Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Franciane Diniz Cogo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • i mostra científica na uemg: fortalecimento de escolas e comunidades rurais por meio da educação em solos
  • A presente proposta prevê a consolidação de um espaço de experimentação em Ciência Agrária e da Terra para a interação com escolas rurais de Ensino Fundamental de Passos. O projeto prevê a organização de uma Mostra Científica nas escolas rurais e na Unidade Acadêmica de Passos da UEMG. Esse envolve a participação de professores da área de Ciência Agrária e da Terra, além do Núcleo de Estudos e Pesquisa Revisão Sistemática e Meta-Análise e Ciência do Solo. Por fim, tem em vista assistir à necessidade de popularização da ciência produzida na comunidade acadêmica.
  • Universidade do Estado de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Dec 10 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Francielle Baptista

Outra

Divulgação Científica
  • 19ª semana nacional de ciência, tecnologia e inovação 2022 – a comcam comemora o bicentenário da independência e os 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil!
  • O tema da 19ª edição da SNCT é o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, o qual estimula a reflexão a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento da nação. Nesse contexto foi elaborado o projeto para realização da “19ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2022 – a COMCAM COMEMORA O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA E OS 200 ANOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO BRASIL!”, a ser realizado na região da COMCAM, pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2). A proposta consiste na realização de atividades estruturadas no contexto dos 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, de forma presencial e remota, visando contribuir com o desenvolvimento da criatividade dos estudantes e da comunidade para descobertas sobre a importância da ciência, tecnologia e inovação para a sociedade. Será desenvolvida a Mostra de popularização do conhecimento científico e Exposição do conhecimento Indígena com a aldeia Guarani Verá Tupã i, na praça da igreja matriz e em feiras de produtores locais. Será realizado um mini programa sobre o Bicentenário da Independência e os 200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, a ser divulgado no cinema e em programa de televisão locais e mídias sociais. Haverá divulgação nos ônibus urbanos, com adesivagem nos vidros traseiros. A parte cultural será realizada com a exposição de fotografia dos estudantes do Ensino Fundamental: 100 anos da Semana de Arte Moderna nos 200 anos da Independência do Brasil. Haverá mini-Hackathon e visita ao planetário da UTFPR para estudantes do Ensino Médio ou Fundamental. Também, haverá palestra on line sobre as Perspectivas para o futuro da ciência no Brasil. Na região da COMCAM, há significativo espaço para o desenvolvimento de políticas de fomento regional, principalmente as focadas na educação e divulgação científica voltada para estudantes da educação básica.
  • Instituto Integrado - PR - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Francielle Baptista

Outra

Multidisciplinar
  • 18ª semana nacional de ciência, tecnologia e inovação 2021 – implementando a transvesalidade na educação na comcam
  • O tema da 18ª edição da SNCT é a “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, o qual alinha-se aos indicadores brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam estimular formas de progresso, baseadas no crescimento econômico, proteção ao meio ambiente e igualdade social, que atendam às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas necessidades. Na educação básica brasileira os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) são descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para promover a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento. Entre os TCTs abarcados pela BNCC está a Ciência e Tecnologia, com objetivo de despertar o interesse e a vocação dos estudantes para áreas importantes para o desenvolvimento do país. Nesse contexto foi elaborado o projeto para realização da 18ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2021 – IMPLEMENTANDO A TRANSVESALIDADE NA EDUCAÇÃO NA COMCAM, na região da COMCAM, pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2). A proposta consiste na realização de atividades estruturadas no contexto da transversalidade da ciência, tecnologia e inovações de forma presencial, híbrida e remota (de acordo com a necessidade de distanciamento social causada pela COVID-19), visando contribuir com o desenvolvimento da criatividade dos estudantes e da comunidade para descobertas sobre a importância da ciência, tecnologia e inovação para a sociedade. Será desenvolvida a palestra” O que você quer ser quando crescer?” que abordará a transversalidade da ciência e tecnologia no enfretamento e resolução de problemas, expectativas e desafios pessoais e regionais. Serão realizadas as atividades Educação maker e inovação, Mini-Hackaton, Construção e lançamento de foguetes, Mostra: Arte, ciência e cotidiano, Visita ao planetário. Como eventos de comunicação científica serão realizados Podcast em mídias sociais de amplo acesso sobre a transversalidade no enfrentamento da Covid-19 no Brasil, a live Lugar de mulher é onde ela quiser (inclusive na pesquisa científica!) e criação e divulgação de peças para mídias sociais sobre a SNCT Transversalidade. Na região da COMCAM, há significativo espaço para o desenvolvimento de políticas de fomento regional, principalmente as focadas na educação e divulgação científica voltada para estudantes da educação básica. Nesse sentido, torna-se relevante a realização da SNCT na COMCAM, para promover sensibilização para o desenvolvimento científico e tecnológico e contribuir para o desenvolvimento dos ODS na região.
  • Instituto Integrado - PR - Brasil
  • Wed Oct 06 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Francielle de Oliveira Chagas

Ciências Humanas

Educação
  • mostra de ciências ifam campus tefé: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil - entender o passado e projetar o futuro do coração da amazônia
  • A presente proposta é produzir a “Mostra de Ciências IFAM Campus Tefé: 200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil - Entender o Passado e Projetar o Futuro do Coração da Amazônia” a ser realizada durante o evento da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM – Campus Tefé, cujo tema é: Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, que será realizado no período de 17 a 22 de outubro de 2022. A presente proposta enquadra-se na Linha C - Atividades relacionadas ao Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, item “i” Feira ou Mostra de Ciências – Apresentação de trabalhos científicos de estudantes (em equipes ou individualmente), dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e/ou privadas de municípios onde ocorrerão outros eventos e/ou atividades da SNCT 2022. A mostra de ciências objeto desta proposta visa dar protagonismo e estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, estimulando a materialização de ações transversais e produção de tecnologias sociais que respeitem os territórios e territorialidades das populações que vivem no município de Tefé e seu entorno. Com a finalidade de consolidar a realização deste evento, o IFAM/Campus Tefé contará com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Francimara Souza da Costa

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • cooperativismo como mecanismo de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no estado do amazonas.
  • A agricultura familiar no Amazonas apresenta diversos entraves que podem ser melhorados por meio do cooperativismo. A extensão geográfica e a sobiodiversidade da região congregam formas específicas de sistemas produtivos e socioreprodutivos, requerendo estratégias de desenvolvimento diferenciadas, adaptadas às diferentes realidades de produção, comercialização e meios de vida. Apesar do potencial do cooperativismo para prover a inclusão socioeconômica das populações rurais, o número de cooperativas agrícolas do Estado é insuficiente, e aquelas que existem, encontram-se enfraquecidas. As organizações têm baixo nível de gestão, baixa adesão e participação de cooperados, além de dificuldades de acesso a processos de comercialização, que incidem na dependência das cooperativas estritamente ao mercado institucional. Este projeto continuará estudos iniciados em 2018, no âmbito da Chamada CNPq/SESCOOP Nº 007/2018 (Fraxe et al, 2021) e parte da hipótese que o cooperativismo tem impactos positivos sobre o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Amazonas. Pretende-se aprofundar e aprimorar os indicadores inicialmente utilizados e ampliá-los para possíveis usos a nível regional e nacional, além de ampliar o trabalho para a construção de indicadores capazes de melhorar a governança das cooperativas e a qualidade dos produtos ofertados. O estudo será conduzido a partir de entrevistas, análises laboratoriais, análise de dados secundários e atuará sobre a formação de recursos humanos na área do cooperativismo agrícola. Acredita-se que estudos que subsidiem as formas de criação e implementação de cooperativas e incentivem o cooperativismo em áreas rurais podem fortalecer a agricultura familiar no Estado, visto que é o sistema agrícola predominante. Somente por meio de organizações coletivas será possível o enfrentamento das dificuldades, especialmente relacionadas ao escoamento da produção.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Thu Nov 17 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Ciências Humanas

Educação
  • mostra científica – pesquisa e inovação em foco
  • O Rio Grande do Norte é um dos maiores produtores de energia eólica, uma energia limpa e importante para o setor econômico do país e do estado no contexto de crise hídrica. A mesorregião do mato grande concentra parte significativa dos parques eólicos instalados em território potiguar, estando a cidade de João Câmara no plano nacional de energia acessível e limpa. Em termos de biotecnologia, bioeconomia e biomas ela está inserida no contexto do semiárido, tendo por caraterística a vegetação caatinga e por economia de subsistência a agricultura e o beneficiamento da castanha de caju, nos 44 assentamentos, sendo o mais conhecido o Amarelão. Neste contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-Campus João Câmara corrobora os projetos estratégicos de desenvolvimento regional em termos de desenvolvimento humano, oferecendo cursos técnicos de nível médio e superior, nas áreas de energias renováveis, eletrotécnica, administração, informática e física. É uma instituição fundamental à educação na região, considerando que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de João Câmara é de 4,37, sendo a meta 4,4. Para o estado do Rio Grande do Norte, este índice é de 4,7, sendo a meta nacional 6,0. Por outro lado, no contexto do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), sabe-se que o letramento científico é imprescindível e, portanto, a proposta de mostra científica destinada às escolas de ensino básico colabora com a inserção das pessoas nesta sociedade da biotecnologia, em suas dimensões diversas e privilegiando o desenvolvimento científico e tecnológico a partir da mostra científica Pesquisa e Inovação em foco. A equipe do evento é constituída por pesquisadores experientes, professores de ensino básico, estudantes de graduação e bolsistas de iniciação científica e prevê a participação de docentes, agentes educativos e estudantes de ensino básico do município de João Câmara-RN.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Francineide Pereira da Silva Pena

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • formação para implementação da rede de atenção à saúde para pessoas com doenças crônicas no estado do amapá
  • As Doenças Crônicas Não Transmissíveis-DCNT há mais de três décadas são causas de preocupação e de desafios ao sistema único de saúde, aos profissionais e aos gestores de saúde, na atenção a essas demandas que cresce de forma avassaladora, sendo evidenciadas como principal causa de morbimortalidade que comumente geram custos sociais imensuráveis. Observa-se que muito já se construiu e avançou na esfera política da atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas. Por isso é importante que os profissionais se familiarizem com as propostas do SUS para melhor atender à demanda, em especial, que sejam habilitados para atender não só as características físicas e biológicas da doença, mas, também ampliem o olhar para o contexto cultural, familiar, social e ambiental em que se relacionam e vivem. O objetivo geral desta proposta será instituir processo de formação em modelos de cuidados em doenças crônicas, disponibilizando conteúdos e tendências de modelos para subsidiar a implementação da rede de atenção à saúde de pessoas com doenças crônicas para a tomada de decisão, gestão participativa em saúde, prática profissional interdisciplinar para o seguimento da pessoa com doença crônica na atenção primária à saúde, geração de conhecimento no âmbito do SUS, por meio de instrumentos e conteúdos que serão trabalhados, visando promover conhecimento e aplicabilidade em municípios do estado do Amapá. O desenho metodológico proposto para capacitação/ qualificação dos profissionais e gestores da saúde será o uso da metodologia da aprendizagem ativa, dentre as quais elegeu-se a metodologia ativa do arco de Maguerez e da espiral construtivista, combinando aulas teóricas, dinâmicas de grupo, aplicação prática e avaliação do aprendizado. O local de realização será nos dos municípios: Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque, a escolha se deu pelo contingente populacional representando os maiores para o estado do Amapá, cuja previsão do tempo de três anos. A população participante será constituída pelos profissionais e gestores de saúde dos referidos municípios, e amostra será do tipo probabilística sistemática, a ser calculada conforme o levantamento em cada município. Para coleta de dados serão utilizados três instrumentos, um questionário para identificação do perfil sociodemográfico de profissionais e gestores, e um formulário com perguntas abertas para o perfil profissional cuja finalidade será mapear as competências, habilidades, atitudes, fragilidades e potencialidades relacionadas a atenção primária a saúde para pessoas com doença crônica, um questionário de avaliação pré e pós formação, para mapear a satisfação e aprendizagem nos cursos de formação. Para análise dos dados será criada uma base de dados no programa Excel 2012, cuja base será recortada e transposta para programa estatístico – Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 22.0 (dados quantitativos) e Software Iramuteq (dados qualitativos). Dentre os resultados esperados lançamento de uma linha temática que se apresenta escassa na prática clínica do atendimento e do cuidado na atenção primária a saúde -APS das pessoas com doença crônica no estado do Amapá; identificação e conhecimento de evidencias das análises situacionais no modelo de atendimento, bem como o saber e o fazer dos profissionais e gestores, para implementar a rede de atenção a saúde para pessoas com doenças crônicas, e suas respectivas linha de cuidados para atender as necessidades de saúde desta demanda nos municípios em questão.
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • Wed Dec 02 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Francini Lube Guizardi

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • a prática docente na fiocruz: os docentes e as perspectivas para sua formação
  • A Fundação Oswaldo Cruz, centenária instituição de ciência e tecnologia em saúde, possui robusta oferta educacional: são mais de 10.000 matrículas anuais, em todos os níveis educacionais, exceto a graduação, com cursos e programas que abrangem amplo espectro das áreas do conhecimento. Tal oferta é realizada por suas unidades técnico-científicas, localizadas no Rio de Janeiro e em outras 10 unidades da federação. A compreensão sobre as características da prática docente na Fiocruz, e de como se dá a formação desses professores é uma demanda colocada para a instituição. A literatura científica sobre a formação docente para a pós-graduação afirma a necessidade de se repensar essa formação, à luz das grandes transformações econômicas, sociais, culturais e políticas que trazem implicações importantes para a atuação docente na educação superior. Neste contexto situa-se a discussão sobre a natureza, o sentido, os desafios e soluções da prática docente em uma instituição como a Fiocruz. A pesquisa tem como objetivo geral: “compreender as características da prática docente e da formação voltada para esta prática na Fiocruz, de modo a apoiar a melhoria da educação na instituição”. Isto será alcançado pela identificação das modalidades e espaços de práticas docentes na Fiocruz; pelo conhecimento dos perfis docentes, assim como das expectativas e percepções dos professores sobre a educação e a prática docente na Fiocruz. Também será estudado o que leva o servidor a iniciar atuação em docência, e a identificação de suas percepções sobre necessidades de formação. Por fim, a pesquisa buscará levantar e sistematizar as experiências de formação docente já existentes na Fiocruz. Esperamos que o maior entendimento das identidades docentes e dos perfis a elas associados, nos permitam situar a diversidade de lugares, necessidades programáticas, experiências e sentidos da prática docente, como base para apoiar a construção do programa institucional para formação docente.
  • Fundação Oswaldo Cruz - DF - Brasil
  • Thu Jul 28 00:00:00 BRT 2022-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Francione Oliveira Carvalho

Ciências Humanas

Educação
  • mirando arte no ensino médio: um panorama do ensino e aprendizagem da arte na zona da mata mineira
  • Esta pesquisa pretende mapear como ocorre o ensino e a aprendizagem da arte no Ensino Médio da Zona da Mata Mineira a partir da BNCC a ser implementada no ano de 2022. A reflexão e a criação de novos dados sobre o Ensino Médio no Estado de Minas Gerais se fazem urgente, principalmente em relação ao ensino da arte, para auxiliar na compreensão dos obstáculos, dos impactos das políticas públicas nacionais e estaduais e na elaboração de possíveis estratégias que possam colaborar no crescimento qualitativo da educação neste segmento. No Ensino Médio o componente Arte está inserido na área de conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Documentos e diretrizes nacionais, inclusive a BNCC, promulgada em 2018, propõem que a arte seja discutida e vivenciada na escola a partir das suas múltiplas linguagens e em conexão com o cotidiano dos alunos. Recomendam que ao longo do Ensino Médio os/as estudantes tenham oportunidades de ter experiências significativas com a linguagem cênica, musical, visual, audiovisual e híbrida. Diversos estudos apontam o Ensino Médio como o segmento da Educação Básica que mais problemas enfrenta para alcançar suas metas, agravados ainda mais pela pandemia de Covid 19. Entre os diversos fatores, destaca-se a falta de identidade e a clareza dos objetivos a serem alcançados pelos estudantes. Essa situação agrava-se ao pensarmos no componente Arte, pois seus profissionais ainda enfrentam cotidianamente o desafio de ter que legitimar a Arte enquanto área de conhecimento fundamental na escola. O estudo será desenvolvido a partir da abordagem qualitativa do tipo etnográfica em quatorze colégios de sete microrregiões da Zona da Mata Mineira. Esperamos produzir dados que colaborem na compreensão dos impactos das políticas públicas nas escolas da região, como também, na melhoria da formação docente oferecida pelas instituições federais localizadas na Zona da Mata Mineira.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francis Trombini de Souza

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • desenvolvimento e validação de um dispositivo microeletromecânico vestível para detecção automática de quedas e quase-quedas durante atividades de mobilidade diária de adultos idosos comunitários
  • A detecção automática e objetiva de episódios de quase-quedas por meio de dispositivos vestíveis (wearables) tem contribuído para identificação precoce de pessoas idosas com alto risco de cair. No entanto, até o momento, nenhum estudo desenvolveu e avaliou a acurácia e precisão desse tipo de dispositivo vestível para detectar e diferenciar tipos diferentes de quase-quedas durante atividades cotidianas de mobilidade ativa de pessoas idosas em seus espaços de vida. Além disso, nenhum estudo tentou distinguir os eventos de quase-quedas de quedas reais ou de movimentos inerentes às atividades de mobilidade ativa nessa população. O objetivo desse estudo é desenvolver e validar um dispositivo microeletromecânico vestível de baixo custo produzido no Brasil para detecção automática de quase-quedas e quedas reais ocorridas durante atividades de mobilidade ativa nos espaços de vida de adultos idosos comunitários. Para isso, teremos três etapas: (1) Desenvolvimento e validação de prova de conceito de um dispositivo vestível; (2) Validação do dispositivo em ambiente controlado (laboratório de biomecânica) e (3) Validação do dispositivo usado durante atividades de mobilidade ativa no cotidiano de adultos idosos comunitários. Para as etapas 1 e 2, será usado um sistema de oito câmeras optoeletrônicas (Prime 13, OptiTrack, EUA) e um sensor inercial comercial já validado (ActivPAL, Scotland). Na etapa 2, 30 adultos jovens serão avaliados em ambiente controlado (laboratório de biomecânica) para validação de algoritmos de inteligência artificial (IA) utilizados para identificar e diferenciar os episódios de quase-queda, quedas reais e atividades de mobilidade ativa usual. Na etapa 3, 50 adultos idosos usarão, diuturnamente, o dispositivo vestível ao longo de 3 meses para que possamos validá-lo para identificação e diferenciação de episódios de quase-queda, quedas reais e atividades de mobilidade ativa no dia a dia.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francisca Izabel Pereira Maciel

