Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vania dos Santos Nunes Nogueira

Ciências da Saúde

Medicina
  • efetividade e segurança do bortezomibe no tratamento do mieloma múltiplo e avaliação do impacto orçamentário de sua incorporação no sus
  • Objetivo: avaliar os efeitos do bortezomibe na sobrevida geral, sobrevida livre de progressão, qualidade de vida, adesão, eventos adversos e mortalidade relacionada ao tratamento em pacientes com mieloma múltiplo, tanto na primeira linha quanto na recidiva. Introdução: O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia maligna incurável caracterizada pela proliferação clonal de plasmócitos que representa cerca de 1% de todas as neoplasias e 10% das hematológicas. O bortezomibe é um dos medicamentos mais utilizados no tratamento de primeira linha e recidivas subsequentes, e foi recentemente incorporado ao sistema público de saúde brasileiro, resultando em um acréscimo importante ao limitado arsenal terapêutico para portadores de MM neste cenário e, consequentemente, há expectativa do ganho de sobrevida global em pacientes que anteriormente não tinham acesso a novos medicamentos, população predominante no Brasil. Critérios de inclusão: Esta revisão considerará desenhos de estudos experimentais e quase-experimentais, incluindo estudos controlados randomizados, estudos controlados não randomizados, antes e depois dos estudos e estudos de séries temporais interrompidos. Além disso, estudos observacionais analíticos, incluindo estudos de coorte prospectivos e retrospectivos, serão usados. Métodos: pesquisaremos Embase, Medline, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Ensaios Clínicos Controlados da Colaboração Cochrane e incluiremos estudos que compararam: 1) regimes de tratamento semelhantes, com combinação de bortezomibe (intervenção) e sem associação de bortezomibe (1); 2) regimes de tratamento diferentes contendo bortezomibe (intervenção) e não contendo bortezomibe (1). Dois revisores extrairão independentemente os dados dos resultados e o risco avaliado de viés. Realizaremos uma avaliação do impacto orçamentário da sua incorporação no SUS, perspectiva do SUS, horizonte temporal de 5 anos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Sat Dec 04 00:00:00 BRT 2021-Thu Nov 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Vania Grim Thies

Ciências Humanas

Educação
  • modos de produção e participação nas culturas do escrito por pomeranos da região sul (século xx)
  • O projeto está ancorado na perspectiva da História Cultural (BURKE, 2005; CHARTIER,1989) com foco na história da cultura escrita (práticas de escrita e leitura). A proposta tem como objetivo geral verificar os modos de participação nas culturas do escrito (GALVÃO, 2010) pelo grupo étnico pomerano, no sul do Rio Grande do Sul, a partir de indivíduos, famílias ou grupos das comunidades rurais da região sul no século XX. Os pomeranos são um grupo étnico oriundo da região da Pomerânia. Se instalaram no sul do Rio Grande do Sul, na Serra dos Tapes, em meados do século XIX, na região meridional do RS, nos municípios de Pelotas, Canguçu e São Lourenço do Sul (THUM, 2010, WEIDUSCHADT, 2007). O problema mobilizador do projeto é: como e por que os pomeranos guardam os registros escritos em seus arquivos pessoais entre as diferentes gerações, tendo por base seus os aspectos culturais? O que guardam e por que guardam? A hipótese é de que os materiais escritos dão sentidos simbólico aos aspectos culturais entre os pomeranos. O conceito de cultura escrita problematizado está ancorado na acepção antropológica utilizado por Galvão (2010) considerando-a como “o lugar – simbólico e material – que o escrito ocupa em/para determinado grupo social, comunidade ou sociedade” (GALVÃO, 2010, p. 218). As pesquisas sobre os pomeranos tem o foco na imigração, escolarização e aspectos culturais (DREHER, 2000; WEIDUSCHADT, 2007, THUM, 2010,), porém, ainda não há investigação específica sobre os modos de participação e produção dos artefatos escritos que analisem a relação simbólica entre a participação desse grupo étnico nas culturas do escrito (GALVÃO, 2010). Será realizada a coleta de materiais escritos (manuscritos e impressos) para salvaguarda no centro de memória e pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales - UFPEL). Junto de cada coleta de dados, serão realizadas entrevistas dialogadas sobre o uso dos materiais junto aos doadores.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025