Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Paulo César Morales Mayer

Ciências Humanas

Psicologia
  • treino de habilidades sociais em pessoas com sintomas de ansiedade e satisfação conjugal
  • A Habilidade Social (HS) é composta por comportamentos emitidos por um indivíduo em um contexto interpessoal de expressão de sentimentos e comunicação assertiva do indivíduo. A literatura indica o aumento de sintomas ansiosos na população em geral, indivíduos com baixo repertório de HS, podem estar mais suscetíveis a ocorrências de fragilidades na relação conjugal, levando a insatisfação conjugal, as HS podem ser estratégia para melhora na qualidade conjugal e resolução de conflitos. Assim qual a eficácia clínica da Intervenção do Treino de Habilidades Sociais em pessoas com sintomas de ansiedade e insatisfação conjugal. Avaliar os efeitos de Treino de Habilidades Sociais em pessoas com sintomas de ansiedade e a queixa de insatisfação conjugal. A pesquisa se caracteriza por um ensaio clínico randomizado com dois grupos de pessoas com sintomas de ansiedade e com demandas de insatisfação conjugal. O recrutamento acontecerá por meio de folder virtual, em redes sociais, os interessados acessarão o link registrarão o contato. Passarão por triagem objetivando identificar sintomas de ansiedade e problemas conjugais. Os instrumentos serão submetidos a avaliação pelas escalas (IHS, HAD e ESC). Estima-se 64 participantes divididos em dois grupos, grupo experimental e grupo controle. Os participantes do grupo experimental serão submetidos a um treino de HS e o grupo controle não receberá nenhuma intervenção, ambos os grupos contemplarão 12 sessões, ao final do treino os participantes de ambos os grupos serão novamente avaliados pelas escalas anteriormente utilizadas. Todo o processo de avaliação e elegibilidade dos candidatos participantes e as intervenções serão realizados na Clínica Escola Psicologia da Universidade Ceuma. Os dados serão analisados a partir SPSS -2020. Serão realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais, iniciarão com a análise da distribuição a partir dos testes de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk.
  • Universidade Ceuma - MA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Paulo César Soares Júnior

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • investigação da resistência à corrosão e ao desgaste da liga de magnésio we43 com revestimentos híbridos de peo e selantes poliméricos
  • As ligas de magnésio (Mg) têm recebido muita atenção nas indústrias aeronáutica e aeroespacial devido à sua baixa densidade, alta resistência e rigidez específicas, excelente fundibilidade e usinabilidade. Por outro lado, ligas de Mg tem baixa resistência à corrosão, restringindo suas aplicações em larga escala. Existem muitas tecnologias de revestimento existentes para proteção contra corrosão de ligas de Mg, como anodização, conversão química, galvanoplastia, aspersão térmica e deposição eletroquímica. No entanto, com certas limitações, não são adequados para uso em ambiente agressivo, ou quando há uma combinação de corrosão e desgaste. Portanto, o tratamento de superfície adequado é necessário para melhorar o desempenho de proteção contra corrosão das ligas de Mg. O processo de Oxidação Eletrolítica a Plasma (PEO) tem se mostrado uma das técnicas mais econômicas e ecologicamente corretas para a deposição de revestimento cerâmico sobre metais vávula. Este método distingue-se pela possibilidade de obter revestimentos cerâmicos relativamente espessos, duros e bem aderentes com melhor desempenho de desgaste e corrosão. Esta combinação única de características torna o PEO uma opção ideal para a deposição de um revestimento de barreira eficaz e estável em ligas de Mg. Além disso, a combinação do processo PEO com a aplicação de revestimentos poliméricos selantes, garante uma proteção contra a corrosão e uma melhora na resistencia tribológica desses materiais. O objetivo deste projeto é avaliar o efeito dos parâmetros de oxidação pelo processo PEO na microestrutura da camada modificada, bem como a combinação com revestimentos selantes poliméricos, nas propriedades mecânicas, propriedades tribológicas, resistência à corrosão e tribocorrosão da liga metálica de magnésio WE43, com potencial de serem usadas na indústria aeronáutica.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 05/12/2022-31/12/2025