Ciências Humanas

Educação
  • alfabetização e letramento no brasil: o estado do conhecimento no século xxi
  • A pesquisa é de caráter bibliográfico e caracteriza-se como um levantamento e uma avaliação da produção acadêmica e científica em alfabetização e letramento de crianças, enquanto processos de aquisição das habilidades da leitura e da escrita e seus usos sociais na escolarização da criança. Em uma análise preliminar constatamos, nas últimas décadas, um aumento significativo do ponto de vista quantitativo de teses e dissertações sobre alfabetização e letramento, no Brasil. Entretanto, a ausência desse tipo de pesquisa retrata que, as pesquisas produzidas não ultrapassam, em geral, os limites da área acadêmica, sendo inclusive pouco socializadas, o que permite supor que tem sido pequena sua contribuição na luta contra o reiterado fracasso da escola brasileira em alfabetizar as crianças. Nesse sentido, esse projeto propõe realizar o levantamento e análise do conjunto ( corpus) das produções acadêmicas compostas de teses e dissertações produzidas nos programas de pós graduações ( mestrado, mestrado profissional e doutorado). A análise será feita à luz primordialmente de categorias que identifiquem, em cada texto e no conjunto deles, as facetas sob as quais o fenômeno da alfabetização e do letramento vêm sendo investigados e analisados. As categorias e os cruzamentos que orientarão a análise deverão identificar os assuntos privilegiados pela produção; os pressupostos teóricos; os conceitos de alfabetização e letramento; o tipo de pesquisa realizada (ensaio, relato de experiência, estudo de caso, pesquisa de intervenção, histórica, documental , etc.) e principais conclusões e/ou considerações a que chegaram os pesquisadores/autores. Para levantamento dos dados utilizaremos índices bibliográficos, Portal da CAPES e IBICT. Pretende-se não só realizar o levantamento, análise bem como demonstrar as evidencias dos pesquisadores brasileiros sobre alfabetização e letramento no século XXI.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francisco Bruno de Lima Holanda

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • olimpiada brasileira de matemática
  • A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), realizada desde 1979 e indo para sua 43a edição, é a mais tradicional olimpíada científica de nosso país. Além da difusão da Matemática e da busca de talentos para a Ciência, ela também influencia significativamente a educação básica, promovendo a melhoria do ensino de Matemática nas escolas e estimulando professores a adquirir novos conteúdos e técnicas de ensino. Atualmente, nossa sociedade realiza um grande esforço para descobrir, cada vez mais cedo, os jovens com aptidão e talento especial para a pesquisa em todas as áreas da ciência, a fim de oferecer-lhes condições que permitam desenvolver seus talentos mais profunda e rapidamente do que aquelas proporcionadas pelo ensino tradicional. Na área da Matemática, mais de 100 países adotam programas nacionais de Olimpíadas de Matemática, que detectam de forma eficiente, ainda nas escolas fundamental e secundária, os jovens talentos para esta ciência e áreas afins. Além da difusão e impacto na melhoria do ensino, as Olimpíadas de Matemática aproveitam o gosto natural dos jovens pela competição. Elas têm sido realizadas em diversos níveis e mobilizado milhares de alunos anualmente. Ao final do processo, destacam-se os mais talentosos. A partir daí, no Brasil, esses talentos recebem estímulos das mais variadas formas, desde bolsas de iniciação científica a bolsas de mestrado do CNPq através do programa PICME, e das mais variadas instituições, dentre as quais citamos o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), IME, ITA, PUC–Rio, UFAL, UFBA, UFC, UFES, UFG, UFMG, UFPB, UFPI, UFRGS, UFRJ, UFRN, UFSC, UNICAMP, USP, além de várias outras universidades e escolas.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Francisco Bruno de Lima Holanda

Ciências Humanas

História
  • olimpíada brasileira de matemática (obm)
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Francisco Carlos Palomanes Martinho

Ciências Humanas

História
  • tessituras do biográfico: modos de pensar, fazer e ensinar
  • O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o biográfico a partir de três dimensões que, embora autônomas, dialogam entre si: 1. O pensar biográfico, procurando discutir teoricamente a tradição biográfica, seus problemas como gênero historiográfico e suas interfaces com outras áreas de conhecimento (filosofia, literatura, linguística etc.); 2. O fazer biográfico, ou seja, ele buscará refletir sobre a produção de biografias propriamente ditas, nossos objetos e nossas escolhas narrativas; 3. O ensinar biográfico, de modo a buscar alternativas e métodos que permitam desconfinar os estudos biográficos do espaço universitário e apontar caminhos para sua utilização nos ensinos médio e fundamental, na produção de livros didáticos e paradidáticos, bem como volta-la para um público mais amplo não pertencente ao espaço acadêmico.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francisco Celio Maia Chaves

Ciências Agrárias

Agronomia
  • melhoramento de sacha-inchi na amazônia central
  • A sacha-inchi (Plukenetia volubilis L.), nativo da região tropical de sudamérica, com grande potencial como fonte de ômega 3, 6 e 9 natural e poderoso antioxidante. Serve como fonte de alimentos (óleo de cozinha, almendras torradas e farinha), fármacos (ômega 3, 6 e 9), cosméticos (envelhecimento precoce e rugas). Para iniciar o cultivo de sacha-inchi no Brasil, é necessário ter variedades melhoradas. Assim, é necessário selecionar e propagar genótipos com alta produção de sementes, conteúdo de óleo e resistência a doenças em experimentos eficientemente desenhados. Acessos da coleção de sacha-inchi da Embrapa Amazônia Ocidental apresentam alta variação no rendimento de óleo da semente, entre 10% a 58%, bem como o rendimento de sementes e alta prevalência de sintomas do tipo Fusarium afetando a produção. Ademais, não tem estudos de polinização controlada que permitam o cruzamento dos genótipos selecionados. As novas variedades devem ter as seguintes características: alto rendimento de sementes, alto conteúdo de óleo e resistência a doenças de solos na região da Amazônia. Este ideotipo de planta é importante, pois o rendimento de planta está relacionado positivamente com o rendimento de óleo, ademais, o controle de doenças na cultura é de interesse fitotécnico do produtor. Deste modo, a avaliação de acessos da coleção da Embrapa Amazônia Ocidetal, que estão sendo conduzidos sob desenho experimental adequado e a introdução de novos acessos permitirá selecionar eficazmente genótipos com características comerciais e fitotécnicas superiores. Ademais, conhecer a maturidade fisiológica das flores do sacha-inchi contribuirá a melhorar a polinização controlada de genótipos superiores. Contudo, como ainda não existe protocolo de polinização manual, a polinização natural isolando matrizes no campo e casa-de-vegetação será uma opção viável.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francisco das Chagas Vasconcelos Júnior

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • uso da informação das previsões subazonal e sazonal no setor de recursos hídricos e agricultura
  • A intensidade e a frequência de veranicos e Secas Repentinas (Flash Droughts) afetam a irrigação, a agricultura, o nível dos reservatórios e os múltiplos usos da água. A tomada de decisão associada a esses eventos é geralmente realizada com base em previsões do tempo e previsões sazonais. No entanto, eventos de curta e média duração demandam prognósticos numa escala de tempo intermediária, cuja lacuna é preenchida com a previsão subsazonal. O presente projeto busca utilizar a previsão subsazonal-sazonal para aumentar a frequência da atualização dos prognósticos com foco no gerenciamento dos reservatórios e na produtividade agrícola do Ceará, agregando informações provenientes do monitoramento, dos modelos atmosféricos, hidrológicos e agrícolas. Propõe-se o desenvolvimento e a implantação de um sistema operacional de informação climática integrada, com três pilares principais: o primeiro relacionado aos modelos atmosféricos de previsão subsazonal-sazonal, o segundo referente ao acoplamento entre a modelagem atmosférica, hidrológica e agrícola, e o terceiro associado à criação de um sistema operacional web para visualização por parte dos usuários. Pretende-se com isso subsidiar a tomada de decisões em diferentes setores da sociedade na escala temporal de 5 a 50 dias, acoplando esta informação ao monitoramento e à previsão sazonal, historicamente produzida pela FUNCEME. O uso de informação de modelos subsazonais é uma tarefa desafiadora, uma vez que as contribuições das condições iniciais da atmosfera e de contorno dos oceanos tropicais exercem pouca influência na habilidade preditiva dos modelos, quando comparadas a outras escalas temporais de curto e longo prazo. O projeto utilizará informações dos modelos do projeto Subx e do modelo da previsão sazonal da Funceme, do modelo hidrológico SMAP e do modelo agrícola Noah-MP-Crop, com uma página da web, sitiada na FUNCEME, para viabilizar a divulgação dos resultados e efetividade da informação nas tomadas de decisão.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francisco de Assis Esteves

Ciências Biológicas

Ecologia
  • integrando a dimensão espacial, temporal e social no funcionamento e biodiversidade de ecossistemas costeiros no norte fluminense
  • Este projeto representa a continuidade de um esforço multidisciplinar de pesquisas em ecossistemas de restingas e lagoas costeiras, utilizando a área do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba como um sítio PELD (Sítio RLaC) desde a criação do Programa, em 1999. Ao longo dos últimos 20 anos as pesquisas do PELD Sítio RLaC consolidaram o conhecimento atual sobre esses ecossistemas no Norte Fluminense. A importância dos ambientes de restinga reside no fato desse sistema marginal da Mata Atlântica, localizado no ecótono entre o continente e o oceano e, portanto, em constante remodelação pelos oceanos, abrigar uma alíquota da diversidade de outros ecossistemas limítrofes, vivendo em condições severas de estresse hídrico. Dessa forma, as espécies desse sistema e as comunidades que se estabeleceram são muito plásticas, o que permitiu sua sobrevivência nesse ambiente. Essa nova etapa do PELD irá manter monitoramento de longa duração do fito e zooplâncton, crustáceos semi-terrestres, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos, estudando também estudos fenológicos com espécies de maior Valor de Importância, cuja a produção será relacionada aos ciclos populacionais de pequenos mamíferos, além do ciclo do carbono. Esse monitoramento busca responder à questão científica do PELD que é a avaliação dos efeitos das mudanças climáticas, mais precisamente da variação anual e plurianual da precipitação e temperatura sobre os processos ecossistêmicos de ciclagem de carbono, dinâmica de populações e invasões biológicas (gramíneas, peixes e mamíferos não nativos) dos ambientes de restingas e lagoas costeiras. Apesar do sítio estar em unidade de conservação, esses ecossistemas e a biodiversidade podem ser influenciados por um mosaico de paisagens adjacentes ao longo da planície costeira e zona úmida do Norte Fluminense, passíveis de identificação e descrição, dada a diversidade de ambientes aquáticos e usos e coberturas dos solos. Através da Ecologia e Geoquímica da Paisagem iremos ampliar a área de análise do sitio englobando a planície costeira/zona úmida na sua integridade, avaliando a influencia dessa região nos ecossistemas de restinga e lagoas costeira do PARNA através do ciclo hidrológico, transporte de carbono e as atividades humanas que se utilizam do recursos naturais da região. De forma pioneira, o projeto incorpora estudos socioambientais que tentam compreender ações multiplicadoras promovidas pelo PARNA por meio da atuação de conselheiros e grupos sociais que dependem da restinga. A divulgação científica do projeto prevê uma série de ações, com o objetivo de acessar diferentes grupos de tomadores de decisão e promover a sensibilização ambiental das comunidades do entorno do PARNA. Por fim, o projeto pretende consolidar uma série de conhecimentos na forma de capítulos síntese que serão produzidos por diferentes grupos de pesquisa, e que integrarão um livro com foco na gestão da Unidade de Conservação e formulação em propostas de manejo da unidade num quadro de mudanças climáticas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 22 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Francisco de Assis Mendonça

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • apoio à formação de doutores em áreas estratégicas na ufpr
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Jan 15 00:00:00 BRT 2020-Tue Apr 15 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francisco de Assis Tenorio de Carvalho

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • aprendizagem automática a partir de dados vetoriais quantitativos e simbólicos
  • Esse projeto envolve pesquisas em co-clustering baseado em funções de kernel, agrupamento de séries temporais de dados de tipo intervalo baseado em distâncias kernelizadas e adaptativas, aprendizagem de máquina em espaços de dissimilaridade simbólicos e agrupamento difuso usando graus de pertinência multivariados. Co-clustering: os algoritmos apresentam duas importantes deficiências: limitações para agrupar dados não-linearmente separáveis e suposição implícita de que as variáveis tem a mesma importância na formação dos co-clusters. Para remediar essas deficiências, pretendemos desenvolver métodos de co-clustering (double k-means) baseados em funções de kernel com aprendizagem do peso de relevância das variáveis na formação dos co-clusters. Agrupamento de séries temporais intervalares: trabalhos neste tópico são escassos na literatura e podem ser inadequados quando os grupos são não-linearmente separáveis e/ou apresentam formas não-hiperesféricas. Neste projeto, objetivamos desenvolver estratégias de agrupamento mais robustas para séries temporais intervalares usando métodos baseados em kernel e métodos de agrupamento baseados em distâncias adaptativas. Aprendizagem de máquina em espaços de dissimilaridade simbólicos: este trabalho irá propor formas de transformar dados simbólicos em dados clássicos, empregando distâncias e/ou métodos de agrupamento simbólicos para representar os dados em um novo espaço de dissimilaridades, no qual os métodos clássicos de aprendizagem de máquina poderão ser diretamente aplicados. Agrupamento difuso usando graus de pertinência multivariados : pretendemos introduzir algoritmos robustos em que os graus de pertinência são definidos por grupo e variável, além de considerar uma estrutura de pesos no cálculo das distâncias entre elementos do conjunto de dados e os representantes dos grupos. Essa estrutura penaliza as variáveis que tem maior dispersão e pode melhorar a qualidade do partição com grupos sobrepostos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francisco Diego Barros Barata

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • 1ª feira de ciências do extremo norte do brasil: unindo cultura e ciências
  • Com uma área territorial de 22.625,286 km², o município de Oiapoque, localiza-se no extremo norte do estado do Amapá, apresenta em sua vasta extensão, inúmeras territorialidades e diferentes formas de uso e normatização da terra. Dentro dos limites do município estão: o Parque Nacional do Cabo Orange; o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque; a Terra Indígena Uaçá; a Terra Indígena Galibi; a Terra Indígena Juminã; a Floresta Estadual do Amapá; o Projeto de Assentamento Igarapé Grande; o Projeto de Assentamento Vila Velha do Cassiporé; a área militar do 34º Batalhão de Infantaria de Selva; além de uma comunidade quilombola e pelo menos uma dezena de comunidades rurais e/ou ribeirinhas. A Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, atua no município desde 2007, através do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. E em 2013, sete novos cursos foram criados: Letras-Francês, História, Geografia, Pedagogia, Ciências Biológicas, Direito e Enfermagem, somando esforços para levar o ensino superior ao extremo norte do país. Atualmente, o município também conta com um campus do Instituto Federal do Amapá-IFAP. A importância da feira de ciências para o município, não se justifica apenas pela presença destas IFE”s, dados do INEP de 2020 apontam a existência de 51 escolas com 852 alunos matriculados em diferentes níveis de ensino, no município. O Ideb 2019 nos anos finais da rede pública cresceu, mas não atingiu a meta e não alcançou 6,0, obtendo 3,7 pontos. Na prova Brasil de 2017, apenas 11% dos alunos avaliados no 9º e 9% do 3º ano, aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de texto, sendo ainda menor a nota para avaliar resolução de problemas matemáticos. Além de promover a ciência, a feira de ciências tem como objetivo contribuir com o aprimoramento do ensino no município, para que a educação alcance a excelência na educação, abrindo caminhos para a prática de ciências e suas tecnologias, como também divulgar as ações públicas promovidas pelo governo.
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • Fri Jun 24 00:00:00 BRT 2022-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Francisco Eroni Paz dos Santos

Outra

Divulgação Científica
  • paradigmas da ciência no piauí: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Wed Oct 13 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Francisco Ferreira de Souza Maia

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • projeto viscacha: desvendando a evolução química e dinâmica na periferia das nuvens de magalhães
  • Sabe-se que a Grande (LMC) e a Pequena Nuvem de Magalhães (SMC) compõem um sistema em interação próximo que também interage atualmente com a Via-Láctea. A complexidade das forças de maré atuando nestas galáxias é evidenciada pela enorme quantidade de gás, poeira e conteúdo estelar estripados destas galáxias que deu origem a grandes estruturas como a Ponte a Corrente de Magalhães. Entretanto, ainda não é claro se estas galáxias estão em uma órbita semi-periódica estabelecida em torno da Via-Láctea, como previsto pelas simulações de Diaz & Bekki (2012), ou estão em sua primeira passagem perigaláctica pela Galáxia, conforme os modelos de Besla et al. (2012). Apesar deste último cenário ser amplamente favorecido pelos movimentos próprios galácticos derivados do HST (Kallivayalil et al. 2013) e Gaia (van der Marel et al. 2016), este modelo falha em reproduzir a quantidade de gás e estrelas extirpadas da LMC e SMC pelos efeitos de maré e as assinaturas químicas e estruturais previstas por ele nunca foram confirmadas observacionalmente. O projeto VISCACHA visa gerar estes vínculos observacionais e definir se este modelo é ou não apropriado para descrever este sistema. Neste contexto, os aglomerados estelares periféricos e não explorados das Nuvens de Magalhães constituem uma amostra ideal para se investigar o efeito das forças de maré externas na evolução destas galáxias. Estes efeitos podem ser diagnosticados através dos parâmetros estruturais (e.g Werchan & Zaritsky, 2011), da distribuição de massa (e.g. Glatt et al., 2011) e das idades e composição química dos aglomerados estelares (e.g. Chiosi et al., 2006). Assim, as propriedades estruturais e astrofísicas de uma amostra completa dos aglomerados periféricos nestas galáxias será capaz de prover vínculos definitivos para confrontar os modelos de dinâmica galáctica e indicar se são ou não apropriados para descrever o sistema interagente Via-Láctea – Nuvens de Magalhães.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francisco Inacio Pinkusfeld Monteiro Bastos

