Projetos de Pesquisa

 

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Simério Carlos Silva Cruz

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia da universidade federal de jataí e o “bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil”
  • A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Jataí e o “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, faz parte do movimento institucional de divulgação da produção acadêmica para o público, realizado anualmente com o apoio do MCTIC, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. O evento será realizado em parceria com as instituições públicas de ensino municipais e estaduais e rede privada de ensino fundamental I e II, ensino médio e educação tecnológica, com o objetivo de levar a todas as esferas e faixas etárias informações sobre o papel do conhecimento científico como ferramenta para a mudança social, visando a redução da desigualdade e o desenvolvimento humano e sustentável de um povo, o que favorece o alargamento da ação social da nossa universidade sobre a comunidade externa. A proposta possui duas ações: Feira de Ciências (18 e 19 de outubro), onde serão apresentados produtos, processos e serviços da UFJ selecionados para a comunidade em geral e, principalmente, para os alunos da educação fundamental, do ensino médio e do ensino profissionalizante/técnico da rede pública e particular de Jataí e Municípios vizinhos. E o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), onde os estudantes poderão se inscrever para a apresentação de trabalhos, participação em minicursos, palestras e oficinas. Durante a apresentação de trabalhos de forma oral, haverá a oportunidade de contextualizar e problematizar informações dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes visando o desenvolvimento do método científico nas diversas áreas do conhecimento. Além disso, haverá a possibilidade de estimular debates acerca do papel da mulher na ciência e o interesse de meninas em todas as áreas de CT&I, assim como contribuir para sua maior participação e inserção nas atividades de divulgação científica, o que favorece o alargamento da ação social da nossa universidade sobre o público externo.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Simério Carlos Silva Cruz

Outra

Multidisciplinar
  • semana digital de ciência e tecnologia da universidade federal de jataí
  • A Semana Digital de Ciência e Tecnologia da UFJ faz parte do movimento de divulgação da produção científica para o público, realizado anualmente com o apoio do MCTIC, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Para isso, a proposta possui duas ações: Feira de Ciências (20 e 21 de outubro) - durante a realização da “Feira de Ciências” serão apresentados produtos, processos e serviços da UFJ selecionados para a comunidade em geral e, principalmente, para os alunos da educação fundamental, do ensino médio e do ensino profissionalizante/técnico da rede pública ou particular de Jataí e Municípios vizinhos. Em alinhamento ao item 1.2.1 (CNPq/MCTIC Nº 06/2021) parcerias serão formadas com Secretarias de Ensino dos municípios Cavalcante, São Domingos, Portelândia, São Miguel do Araguaia, Doverlândia, Perolândia, Serranópolis, Caiapônia, Aporé e Aparecida do Rio Doce, que de acordo Censo Demográfico 2010 (IBGE) figuram com menor IDHM do estado de Goiás. Além dos munícipios supracitados a Semana Digital da Universidade Federal de Jataí: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, contemplará a sociedade em geral. Para a Feira de Ciências serão realizados minicursos e exposições da produção acadêmica. Esses estudantes poderão se inscrever para a apresentação de trabalhos além, participação de minicursos, palestras, oficinas e workshop. Os pesquisadores da UFJ, juntamente com graduandos e pós-graduandos organizarão todo material digital necessário para levar as informações mais relevantes aos participantes do evento. As Secretarias de Educação do Município de Jataí e demais municípios anteriormente citados se responsabilizarão pela divulgação da “Feira de Ciências” com foco nos estudantes da rede municipal e estadual de ensino. 2. VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Inovação, CONEPE (20 e 21 de outubro) – com esta ação objetiva-se promover o intercâmbio de conhecimentos entre as Instituições de Ensino Superior, Médio, Educação Tecnológica e Fundamental I e II, além de toda a comunidade de Jataí e cidades vizinhas, por meio da temática central “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A temática do evento também se encontra em consonância com as diretrizes do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI), integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os pesquisadores da UFJ, juntamente com graduandos e pós-graduandos organizarão todo material digital necessário para levar as informações mais relevantes aos participantes do evento. As Secretarias de Educação do Município de Jataí e municípios vizinhos se responsabilizarão pela divulgação da “Feira de Ciências” focando nos alunos da rede municipal e estadual de ensino.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
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Simone Alves Pacheco de Campos

