Projetos de Pesquisa

 

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Melania Maria Ramos de Amorim

Ciências da Saúde

Medicina
  • análise das mortes maternas por covid-19 e por causas não-covid ocorridas nos estado da paraíba e pernambuco entre os anos de 2020 e 2022
  • CENÁRIO: muito tem se analisado sobre o cenário de saúde da mulher em toda sua fase reprodutiva e periodo gravídico e puerperal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou um impactante aumento mundial do número de mortes maternas entre os anos 2020 e 2022, em função da pandemia de COVID-19. A razão de mortalidade materna no Brasil, em 2021, retrocedeu duas décadas, com impacto em todos os estados do país, especialmente no Nordeste. HIPÓTESES: características basais são semelhantes, porém há mais falhas assistenciais nos óbitos por COVID-19. OBJETIVOS: analisar de forma comparativa as mortes maternas por COVID-19 e por causas não-COVID ocorridas nos estados da Paraíba e Pernambuco entre os anos 2020 e 2022. MÉTODOS: trata-se de um estudo do tipo observacional, descritivo e de corte transversal que será realizado a partir da análise de dados públicos do Sistema de Informação da Mortalidade (SIM), das fichas de notificação e investigação de óbitos dos estados da Paraíba e Pernambuco, bem como dos prontuários hospitalares dos casos de morte. Serão incluídos todos os óbitos maternos ocorridos nessas localidades entre os anos de 2020 e 2022. Um formulário padronizado será criado para o estudo, e os prontuários hospitalares serão consultados para completar a investigação. A análise descritiva será feita utilizando tabelas de distribuição de frequência, medidas de tendência central e de dispersão. Para as variáveis numéricas, contínuas, de distribuição normal, será calculada a média com seu respectivos desvio-padrão (DP). Para as variáveis sem distribuição normal, discretas e ordinais, será obtida a mediana e o intervalo interquartil (IIQ). Para comparação das mortes COVID-19 e não-COVID em ambos os estados será usado o teste qui-quadrado de associação e o teste exato de Fisher, quando pertinente, para variáveis categóricas e os testes t de Student ou Mann-Whitney para variáveis numéricas.
  • Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - PE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
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Melby Karina Zuniga Huertas

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o ensino de data analytics nos cursos de administração de empresas no brasil
  • O avanço tecnológico proporciona às empresas duas vantagens essenciais: a análise detalhada de dados sobre os consumidores e cidadãos e a disponibilidade crescente de informações em bancos de dados na nuvem. Isso permite que as empresas ofereçam ofertas altamente personalizadas e adaptadas às preferências individuais dos consumidores ou de segmentos de mercado. Mas, para isso, as empresas precisam de profissionais preparados para lidar com dados. Nesse cenário, cursos de graduação tradicionais como Administração de empresas precisam formar um profissional preparado para atender a essa demanda crescente do mercado, ou seja, entregar egressos preparados para extrair o maior benefício dos dados disponíveis para suportar a tomada de decisões. Nessa linha, as novas DCNs orientam desde 2021 mudanças nos cursos de graduação em Administração. Se trata de um processo de adaptação em andamento, carente de subsídios que auxiliem na tomada de decisões. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é propor um processo para implementar o ensino de Data Analytics (DA) nos cursos de Administração no Brasil. Dele se desprendem quatro objetivos específicos: i) identificar as melhores práticas de ensino de ciência de dados na Administração; ii) preparar um o diagnóstico do estágio atual do ensino de ciência de dados nos cursos de graduação em Administração no Brasil; iii) identificar as necessidades do mercado quanto às competências e habilidades em ciência de dados de profissionais de administração; iv) validar uma proposta para implementação do ensino de ciência de dados em cursos de Administração. Nesse propósito, após a revisão da literatura sobre o tema, serão realizadas pesquisas mistas atendendo a cada objetivo específico. Espera-se gerar subsídios que contribuam com o aprimoramento dos cursos de graduação em Administração no Brasil.
  • FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026