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • revisão integrativa acerca da testagem rápida para o hiv e das ações de promoção da saúde relacionadas ao hiv/aids na população de travestis/mulheres trans e homens que fazem sexo com outros homens no brasil
  • Em dezembro de 2014, o The Joint United Nations Programme on HIV/AIDS (UNAIDS) estabeleceu novas metas para a ampliação do tratamento do HIV, e lançou a estratégia de Agilização da Resposta ao HIV, que busca mobilizar esforços nos países signatários para que se alcance o fim da epidemia de AIDS até 2030, de acordo com o proposto pela agenda dos objetivos/metas de desenvolvimento do milênio (Agenda 2030). Na ocasião, a UNAIDS estabeleceu como meta que a estratégia conhecida como 90-90-90 seja atingida até 2020, o que significa ter pelo menos 90% das pessoas que estão vivendo com HIV diagnosticadas, 90% dos diagnosticados em tratamento antirretroviral e 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetectável. No Brasil, assim como na maior parte dos países ocidentais atualmente, a epidemia de HIV/AIDS é concentrada, ou seja, apresenta uma maior prevalência entre determinadas populações do que na população geral. Tais populações são consideradas populações-chave para o HIV, e dentre elas estão: homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis, pessoas privadas de liberdade, trabalhadores do sexo e travestis/mulheres transexuais. Neste sentindo, estratégias para viabilizar o diagnóstico da infecção pelo HIV nestas populações são de extrema importância, uma vez que este é o primeiro passo para o tratamento dos infectados, e, consequentemente a obtenção de carga viral indetectável. No Brasil, além dos testes laboratoriais convencionais para detecção do HIV, desde a década de 1980 o teste rápido e o aconselhamento para têm sido importantes estratégias para diagnóstico e assistência, sendo muita das vezes a porta de entrada para o sistema de saúde. No entanto, as populações-chave para o HIV enfrentam ainda barreiras legais, sociais, que aumentam sua vulnerabilidade ao HIV e que dificultam seu acesso a programas de prevenção, testagem e tratamento. Em relação à promoção da saúde, a literatura aponta para discriminação como importante fator relacionado ao acesso (ou à falta de/deficiência de) e envolvimento das populações-chave com ações deste tipo, apontando para necessidade de ações especificamente desenhada para cada população alvo. Historicamente sabe-se da importância do envolvimento da sociedade civil e organizações não governamentais (ONG) no enfrentamento da epidemia do HIV/AIDS no Brasil. Muitas das ações de acesso a testagem rápida, promoção à saúde e prevenção realizadas nos últimos anos no país pelo governo federal são desenvolvidas em parceria com a sociedade civil e ONGs. Estas ações, embora sejam largamente divulgadas entre as populações alvo, não constam de publicações científicas tradicionais, mas sim de relatórios internos e/ou de notícias na mídia. Desta forma, tais ações acabam não sendo incluídas, por exemplo, em estudos de revisão sistemática tradicionais. Embora saiba-se que os estudos de revisões sistemáticas e meta-análises são considerados os que apresentam o melhor nível de evidência científica, e tenham embasado as práticas da medicina baseada em evidências (assim como em outras áreas de assistência clínica em saúde), a literatura científica sobre as evidências de intervenções clínicas não dão conta de atender às demandas por evidências científicas que embasem tomadas de decisão no campo da saúde pública. A medicina baseada em evidências se respalda em estudos de procedimentos médicos e produtos farmacêuticos que geralmente se valem dos resultados de ensaios clínicos randomizados. Já as intervenções em saúde pública geralmente se baseiam em estudos transversais, desenhos quase-experimentais e análises de séries temporais, e por vezes carecem de um grupo de comparação, portanto exigem mais cautela na interpretação dos resultados em contexto. Frequentemente, estudos clínicos randomizados (ECR) não são aplicáveis a determinadas intervenções, como programas de troca de agulhas e seringas, por razões éticas, operacionais e técnicas. Além disso, ECRs não necessariamente se traduzem em indicadores precisos quando são avaliados em condições realísticas em saúde pública. Desta forma, desde a década de 1990 o conceito de Saúde Pública baseada em evidências (do inglês Evidence-Based Public Health –EBPH), vem se consolidando e apoiando gestores, tomadores de decisão, população e pesquisadores, sobre o uso das melhores evidências científicas vigentes na tomada de decisões sobre os cuidados de saúde Neste quesito, a Revisão Integrativa tem disso indicada como inovação no campo da produção de evidências científicas em saúde pública, pois, atende a um dos direcionamentos da EBPH, ao integrar a síntese de evidências quantitativa e qualitativa, além de apresentar um escopo de revisão maior pois permite a inclusão e análise não só dos estudos científicos indexados em base de dados como também dos dados e informações da literatura cinzenta, tendo portanto um importante papel no fomento da prática baseada em evidência. Sendo assim, pretende-se nesta proposta realizar uma revisão integrativa, utilizando inventário de informações oriundas de estudos científicos disponíveis em bases de dados indexadas, bem como de ações de iniciativa pública ou privada (relatórios de projetos financiados pelo governo, ações realizadas por ONGs e etc), de forma a compreender como se dão as ações de testagem rápida e promoção da saúde direcionadas a população de HSH e travestis e mulheres trans no país, elencado barreiras, limitações e sucessos no intuito de subsidiar políticas públicas direcionadas a estas populações. Esta estratégia permitirá analisar achados de evidências científicas robustas complementados por informações de práticas oriundas de iniciativas independentes, tornando o seu resultado mais palatável e de prático reconhecimento e aplicação por parte dos gestores de saúde.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Feb 03 00:00:00 BRT 2020-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Francisco José Lima Aragão

Ciências da Saúde

Odontologia
  • resistência a mosca branca mediada por rna interferente em feijoeiro
  • Vide projeto anexo
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Fri Nov 29 00:00:00 BRT 2019-Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Francisco Luiz dos Santos

Outra

Multidisciplinar
  • seminário intermunicipal de ciência e tecnologia na educação: criando soluções sustentáveis para problemas do cotidiano
  • Intercâmbio entre os municípios Recife, Olinda e São Lourenço da Mata para trocas de experiências educacionais e debates envolvendo o tema da SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação para o planeta”. Compõem o evento, palestras, oficinas e socializações de experiências entre professores e estudantes das três redes educacionais envolvidas, sendo as socializações em formato de mesa redonda. As palestras serão proferidas por professores e professoras convidados(as) de universidades e outras instituições, as oficinas e trabalhos socializados são produções vivenciadas no âmbito dos Laboratórios de Ciência e Tecnologia das escolas, das salas de aula e de setores educacionais das Secretarias de Educação, a exemplo de Robótica Educacional/Laboratório de Tecnologia e Inovação para a Sustentabilidade, preferencialmente com foco no subtema (Criando soluções sustentáveis para problemas do cotidiano). O seminário será organizado na modalidade híbrida oferecendo atividades presenciais e remotas, sendo as presenciais adequadas às exigências sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19.
  • Prefeitura Municipal de Recife - PE - Brasil
  • Wed Oct 20 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Francisco Patrick Araujo Almeida

Engenharias

Engenharia Civil
  • caracterização numérica e experimental de alvenarias reforçadas com matriz cimentícia reforçada com tecido de fibras naturais
  • Alvenaria é um material heterogêneo formado pelo arranjo manual e individual de unidades ligadas por juntas, sendo um dos primeiros materiais de construção, e que pode ter função de vedação ou estrutural. Apesar de aparentemente ser um material simples, na verdade a alvenaria é um material compósito de caracterização complexa. Por motivos diversos, muitas vezes as alvenarias precisam de algum tipo de reforço. Atualmente, um dos materiais mais utilizados como reforço são os compósitos conhecidos por FRP (fiber reinforced polymer), que consistem em fibras – comumente de carbono, vidro ou aramida – embebidas em uma matriz polimérica (resina epóxi, por exemplo). Esse tipo de reforço já está bem caracterizado na literatura. Porém os FRPs apresentam algumas desvantagens, como elevado custo, utilização de materiais sintéticos, e no caso das alvenarias, problemas de aderência entre o reforço e o substrato. Recentemente, os reforços de matriz cimentícia reforçada com tecido (FRCM) de fibras naturais (NFRCM) têm sido estudados como uma alternativa aos FRPs. Já existem trabalhos que mostram a potencialidade da utilização de NFRCM como reforço estrutural, onde o Brasil aparece em posição de destaque como um dos maiores produtores de fibras naturais do mundo, como é o caso do sisal e da fibra de folha de abacaxi. Para a caracterização numérica desses e outros materiais compósitos, comumente se utiliza o Método dos Elementos Finitos (MEF). No presente trabalho, pretende-se utilizar duas técnicas numéricas alternativas: Mechanics of Structure Genome (MSG) e Finite-Volume Direct Averaging Micromechanics (FVDAM). A primeira tem sido empregada com sucesso pelo proponente na homogeneização de alvenarias não reforçadas e reforçadas por FRP, enquanto a segunda formulação nunca foi aplicada à modelagem computacional de alvenarias. Assim, este projeto de pesquisa trata de um estudo numérico e experimental para a caracterização dos NFRCM e de alvenarias reforçadas com esse tipo de reforço.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francisco Rodrigues Lima Junior

Engenharias

Engenharia de Produção
  • apoio à tomada de decisão na gestão de fornecimento: proposição de novos modelos, estudos comparativos e software de aplicação
  • Mudanças no cenário econômico global e a de pandemia covid-19 causaram dificuldades de gestão e disrupções em cadeias de suprimentos no mundo todo. Diversos estudos publicados a partir de 2020 indicam que a incorporação de teorias de resiliência, sustentabilidade e tecnologias da indústria 4.0 nos processos decisórios de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores pode ajudar a mitigar esses problemas, por contribuir para o estabelecimento de cadeias mais robustas, colaborativas e efetivas. As técnicas de decisão baseadas em Hesitant Fuzzy e suas extensões têm alto potencial de aplicação no apoio a esses processos decisórios, principalmente por estas serem adequadas para lidar com decisões sob incerteza e hesitação por parte dos decisores. Embora dezenas de técnicas Hesitant Fuzzy venham sendo criadas, a área de Pesquisa Operacional carece de estudos que apontem vantagens e limitações destas, e subsidiem a escolha de técnicas adequadas a certos contextos. Ademais, a área de Suprimentos demanda novos modelos de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores, dada a necessidade de apoiar decisões incertas e de considerar aspectos pertinentes ao contexto atual das cadeias de suprimentos, incluindo resiliência, sustentabilidade e transformações trazidas pela indústria 4.0. O projeto proposto ajudará a suprir essas lacunas ao investigar como desenvolver modelos para seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores que sejam adequados para apoiar decisões sob incerteza no cenário econômico atual, com o suporte de métodos Hesitant Fuzzy e suas extensões mais recentes. Embora essas técnicas venham recebendo crescente atenção na literatura e tenham sido aplicadas em diversos problemas de decisão multicritério, as aplicações na área de gestão de fornecimento ainda são incipientes. A execução desta proposta envolve a elaboração de revisões sistemáticas, modelagem computacional, aplicações em empresas e desenvolvimento de software com interface gráfica.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 30 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francisco Souto de Sousa Júnior

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • teatro de temática científica, apresenta: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil.
  • Desde 2016, o grupo de teatro de temática científica Baoba, formado majoritariamente, por estudantes de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido tem apresentado espetáculos teatrais com o objetivo de divulgar conceitos científicos, através de montagem de espetáculos teatrais. O grupo já se apresentou em diversos eventos científicos, como o ciência em cena, no ano de 2016 realizado na UFSCar em São Carlos-SP, 2017 realizado na UFRJ em Macaé-RJ e 2018 realizado na UFPR em Matinhos-PR. No entanto, o seu foco principal é apresentação em escolas Estaduais e Municipais do Rio Grande do Norte. O grupo já apresentou os seguintes espetáculos: um laboratório arretado; Dom Quixote de lá química; palavras químicas; o que a química tem no meu chá; e lampião no país da matemática, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017 que teve como tema “a matemática está em tudo”. Este espetáculo, consiste em uma comédia, que trabalha a relação da música com a matemática. Caindo em uma emboscada, o bando de lampião sofre um atentado e vai parar no país da matemática, um lugar cheio de mistérios e encantos. No entanto, o que vai fazer lampião e seu bando se interessar pela matemática é a relação que essa ciência tem com a música. Essa história é apimentada por espíritos do saber, da razão e da investigação. Assim, Lampião e seu bando se encanta pela matemática e passa a fazer relação da ciência com o dia a dia. O grupo tem promovido através de espetáculos de teatro de temática científica momentos de reflexão coletiva, estimulando trocas de experiências e de ações colaborativas entre estudantes universitários, educadores, pesquisadores e a comunidade em geral na perspectiva da educação em ciências e da divulgação científica. Assim, a proposta é montar e apresentar durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um espetáculo que envolva o tema, “200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Francisco Verardi Bocca

Ciências Humanas

Filosofia
  • a psicanálise revitalizada pela epistemologia histórica
  • Integrantes da linha de pesquisa Filosofia da Psicanálise do PPGF da PUCPR, operam atualmente em conjunto visando a consolidação futura de um grupo de pesquisa em epistemologia e história das ciências da vida. Essas investigações se concentram nos séculos XIX, XX e XXI e tem como objetivo fornecer um novo suporte teórico à psicanálise freudiana, bem como desenvolver seu instrumental prático levando em conta as exigências do mundo contemporâneo. Para tal, o grupo tem empreendido nos últimos anos pesquisas acerca da história da biologia e da medicina, explorando temas como o estatuto da vida, das patologias e de diferentes métodos terapêuticos, buscando sempre articulá-las à produção teórica de Freud. Dentro desse escopo, o interesse atual do grupo é o de obter, especialmente a partir da obra de Georges Canguilhem, um aporte teórico renovado dirigido aos temas supracitados. Uma vez inserida a obra de Freud no contexto intelectual de sua produção e de seus desdobramentos, o grupo visa elaborar uma crítica construtiva elucidando limites e obstáculos à chamada cura psicanalítica por meio de uma terapêutica que provisoriamente chamamos “vitalista”, ultrapassando, assim, o caráter reativo e normalizador que vem caracterizar a clínica freudiana. Como estratégia de investigação adotaremos, de maneira geral, o método da epistemologia histórica.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francisley Ávila Souza

Ciências da Saúde

Odontologia
  • prevenção da osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos com a utilização da terapia fotodinâmica, biomaterial, doxiciclina e ozônio. estudo experimental in vivo.
  • Os bifosfonatos (BF’s) são medicamentos antirreabsortivos empregados no tratamento de desordens esqueléticas, como a osteoporose, porém seu uso prolongado pode induzir a osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos (OMIM). O tratamento desta condição representa um desafio para odontologia. A ausência de um protocolo que seja universalmente aceito vem incentivando a busca por diferentes terapias, visando o tratamento ou ação adjuvantes ao tratamento cirúrgico da OMIM. Entretanto, não há na literatura a comparação dos tratamentos adjuvantes disponíveis. Diante da hipótese de que as diferentes terapias adjuvantes ou não modulam o reparo alveolar e previnem a necrose no sítio cirúrgico (alvéolo pós-exodôntico), devido as diferentes respostas biológicas, o objetivo deste projeto será avaliar os efeitos das diferentes terapias associadas ou não na prevenção da OMIM. Como hipótese espera-se que haja uma prevenção da OMIM no sítio de manipulação (alvéolo pós-exodôntico) com a terapia fotodinâmica e doxiciclina devido a ação antibacteriana, com o Beta-tricálcio-fosfato, devido a sua osteocondução e a ozonioterapia promova um equilíbrio do estresse oxidativo. Para tal serão utilizados 240 ratos wistar, tratados com 04 aplicações de 0,035 mg/kg de ácido zoledrônico (ZOE) por via caudal (dose compatível para tratamento de osteoporose), com intervalos de 15 dias entre as aplicações, seguido da exodontia dos primeiros molares inferiores direitos. Os animais serão divididos em dez grupos (n=8): GS (Sham– não será aplicado ZOE), GC (Coágulo), GB (B-tricálcio-fosfato), GD (gel de doxiciclina a 10%), GP (terapia fotodinâmica), GDB (gel de doxiciclina a 10%+B-tricálcio-fosfato), GPB (terapia fotodinâmica+B-tricálcio-fosfato), GPD (terapia fotodinâmica+gel de doxiciclina a 10%), GPDB (terapia fotodinâmica+gel de doxiciclina a 10%+B-tricálcio-fosfato), GOT (ozonioterapia). As avaliações serão realizadas por metodologias de tecidos mineralizados e tecidos desmineralizados.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 17 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Francylara Miranda Castro

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o progresso da ciência, tecnologia e inovação: impactos sobre o empreendedorismo brasileiro
  • O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), visando celebrar a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, propõe um projeto com o intuito de aproximar o ambiente universitário e empreendedor à comunidade viçosense e região, tendo como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O tecnoPARQ é uma das unidades do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), órgão da Universidade Federal de Viçosa (UFV), vinculado sua à reitoria. Sua missão é: "incrementar a riqueza da comunidade circunvizinha, promovendo a cultura da inovação e a competitividade de suas empresas e instituições geradoras de saber, visando a dinamização e diversificação da economia local, a geração de riqueza, empregos de qualidade e renda e a atração e fixação de empreendimentos de base tecnológica". A proposta é de um evento híbrido como forma de dar mais oportunidades de participação dos público-alvo do evento. Para isso, planeja-se a realização de palestras, com rodadas de perguntas e respostas tratando de assuntos relacionados aos avanços da ciência e tecnologia e seus diferentes impactos sobre o desenvolvimento social e empresarial. Alguns dos temas abordados serão: O Papel da Mulher no Empreendedorismos de Base Tecnológica; Interação entre Universidade-Empresa: Cases de Sucesso; Impactos Gerados pelas Produções Científicas; Estímulos à Ciência, Tecnologia, e Inovação; Produção Científica Aplicada da UFV. Todas as ações do evento propostos serão coordenadas pelo tecnoPARQ, em parceria com a UFV e as Secretarias de Educação de municípios vizinhos. Espera-se que as atividades propostas impactem o público prioritário da ação: alunos e professores da educação fundamental, do ensino médio e do ensino profissionalizante/técnico. Vale destacar que o tecnoPARQ, ao coordenar o evento, cumpre junto à sociedade sua missão, aproximando-a da cultura da inovação.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Wed Sep 21 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Franklin de Lima Marquezino

