Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patrícia Hennig Osmari

Engenharias

Engenharia Civil
  • estudo comparativo dos níveis de envelhecimento de materiais asfálticos envelhecidos no campo e a partir de alterações nas metodologias de laboratório vigentes
  • O envelhecimento dos materiais asfálticos é um fenômeno intrínseco à sua natureza uma vez que ocorre durante os processos de construção dos pavimentos e durante a sua vida de serviço pela ação das variações de temperatura, da presença de oxigênio, da umidade, da radiação ultravioleta e das solicitações impostas pelo tráfego. Estudos indicam que os períodos aos quais os ligantes são envelhecidos termicamente em laboratório para simulação de suas propriedades frente aos mecanismos que ocorrem no campo não são suficientes para atingir os níveis observados nos pavimentos. Algumas agências de estradas norte-americanas têm sugerido o aumento dos períodos de envelhecimento de laboratório para atingir níveis mais representativos dos encontrados na escala real. Apesar de algumas pesquisas pontuais, ainda não há um esforço nacional para atualização desses períodos de envelhecimento uma vez que não existe um banco de dados brasileiros expressivo para dar embasamento à proposição de uma especificação que contemple este tema. Dessa forma, entende-se a necessidade de avaliar o envelhecimento de materiais asfálticos em laboratório a partir de diferentes mecanismos, como o térmico e o da radiação ultravioleta, por períodos ampliados em relação aos indicados nas especificações vigentes. Assim, esse estudo visa investigar quais procedimentos de laboratório serão necessários para obter os níveis de envelhecimento que se assemelhem aos observados em campo. Para tal, o envelhecimento de ligantes será realizado a partir da combinação do uso dos fornos convencionais, assim como do forno de radiação ultravioleta, em diferentes tempos de exposição e essas amostras serão avaliadas a partir de caracterizações reológicas, químicas e de morfologia superficial. Adicionalmente, misturas asfálticas produzidas em diferentes usinas serão envelhecidas em laboratório e extraídas do campo para comparação dos níveis de envelhecimento com os respectivos ligantes caracterizados em laboratório.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 20/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Patricia Kayser Vargas Mangan

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • desafios de equidade no contexto da cultura na era digital: estratégias e boas práticas de formação em letramento digital
  • Com a temática do mundo do trabalho no contexto da cibercultura a partir do campo da memória social, o projeto tem a premissa que a inclusão social passa pelas competências e habilidades de letramento digital. Com foco nos desafios de educação de qualidade (ODS4) e de trabalho decente e crescimento econômico (ODS8), tem-se o seguinte problema de pesquisa: quais estratégias de formação, em espaços formais e não formais, são mais efetivas para o letramento digital? Como questões norteadoras: como as tecnologias podem auxiliar no contexto educacional pós-pandêmico? quais as principais habilidades e competências deveriam ser constituintes de processos de capacitação para o mercado de trabalho? como a literatura e as narrativas autoficcionais podem ser utilizadas para potencializar a inclusão digital? como seria possível contribuir para a construção de uma tecnologia social para promoção de letramento digital? O objetivo geral é desenvolver estratégias formativas para construção de repositório digital de boas práticas com vistas a promover o letramento digital. Os objetivos específicos são: compreender os desafios para o letramento digital estabelecendo estratégias didáticas e de protagonismo na produção de conteúdo técnico e cultural online; desenvolver atividades formativas propondo e avaliando diferentes estratégias e materiais didáticos; contribuir para criação, gestão e organização de repositórios digitais a partir dos achados de pesquisa. O percurso metodológico de 4 fases que se retroalimentam, utiliza pesquisa bibliográfica, documental e levantamento, em uma opção por pesquisa de métodos mistos. A estratégia metodológica permitirá formar pessoas e recursos capazes de contribuir com aspectos técnicos e didáticos em instituições de ensino e/ou em grupos sociais com necessidades de apoio pedagógico no letramento digital. Como resultados, destaca-se a produção de materiais e de atividades de extensão com potencial para contribuir para a promoção da equidade digital.
  • Universidade La Salle - Canoas - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026