Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tonantzin Ribeiro Gonçalves

Ciências Humanas

Psicologia
  • avaliação psicofisiológica de estresse por meio de sensores vestíveis – projeto wearhealth
  • O desenvolvimento de biosensores tem permitido avanços nos estudos sobre o estresse e ampliado as possibilidades de aplicações práticas na atenção à saúde e em tratamentos psicoterápicos, embora sejam incipientes as pesquisas no Brasil. Assim, o presente projeto interdisciplinar objetiva investigar os processos psicofisiológicos de reatividade ao estresse usando biosensores para avaliação eletrocardiográfica (ECG), eletrodermal (EDA) e eletromiográfica (EMG). O projeto é composto por três estudos com abordagem pré-experimental e experimental que incluirá 200 participantes, da população em geral, entre 18 e 60 anos e com no mínimo ensino médio. O Estudo 1 visa testar e validar a detecção de medidas pelos biosensores por meio de estudos de caso, utilizando-se medidas de cortisol salivar e instrumentos estabelecidos para validação durante a indução de estresse com os experimentos: Trier Social Stress Test (TSST), Stroop e o International Affective Picture System (IAPS). O Estudo 2 utilizará o IAPS e o Stroop em experimentos cruzados para verificar as relações entre a reatividade psicofisiológica ao estresse agudo, medida pelos sensores, com comportamentos de saúde e aspectos psicológicos como autopercepção de estresse, ansiedade, preocupação, indicadores de transtornos psiquiátricos comuns, resiliência e vivência de adversidades na infância. O Estudo 2 ainda irá comparar a reatividade ao estresse entre pessoas com e sem indicadores de transtornos psiquiátricos comuns. Por fim, o Estudo 3 investigará a relação entre medidas psicofisiológicas de repouso e a presença de morbidades psiquiátricas e uso de drogas, incluindo os participantes dos Estudos 1 e 2 e os que não forem elegíveis para os experimentos. Os resultados contribuirão para ampliar a compreensão sobre como os processos de estresse se relacionam com aspectos psicológicos e com comportamentos de saúde para subsidiar o desenvolvimento de dispositivos vestíveis para detecção remota de estresse.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Trícia Maria Ferreira de Sousa Oliveira

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • identificação e caracterização genômica de tripanossomatídeos em animais domésticos e flebotomíneos (diptera: psychodidae: phlebotominae) de área endêmica para leishmanioses no noroeste do estado de são paulo
  • Trypanosomatidae é uma família de protozoários parasitos de uma ampla variedade de vertebrados, invertebrados e plantas. Nessa família, o gênero Leishmania se destaca pela sua importância em Saúde Pública, especialmente, em países em desenvolvimento. Estudos recentes têm demonstrado a importância do isolamento, identificação e caracterização de protozoários tripanossomatídeos, que circulam nas diversas populações animais de áreas endêmicas. Em consonância, a análise de genoma completo (Whole Genome Sequencing – WGS) de protozoários surge como uma poderosa ferramenta para melhor caracterizar antigos e novos patógenos em saúde humana e veterinária. Sendo assim, os objetivos dessa pesquisa serão de diagnosticar, isolar e caracterizar por WGS, protozoários da família Trypanosomatidae que naturalmente infectam animais domésticos e dípteros flebotomíneos em área endêmica para leishmanioses no noroeste do estado de São Paulo, Brasil. Para isso, cães e gatos de abrigos do município de Ilha Solteira serão submetidos a um inquérito epidemiológico para a detecção e isolamento de tripanossomatídeos. As amostras clínicas serão submetidas a testes parasitológicos, sorológicos e moleculares, e isolamento em cultivo. Concomitantemente, um inquérito entomológico para flebotomíneos (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) será realizado nos abrigos, com os mesmos objetivos. Os protozoários isolados dos animais domésticos e flebotomíneos serão submetidos ao sequenciamento de WGS em plataforma Illumina® para a caracterização genômica. Nossos resultados podem fornecer informações mais completas a respeito das espécies de protozoários Leishmania spp. e/ou outros tripanossomatídeos que circulam nas populações de animais domésticos e flebotomíneos, no contexto epidemiológico de um município do noroeste paulista. Dessa forma, contribuir com o melhor entendimento da epidemiologia das leishmanioses e outras tripanossomoses na região e embasar medidas de vigilância e controle adequadas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Tsai Siu Mui