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • algoritmos quânticos variacionais para otimização em computadores quânticos ruidosos de escala intermediária
  • A computação quântica consiste na utilização de sistemas quânticos para construção de um novo tipo de computador, de modo que propriedades como interferência e emaranhamento sejam úteis na obtenção de vantagens significativas em relação à computação clássica. O desafio tecnológico para construção do hardware quântico vem sendo superado rapidamente, de modo que computadores quânticos com capacidade razoável já estão disponíveis. Dentre as principais aplicações, com possibilidade de vantagem quântica mesmo em dispositivos ruidosos e de escala intermediária, podemos citar problemas de otimização combinatória. Para essa classe de problemas os algoritmos quânticos variacionais são os mais promissores, por trabalharem conjuntamente com otimizadores clássicos a fim de treinar um circuito quântico parametrizado. Dada uma instância de um problema de otimização com interesse prático, não é trivial desenvolver um algoritmo variacional que produza bons resultados em uma arquitetura específica de computador quântico. O problema geral abordado em nossa proposta é o desenvolvimento da teoria que permita construir e treinar eficientemente circuitos quânticos parametrizados que atendam problemas de interesse para a indústria e que possam ser aplicados em computadores quânticos disponíveis no curto ou médio prazo. Especificamente, devemos explorar o modelo de circuitos com o algoritmo QAOA assistido por passeios quânticos staggered; além do modelo adiabático com a linguagem SATyrus. Problemas específicos em que iremos aplicar essas técnicas incluem geometria de distâncias molecular discretizável, otimização de portfólios e problemas de logística. As equipes envolvidas neste projeto possuem vasta experiência na resolução de problemas semelhantes aos aqui propostos. Nossa estratégia utiliza o método clássico de investigação e experimentação científica precedido pela revisão de trabalhos anteriores. Faremos simulações clássicas em HPC e experimentos usando computadores quânticos reais.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Franklin Riet Correa Amaral

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • estudo epidemiológico da infestação por rhipicephalus microplus e da tristeza parasitária no recôncavo baiano e desenvolvimento de estratégias de controle
  • O carrapato Rhipicephalus microplus, e a tristeza parasitária (TPB) causada por Babesia bovis, B. bigemina ou Anaplasma marginale são muito importantes no Brasil. A TPB foi responsável por 36% de 882 casos de bovinos atendidos pelo Centro de Desenvolvimento da Pecuária da UFBA, entre janeiro de 2018 e julho de 2021 e a anaplasmose foi a causa de 84,4% dos surtos. Para determinar estratégias eficientes no controle do carrapato e da TPB é fundamental conhecer a sazonalidade da infestação, as práticas atuais de manejo e a possível resistência do R. microplus aos acaricidas. Para o controle da TPB é essencial conhecer a situação de estabilidade ou instabilidade enzoótica mediante estudos sorológicos. O objetivo do projeto é determinar a situação atual do R. microplus e da TPB em fazendas do Recôncavo Baiano. Com esses conhecimentos serão determinadas medidas de controle eficientes para diminuir a frequência de surtos de TPB e as perdas econômicas geradas pelas duas parasitoses. Será realizado um estudo retrospectivo dos surtos de TPB nos últimos 3 anos e um estudo prospectivo dos surtos que ocorram entre 2021 e 2024. Será determinada a prevalência da TPB, a frequência de cada parasita, a morbidade e letalidade, a idade e raças mais afetadas, o tipo de produção, a época de ocorrência, a presença de carrapato e as evidências de transmissão da anaplasmose por outros insetos ou vetores mecânicos. Também será realizado um estudo longitudinal ao longo de 2 anos em 2 fazendas para conhecer a sazonalidade do carrapato. Em 30 bovinos de cada fazenda serão contados os carrapatos a cada 14 dias. Finalmente vai ser feito um estudo transversal onde serão visitadas 30 fazendas para aplicar um questionário e coletar carrapatos para provas de resistência aos carrapaticidas e sangue para determinar a situação epidemiológica dos hemoparasitas. Os resultados do projeto permitirão determinar formas mais adequadas de controle da carrapata e da TPB para diminuir as perdas econômicas.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Feb 23 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Frederico Alves Costa

Ciências Humanas

Psicologia
  • dinâmicas políticas de países sul-americanos: disputas político-partidárias, conflitos agrários, políticas de gênero e sexualidade
  • No final do século XX e primeiras décadas do século XXI vivenciamos na América do Sul a ascensão de governos progressistas (onda progressista). Por outro lado, nos últimos anos, temos observado a emergência de uma onda conservadora, caracterizada pela negação de direitos a minorias sociais, pela defesa de um ideário neoliberal e pelo privilégio de relações externas com países do “norte global”. De modo a contribuir com a reflexão sobre a democracia em um continente historicamente marcado por golpes de Estado e por relações de dominação, a pesquisa objetiva compreender a dinâmica política de países da América do Sul no contexto dessas ondas progressista e conservadora. Focalizaremos três países nos quais, nesse contexto, ocorreram a vitória eleitoral de candidatos progressistas para a presidência da República (onda progressista) e processos orquestrados pela onda conservadora que, apesar de constitucionais, configuraram-se como golpes parlamentares a estes/a presidentes/a: Paraguai, Brasil e Bolívia. Consideraremos três eixos na análise da dinâmica política: a) disputas político-partidárias referentes à emergência das duas “ondas”; b) conflitos agrários entre movimentos sociais que demandam direitos para populações campesinas, originárias e tradicionais e setores da agricultura industrial contrários a estas demandas; c) políticas de gênero e sexualidade, considerando as disputas entre movimentos sociais de mulheres, feministas e LGBTs e atores conservadores contrários às demandas destes grupos. Metodologicamente, realizaremos pesquisa documental, tendo documentos de partidos políticos, movimentos sociais e de outros atores sociais relacionados aos três eixos abordados como fontes de pesquisa; e entrevistas semi-estruturadas com pessoas-chaves relacionadas aos três eixos de investigação. O material produzido será analisado através da estratégia de análise do discurso orientada por perspectivas teóricas pós-estruturalistas.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Frederico Coelho Krause

Outra

Multidisciplinar
  • vídeo-ciência: estudantes do ensino médio como divulgadores científicos
  • O projeto “Vídeo-Ciência: Estudantes do Ensino Médio como Divulgadores Científicos” consiste em um prolongamento do projeto de mesmo nome, em fase conclusiva, financiado pelo CNPq, que busca, por meio de 30 bolsas de iniciação científica jovem (ICJ), fomentar a atividade da divulgação científica entre jovens do ensino médio. No caso da presente proposta para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, visamos organizar um estande para exibição dos resultados do projeto, por meio da disponibilização de todos os canais de vídeo criados pelos bolsistas de ICJ e de atividades envolvendo os estudantes beneficiados e outros estudantes visitantes do estande. A atividade como um todo terá a duração de uma semana, coincidindo com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade de Brasília, o estande será lá montado. O projeto pretende fazer a conexão entre a formação de jovens divulgadores científicos, objeto do projeto Video-Ciência, e a atividade do grupo de cientistas que, há cerca de 200 anos visitaram o Brasil, o que faz com que sua missão também integre as comemorações do bicentenário da independência do Brasil. A proposta de estante ora encaminhado não consiste em um projeto de pesquisa, que requeira a indicação de uma metodologia de desenvolvimento. Trata-se unicamente de um estante de divulgação científica dos resultados do projeto Video-Ciência. Enquanto atividade de divulgação científica, o projeto compreenderá ações de concepção, desenvolvimento, divulgação e conclusão, dando ao mesmo uma configuração geral de P&D (pesquisa e desenvolvimento).
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Frederico da Silva Borges

Outra

Divulgação Científica
  • feira cultural e científica de mantenópolis
  • A Feira Cultural e Científica de Mantenópolis é uma proposta educacional para o fortalecimento de metodologias educacionais que favoreçam o protagonismo estudantil e a aquisição por parte dos discentes de habilidades e competências para atuarem de maneira efetiva na comunidade e no mundo. O intuito é que os estudantes desenvolvam projetos de pesquisa que reflitam as questões que afetam a eles e a comunidade onde vivem. A feira será a oportunidade para que os alunos apresentem seus trabalhos para seus pares, avaliadores e o público visitante. Na etapa presencial, será realizada uma mostra científica onde os estudantes irão expor seus trabalhos para o público em geral, fazendo do evento um momento de integração entre escolas e comunidades. Nesse momento teremos também minicursos produzidos e realizados por alunos e professores, manifestações culturais locais, palestras com parceiros da comunidade sobre temas de cunho científico e social. Uma parte importante para as aspirações da feira é a realização de uma classificação dos trabalhos por parte da comunidade. Onde os visitantes indicarão quais trabalhos eles julgam mais adequados à realidade local. A relevância dessa etapa é a criação de laços maiores e mais fortes entre escolas e comunidade local. A feira também se propõe a realizar uma parte online, onde os estudantes apresentarão os resultados de suas pesquisas para avaliadores previamente cadastrados.
  • Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Frederico Garcia Fernandes

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • coletivos poéticos e políticas públicas de inclusão: inovação social na cena literária
  • A proposta tem por objetivo principal compreender como o texto literário impacta a sociedade por meio da formação de coletivos poéticos e de suas práticas artísticas como constituidoras de uma política pública. A ênfase na dimensão social dada nessa proposta levará em conta a análise dos trânsitos textuais. A principal questão sobre a qual o projeto se debruça é como os coletivos afetam os círculos a eles vinculados. O impacto na comunidade será aferido a partir dos valores territoriais constituídos por meio da análise da linguagem literária. O plano teórico-metodológico está assentado na teoria do circuito dos afetos; na performance, aqui compreendida como uma prática privilegiada nos coletivos a serem estudados; na bibliografia sobre festivais literários e letramento. Aspectos sobre a performance e a afetividade na literatura contemporânea, bem como a de comunidades digitais (sobretudo devido ao contexto da pandemia) são levados em conta nessa análise. A justificativa principal reside no fato de esta proposta estar em sintonia com os Planos de Ação em CT&I do MCTI, no que tange às ENCTI 2016/2022 para as Ciências Humanas e Sociais, sobretudo em seus eixos de cidades sustentáveis e políticas públicas. A equipe é composta por membros docentes e discentes de 7 universidades, que farão entrevistas e registros com os coletivos poéticos de suas respectivas cidades. A equipe de trabalho conta com docentes que irão coordenar equipes menores e produzir fontes e análises de coletivos literários em suas regiões. Assim, entre os resultados esperados por esta proposta, pretendemos apresentar um diagnóstico, a partir de 6 cidades brasileiras, sobre a vida literária. Demonstraremos como as relações entre arte e vida fazem-se presentes no cotidiano das pessoas, tornando-se uma tecnologia social importante para o desenvolvimento da cultura e das relações sociais onde operam os coletivos investigados.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Tue May 10 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Frederico Silva Castelo Branco

Ciências da Saúde

Farmácia
  • novos derivados 4-oxo-quinolínicos com possíveis mecanismos de ação multialvos contra mycobacterium tuberculosis
  • A tuberculose (TB), doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (Mtb), é uma das dez maiores causas de mortes em países de média e baixa renda, sendo a segunda maior causa de morte por agente infeccioso, atras apenas da COVID-19. O tratamento longo, cheio de efeitos adversos, a multirresistência bacteriana, o alto índice de abandono do tratamento e a co-infecção com o vírus HIV tornam a TB uma grave emergência global de saúde. Desta forma, como continuidade da linha de pesquisa consolidada em nosso laboratório visando contribuir para o desenvolvimento de novas opções terapêuticas mais eficazes e com menores limitações e inconvenientes em relação ao tratamento atual da TB, este projeto propõe a síntese e avaliação biológica de novos derivados 4-oxo-quinolínicos associados através da ferramenta da hibridização molecular. Estes derivados compreendem a hibridação com um potente derivado da isoniazida desenvolvido em nosso grupo e com o núcleo oxazina, ambos com reconhecida atividade anti-Mtb. Estas substâncias foram planejadas para atuarem por diferentes mecanismos de ação, em uma abordagem multialvo, especificamente nas enzimas do complexo do citocromo bc1, enoil-ACP sintase (InhA), corismato mutase e DHNA-CoA sintase de Mtb. Esta abordagem visa aumentar a potência antimicobacteriana em diferentes cepas de Mtb, além de mitigar o desenvolvimento de resistência por este patógeno. Os derivados sintetizados serão avaliados frente ao Mtb em cultura bacteriana e em modelo de infecção intracelular em macrófagos, além da determinação da citotoxicidade em células de rim de macaco (Vero E6), hepatocarcinoma humano (HepG2) e em macrófagos. Além disso, os derivados também terão seu potencial de mutagenicidade avaliado no ensaio de reversão bacteriana (teste de Ames). Desta forma, o presente projeto pretende contribuir para o desenvolvimento científico nesta área, além da consolidação da rede de colaborações em pesquisa nacional e na formação de recursos humanos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Jun 23 00:00:00 BRT 2022-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Gabriel Araujo da Silva

Outra

Divulgação Científica
  • proposta para a 19ª semana nacional de ciência e tecnologia
  • O enquadramento da proposta ao tema “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” se dará a partir da reflexão histórica quanto ao desenvolvimento do setor no Brasil, pautando a discussão nos resultados positivos que país vêm alcançando desde o surgimento de suas primeiras instituições científicas, além ainda de vislumbrar quais as expectativas para as próximas décadas, considerando especialmente o desenvolvimento sustentável. Busca-se ainda ressaltar as particularidades da produção científica no Estado do Amapá, que está localizado no extremo norte do Brasil e em meio à Floresta Amazônica. Assim, a exploração do tema também refletirá sobre o processo histórico local dos saberes científicos, sejam aqueles de origem acadêmica, sejam aqueles produzidos por comunidades tradicionais ribeirinhas, quilombolas e indígenas distribuídas por todo o território amapaense, uma vez que esses grupos populacionais estão intimamente vinculados ao desenvolvimento da história do Amapá. O envolvimento da reflexão histórica no processo de desenvolvimento científico e tecnológico será promovido por meio da realização de atividades por cada uma das instituições que congregam esta proposta, sempre com o enfoque em ações que favoreçam a divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação. Tais atividades serão consumadas através de eventos simultâneos que ocorrerão em 7 municípios amapaenses, conforme discriminado a seguir no item 3.2. A partir da exploração do tema da 19ª SNCT, será incentivada a troca de saberes, conhecimentos e experiências sobre o que já foi desenvolvido no âmbito da produção científica, o que está sendo desenvolvido e que se prospecta para o futuro. Com essa abordagem, espera-se despertar uma dinâmica de estreitamento de laços entre a pesquisa científica e às necessidades da população com a conversão da produção científica em resultados tangíveis aos anseios da sociedade.
  • Universidade do Estado do Amapá - AP - Brasil
  • Tue Sep 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Gabriel do Nascimento Guimarães

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • estabelecimento do sistema internacional de referência para altitudes no brasil
  • O estudo e a compreensão dos aspectos geodinâmicos no planeta requerem referenciais geodésicos globais com uma ordem de acurácia melhor do que a magnitude dos efeitos e com consistência e confiabilidade. A Associação Internacional de Geodésia é a responsável pela infraestrutura geodésica para o monitoramento do sistema Terra. Neste sentido, a definição, a realização e a manutenção de um Sistema Internacional de Referência para Altitudes tem sido um dos desafios atuais para a Geodésia. Face ao exposto, o problema geral dessa pesquisa é estabelecer uma solução consistente, em termos de referência altimétrica no Brasil e que esteja alinhado com o preconizado pela Associação Internacional de Geodésia. Um sistema altimétrico unificado é necessário, pois possibilita o intercâmbio de dados em projetos internacionais: mapeamento de fronteiras e infraestrutura, além de possuir importância para atividades que envolvam fluxo de água. A hipótese principal do trabalho é: a partir das informações disponíveis (gravimetria e modelos globais) associados às diferentes metodologias (colocação por mínimos quadrados, integração numérica e inteligência artificial) estimar a melhor solução em termos de valores de potencial de gravidade e altitudes para se estabelecer um sistema de altitude unificado no país. A hipótese é plausível de ser testada uma vez que a comunidade geodésica internacional tem publicado trabalhos investigando a relação entre as informações geodésicas e as diferentes metodologias para se alcançar o estabelecimento de um sistema de altitude unificado; destaca-se o projeto intitulado de “Experimento Colorado”. A estratégia metodológica é baseada na utilização de quantidades geodésicas disponíveis na área de estudo, além de informações que serão coletadas em campo. O tratamento dos dados será realizado para então proceder ao cálculo das funcionais geodésicas de interesse a partir de três metodologias, na qual os resultados serão comparados para efeitos de validação.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gabriel Fernandes Pauletti

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento sustentável de produtos na cadeia produtiva de óleos essenciais
  • A produção e aplicação de óleos essenciais vêm crescendo atualmente devido à necessidade de utilização de produtos de fontes renováveis e naturais, promovendo processos mais sustentáveis e ambientalmente amigáveis. O processo de obtenção de óleos essenciais tem como subproduto a biomassa, que representa cerca de 98% do material utilizado como insumo. Devido a esta grande quantidade, a biomassa pode se tornar uma matéria-prima atrativa para a obtenção de produtos com utilização potencial em diferentes áreas, ao invés de ser descartada ou utilizada com fins menos nobres. O processo de pirólise pode ser empregado para converter a biomassa obtida em biochar, bio-óleo e gases não condensáveis, com possibilidade de aplicação em várias áreas da indústria, desde a geração de energia até na obtenção de produtos de uso agropecuário e para saúde e cosmética. A utilização dos produtos da pirólise já é relatada pela literatura, apresentando potencial de sequestro de carbono, fornecimento de nutrientes e condicionador do solo, além do emprego do biochar como carvão ativado e o potencial emergente de uso deste material na área cosmética. O bio-óleo, de forma análoga ao extrato pirolenhoso, tem potencial de uso agrícola, especialmente no controle de pragas e algumas doenças, além de possuir potencial herbicida. A transformação da biomassa pode contribuir para a redução da geração de resíduos e aumentar a sustentabilidade de processos industriais que, em alguma etapa, têm a biomassa como subproduto. Nesse sentido, o presente projeto busca avaliar a viabilidade de associar o processo de extração de óleo essencial e a pirólise, na obtenção de produtos de interesse aplicados em outras áreas (biochar, bio-óleo), tornando o processo mais sustentável.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gabriel Henrique Cruz Bonfim

