Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Nilce Vieira Campos Ferreira

Ciências Humanas

Educação
  • rede de pesquisa quilombos: observatório de instituições escolares e circularidade de modelos educacionais para a educação quilombola em mato grosso e rondônia
  • Esta proposta de pesquisa “Rede de Pesquisa Quilombos: Observatório de Instituições Escolares e Circularidade de Modelos Educacionais para a Educação Quilombola em Mato Grosso e Rondônia” tem como objetivo mapear, historiar e analisar a história da educação e circularidade de modelos educativos nas instituições escolares e na formação de professores quilombolas. As contribuições do universo conceitual e de diálogos com outros campos históricos trazidos pela Nova História Cultural, os princípios de triangulação na pesquisa científica, entrecruzada com fontes documentais, e orais, compõe a proposta metodológica. Ressalta-se que pesquisas sobre instituições quilombolas e suas práticas educativas encontram-se ainda invisibilizadas e ocultas na História da Educação brasileira. Problematiza-se: Quais são, onde estão, como as instituições escolares organizam práticas educativas e como ocorre a circulação de modelos educacionais para a população quilombola e para a formação de professores quilombolas. A hipótese é de que a educação quilombola e a circulação de modelos educativos ocorre por meio de encontros promovidos pelas associações comunitárias e escolas quilombolas, por meio de reuniões e estudos de manuais e/ou livros ou formação continuada para profissionais de educação, conferências e outros eventos, tanto em Mato Grosso e Rondônia. Essa hipótese, por sua vez suscita outras questões: Quantas e como estão organizadas as escolas quilombolas? A que população e há quantos estudantes atende? Quais os níveis e modalidades de ensino? Como ocorre o processo de circulação de modelos educacionais para a formação tanto na educação básica quanto para a formação docente quilombola? A relevância desta investigação se justifica ao analisar, registrar e ampliar o conhecimento da história de instituições escolares e a circulação de modelos educacionais em contextos quilombolas, configurando o contexto da educação em quilombos de Mato Grosso e Rondônia.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026