade promissora no Brasil, no entanto, estudos com enfoque na avaliação de marcadores nutracêutico e químicos de méis de abelhas são particularmente inexistentes quando se refere a méis produzidos em floradas da Caatinga. O objetivo da proposta é fomentar a apicultura da Paraíba, através da identificação de marcadores em méis de abelhas Apis mellifera produzidos com floradas da Caatinga. O projeto visa fortalecer as atividades de apicultura no sertão paraibano (cidade de Catolé do Rocha), a fim de garimpar aspectos de qualidade de micronutrientes com origem geográfica e botânica por meio de fitoquímicos que podem ser associados aos efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e antimicrobianos. A identificação e quantificação destes compostos responderá à hipótese de que o mel de Apis mellifera da florada da Caatinga apresenta potencial nutracêutico, químico e nutricional único considerando a diversidade vegetativa da região. A valorização do mel também envolverá a criação de um padrão de qualidade e identidade botânica do mel de florada da Caatinga utilizando a quimiometria com análises NIR e volatilômica, técnicas rápidas e que se contextualizam dentro do novo conceito da química verde. A proposta tem a participação de pesquisadores da UFPB, UFCG, Universidade de Extremadura/ Espanha, Gov. Estado da Paraíba, Cooperativa de mel COOAPIL. Através dos resultados que serão obtidos neste estudo espera-se contribuir para o conhecimento da composição química e do efeito terapêutico do mel das abelhas Apis mellifera em floradas da caatinga, auxiliando produtores na busca de Identificação Geográfica de Origem e, por conseguinte, ser um adicional fator propulsor da expansão da produção e comercialização, da competitividade no mercado de alimentos, contribuindo para fortalecimento da agricultura familiar, sustentabilidade ambiental, e do desenvolvimento econômico e social, especialmente na região do sertão paraibano.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026