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • análise emocional da interação usuário x artefato por meio da integração de instrumentos: eeg, facereader e auto-relato
  • A área do Design tem evoluído expressivamente nas últimas décadas, especialmente no campo das novas metodologias e instrumentos de avaliação aplicados no desenvolvimento de produtos. De fato, existe um expressivo consenso (especialmente em projetos focados na usabilidade) sobre a importância de se considerar a satisfação do usuário durante a interação com artefatos, sendo o fator emocional um importante componente desta satisfação. Atualmente, novos instrumentos para análise emocional (EEG - Eletroencefalograma; FaceReader - análise de microexpressão facial; e protocolos de auto-relato) contribuem para estudos e métodos de projeto mais robustos e replicáveis. A questão de pesquisa é: “a integração de diferentes instrumentos de análise emocional, durante a avaliação da interação usuário x tecnologia, é sensível a diferentes designs de artefatos?” O objetivo do estudo é esclarecer a influência do design no nível emocional do usuário, durante o uso de artefatos, com instrumentos de análise emocional integrados. O estudo caracteriza-se por ser indutivo, transversal descritivo e experimental, com abordagem quali-quantitativa. O projeto será submetido ao sistema CEP-CONEP, com amostra de conveniência (n=30). Serão aplicados instrumentos de avaliação emocional (descritos anteriormente) e impressora 3D para confecção de protótipos (alternativas dos produtos avaliados). As etapas metodológicas serão: Fundamentação Teórica; Preparação metodológica; Avaliação de artefatos 1 (produtos de uso doméstico e cotidiano; e equipamento de Tecnologia Assistiva - Cadeira de Rodas); Desenvolvimento de alternativas dos produtos avaliados; Avaliação de artefatos 2 (protótipos); Análise de dados; e Divulgação de resultados. Os contributos deste projeto de pesquisa poderão ser disponibilizados na forma de métodos de avaliação de produtos, principalmente durante a prototipação e análise, descritas nas atuais Metodologias de Projeto, tanto no Desenho do Produto, quanto na área do Design.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Wed Mar 09 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gabriel Luchini Martins

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • mostra de física da ufes
  • A tecnologia faz parte indissociável da vida desde tempos pré-históricos e é consequência também da necessidade instrínseca que temos de conhecer e domimar o mundo em que vivemos. Se por um lado, estamos em um momento no qual podemos desfrutar, por conta da tecnologia, de um conforto inimaginável há 200 anos, estamos também atravessando dificuldades com respeito à própria compreensão do saber científico, seja pela quantidade abundante de informação (criteriosa ou não) disponível, seja pela complexidade dos assuntos ou mesmo por um desinteresse. A Mostra de Física é um evento que acontece todos os anos desde 1997 na Universidade Federal do Espírito Santo, atendendo em média, em suas últimas edições, em torno de 8.000 visitantes e promovendo em municípios do interior do estado as mostras itinerantes. Neste ano, abordaremos o papel da física na sociedade brasileira através de discussões sobre como os conceitos que revolucionaram o mundo impactaram direta ou indiremamente o Brasil como nação,e como também, físicos brasileiros notáveis, em particular, César Lattes e Mário Schönberg impactaram o mundo. O visitante da mostra será guiado, por meio da reprodução de experimentos interativos, a formular junto com os expositores, os conceitos relevantes para a compreensão de muitos fenômenos naturais e que permitiram o desenvolvimento e a efetiva independência do país: das equações que descrevem a hidrodinâmica, passando pela inventividade de Santos Dumont até a criação da agência espacial brasileira; da proposição da anti-partícula do elétron por Dirac, até os aparelhos de tomografia; da dedução das ondas eletromagnéticas feita por Maxwell até a primeira transmissão de rádio no mundo feita pelo brasileiro Roberto Landell de Moura em 1893; da descoberta do elétron até a invenção da chamada abreugrafia (hoje radiografia) inventada pelo médico brasileiro Mauel de Abreu.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Gabriel Luiz Cruz de Souza

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • investigação teórico-experimental envolvendo espécies contaminantes de preocupação ambiental emergente e associadas a ações antropogênicas
  • Contaminantes emergentes são produtos químicos sintéticos ou naturais que não são comumente monitorados na natureza, mas têm o potencial de causar efeitos nocivos ao meio ambiente e/ou à saúde humana. Eles consistem em produtos farmacêuticos, pesticidas, produtos químicos industriais, surfactantes e produtos de cuidados pessoais que são consistentemente encontrados em águas subterrâneas, águas superficiais, águas residuais municipais, água potável e fontes de alimentos. A ameaça reside no fato de que a toxicologia ambiental e humana da maioria desses compostos ainda não foram estudadas, além de que muitos dos mesmos não são ou não podem ser testados/detectados/eliminados em sistemas de água municipais e, então, quando esses contaminantes passam nos sistemas de tratamento de água potável, são gerados subprodutos cujas propriedades químicas ainda não foram determinadas. Assim sendo, estudos acerca do impacto negativo causado por esses compostos, bem como o desenvolvimento de novas abordagens mais sustentáveis e/ou de maneiras de se detectar e degradar os materiais indesejados se fazem claramente necessários. Na presente proposta, pretende-se investigar, através de um estudo teórico-experimental, a estabilidade, métodos de detecção e possíveis rotas de degradação de uma série de contaminantes emergentes. Para isso, abordagens teóricas (baseadas em mecânica quântica) e experimentais (medidas eletroquímicas, eletroanalíticas e experimentos envolvendo técnicas de degradação induzida por radiação) serão utilizadas de forma a se complementarem. Possíveis candidatos a serem estudados são os compostos pertencentes à classe dos ftalatos, difenóis (bisfenol A), hormônios (naturais ou sintéticos), anti-inflamatórios não esteroides, antibióticos e pesticidas neo-nicotinóides. Espera-se contribuir significativamente para ampliação do conhecimento científico sobre esses contaminantes emergentes, os quais foram pouco estudados, no referido escopo.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gabriel Nascimento dos Santos

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • racismo e antirracismo no ensino de línguas no estado da bahia-brasil
  • Muitos estudos abordando a interação entre raça e racismo nos estudos de linguagem foram desenvolvidos nos Estados Unidos e no Brasil nas últimas décadas (ANYA, 2016; ANZALDUA, 1987; KUBOTA E LIN, 2006; ALIM, 2012; JORGE, 2012; FERREIRA, 2015; NASCIMENTO, 2019). Eles centram-se na necessidade de questionar o papel da linguagem na conformação do racismo e também o papel da linguagem como uma invenção (MAKONI & PENNYCOOK, 2007) que co-naturaliza a existência do racismo (Rosa & Flores, 2017) nas comunidades de prática linguística ou no ensino de línguas. Esta proposta tem como objetivo entender quais são as práticas antirracistas que já existem no ensino de línguas no Estado da Bahia, Brasil. Através desse olhar, queremos compreender como o próprio racismo afeta o ensino de línguas, seja global, local ou glocalmente. No objeto desta proposta não está somente a tentativa de explicar como se dá o racismo no ensino de línguas, mas como os professores resistem ao racismo. Nessa direção, a conhecida educadora negra Glória Ladson-Billings (1994) passou a recolher dos professores, não suas trajetórias de horror, mas as de sucesso. A esse tipo de pedagogia, que inclui aprendizes negros e negras, ela passou a chamar de pedagogias culturalmente relevantes. Nesta pesquisa, tendo como ponto de partida a existência de racismo na língua e na linguagem, pela ação humana racista no ocidente, investigaremos como se dá o racismo e antirracismo no ensino de línguas na Bahia por meio da realização de uma formação continuada em nível de pós-graduação (aperfeiçoamento). O trabalho de campo será feito com coleta de dados etnográficos de professores negros e brancos de línguas, e nosso interesse gira em torno de investigar quais são suas pedagogias racialmente relevantes que constroem noções de cidadania linguística e pertencimento linguístico, como isso é manifestado nas aulas e quais pedagogias podem ser sistematizadas como tecnologias educacionais no nosso campo do saber.
  • Universidade Federal do Sul da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gabriel Paganini Faggioni

Ciências Humanas

Filosofia
  • feira de ciência e tecnologia do pantanal em corumbá - fecipan 2021
  • O IFMS Campus Corumbá realiza a Feira de Ciências e Tecnologias do Pantanal - FECIPAN desde 2012. Desde então, Corumbá participa ativamente de eventos científicos. A FECIPAN é um evento que ocorre anualmente e, a partir da edição 2018, na sede do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá. Foram submetidos para o evento nos últimos nove anos mais de 900 trabalhos de pesquisa com o aceite para participação de mais de 600 projetos de pesquisa de estudantes de nível fundamental e médio dos municípios de Corumbá e Ladário. Participaram da feira mais de 300 professores, entre orientadores e co-orientadores e mais de 1000 estudantes inseridos em projetos de iniciação científica. A FECIPAN é uma feira que faz parte do circuito de eventos desta natureza que o IFMS organiza, cada campus do IFMS possui uma feira sob a sua tutela. Os projetos enviados se inserem em diversas áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias e Multidisciplinar. Os eventos anualmente submetem este projeto ao CNPq para esta modalidade de Edital obtendo apoio ano após ano. Visitaram as edições da feira nestes últimos nove anos, mais de 10 mil pessoas, o que demonstra a importância do evento no calendário local. Trabalhos apresentados na FECIPAN já participaram de eventos regionais, nacionais e internacionais de ciência. Mais de 20 estudantes foram contemplados com bolsas de iniciação científica júnior (ICJ) permitindo aos alunos continuarem suas pesquisas. Os estudantes bolsistas de ICJ pelo IFMS veem no evento a oportunidade de apresentar seus trabalhos à comunidade. A realização e operacionalização das edições da FECIPAN entre 2012 e 2020 foram marcadas pela diversidade de público, com a participação de professores e estudantes de escolas públicas das esferas municipal, estadual e federal e também de escolas privadas do município. Participaram das feiras uma série de avaliadores provenientes de diversas instituições de ensino e pesquisa da região como a Embrapa Pantanal, UFMS Campus Pantanal, instituições particulares de Ensino Superior e Secretarias de Educação dos municípios de Corumbá e Ladário. Todos os anos realizamos oficinas de pesquisa com os professores e coordenadores pedagógicos das escolas do município para facilitar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa nessas escolas. As parcerias com a Prefeitura Municipal de Corumbá, Secretaria Estadual de Educação e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul fortalecem a divulgação e fomentam a participação de professores e estudantes. A feira de ciências em Corumbá já se tornou uma tradição para o fomento da ciência e tecnologia na região. Desta forma, o evento possibilitou a toda a comunidade escolar da região participar efetivamente de uma atividade inovadora que poderá trazer a melhoria da capacidade de produzir e disseminar conhecimento científico, da criatividade, do senso crítico e da capacidade de percepção do mundo à sua volta. O alcance destes projetos permite que a missão do MCTIC, em divulgar a ciência, seja alcançada nestes locais. A FECIPAN é um destes eventos, o evento pioneiro dentre as feiras municipais no estado e que pretender continuar atuando neste sentido. Em 2020 vivenciamos uma situação atípica. A pandemia de COVID-19 afastou estudantes e professores dos seus ambientes de pesquisa, interferindo diretamente na produção científica nacional. Ainda assim, o IFMS não deixou de realizar a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da qual suas feiras, incluindo a FECIPAN, fazem parte. Em um esforço institucional integrado entre os dez campi e reitoria da instituição, realizamos a SCT e feiras em um formato virtual inédito (http://sistemas.ifms.edu.br/semanadetecnologia/2020/). Embora o número de trabalhos aprovados na FECIPAN tenha diminuído em virtude da pandemia, a FECIPAN conseguiu se filiar e distribuir oito credenciais para quatro feiras: FETEC-MS, Ciência Jovem, Febrace e Mostratec. Ademais, o alcance do formato virtual foi inédito. Considerando a página da SCT, foram quase 200.000 acessos entre os dias 5 e 25 de outubro. Nessa perspectiva, o IFMS Campus Corumbá, objetivando contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e influir positivamente na formação de jovens cientistas, propõe a realização da Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá - FECIPAN/2021 que, esperamos, volte a ocorrer presencialmente. Tal proposta visa envolver os estudantes no desenvolvimento de projetos de pesquisa, que caracterizem pela criatividade, experimentação, inovação e a utilização do método científico. Tais atividades visam desenvolver algumas características como a capacidade comunicativa, desenvolvimento da criticidade, mudanças de hábitos e atitudes, aumento do interesse pelo estudo além de promover, no contexto da interdisciplinaridade, o crescimento pessoal e a ampliação de conhecimentos. Assim, acreditamos que, no contexto da realização de uma feira pantaneira e fronteiriça, estimularemos a difusão do conhecimento e facilitaremos o desenvolvimento da percepção do estudante quanto à importância de se dedicar a atividades de produção do conhecimento como forma de superar as dificuldades e alavancar suas potencialidades educativas, buscando influir positivamente no processo de produção do espaço local, preservando o meio ambiente ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria da vida social. Finalmente, no contexto da realização da FECIPAN entre 2012 e 2020, esperamos que a aprovação deste novo projeto torne possível a realização da FECIPAN 2021 dando continuidade ao trabalho iniciado, aumentando o envolvimento e a participação da comunidade, melhorando as ações para o desenvolvimento da educação e promovendo a divulgação da ciência, da cultura, da inovação, incentivando a retomada da produção científica pós pandemia e despertando a vocação de jovens talentosos a seguirem carreiras científico-tecnológicas.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Jan 07 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Gabriela Bielefeld Nardoto

Ciências Biológicas

Ecologia
  • modelos isotópicos mecanísticos: base para predições sobre a incorporação das razões isotópicas do ambiente em tecidos animais
  • A relação entre a razão isotópica do hidrogênio e do oxigênio (d2H e d18O, respectivamente) dos tecidos orgânicos dos animais e a água da precipitação tem sido amplamente utilizada para reconstrução da movimentação animal, das relações tróficas, e em estudos forenses, por ser capaz de fornecer informações sobre a origem geográfica dos organismos. Estas aplicações baseiam-se no fato que os tecidos animais que crescem numa mesma localidade compartilham o sinal isotópico representativo do ambiente onde foi formado. Os dados ambientais (temperatura e umidade) podem inferir os valores isotópicos nos tecidos das aves como previamente observado por este grupo de pesquisa. No entanto, a literatura sugere que diferenças fisiológicas e metabólicas das diferentes espécies resultam em sinais isotópicos em seus tecidos específicos para a espécie. O objetivo do projeto será construir modelos mecanísticos isotópicos de tecidos animais utilizando parâmetros fisiológicos para algumas espécies de aves residentes do Bioma Cerrado capazes de conectar os tecidos animais a localizações geográficas, e também estimar a capacidade adaptativa destas frente a cenários de mudanças climáticas. Com isso, ao refinar a resposta isotópica usando-se dados fisiológicos do organismo será possível aumentar a sensibilidade de predição da origem deste indivíduo, assim como testar a vulnerabilidade dos mesmos em diferentes cenários de projeções climáticas. Serão feitas simulações dos padrões da razão isotópica destas aves em dois cenários: i. animais sob diferentes condições ambientais (cativeiro x vida livre) e ii. animais sob diferentes padrões de mudanças de temperatura e precipitação. As previsões dos novos valores isotópicos a partir dos valores destas novas condições ambientais, poderão ser extrapolados para estimar a capacidade adaptativa destas espécies frente a estes cenários.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gabriela Heiden Teló

Ciências da Saúde

Medicina
  • assistência virtual interativa com interface de voz para gerenciamento do autocuidado e promoção de saúde mental em idosos com diabetes mellitus tipo 2: ensaio clínico randomizado
  • A cada cinco indivíduos com idade acima de 65 anos, um apresenta diagnóstico de diabetes mellitus. Diante do aumento da população de idosos, cada vez mais a prática clínica se depara com limitações relacionadas às complicações do diabetes e às dificuldades do autogerenciamento da doença, o que pode comprometer tanto o bem estar físico, quanto o psicológico do paciente idoso. A tecnologia em saúde constitui uma importante ferramenta no processo de envelhecimento, podendo proporcionar melhora na condição de saúde e autoestima dos idosos, além de oferecer novas oportunidades e desafios. Neste cenário, a utilização de sistemas de interação virtual despontam como alternativas promissoras à população idosa, que frequentemente lida com a falta de convívio social, declínio cognitivo e declínio na capacidade funcional, tornando um desafio o controle de doenças crônicas, como o diabetes. Apesar de amplamente conhecidos os desafios na promoção do autocuidado no idoso com diabetes e o potencial benefício de novas tecnologias, poucos estudos foram realizados até o momento. Este projeto objetiva avaliar a efetividade da utilização de um sistema de assistência virtual interativa em parâmetros de saúde mental e controle glicêmico em idosos com diabetes. Propõe-se um ensaio clínico randomizado e cruzado, para uma intervenção que inclui 3 meses de utilização do sistema Smart Speaker Echo Dot, programado para estimular o autocuidado e melhorar aspectos relacionados à saúde mental. Os desfechos avaliados incluirão parâmetros de saúde mental, qualidade de vida e controle do diabetes.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gabriela Marques Di Giulio

