Projetos de Pesquisa

 

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Mario Augusto Bertella

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • bolhas, crashes e rede social
  • Esta pesquisa possui o propósito de investigar o efeito de vieses emocionais e de redes sociais na formação de bolhas e crashes em um modelo baseado em agentes no qual o comportamento dos investidores difere do padrão otimizador e racional da teoria econômica convencional. As Finanças Comportamentais, em conjunto com a Psicologia, têm revelado que os agentes não são tão racionais quanto a teoria econômica padrão supõe. Por outro lado, a Economia Computacional baseada em Agentes procura verificar qual resultado agregado prevalece quando diferentes agentes com distintos comportamentos interagem. Neste sentido, o instrumental agent-based é uma importante forma de testar e simular se o aspecto micro predomina e quais fatores podem explicar a divergência de resultados sob o ponto de vista macro. Por outro lado, como os agentes econômicos relacionam-se com os demais investidores, o objetivo é também incluir algumas tipologias de rede social (rede de Barabási, pequeno mundo, dentre outras) para averiguar sua influência na formação de booms e crashes no mercado acionário. A nossa hipótese é que as redes sociais podem ter enorme impacto no preço dos ativos, contribuindo para acentuar a intensidade das bolhas financeiras e, consequentemente, de seus crashes.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 21/04/2022-30/04/2025
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Mário César Lugarinho

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • literatura colonial portuguesa: a provocação de um corpus e seus problemas
  • Propõe-se o estudo circunstanciado (levantamento, análise e sistematização das suas origens, o desenvolvimento e o lugar nos sistemas literários africanos e portugueses) de obras literárias que constituem a chamada Literatura Colonial Portuguesa, com destaque as que foram premiadas pelos Concursos de Literatura Colonial (1926-51) e do Ultramar (1954-71). Mesmo atualmente, tais obras são um corpus ausente da historiografia literária portuguesa e, tampouco, são reconhecidas como parte integrante dos sistemas literários africanos de língua oficial portuguesa – embora com exceções que constituirão um dos núcleos de problematização desta investigação. Incluem-se também obras publicadas após a independência das colônias portuguesas de África que, à luz da colonialidade, participam de uma estética de subalternização, em contraponto com a ideologia estética do nacionalismo e da afirmação cultural. Espera-se que da investigação possa emergir um olhar menos ideologicamente esquemático para as histórias literárias, ainda por serem fixadas, dos países africanos que foram colonizados por Portugal, e mesmo para a própria história da Literatura Portuguesa. A literatura colonial portuguesa tem sido percebida de maneira ambígua e o que pretendemos é precisamente discuti-la, seja por justiça e contribuição às histórias literárias, seja por reconhecimento de um tempo em que essas ambiguidades assinalam o esgarçamento ideológico do Estado Novo e funcionaram como meios de cooptação de discursos que sustentaram o já combalido edifício colonial. Sabe-se, no entanto, que crítica literária, constituída, sobretudo, em torno do fim do colonialismo, deixou tais obras em uma zona de sombra, na qual a vinculação de obras e autores aos concursos foi apagada ou esquecida. Por isso, pretendemos analisar um corpus mais específico e o material a ele adjacente, a fim de compreendermos não apenas a premiação, mas também a eventual inclusão de escritores e obras premiados naquelas literaturas nacionais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Mario Eduardo Santos Martins

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • motor à etanol de elevada densidade de potência para aeronaves de pequeno porte e/ou vant
  • Os motores de combustão interna – MCI para aviação de pequeno porte tem alto consumo de combustível e pouca, ou nenhuma, tecnologia de gerenciamento eletrônico incorporada, além de ter valor de aquisição elevado. Baseado nisso, a presente proposta tem como objetivo projetar um MCI para ser utilizado em aviação de pequeno porte e/ou em VANT, resultando em um motor compacto, econômico e com maior eficiência. Para isso, será considerado um MCI de dois tempos tipo uniflow onde o diferencial está no arranjo do sistema de válvula de escape e porta de admissão. Tais características permitirão uma queima eficiente do etanol, resultando em um motor multicilindros dedicado ao uso de biocombustíveis. Nesta aplicação, a redução do consumo de combustível é fundamental, pois isso se traduz em aumento de autonomia e redução de massa da aeronave. Com os estudos e simulações já efetuados em um motor monocilíndrico, o conceito proposto apresenta alta densidade de potência, eficiência superior aos seus concorrentes de mercado e baixo consumo de combustível. Além disso, a adoção do etanol como combustível tende a reduzir os custos envolvidos com a aquisição da gasolina de aviação, além de facilitar o acesso dos usuários ao combustível. Partindo da atualização das referências bibliográficas, este projeto contemplará a formulação de um novo conceito de motor aeronáutico, sendo amparado por simulações computacionais de fluidodinâmica e estruturais, resultando em um projeto mecânico apto a ser transformado em um protótipo. A captação de recursos viabilizará o projeto e a fabricação de um motor multicilindros que será ensaiado em bancada dinamométrica para a obtenção de parâmetros de operação, como características de combustão, consumo específico de combustível e emissões, possibilitando o atendimento aos requisitos para enquadramento em TRL 6 (um protótipo ou modelo que represente o real totalmente funcional).
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 05/12/2022-31/12/2025