Projetos de Pesquisa

 

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Sandra Rolim Ensslin

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • gestão do desempenho organizacional do setor portuário: características e demandas emergentes que levem à gestão do desempenho sustentável
  • A prática da Avaliação de Desempenho (AD) orienta os atores organizacionais para o alcance dos objetivos e a manutenção ou o aprimoramento da performance, por meio interativo das atividades de mensuração e de gestão de desempenho organizacional. Recentemente, a literatura tem relatado consequências das características dos setores das organizações que geram demandas no processo de Gestão do Desempenho Organizacional. Constatou-se, na literatura, ausência do ‘olhar’ das características do setor portuário e do alinhamento das ferramentas e Sistemas de Avaliação de Desempenho (SADs) usados na gestão portuária. Justifica-se a preocupação com esse setor devido a mais de 85% do tráfego de cargas, realizado mundialmente, passarem pelo meio marítimo, o que leva a um aumento da poluição e dos impactos ambientais em áreas portuárias, causando danos à saúde humana e ao meio ambiente. Assim, este Projeto tem por objetivo investigar as demandas no processo de Gestão do Desempenho Organizacional do Setor Portuário advindas das características próprias do setor, das emergentes e singulares da organização, a fim de entendê-las e propor insights para auxiliar a atividade de gestão. Para tal serão feitas revisões de literatura com base no instrumento Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) e construções de SADs nas organizações portuárias selecionadas norteados pela metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C).O processo de desenvolvimento dos modelos/SADs para gestão será feito em constante interação com os coordenadores/gerentes portuários, por meio de entrevistas e posteriormente legitimado pelos mesmos.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Sandro Benedito Sguarezi

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • tecnologia social e competitividade em organizações autogestionárias de catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva da reciclagem no estado de mato grosso
  • O problema da geração de resíduos sólidos é grave na sociedade contemporânea. Porém, as organizações de Catadores de materiais recicláveis vêm dando respostas bastante sustentáveis, pois geram trabalho e renda, estimulam a economia local, promovem a conservação ambiental, a saúde pública e empoderam politicamente. O objetivo geral é analisar de forma autogestionária os limites e as possibilidades da melhoria do arranjo produtivo associativo de Catadores de materiais recicláveis do Estado de Mato Grosso e da consolidação e competitividade dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) propensos a associar-se na Rede Autogestionária de Cooperativas e Associações de Catadores de Resíduos Sólidos do Estado de Mato Grosso (Rede CATAMATO). O problema de pesquisa indaga: quais os desafios da Autogestão no processo de consolidação de cooperativas de segundo grau (redes)? Esse tema apresenta muitas lacunas teóricas, é pouco estudado na área de Administração, e os resultados dessa investigação podem desvelar o problema. A hipótese que se apresenta é: a autogestão é fundamental na consolidação de (redes) cooperativas de segundo grau. Falta uma cultura de participação efetiva das pessoas no processo de tomada de decisão na sociedade e nas organizações. As pessoas são educadas para competir, não para cooperar, daí a necessidade problematizar essa questão, a autogestão, pressuposto da radicalização da democracia leva ao protagonismo cidadão e ao empoderamento desses trabalhadores. A pesquisa propõe uma abordagem interdisciplinar, pela pesquisa-ação, pela incubação de Tecnologia Social numa relação dialógico-crítica alinhadas a Educação Popular utilizando-se de metodologias consolidadas pelos pesquisadores envolvidos. Espera-se produzir inovação tecnológica emancipatória dos sujeitos da pesquisa que possibilite a retroalimentação das políticas públicas e o avanço na direção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Sandro Campos Amico

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • nanocompósitos de epóxi e partículas carbonáceas com propriedades superiores
  • Esta proposta tem como ideia central investigar os efeitos do uso de nanomateriais à base de carbono, tais como grafeno (GF), grafeno oxidado (GO) e pontos quânticos de carbono (CQDs), como aditivos modificadores da interface polímero/carga em compósitos para aplicações avançadas. Um dos grandes desafios no preparo de compósitos epóxi/fibra de carbono (CF) consiste em garantir a dispersão e distribuição homogêneas da carga na matriz, de modo que a microestrutura e o comportamento reológico e de cura resultantes favoreçam a obtenção de propriedades finais adequadas. Os métodos mais utilizados na compatibilização carga-matriz baseiam-se na funcionalização covalente da carga e no uso de dispersantes específicos, estratégias capazes de interferir nas propriedades finais dos sistemas dependendo do teor de carga incorporado. É necessário, portanto, formas alternativas de preparo destes compósitos. Uma das possibilidades é o uso dos nanomateriais carbonáceos como aditivos modificadores da interface carga-matriz. A incorporação de CQDs em sistemas epóxi/CF já se mostrou eficiente no aumento da interação fibra-resina. Entretanto, não há inda na literatura informação suficiente a respeito da influência destes aditivos na microestrutura, reologia e na cinética de cura dos compósitos resultantes. Como metodologia, este estudo avaliará solubilidade, dispersão, características reológicas e de cura do sistema com as diferentes nanocargas, além de caracterizações experimentais e de modelamento multi-escala das propriedades tribológicas (atrito, desgaste, microdureza), elétricas e mecânicas (fluência, fadiga) dos nanocompósitos. A partir dessa investigação, potenciais aplicações destes sistemas como revestimento e em situações que requerem elevado desempenho (mecânico, entre outros) poderão ser viabilizadas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Sandro de Castro Pitano

Ciências Humanas

Educação
  • educação para a cidadania global e justiça socioambiental: análise comparativa de experiências na américa latina
  • O projeto integra-se aos esforços de organizações governamentais e da sociedade civil para atender o objetivo que nos documentos da Unesco é definido como desenvolvimento sustentável. Volta-se para uma temática urgente da educação na atualidade brasileira e internacional: a necessidade de enfocar, de maneira conjugada, a cidadania em uma visão ampliada e a sustentabilidade ambiental integrada com a justiça social. Busca-se promover um repensar da educação, não apenas incluindo mais uma disciplina sobre cidadania ou educação ambiental nos currículos ou a realização de eventuais atividades extracurriculares. A escola certamente será parte fundamental na educação que deverá ser desenvolvida, mas ela deverá ser parte integral de todos os processos sociais nos quais se materializa. A centralidade da pesquisa consiste em identificar e analisar experiências sobre cidadania global e justiça socioambiental em desenvolvimento junto às instituições CEAAL e CLACSO, compreendendo seus princípios e repercussões, visando potencializar experiências educativas voltadas para a cidadania global e a justiça socioambiental na América Latina, articulando-as com experiências de outros continentes. Indaga sobre quais saberes e práticas proporcionam condições para o desenvolvimento de uma internacionalização solidária, com ênfase na interconectividade entre justiça social e sustentabilidade ambiental. A metodologia se fundamenta em três eixos articulados: a) as metodologias participativas e a sistematização de experiências; b) os estudos comparados; c) a metanálise a partir de diversas pesquisas disponibilizadas nos sites do CEAAL e do CLACSO. Os três eixos serão desenvolvidos por meio de uma abordagem transdisciplinar, pois seu objeto extrapola o escopo das particularidades disciplinares. A pesquisa poderá proporcionar um laboratório de experimentação de outras concepções e formas de educação, difundindo experiências relevantes para a construção de uma cidadania intercultural e crítica.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025