Outra

Ciências Ambientais
  • ciadapta 2: uma abordagem interdisciplinar para desenvolvimento de índices e indicadores de vulnerabilidade aos riscos climáticos e de adaptação urbana no contexto brasileiro
  • Nos últimos anos, extensa bibliografia tem se dedicado à análise do papel das cidades frente às mudanças climáticas, reconhecendo que esses ambientes urbanos: (i) são responsáveis por altas fontes de emissão de gases de efeito estufa; (ii) cumprem importante papel no enfrentamento da crise ambiental e climática; (iii) podem dar impulso às mudanças de paradigmas em relação aos processos de produção e gestão do espaço urbano; (iv) se constituem em lócus ideal de experimentações de novas tecnologias e soluções direcionadas a diversas questões da atualidade; e (v) são importantes na elaboração e condução de estratégias de enfrentamento associadas à mitigação e adaptação climática. Um conjunto de resultados de políticas internacionais também tem enfatizado o papel das cidades como núcleo de experimentos relacionados à habitabilidade, sustentabilidade e mudanças do clima. O Acordo de Paris, a adoção da Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana (ONU-Habitat), por exemplo, sinalizam desafios e oportunidades em diferentes níveis para as cidades, estimulando iniciativas criativas e inovadoras, reconhecendo que os governos locais são importantes atores nesses processos de transição para a sustentabilidade e no planejamento efetivo de adaptação. No Brasil, onde mais de 80% da população vivem em ambientes urbanos, as cidades são foco de atenção particular quando o tema é mudança do clima, especialmente porque concentram as áreas mais suscetíveis a enfrentarem os impactos mais severos das alterações climáticas, como elevação do nível médio do mar (em cidades costeiras) e eventos extremos de precipitação e temperatura. Contudo, ainda que tenha investido esforços para integrar a questão climática em suas políticas e diretrizes, o Brasil como um todo desempenha papel conservador nesta temática e poucas são as cidades brasileiras que já incorporaram nas suas agendas as mudanças do clima como norteadoras de políticas públicas e condutoras de ações. Se, de um lado, fatores cognitivos (incluindo percepções de risco), recursos e elementos organizacionais são importantes para implementar transformações e conduzir ações proativas de adaptação nas cidades brasileiras, de outro, e com maior peso, a interdependência entre as mudanças do clima (com seus riscos, vulnerabilidades, incertezas e negacionismos), as dinâmicas do planejamento urbano e as questões políticas tem sido determinante para atrasar e dificultar processos de adaptação. Soma-se a esse conjunto o fato de que, mesmo nas grandes cidades, a falta de dados e informações que possam ser mobilizados para subsidiar gestão, planejamento e governança é frequentemente identificada como uma das principais barreiras para o avanço da adaptação, traduzindo-se em paralisia e inação por parte dos tomadores de decisão. É nesse contexto e a partir dessas necessidades identificadas que esse projeto se ancora. Com a experiência de uma ampla rede interdisciplinar de pesquisadores, o projeto busca dar continuidade aos estudos sobre impactos climáticos e processos de adaptação em cidades brasileiras, conduzidos na primeira fase do Projeto CiAdapta, e avançar na produção, validação e aplicação de índices e indicadores para avaliação: (i) de vulnerabilidade socioclimática; (ii) de risco aos impactos de eventos extremos climáticos; (iii) do potencial de adaptação e capacidade adaptativa; e (iv) do processo de transformação urbana no contexto brasileiro. São propostos três índices que serão aplicados em todo o território nacional (SCVI, UAI e TUPIndex) e um instrumento de mapeamento participativo de riscos, vulnerabilidades e soluções adaptativas baseadas em infraestrutura verde (SLUCC Mapping), a ser aplicado em sete grandes cidades brasileiras. Para tanto, o projeto se vale de uma abordagem interdisciplinar, com um conjunto de métodos quanti-qualitativos, incluindo revisão de literatura; consultas e análises de bases de dados sociodemográficos, climáticos e biogeofísicos; análises de arcabouços regulatórios e normativos; construção de mapas, com a utilização de SIG; realização de workshops interativos para discussão, coprodução, refinamento e validação dos instrumentos propostos; e realização de reuniões da rede de pesquisadores para análise do conjunto de dados obtidos. O projeto busca produzir índices que incluam métricas robustas, possam ser atualizados periodicamente, sejam facilmente usados e produzidos de forma coparticipativa pelas gestões públicas para impulsionar ações e subsidiar políticas públicas compartilhadas e estejam conectados às especificidades da realidade brasileira. Esse conjunto de informações será disponibilizado na Plataforma AdaptaBrasil e divulgado em publicações científicas e materiais informativos, contribuindo para o debate internacional sobre cidades, mudanças climáticas, vulnerabilidades e adaptação. O desenvolvimento, aplicação, validação e análise desses instrumentos vão ao encontro dos objetivos e metas propostos na Agenda 2030, contemplando de forma direta, em particular, os ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 11 (Cidades e comunidades sustentáveis). Ao alinhar os esforços de pesquisa a esses ODS, esta proposta busca combinar os objetivos da adaptação climática à redução de pobreza e questões de desenvolvimento, atentando-se para duas perspectivas pertinentes, sobretudo no contexto de países em desenvolvimento como o Brasil: a chamada adaptação sustentável e o paradigma do desenvolvimento adaptativo. Em comum, ambas sustentam a necessidade de propor ações adaptativas que mitigam riscos associados às mudanças climáticas sem influenciar negativamente o bem-estar de indivíduos e ecossistemas. Os esforços empreendidos buscam, ainda, endossar o papel crítico das cidades no processo de transição para a sustentabilidade, a partir das interações entre as transformações em curso nas cidades brasileiras, quanto à governança e planejamento, inovação e competitividade, estilo de vida e consumo.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 18 00:00:00 BRT 2021-Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Gabriela Trindade Perry

Ciências Humanas

Educação
  • o quanto eu quero este certificado? desestimulando a burla em moocs
  • MOOCs são cursos online, massivos e abertos, com expressivo potencial de democratização do conhecimento – e que podem ser uma resposta aos desafios impostos pela economia e pela pandemia de Covid-19. Por isso, em 2016 criamos a plataforma Lúmina (baseada em Moodle), que hoje tem mais de 400 mil inscritos e 80 MOOCs. Como os MOOC (usualmente) não têm acompanhamento por professores e oferecem poucas opções de avaliação automatizada, é fácil obter certificados por meio de comportamentos indesejados – por exemplo, usando contas secundárias para coletar respostas; plágio; respondendo de forma lacônica em fóruns e wikis. O motivo desse comportamento é que o certificado tem valor para órgãos públicos para fins de progressão/capacitação ou como comprovantes de “horas complementares” em cursos de graduação. Por isso, estamos adaptando a Teoria das Expectativas e Valores para estimar a probabilidade de conclusão do curso (CAAE 45733221.6.0000.5347), considerando a expectativa de ser bem-sucedido, a importância do certificado e o custo para se engajar no curso. Atualmente estamos realizando a avaliação psicométrica dos instrumentos de coleta. Com base nisso, identificaremos perfis (por exemplo: oportunista, desalentado, engajado, burlador), que serão usados como categorias de um modelo de aprendizagem de máquina, que considerará o design instrucional na categorização dos estudantes nos perfis. Este modelo estará representando numa dashboard, que o professor usará para decidir se deve dificultar ou facilitar o acesso ao certificado, testando o impacto de diferentes configurações em seu curso. Um benefício extra é que os plugins que criarmos poderão ser utilizados por outras plataformas Moodle. As etapas da pesquisa serão: 1) elaboração do modelo de previsão dos perfis; 2) seleção e preparação dos MOOCs que serão objeto da pesquisa; 3) criação da dashboard; 4) análise de dados e elaboração de relatórios.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed May 11 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gean Paulo Michel

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • conectividade hidrossedimentológica como peça-chave ao entendimento da dinâmica de água e sedimentos em bacias montanhosas
  • A erosão é um dos maiores problemas ambientais, acarretando impactos locais e regionais. Para abordar esta problemática, a teoria da Conectividade Hidrossedimentológica (CH) vem sendo mundialmente empregada. A CH é definida como a transferência de água e sedimentos entre compartimentos da paisagem. A produção de água e sedimento depende das características estruturais da bacia e da magnitude e frequência dos processos hidrossedimentológicos, os quais promovem a transferência espaço-temporal de matéria. Assim, caracterizar a CH do sistema consiste em compreender onde, quando e em que intensidade esses processos ocorrerão. Em bacias montanhosas, a dinâmica dos sedimentos apresenta diversidade de processos, desde erosão laminar até movimentos de massa, o que representa um desafio para metodologias tradicionais de estimativas de produção de sedimentos e é onde a teoria da CH vem demonstrando potencial de aplicabilidade. A hipótese aqui levantada é que o uso da teoria da CH em estudos de bacias montanhosas permite uma quantificação espaço-temporal da dinâmica de água e sedimentos (e.g. quantificação da produção de sedimentos) e um melhor entendimento dos próprios processos hidrossedimentológicos envolvidos. Estudos atuais mostram que a CH é peça-chave para o entendimento da dinâmica de sedimentos e a tratam como uma propriedade emergente do sistema. Quando expressa por índices, representa padrões espaço-temporais de transferência de sedimentos ao longo da bacia. Assim, a associação de valores destes índices a valores de quantificação dos processos, obtidos por monitoramento e modelagem, pode resultar na emergência de novas metodologias de representação e quantificação da dinâmica dos sedimentos. A proposta tem como base o monitoramento, em diferentes escalas, de parâmetros/processos hidrossedimentológicos de uma bacia montanhosa. À luz dos resultados, a teoria da CH será empregada em índices e modelos, visando a melhor representação da dinâmica hidrossedimentológica.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Geanne Karla Novais Santos

Outra

Divulgação Científica
  • iii semana intermunicipal de ciência e tecnologia do paulista e municípios parceiros
  • A III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista e Municípios Parceiros tem como finalidade a divulgação e popularização do conhecimento científico. A partir da realização de Evento de Comunicação Científica em Rádio, TV e outras mídias; Mostras de Vídeos e Exposição Científica de Ciência, Tecnologia e Informação, a popularização da ciência e da temática Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência Tecnologia e Informação no Brasil ocorre aliada com a problematização da sustentabilidade ambiental, vinculada com práticas cotidianas, valorização do saber popular e tradicional, e instigando a promoção de valores socioculturais e econômicos mais ecológicos e sustentáveis. Além disso, busca-se estimular o interesse de meninas nas carreiras científicas. O evento abrangerá três municípios que fazem parte da Região Metropolitana do Recife: Paulista (proponente), Itamaracá e Jaboatão dos Guararapes. Com grande população jovem, esses municípios necessitam encontrar soluções mais sustentáveis para o processo de desenvolvimento no qual estão inseridos, estimular a continuidade dos estudos para o ensino médio, técnico e superior, além de ampliar a inserção das comunidades de baixa renda nos projetos de desenvolvimento local de forma mais efetiva. O evento ocorrerá de forma online e presencial contando com palestras (lives) em redes sociais integrando o tema central às questões socioambientais; exibição de vídeos ambientais, palestras e exposições presenciais nos municípios; visita de estudantes da rede municipal ao Projeto Futuras Cientistas (CETENE-PE); oficina de agroecologia para pequenos agricultores com produção de cartilha sobre práticas agroecológicas e oficina antropológica com os pescadores artesanais. A SEMA-Paulista tem atuado com dedicação para a popularização da ciência, tecnologia e informação desde os editais da 16ª e 17ª SNCT. Este projeto e seus produtos serão de suma importância para a continuidade da divulgação científica.
  • PREFEITURA MUNICIPAL DO PAULSITA-PE - PE - Brasil
  • Thu Sep 15 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Gecilane Ferreira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • viii feira de ciências do estado do tocantins: caminhos e perspectivas
  • O presente Projeto tem como principal objetivo colaborar para a melhoria do Ensino de Ciências e Biologia no nível Fundamental e Médio da rede de ensino da Educação Básica do Estado do Tocantins – Região Norte do Brasil, por meio da introdução de uma prática de pesquisa no Ensino de Ciências e Biologia, bem como, estimular o processo interdisciplinar por meio da realização de projetos. A proposta tem como tema central a realização da VIII Feira de Ciências do Estado do Tocantins, tendo como tema: Pesquisa na Educação Básica: caminhos e perspectivas. O evento terá em sua programação momentos de reflexão sobre o que é e como fazer ciências. Tem por objetivo também, selecionar dez trabalhos de pesquisa realizados por alunos da Educação Básica que se destacarem dentro dos critérios estabelecidos para avaliação, sendo estes premiados com troféus e Bolsas de Iniciação Científica Junior – CNPq. Os trabalhos serão apresentados na formal de painel por dois alunos tendo um professor orientador e publicados seus resumos num livro do evento (Anais). Para melhor apresentação dos resultados dos trabalhos, os alunos poderão também utilizar, mapas, modelos, maquetes e outros recursos.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Geilsa Costa Santos Baptista

Ciências Humanas

Educação
  • interculturalidade na formação docente para o letramento científico e tomada de decisões por estudantes de comunidades tradicionais
  • A presente pesquisa, que tem natureza qualitativa e o interacionismo simbólico como abordagem central, objetiva descrever e fomentar a formação docente e ensino intercultural de ciências naturais e biologia como forma de contribuir para o letramento científico e a tomada de decisões por parte dos estudantes oriundos de comunidades tradicionais, tendo como base a etnobiologia, a história e a filosofia das ciências. Os procedimentos metodológicos têm amparo na pesquisa ação e consistirá em dois momentos, envolvendo uma escola pública estadual do Retiro, município de Coração de Maria, Bahia. 1. Diagnóstico, com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores de ciências naturais e biologia bem como com estudantes agricultores dos níveis Fundamental e Médio a fim de conhecer as suas realidades, expectativas e interesses no que tange ao diálogo intercultural e letramento científico; elaborar e avaliar programas de cursos de formação de professores de ciências e biologia para o diálogo intercultural, letramento científico e tomada de decisões pelos estudantes e 2. Aplicação de um curso de formação continuada envolvendo aspectos teóricos (da etnobiologia, da história e da filosofia da ciência) e práticos (da etnobiologia e do ensino de ciências) com investigação de saberes tradicionais, elaboração e aplicações em salas de aula de recursos e sequências didáticas e montagem de um laboratório de etnobiologia agrícola na escola. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de biologia do colégio sob estudo antes e após as suas participações nos referidos cursos a fim de avaliar o impacto nas suas formações e aprendizagens dos estudantes agricultores. Os registros serão gravados e anotados em diários de campo e as análises serão sobre os conteúdos, com geração de categorias temáticas e em diálogos com a literatura da área de ensino de ciências e da etnobiologia.
  • Universidade Estadual de Feira de Santana - BA - Brasil
  • Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Geisa Colebrusco de Souza Gonçalves

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • modelos de organização de serviços e custos relacionados à atenção domiciliar: uma revisão de escopo
  • Resumo: Mudanças no perfil epidemiológico das populações faz com que os sistemas de saúde organizem modelos de assistências que são condizentes com essas mudanças, favorecendo assim o bom funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, sua articulação e relação entre serviços de modo a dar conta das necessidades de saúde dos indivíduos e famílias. Objetivo: mapear, de forma ampla e sintetizar as evidências disponíveis sobre as diferentes formas de atenção domiciliar, de modelos e serviços e de equipes de assistência domiciliar adotados pelos sistemas de saúde no mundo e os custos decorrentes dessas propostas. Metodologia: Trata-se de uma revisão de escopo, delineada a partir das diretrizes proposta pelo Joanna Briggs Institute. O mnemônico utilizado será o PCC, População: gestores, profissionais de saúde, indivíduos, cuidadores domiciliares e/ou famílias; Conceito: modelos de serviços, de equipes de atenção à saúde e custos e Contexto: atenção domiciliar. A pergunta de pesquisa deste estudo é: Qual são os modelos de serviços e de equipes de atenção à saúde e os custos envolvidos na atenção domiciliar existentes nos sistemas de saúde? Resultados esperados: As contribuições geradas pretendem subsidiar os diferentes tomadores de decisão com sínteses de evidências dos modelos de atenção e de organização dos serviços e de equipes, além dos custos implicados na assistência domiciliar para subsidiar a construção e proposição de políticas públicas de saúde voltadas à atenção domiciliar.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 14 00:00:00 BRT 2021-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Geisa Lopes Cordeiro

Ciências Humanas

Educação
  • o despertar à ciência: “visitando um museu científico”
  • Com o objetivo de oportunizar um engajamento mais abrangente à ciência, tem-se como estratégia principal atividades interdisciplinares que encantem e motivem diversos perfis de estudantes a terem interesse intensificador por essa linha de conhecimento. A esse respeito, sabe-se que nem todos os alunos terão em suas vidas a oportunidade de visitar um museu, Museu do Amanhã, Museu Paulista, Museu da Língua Portuguesa, Museu Nacional, ambientes de arte e ciência que poderiam alcançar a todos, mas não é uma realidade. Nesse sentido, o presente projeto tem como finalidade oferecer aos alunos, docentes e comunidade externa-escolar uma experiência incrível a qual incluirá conhecimentos teóricos e práticos sobre como é estar em um museu científico. Para fins didáticos, entende-se que toda experiência vivida “in loco” é extremamente relevante para os resultados e absorção do saber. Assim, pensando na importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, espera-se disponibilizar com esse estudo uma representação simbólica a todos os envolvidos, seja em âmbito educacional, seja em âmbito comunitário. Nessa perspectiva, compreende-se que não se pode amar a ciência sem conhecê-la; com isso, a vivência intrínseca levará os participantes ao conhecimento didático e à experiência acerca de como é estar em um “Museu científico”. Não se pode negar de que vivemos em tempos imediatistas, dos quais envolver uma criança / um adolescente / e até um adulto, em ações interdisciplinares, é um desafio. Contudo, o tema desta semana cientifica é consideravelmente interessante para os jovens. O público-alvo envolve alunos de uma escola pública localizada em Tangará da Serra – MT. Com este projeto, esperamos despertar nos participantes a visão de interdisciplinaridade necessárias na ciência, bem como orientá-los quanto a possibilidade de transcenderem conhecimento por meio da arte e da ciência.
  • Prefeitura Municipal de Tangará da Serra - MT - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Geise Teixeira do Nascimento

Outra

Divulgação Científica
  • fecinova 2022 – feira de ciências e tecnologias de nova andradina - ms
  • A FECINOVA de 2022, Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina, vem em sua nona edição para estabelecer e ampliar as propostas feitas em suas edições anteriores. Uma vez que é uma feira de ciência de nível municipal, tem como objetivo divulgar a educação científica entre professores e estudantes de redes educacionais locais, estaduais e federais, promovendo o ensino do método científico e, acima de tudo, cativando e motivando o público-alvo em formas envolventes de ensino e aprendizagem. Com o objetivo de apresentar 80 trabalhos do ensino básico e secundário, a FECINOVA de 2022 tem um papel importante na integração da comunidade local em sua produção científica e para aproximar as instituições de ensino locais que promovem a cooperação mútua. Como parte do cenário científico local do Vale do Ivinhema, espera-se que a FECINOVA de 2022 contribua ainda mais para a expansão dos horizontes científicos e tecnológicos dos participantes.
  • Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Mon Jan 24 00:00:00 BRT 2022-Wed Jan 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Gelmires de Araujo Neves