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • o modelo feedback planta-solo: restauração ecológica de solos de áreas degradadas na amazônia e mata atlântica
  • Em ecossistemas florestais, as árvores são as principais responsáveis por definir as interações que ocorrem acima e abaixo do solo. Através da deposição de serrapilheira, as espécies vegetais fornecem a maior fonte de matéria orgânica acumulada sobre o solo, que suporta comunidades de organismos capazes de decompor compostos celulares vegetais e devolver componentes minerais e orgânicos ao ambiente. Além disso, de acordo com sua biomassa vegetal, as espécies podem influenciar as propriedades bióticas e abióticas do solo através da regulação da temperatura e do fornecimento de habitats para diferentes espécies. Todas essas alterações causadas no solo pelas plantas e o impacto que têm sobre o solo, são definidas como feedback planta-solo (Plant Soil Feedback, PSF). Recentemente, demonstrou-se que PSF tem também um papel fundamental no funcionamento dos ecossistemas e na estruturação das comunidades microbianas, guiando, inclusive, processos atuantes na restauração ecológica. A proposta de PSF é introdução de microbiota ativa de solo amazônico considerado de alta biodiversidade (Terra Preta da Amazônia) e de serapilheiras de áreas florestadas, utilizando técnicas de biologia molecular, além de análises estatísticas e de bioinformática. Consiste em uma visão multidimensional, englobando a microbiota e suas inter-relações ou co-ocorrências em casa de vegetação e em busca de bioindicadores para rastrear suas ocorrências nas áreas de campo e obter subsídios para futuros programas de restauração florestal. Neste projeto, estaremos avaliando em três sub-projetos a cronossequência do estabelecimento de espécies arbóreas - Cecropia sp. (embaúba), Acacia mangium (acácia) e Schizolobium amazonicum (paricá) e do desenvolvimento de quatro espécies muito sujeitas a cortes ilegais-Handroanthus caraíba (ipê amarelo), Copaifera langsdorffii (copaíba), Jacaranda copaia (jacarandá) e Vouacapoua americana Aubl. (acapu), tanto em casa de vegetação (PSF) como em cinco áreas de campo.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Túlio de Almeida Hermes

Ciências da Saúde

Medicina
  • efeito do extrato fracionado da soja no músculo distrófico de camundongos mdx.
  • O influxo de cálcio se destaca como um dos principais mecanismos que levam à degeneração muscular na distrofia muscular de Duchenne (DMD). O cálcio em níveis elevados no citoplasma passa a se concentrar na mitocôndria das células musculares distróficas, levando a ativação da enzima ciclofilina D (CypD), que em conjunto de outras proteínas contribuem para o fenômeno de Transição da Permeabilidade Mitocondrial (TPM), intensificando a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) desencadeando o estresse oxidativo, processo inflamatório e em conjunto, apoptose. A modulação do receptor estrogênico beta (ER-ß), demostrou inibição da CyoD em estudos prévios. A utilização do extrato de soja fracionado em camundongos mdx, mostra-se promissora pela ação das isoflavonas na modulação do ER-ß. Estudos prévios demonstrou que a administração da isoflavona genisteína apresenta efeito benéfico camundongos mdx. A administração do extrato da soja, contendo quantidade equivalente de genisteína, se mostrou mais potente do que a própria genisteína isolada na inibição da proliferação do câncer de mama em camundongos. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo verificar o efeito do extrato fracionada da soja sobre músculo distrófico de camundongos mdx. Os animais serão tratados com extrato da soja contendo fração mínima de 2mg/kg de genisteína. Durante o tratamento será feito teste de suspensão de quatro membros para mensuração da força muscular. Após os tratamentos, os músculos, tibial anterior, extensor digital longo, diafragma e bíceps braquial serão coletados e utilizados para avaliar o estresse oxidativo, o sistema antioxidante enzimático, indicadores inflamatórios e apoptose, através de analises histológicas, bioquímicas e por Western Blotting. O sangue será coletado para quantificação da creatina quinase (CK), bem como os rins e fígado para observar possível toxicidade dos tratamentos. A análise estatística dos resultados será One Way ANOVA seguido de Tukey.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025