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o processo de aprendizagem organizacional à luz da aprendizagem transformadora: a construção de uma instituição de ensino superior sustentável
  • O lócus deste projeto orienta-se na investigação de IES e o seu processo de aprendizagem organizacional em direção à sustentabilidade. O argumento central reside na premissa de que uma IES é aquela que se situa no terceiro nível da aprendizagem, denominado transformador, de modo a transmitir tal lógica em sua gestão, bem como no ensino, pesquisa e extensão. Nesta perspectiva, uma instituição sustentável terá percorrido processos de aprendizagem organizacional que darão suporte para uma gestão de transição para sustentabilidade em nível de estabilização, em ao menos uma das escalas da perspectiva multinível (macro, meso ou micro), em vista de ocasionar transformações sociais. Diante disso, este projeto tem como objetivo propor um framework para a compreensão da aprendizagem organizacional em IES, a partir de tipologias organizacionais, para construção de uma IES Sustentável. Para isso, se desenvolverá uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, a partir de casos múltiplos holísticos. A primeira etapa, classificada como exploratória, será feita por meio de análise documental e dados secundários, visando conhecer o panorama das ações e práticas de sustentabilidade das universidades brasileiras, a partir dos documentos institucionais. As IES a serem investigadas, nesta primeira fase, fazem parte do Ui GreenMetric – Word University Rankinings e são signatárias dos Principles for Responsible Management Education (PRME). Na segunda etapa, descritiva por meio de estudo de caso, as unidades de analise serão sei IES brasileiras presentes no Ui GreenMetric. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores dessas instituições, além de análise documental, e observação in loco, configurando, assim triangulação dos dados. Será realizada análise de conteúdo e a construção de uma matriz de análise, contando com o apoio do Software Nvivo.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Simone Coutinho Cardoso

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • radioterapia flash: aspectos físicos e biológicos
  • A eficácia terapêutica da Radioterapia é limitada pelo fato de alguns tumores serem radiorresistentes às doses convencionais de tratamento, definidas pelos níveis de tolerância dos tecidos normais. Recentemente, evidências sugerem que aumentar a taxa de dose para níveis extremamente altos (fator 1000) fornece benefícios notáveis em termos de preservação do tecido normal sem comprometimento de eficiência terapêutica [1]. Essa é a proposta da Radioterapia Flash, considerada como tendo o potencial de ‘revolucionar a Radioterapia’ [2]. A RT Flash ainda não foi totalmente implementada clinicamente. Somente um paciente foi tratado até hoje [3]. Existem diversas questões em aberto que entrelaçam os efeitos físicos, químicos e biológicos da radiação no corpo humano, tornando indispensável uma abordagem multidisciplinar. Algumas destas serão estudadas nesse projeto: • Como realizar a dosimetria em campos de altíssimas taxas de dose? TLDs e filmes radiocrômicos são usados em RT convencional e serão testados em feixes de fótons de altas taxas de dose. • O efeito Flash é dependente da presença de Oxigênio no meio. Quais são os mecanismos físicos, químicos e biológicos? Estudaremos as duas hipóteses principais na literatura [1]: se os efeitos são decorrentes de diferenças específicas da célula na capacidade de se recuperar dos danos causados por espécies reativas de oxigênio ou por auto aniquilação de radicais por recombinação biomolecular. • Quais são os danos causados no DNA pela alta taxa de dose? O tipo de dano causado pela radiação ao DNA está relacionado ao tipo de morte celular produzido pela radiação, sendo uma medida do sucesso do tratamento. Estas questões serão abordadas através de experimentos realizados em feixes clínicos de RT convencional e no síncrotron SIRIUS; além de simulação pelo Método de Monte Carlo. [1] Med. Phys. 0:1–14, 2021 [2] Phys. Med. Biol. 65:23TR03, 2020 [3] Radiotherapy and Oncology 139:18–22, 2019
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025