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de cerâmicas porosas: aplicação em tratamento de águas e biomateriais
  • A contaminação dos recursos hídricos e escassez de água potável e o aumento significativo das doenças relacionadas ao envelhecimento, como a osteoporose e os traumas ósseos associados a ela. Essas duas questões têm grande impacto social e econômico e exigem grande esforço de pesquisadores para encontrar alternativas que minimizem esses impactos, que afetarão a segurança hídrica e alimentar, a saúde e a qualidade de vida da população ao longo deste século. Neste contexto, surgem as inovações nos métodos de processamento de cerâmicas porosos que podem contribuir para a evolução dos sistemas de filtração e tratamento de águas e auxiliar no progresso dos biomateriais. Assim, visando atender essas grandes demanda da sociedade e inovar no aprimoramento de uma tecnologia mais acessível, este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de cerâmicas porosas para aplicação em tratamento de águas e biomateriais utilizando a técnica de freeze casting, se caracterizando como um projeto científico-tecnológico de inovação. Para tanto serão utilizadas matérias primas locais, de baixo custo, para a produção de membranas cerâmicas utilizando a técnica de freeze casting. Também serão utilizados materiais carbonáceos (MDCs) oriundos da pirolise de redes metalorgânicas (MOFs) associados a espumas cerâmicas produzidas por freeze casting para obter membranas com elevada capacidade adsortiva, maximizando o potencial de filtração e purificação dos materiais desenvolvidos. Paralelamente também será usada a rota de freeze casting para a produção de scaffolds de cerâmicas bioativa através de uma rota inovadora que possibilita a obtenção de cerâmicas porosas com poros isométricos, interconectados e com dimensões acima de 100 micrometros. Assim, com a execução do projeto espera-se desenvolver uma metodologia inovadora que possa ser usada tanto para a produção de membranas cerâmicas como para o desenvolvimento de scaffolds mais acessíveis e eficientes.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

George Rêgo Albuquerque

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • o avanço da uesc em áreas estratégicas: saúde e bioeconomia
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • Wed Jan 08 00:00:00 BRT 2020-Wed Jan 08 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Georgiana Eurides de Carvalho Marques

Outra

Divulgação Científica
  • bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) foi criado através da Lei 11.892/2008, no entanto sua história iniciou em 1909 com as Escolas de Aprendizes. Ao longo dos anos, vem desenvolvendo uma Educação Profissional e Tecnológica que busca a sintonia das potencialidades de desenvolvimento local e regional, através de um regime especial de base educacional humanístico-técnico científica. Atualmente, desenvolve 780 projetos de iniciação científica e tecnológica, 126 projetos de extensão e oferece cursos nas modalidades do ensino médio, graduação e pós-graduação para mais de 34.000 alunos. A instituição, anualmente, desenvolve atividades referente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com atividades pontuais nos 29 campi espalhados no Estado do Maranhão e com fomento do CNPq, FAPEMA e da própria instituição. A partir da experiência exitosa desenvolvida na 18ºSNCT pelo IFMA, este propõe-se este ano desenvolver atividades assíncronas e síncronas que abranjam os alunos e servidores da instituição, assim como toda a sociedade, em uma discussão voltada para a “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Desse modo, a presente proposta objetiva a realização da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMA para o ano de 2022 a fim contribuir na divulgação e na popularização da ciência no Estado do Maranhão. Durante os dias 13 de outubro e de 22 a 25 novembro de 2022, serão oferecidas atividades nas modalidades híbrida (on-line e presencial), trazendo para diferentes ambientes a integração da comunidade acadêmica do Instituto Federal do Maranhão e a sociedade civil. Os principais parceiros para a realização desse evento são a Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e as secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia da prefeitura de São Luís e do Governo do Estado do Maranhão.
  • Instituto Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Geraldine Alves dos Santos

Ciências Humanas

Psicologia
  • análise da relação entre síndrome da fragilidade, estratégias de seleção, otimização e compensação, fadiga emocional e dermatoglifia em pessoas idosas
  • O Consenso Brasileiro de Fragilidade em Idosos desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2018) apontou a necessidade de ampliar os estudos sobre a Síndrome de Fragilidade em pessoas idosas brasileiras demonstrando a relevância de novos estudos que permitam a identificação precoce e objetiva. Os estudos têm identificado muitas variáveis para a manutenção da qualidade de vida durante a velhice. Entretanto, a manutenção da funcionalidade não ocorre apenas na velhice avançada quando já está instalada a síndrome da fragilidade. Precisamos de indicadores que apontem os riscos de desenvolvimento da síndrome da fragilidade antes que ela ocorra. Um dos estudos mais consolidados é o CHS (Cardiovascular Health Study) que desenvolveu um instrumento que tem sido aplicado mundialmente para avaliar a fragilidade. A Rede Fibra de pesquisa (Estudo da Fragilidade na população idosa brasileira) estudou a relação desta avaliação fisiológica da fragilidade, ou seja, do fenótipo da fragilidade, com os aspectos sociais e psicológicos, encontrando associações significativas principalmente com as variáveis psicológicas. O objetivo geral do presente estudo é avaliar a associação dos parâmetros da síndrome de fragilidade desenvolvida pelo CHS, com as estratégias de seleção, otimização e compensação, fadiga física e emocional e a dermatoglifia. O delineamento metodológico será quantitativo, correlacional e transversal. A amostra será composta por 400 pessoas idosas, com idade entre 60 e 79 anos, de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados serão: Fenótipo da Fragilidade do CHS; Inventário SOC-12; Escala de Avalição da Fadiga (EAF); Técnica de dermatoglifia. As análises serão realizadas pelo Programa SPSS v. 25.0 e utilizado o teste de correlação de Spearman (p ≤0,05). Portanto, será possível a detecção precoce da possibilidade do desenvolvimento da síndrome de fragilidade e o estabelecimento de programas de intervenção física e psicológica.
  • Universidade Feevale - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Geraldo Alves Damasceno Junior

Ciências Biológicas

Ecologia
  • estudo de longa duração dos efeitos do fogo ao longo do gradiente de inundação no pantanal
  • O fogo em áreas inundáveis coloca dois fenômenos opostos trabalhando de maneira alternada proporcionando para a biota condições extremas ao longo de um ciclo sazonal. O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas tropicais contínuas do mundo, sujeita a eventos sazonais de cheia e seca e plurianuais de fogo. No que tange ao fogo, o Pantanal tem passado por um grande ciclo de seca com grandes incêndios florestais como nos anos de 2019 e 2020. A dinâmica dessa interação do fogo com a inundação sazonal e as suas consequências na biota, na paisagem e como isso pode ser utilizado no manejo sustentável dos seus recursos naturais ainda são pouco compreendidos pela ciência. O presente projeto tem como objetivo avaliar o efeito do fogo recorrente e da inundação na dinâmica da biota, da paisagem e dos serviços ecossistêmicos para subsidiar o manejo sustentável no Pantanal associado à cultura local. O projeto será executado numa área que abrange os Pantanais do Miranda-Abobral, Nabileque, Paraguai e Nhecolândia, onde (com exceção da Nhecolândia) estão concentradas as maiores incidências de focos de calor nos últimos 20 anos, segundo dados obtidos junto ao site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É nessa área que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (proponente) tem maior disponibilidade de infra estrutura com uma base de pesquisas e um Campus universitário (Corumbá), onde está localizada uma Área de Proteção Ambiental (APA da Baía Negra), a reserva indígena Kadiwéu e a fazenda Nhumirim da Embrapa. O estudo será realizado com desenho adaptativo. Serão mapeadas as áreas queimadas por ano, com auxílio de imagens de satélite, dos últimos 20 anos para se estabelecer o histórico de fogo da região. O mapeamento terá resolução de 30 m. A partir desse mapeamento serão selecionadas áreas com histórico de fogo diferentes para realização de estudos experimentais e observacionais. Serão selecionadas para os estudos áreas com diferentes históricos de fogo. Serão realizados experimentos de queima controlada para avaliar o efeito do fogo ao longo do gradiente de inundação na dinâmica de áreas de campo utilizadas como pasto nativo para o gado, de campos de arroz nativo, que é colhido por membros de comunidades ribeirinhas para melhoria de renda, de espécies arbóreas e liquens. Serão também avaliadas as variações nos solos com fogo e com a inundação e seus possíveis efeitos na dinâmica da vegetação. Além disso serão avaliadas ao longo dos anos a capacidade de rebrota das espécies, seus sistemas subterrâneos, banco de sementes e de plântulas além da dinâmica de variação das estratégias de dispersão ao longo do gradiente de inundação com históricos de fogo diferentes. Serão selecionadas 10 espécies vegetais dentre as mais abundantes nas diferentes fisionomias para estudo da variação ao longo do tempo dos compostos secundários em relação ao gradiente de inundação e com fogo. Serão também avaliados os efeitos do fogo na dinâmica da ictiofauna, do zooplancton, dos anuros, da fauna de grandes mamíferos e das redes de interação de polinizadores e plantas. O projeto pretende ainda avaliar o conhecimento tradicional das populações ribeirinhas, fazendeiros e indígenas em relação ao manejo do fogo e suas consequências nas áreas inundáveis. Verificar ainda qual a percepção da população em relação a doenças que podem estar associadas a ocorrência das queimadas e dos incêndios florestais e quais as plantas medicinais utilizadas para resolver esses problemas. A dinâmica da variação do carbono nos solos será também avaliada ao longo do gradiente de inundação com diferentes históricos de fogo. Em nível de paisagem serão estudadas também as características das paisagens com maior histórico de fogo recorrente. As áreas queimadas nos grandes incêndios florestais de 2019 e 2020 também poderão ser aproveitadas no desenho.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Dec 03 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Geraldo Andrade Carvalho

Ciências Agrárias

Agronomia
  • nanoformulações de inseticidas botânicos contra percevejos e lagartas: eficiência, seletividade e modo de ação
  • O uso intensivo de inseticidas sintéticos na agricultura tem causado seleção de populações de pragas resistentes, eliminação de organismos não-alvo e contaminação ambiental. Diante disso, o governo brasileiro lançou em 2020 o Programa Nacional de Bioinsumos (PNB) objetivando aproveitar o potencial da biodiversidade e ampliar a oferta de matéria-prima para produção agrícola sustentável. Considerando que o Brasil apresenta mais de 40 milhões de ha de soja e milho e que essas culturas sofrem com o intenso ataque de pragas, tais como, lagartas e percevejos, é comum o uso de inseticidas sintéticos, exigindo constantemente novos princípios ativos para seu controle. Nesse contexto, torna-se evidente a necessidade de novos produtos desenvolvidos com base sustentáveis. Essa proposta tem como objetivo desenvolver nanoformulações baseadas em inseticidas botânicos para o manejo de lagartas do complexo Spodoptera e de percevejos, e que sejam seletivos a organismos não-alvo. É sabido que entre os principais entraves para a comercialização de inseticidas botânicos estão a baixa estabilidade durante o armazenamento e transporte; baixo período residual; necessidade de grande quantidade de ingrediente ativo, além do escasso conhecimento sobre seu modo de ação. Para contornar esses problemas, o desenvolvimento de inseticidas botânicos em misturas e nanoformulações (tecnologia que aumenta até 30% a eficiência do ativo) vem se mostrando promissor. Portanto, nesse projeto a hipótese a ser investigada é que inseticidas botânicos, em misturas e nanoformulados, são mais tóxicos para as pragas; exigem menor quantidade de ingrediente ativo; são mais persistentes e estáveis; e são compatíveis com organismos não-alvo, quando comparados em sua forma convencional. Para isso, as nanoformulações serão testadas quanto à sua toxicidade para insetos pragas e a segurança para organismos não-alvo. As bases fisiológicas e moleculares do mecanismo de ação desses compostos também serão investigadas.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Geraldo Tadeu dos Santos

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estratégias de alimentação para vacas leiteiras com alimentos alternativos e uso de antioxidantes naturais
  • Com aumento da demanda por alimentos (ALI) e elevação dos custos é urgente o uso de alternativas na nutrição animal. ALI de boa composição nutricional promovem saúde aos animais, contribuem para pecuária mais lucrativa e sustentável e resultam em produtos de qualidade (Qlde) aos humanos. A silagem da parte aérea da rama de mandioca (SPARM) pode ser uma alternativa para os ruminantes (RU), uma vez que, esta possui boa qualidade nutricional, é rica em tanino e substitui a silagem de milho. Assim como a SPARM, a Acácia negra (Acacia mearnsii) (AN) é fonte de taninos e pode ser uma opção, como aditivo, na alimentação de RU, na modulação da degradação da proteína e redução da emissão de metano. Entretanto, diferente da cultura do milho, não se sabe qual a melhor variedade de mandioca para ser ensilada, momento da colheita, o quanto a SPARM poderia substituir a silagem de milho e qual seu efeito sobre os parâmetros metabólicos, produtivos e de qualidade do leite (QLeite). Da mesma forma, não se tem definido níveis de uso do tanino da AN e seus efeitos sobre esses mesmos parâmetros. Dado a qualidade da composição química da SPARM ela pode atender as exigências de vacas lactantes de média produção. Assim, nossa hipótese é que há uma variedade mais indicada para ensilagem, assim como uma melhor idade para o corte. Os taninos provenientes dessas duas fontes são eficazes em reduzir a produção de metano, melhorar o desempenho animal e a QLeite. Para isso, serão conduzidos experimentos in vitro, in situ e in vivo, onde serão avaliadas a Qlde nutricional, fermentativa e microbiológica da SPARM, além da metabolômica não direcionada da SPARM, a idade ideal do corte da parte aérea, e quais os efeitos dos taninos presentes na silagem e na AN sobre a população microbiana ruminal e de proteases endógenas em células somáticas do leite e análise qualitativa da expressão de genes envolvidos no metabolismo, antioxidantes na glândula mamária.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Geraldo Wellington Rocha Fernandes

Ciências Humanas

Educação
  • a promoção da alfabetização científica e tecnológica em comunidades e escolas de educação básica no alto jequitinhonha (mg) a partir das metodologias e abordaegens diferenciadas em ensino de ciências
  • Este projeto é proposto por dois Grupos de Pesquisa (GP) em “Ensino de Ciências” da UFVJM: o Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências - GPAMEC e o Grupo de Estudos em Teoria Ator-Rede e Educação – GETARE. Este projeto tem como objetivos: 1) Compreender como as ações e propostas do GPAMEC e GETARE podem contribuir para a Alfabetização Científica e Tecnológica de crianças, jovens e professores de Ciências da Natureza da educação básica, nas escolas e comunidades do Alto Jequitinhonha em Minas Gerais; e 2) Analisar como as crianças, jovens e professores compreendem essas ações e propostas. Fazem parte deste projeto os seguintes contextos: 1) Municípios do Alto Jequitinhonha: 17 municípios; 2) Escolas participantes: serão selecionadas, a partir do menor Ideb, uma a duas escolas por município; 3) Professores de Ciências de algumas escolas do Alto Jequitinhonha; 4) Estudantes da educação básica: cujos professores de Ciências estiverem participando do projeto; 5) Professores da UFVJM: vinculados aos dois GP; 6) Estudantes de graduação: participantes dos GP; e 7) Estudantes de pós-graduação: pós-graduandos do PPGECMaT que poderão desenvolver e aplicar os seus produtos nas escolas participantes. As ações consistirão em duas fases: 1) ações de formação continuada com os professores de Ciências da Natureza, em forma de Seminários/Oficinas, baseadas nos princípios teóricos das Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências (MADECs), que serão desenvolvidos pelos dois GP; e 2) ações com os estudantes nas aulas de Ciências, das escolas participantes, baseadas nas MADECs. Os sujeitos participantes da pesquisa serão professores de Ciências e alunos das escolas parceiras, do Alto Jequitinhonha. Os dados, de natureza qualitativa, serão provenientes de: a) Videogravação; b) Textos e Narrativas; etc. e que serão analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD) e pelos marcos teóricos-conceituais de cada GP.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • Thu Apr 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Geraldo Wilson Afonso Fernandes

Ciências Biológicas

Ecologia
  • mudanças globais em montanhas tropicais
  • As mudanças provocadas pelo aquecimento global são rápidas em comparação com tempo demandado para a evolução e colonização das espécies - de milhares de anos. Muitos estudos já revelam o deslocamento de espécies de plantas e animais para regiões mais altas, conforme aumenta a temperatura do globo. As espécies raras e adaptadas ao frio são as mais ameaçadas de risco de extinção por não terem mais para onde se mover. Nas montanhas estão ocorrendo os primeiros colapsos da biodiversidade do planeta, e essas mudanças provocarão a extinção de uma parcela expressiva da riqueza de vida na Terra. Nossas modelagens sobre espécies de pássaros e anfíbios indicam a mesma tendência, infelizmente e clamam por medidas urgentes e políticas públicas sólidas e duradouras. Aliado às mudanças globais, o campo rupestre no Espinhaço apresenta outro enorme desafio, o de sobreviver face à velocidade das incessantes pressões causadas pelo uso irracional do seu patrimônio natural e ignorância da população em entender que o “tip point” ou colapso permanente pode estar se aproximando rapidamente. No sítio de Pesquisas de Longa Duração na Serra do Cipó (Sítio 17), estamos progredindo rapidamente e fortemente na geração e fornecimento de informações precisas das variações do clima e de respostas da biodiversidade e serviços ecossistêmicos em função das mudanças climáticas e de uso do solo. Uma análise crítica das três fases iniciais do PELD CRSC evidencia um enorme e sólido sucesso que nos permite pleitear a renovação para esta nova etapa. A seleção dos sítios para a instalação das estações de monitoramento climático foi discutida com detalhes, pois precisava-se de locais seguros e logística para o trabalho e manutenção. Uma vez instaladas, iniciamos prontamente as coletas para determinação dos padrões de elevação e climáticos, além dos mecanismos que determinam a biodiversidade nas montanhas do Espinhaço. Há fortes indícios de tendência a um forte aumento na temperatura e diminuição da precipitação na região, o que pode ocasionar um profundo impacto na vida de mais de 50 milhões de brasileiros. Os dados anteriores mostraram que a região de estudo é detentora da maior diversidade mundial de fungos micorrízicos arbusculares, de grande importância em segurança alimentar, biodiversidade e funcionamento de ecossistemas. Também registramos uma altíssima diversidade de insetos como formigas (290 espécies), incluindo seis novas espécies para a ciência. O mesmo padrão foi observado para borboletas (2 espécies novas) e muitas outras espécies novas tem sido descobertas. Ampliamos o conhecimento do funcionamento do ecossistema extremo do campo rupestre, sobre as estratégias de sintonia entre solo-clima-vegetação-fauna-microrganismos. Geramos modelos de distribuição de várias espécies e interações em função destas adaptações. Estes resultados inéditos têm propiciado traduzir este conhecimento para a sociedade e auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para a conservação desta região. Os resultados do sitio CRSC têm sido publicados nos melhores periódicos nacionais e internacionais e rapidamente traduzidos para a sociedade, conforme lista de publicações oferecidas no projeto. O projeto tem também servido para o treinamento de um grande número de estudantes e na publicação de livros nacionais e internacionais. Nesta etapa, iremos i) dar continuidade ao monitoramento climático, ampliando-o e modernizando-o de forma que os mesmos possam ser utilizados pela sociedade científica e tomadores de decisão; ii) iniciar os primeiros estudos do clima passado do Espinhaço tendo como foco a região dos campos rupestres e conectar tais achados a vegetação atual e futura; iii) iniciar estudos de um dos processos mais importantes na montagem e dinâmica ecossistêmica, o da decomposição; iv) dar prosseguimento no entendimento das variações da flora e fauna, em especial aquelas espécies que respondem aos distúrbios antrópicos, tais como o fogo – representadas pelo banco de sementes de espécies regenerantes e de consumidores primários); v) entender como as variações climáticas podem alterar a distribuição de espécies da flora e da fauna ao longo do ambiente montanhoso, além de possíveis mudanças na fenologia vegetal e em interações como a polinização; vi) entender como que algumas espécies podem influenciar a montagem e dinâmicas dos ecossistemas. Além disso, estamos propondo novos projetos tendo em vista a rápida dinâmica com que as mudanças no uso do solo tem afetado nos padrões de distribuição da biodiversidade e funcionamento do campo rupestre. Assim, iremos também vi) buscar consolidar o conhecimento sobre as espécies invasoras nos ecossistemas montanhosos; vii) ampliar o conhecimento dos táxons indicadores das mudanças climáticas, construindo um sólido banco de dados empíricos, viii) dar continuidade ao monitoramento daqueles grupos de invertebrados indicadores da qualidade da água frente aos distúrbios climáticos e antrópicos ao longo do gradiente altitudinal; ix) aprofundar o conhecimento sobre as meta-comunidades de invertebrados, incluindo aqueles indicadores de mudanças globais nas ilhas de floresta atlântica nos cumes do Espinhaço com vistas a inserir as dinâmicas nestas florestas como sentinelas das mudanças globais em montanhas. Ao final desta nova fase, iremos sintetizar o conhecimento e desenvolver modelos em várias áreas, tais como aqueles envolvendo o banco de espécies regenerantes e de solo, além de modelos de distribuição de espécies endêmicas e invasoras, da distribuição e nicho de algumas espécies estruturantes e ameaçadas do campo rupestre. Este conhecimento é importante para entender o funcionamento dos frágeis ecossistemas de montanhas e dos impactos sobre sua alteração na gigantesca população que depende dos serviços ambientais fornecidos pelas montanhas do Espinhaço. Novamente, a geração de conhecimento sólido sobre estas montanhas e seus campos rupestres tem sido possível apenas graças a estudos a longo prazo.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 15 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Gerardo Magela Vieira Júnior

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • contribuição genética, química e farmacológica à anurofauna e flora dos biomas cerrado e caatinga do estado do piauí
  • A crescente ação humana aliada a fatores ambientais vem colaborando com a destruição e/ou extinção de espécies que habitam os mais variados biomas ao redor do mundo. O estado do Piauí, possui dois importantes biomas do Brasil, o Cerrado (segundo maior bioma brasileiro) e a Caatinga (bioma endêmico), ambos passam por um processo de desertificação no estado, extinguindo consigo espécies da flora e fauna ainda pouco estudadas do ponto de vista genético, químico e farmacológico. As espécies da fauna e flora carregam consigo biomoléculas com alto potencial farmacológico, sendo que a diversidade de metabólicos encontrados em espécies vegetais e animais pode ser reflexo da variabilidade genética. A análise da variação genética e química detectada pode corroborar informações importantes para o monitoramento das espécies, na identificação e preservação de genótipos ainda pouco estudados e endêmicos, a fim de se explorar racionalmente o potencial da biodiversidade brasileira. Em virtude do exposto, a presente proposta tem como objetivo estudar a variabilidade genética e química de espécies de plantas e anfíbios dos biomas cerrado e caatinga do estado do Piauí, concomitante à busca de substâncias com potencial farmacológico frente às atividades cardiovascular, antioxidante, cicatrizante, citotóxica, antimalárica e anti-inflamatória. Para atingir os objetivos, a equipe de pesquisa, apesar de emergente, conta com pesquisadores com experiência em química de produtos naturais, estudos de variabilidade genética, realização de atividades farmacológicas e identificação de espécies, e que já possuem pesquisas em andamento com diversas espécies vegetais e de anfíbios dos biomas citados, além de parcerias com outros grupos de pesquisas para realização de atividades biológicas em modelos in vivo e in vitro. A equipe também dispõe de laboratórios com infraestrutura para realização da pesquisa proposta e a sua execução contribuirá para a formação de recursos humanos qualificados.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gercina Ângela de Lima

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • centro de pesquisas em representação do conhecimento e recuperação da informação (ceprecri)
  • Projeto para criação de um Centro de Pesquisas em Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação (CEPRECRI) para pesquisa e ensino no âmbito da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, envolve o curso de Biblioteconomia e o Programa de Pós-graduação, o Departamento de Computação e Sistemas, da UFOP, e Departamento de Engenharias de Telecomunicações e Mecatrônica, da UFSJ. Tem por objetivo criar um ambiente de pesquisa, ensino e aprendizagem que permita desenvolver reflexões teóricas para a aplicação de práticas inovadoras nas atividades acadêmicas de ensino-aprendizagem e de pesquisa, para a formação dos alunos do curso de biblioteconomia e de pós-graduação. Essas práticas englobam os campos técnicos, tecnológicos e humanísticos inerentes à profissão, que serão alcançados com a realização de experiências, estudos e projetos nas seguintes áreas: Fundamentos em Biblioteconomia e Ciência da Informação; Organização e tratamento da Informação; Recursos e Serviços de informação; Gestão da Informação; Tecnologias da Informação. A criação do CEPRECRI se justifica por: (a) ser uma iniciativa de pesquisadores da área com objetivo comum de estudar temáticas nucleares do tratamento da informação; (b) projetar um ambiente de aprendizado formado por uma estrutura física organizada que funcionará como um espaço de práticas e pesquisas, onde será possível, a partir de estudos teóricos, a realização de experimentos. Espera-se que esse ambiente auxilie os docentes e discentes a ampliar seu olhar crítico-reflexivo em relação à situação ideal (visão da teoria) e a situação material (visão da prática real).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gerd Bruno da Rocha

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • q-babel: química quântica e computacional, bioinformática e biotecnologia interdisciplinares em saúde, agronegócio e energia: novos inibidores para a ricina e novas beta-glicosidases para o bioetanol.
  • O Brasil tem na biotecnologia um amplo potencial para alavancar sua competitividade, devido à sua enorme biodiversidade. Este potencial encontra particular nicho no setor produtivo brasileiro do agronegócio e da indústria de biocombustíveis. Estas áreas se sobrepõem na produção do óleo da mamona para biodiesel e fins industriais, bem como na produção do bioetanol a partir de bagaço lignocelulósico (etanol de segunda geração ou 2G). Contudo, ambos os setores apresentam entraves para seu crescimento desimpedido em viabilidade econômica e sustentabilidade. O agronegócio da mamona tem na ricina, uma enzima do pericarpo interno da semente e com toxicidade 10 vezes maior que a do veneno de cascavel, um forte atenuante, dados os riscos de acidentes e seu potencial no bioterrorismo. Já as enzimas que controlam o passo limitante na fase de sacarificação para o etanol 2G, as beta-Glicosidases, tendem a serem fortemente inibidas pelos monossacarídeos produzidos (inibindo assim, todo o processo) e desnaturadas pelas condições extremas necessárias nos biorreatores. Assim, a busca racional por novas moléculas e métodos que possam inibir ou de alguma forma desativar a toxicidade da ricina, bem como da engenharia das -glicosidases de forma a otimizá-las para a produção de etanol 2G, se tornam metas de imediato impacto para a biotecnologia e setor produtivo brasileiros. Esta proposta, reúne uma rede de especialistas computacionais e experimentais que já vêm trabalhando em sinergia nesses dois tópicos há mais de 7 anos, a rede BaBEL (http://babel.dcc.ufmg.br/). Pretende-se o uso sinérgico de química teórica, bioinformática e métodos experimentais in vitro e in situ na predição, prospecção e validação de novos inibidores da ricina e de novos mutantes de -Glicosidases que permitam a melhor sanação nos entraves técnicos do agronegócio da mamona e da produção de etanol 2G. Estas metas têm impacto iminente para a química/bioquímica teórica aplicada e para o setor produtivo brasileiro.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gerly Anne de Castro Brito

Ciências Biológicas

Morfologia
  • a covid-19 tem impacto na prevalência e gravidade da infecção por clostridioides difficile no brasil?
  • A infecção por Clostridioides difficile (ICD) é a maior causa de morte por em pacientes hospitalizados em uso de antibióticos. A pandemia de Covid-19 elevou enormemente as hospitalizações e o uso de antimicrobianos. Tem sido relatada uma maior incidência de ICD em pacientes com Covid-19 (Lewandowski et al., 2019). Allegretti e col., 2021, embora não tenham detectado aumento de prevalência, registraram aumento da taxa de mortalidade em pacientes com Covid-19 e ICD. Diarreia é uma das manifestações comum ao Covid-19 e a ICD, sendo que na ICD as principais responsáveis são as toxinas A (TcdA) e B (TcdB) do C. difficile. O presente estudo tem como objetivo investigar a relação entre Covid-19 e ICD em hospitais do sudeste e nordeste do Brasil, buscando identificar a prevalência, mortalidade, ribotipos, antibióticos associados e impacto no microbioma intestinal. Serão analisadas as diferenças na susceptibilidade às TcdA e TcdB em colonóides de pacientes recuperados de Covid-19. Nossa hipótese é que a pandemia do Covid-19 alterou a prevalência e mortalidade por ICD e que a identificação dos ribotipos e antibióticos associados com essa mudança, bem como o esclarecimento da resposta as toxinas do C. difficile em pacientes recuperados possam contribuir para salvar vidas através da prevenção, diagnóstico precoce e intervenção terapêutica apropriada. Serão avaliadas fezes de pacientes com diarreia internados em UTIs de Covid e sem Covid para a análise da presença de ICD através da positividade para toxinas, isolamento do C. diffile, ribotipagem das cepas isoladas e avaliação de resistência a antimicrobianos, além de avaliação de prontuários par a coleta de dados demográficos, PCR para Covid, antibióticos utilizados e parâmetros clínicos e laboratoriais. A investigação do impacto a longo prazo da Covid-19 será realizada a partir de colonóides gerados de biópsias colônicas de pacientes recuperados de COVID-19 e de pacientes que não tenham recebido nenhum diagnóstico da doença.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gerson Fauth

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • evolução climática do paleoceno-mioceno: conexões entre o oceano austral e a península antártica
  • Nós propomos um estudo multidisciplinar que visa compreender as mudanças climáticas ocorridas durante o Paleoceno-Mioceno em áreas marinhas plataformais da Antártica e suas conexões com mudanças climáticas registradas em arquivos sedimentares marinhos profundos, principalmente no setor Atlântico do Oceano Austral. Para atingir esse objetivo, serão coletados dados paleontológicos, geoquímicos e paleomagnéticos de seções sedimentares paleocênicas e eocênicas na Ilha Seymour e seções sedimentares oligocênicas-miocênicas na Ilha King George (Península Antártica). Os dados da Península Antártica serão comparados com proxies de testemunho perfurados pelo Ocean Drilling Program (ODP) no Oceano Atlântico Sul.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • Tue Dec 25 00:00:00 BRST 2018-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Gerson Luiz Martins

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • tecnologia, notícia e família. rede de tecnologia de informação e comunicação nas famílias brasileiras e seus impactos no consumo de notícias
  • Este projeto propõe um estudo sobre o consumo de mídia em contexto de convergência midiática/tecnológica e o impacto no cotidiano familiar, investigando a dinâmica social a partir da observação de jovens universitários de diferentes estados brasileiros. O tema específico da proposta aborda o efeito da conectividade constante e ubíqua instaurada pelo uso de smartphones e de redes de conexões para espaços de vivência familiar, de trabalho, educação e lazer. Estudos sobre plataformas digitais (D’ANDREA, 2020) apontam de forma crítica as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais causadas pelos usos e apropriações desses dispositivos e as relações complexas que emergem deles. Identificamos como problema de pesquisa os impactos do consumo excessivo de mídias para informação e desinformação, considerando as potenciais consequências para os indivíduos e instituições. A hipótese específica considera que a transformação no padrão de recepção do ecossistema de consumo de informação é pressionada pela circulação intencional de atores como influenciadores digitais (figuras públicas, autoridades, celebridades), instituições estabelecidas (governo, sociedade civil, advocacia, comunidade empresarial), imprensa e mídia (televisão, digital, jornais, rádios etc.) em disputa ativa e intencional pelo protagonismo no debate público. Estudos recentes evidenciam que o acesso incidental à informação está relacionado ao crescente tempo de conexão à internet, à popularizaçãoao acesso para aquisição dos dispositivos móveis e ao aumento do consumo deacesso a notícias mais por meio de indicações de outras pessoas em detrimento do que por meio de veículos tradicionais e profissionais de produção de informação.(MITCHELSTEIN; BOCZKOWSKI, 2018). A estratégia metodológica propõe a perspectiva de análise de redes sociais (ARS) para dar a conhecer o consumo e as interações por meio de dispositivos móveis e suas aplicações (mídias sociais, mensageiros e outros).
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Jun 02 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gerson Ribeiro Bacury

Ciências Humanas

Educação
  • práticas investigativas em educação matemática como cenário de trabalho colaborativo nas ações dos professores indígenas da região do alto rio negro/am
  • O estado do Amazonas abriga a maior população indígena do Brasil, com aproximadamente 120 mil indígenas, caracterizando sua riqueza em diversidade linguística e cultural. Nesse sentido, o projeto de pesquisa objeto da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - UNIVERSAL, a ser desenvolvido no período 36 meses, com os professores indígenas da Região do Alto Rio Negro/AM está alicerçado nas reflexões e teorias para o entendimento acerca dos saberes e dos fazeres na prática desses docentes, o que nos leva a questionar: que ações formativas podem articular os conhecimentos indígenas e não indígenas na potencialização de Práticas Investigativas em Educação Matemática de modo a constituir um cenário de trabalho colaborativo nas ações docentes dos professores indígenas da região do Alto Rio Negro/AM? Nesse sentido, objetivamos: promover ações formativas entre os conhecimentos indígenas e não indígenas, quanto ao desenvolvimento de Práticas Investigativas em Educação Matemática mediadas pelo trabalho colaborativo frente aos desafios da educação escolar indígena na Região do Alto Rio Negro/AM. Para tanto, assumimos a abordagem qualitativa sob a égide da pesquisa colaborativa, na perspectiva crítico reflexiva, proposta por Ferreira (2012), possibilitando, de forma interativa o desenvolvimento e realização das ações propostas, em forma de atividades de pesquisa. Quanto aos resultados, esperamos que as experiências e vivências durante a realização desse projeto, possam expandir os conhecimentos de todos os envolvidos acerca dos temas estudados tendo em vista a divulgação e a difusão das atividades realizadas, no sentido fomentar novas práticas de investigação e de inovação nas ações de todos os participantes do projeto, bem como na publicação em livros, de artigos acadêmicos e científicos.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Wed May 18 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Gerson Ricardo Costa Farias

Ciências Humanas

Educação
  • mostra científica comunitária unidade integrada vereador rubenito silva couto - bicentenario200 da independência no brasil
  • O presente projeto, objetiva a valorização e a popularização da ciência no Brasil ressaltando o processo histórico, social e local por meio de uma Mostra científica realizada no espaço escolar e aberta a professores, alunos e a comunidade rural em torno da instituição e regiões vizinhas. O evento em questão, contará com exposições sobre a história feminina na ciência e sua importância, a história da evolução tecnológica de objetos do dia a dia, a reutilização de rejeitos das casas de farinha assim como a história por trás deste processo, plantas medicinais e o processo científico para constatar sua eficácia. Além de palestras sobre saúde, Astronomia e química medicamentosa. Assim como oficinas, competições esportivas e mostra de foguetes.
  • U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES - MA - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • nós: falas pretas e indígenas em escuta discursiva
  • Neste projeto propomos a composição de um arquivo de narrativas produzidas por/sobre sujeitos negros e indígenas nos espaços escolar e acadêmico, como gesto de inscrição e visibilização, a partir da escuta discursiva (MODESTO, 2021), que leva em conta a constituição histórica dos discursos. Propomos o enfrentamento à precariedade dos registros sobre esses sujeitos, em um movimento de problematização da noção discursiva de memória. Esses segmentos, além de terem suas narrativas subtraídas e adulteradas, especialmente porque historicamente são feitas pelo filtro do outro branco-colonizador/opressor, permanecem pleiteando o direito de viver, diante de práticas genocidas ainda correntes no Brasil. A produção de conhecimento sobre quem são esses sujeitos, e a instauração de um lugar de escuta de suas narrativas apresenta-se como potencial para estabelecer instâncias significativas de ressignificação da memória. Este movimento consiste em um trabalho que põe em relação o político e o científico, condição de possibilidade da transformação. Na coleta dos corpora, trabalharemos com duas naturezas de arquivos: a) discursos “sobre o sujeito”, a partir de mapeamento de textos da literatura sobre sujeitos negros, de levantamento documental sobre políticas públicas relativas a sujeitos negros e indígenas e de recorte acerca das presenças negra e indígena em livros didáticos do E.F; b) “discursos do sujeito”, a partir de narrativas negras e indígenas orais, gravadas em áudio/ vídeo; produzidas pelos participantes do estudo. A pesquisa se organizará a partir da investigação bibliográfica, contemplando estudos da negritude e da questão indígena em confluência com os estudos discursivos, literários e antropológicos. Paralelo a isso procederemos à coleta das narrativas dos sujeitos da pesquisa e seu respectivo registro, escrito e fílmico, gesto esse colocado em relação com a memória discursiva e suas rupturas, e por isso instaurador de narratividades (ORLANDI, 2017).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Sun Feb 06 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025