Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Silvana Mattedi e Silva

Engenharias

Engenharia Química
  • biorefinaria integrada e sequencial de extração e purificação avançada de biomoléculas oriundas da algaroba (prosopis juliflora) para indústrias sustentáveis
  • Este projeto visa desenvolver uma tecnologia de biorefinaria aplicada à algaroba (Prosopis juliflora), por meio de um processo integrado e sequencial de extração e purificação avançada de biomoléculas sustentáveis, além de reaproveitar os resíduos lignocelulósicos do processo de extração. A algaroba é uma planta abundante em regiões subtropicais de baixa pluviosidade como a encontrada na região Nordeste do Brasil. O processo de biorefinaria proposto consistirá em etapas de caracterização das matrizes de algaroba (morfológica e físico-química). Inicialmente ocorrerá a otimização da extração de açúcares utilizando solventes hidrofílicos, seguida da extração dos compostos hidrofóbicos utilizando solventes compatíveis. A biomassa resultante será avaliada quanto a sua composição de material lignocelulósico e o efeito dos solventes na desorganização e remoção de lignina. A abordagem integrada e sequencial do processo permitirá maximizar a eficiência e a qualidade dos produtos obtidos. Serão utilizadas técnicas avançadas de extração assistidas por solventes verdes. Em seguida, será realizada a purificação das biomoléculas por meio de sistemas bifásicos para posterior averiguação de suas propriedades biológicas in vitro. O foco do projeto será assegurar a sustentabilidade ambiental, buscando minimizar o consumo de energia, reduzir o uso de solventes tóxicos e aproveitar subprodutos gerados durante o processo de extração e purificação. Também serão realizados estudos de viabilidade técnico-econômica e de escalabilidade industrial, e análises de ciclo de vida, visando avaliar a sustentabilidade da tecnologia de biorefinaria. Os resultados esperados poderão impulsionar a utilização da algaroba como uma fonte sustentável de biomoléculas para a indústria alimentícia, cosmética, farmacêutica e de embalagens. Isso contribuirá para o desenvolvimento de produtos mais naturais, com menor impacto ambiental, além de promover a valorização de recursos renováveis e a economia circular.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Silvana Pirillo Ramos

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • políticas de turismo e cultura na região turística do quilombo em alagoas: cenários, perspectivas e desafios para o turismo étnico-afro
  • A Região Turística do Quilombo (RTQ) -Alagoas, constituída por 10 municípios, destaca-se pela riqueza do patrimônio histórico e paisagístico, em especial, pela Serra da Barriga, onde nasceu o Quilombo dos Palmares no séc. XVI. A “Pequena Angola”, núcleo de negros escravizados fugitivos, maior quilombo das Américas, estendeu-se de Ipojuca à Penedo, chegando, em 1670, a 30 mil habitantes e sua diáspora impactou a formação da sociedade brasileira. A Serra da Barriga foi tombada pelo IPHAN em 1986 e recebeu o status de patrimônio cultural do Mercosul em 2017. Símbolo de ancestralidade e resistência negra; a riqueza cultural e paisagística concedem à RTQ potencial para desenvolvimento do turismo étnico-afro, segmento que resgata a história silenciada, valoriza a diversidade, agrega produtos focados na cultura, fortalecendo o afroempreendedorismo. Para a EMBRATUR o desenvolvimento do turismo étnico-afro é prioridade como oferta competitiva e inovadora de produtos turísticos, potencial de crescimento e combate ao racismo estrutural. A RTQ está se organizando para desenvolver o turismo étnico-afro, mas carece de pesquisas que possam subsidiar diretrizes e estratégias de planejamento adequadas às especificidades da atividade. O objetivo desse projeto é analisar as políticas de turismo e cultura e o planejamento do turismo na RTQ, a fim de identificar entraves e apontar caminhos para o desenvolvimento do turismo étnico- afro. A Pesquisa será qualitativa, exploratória e descritiva, por meio de estudo de caso múltiplo dos 10 municípios. Como estratégias propõe-se análise das políticas de turismo e cultura nacional, estadual e municipal, realização de grupo focais com lideranças negras, quilombolas, assentados, artesãos e demais atores locais. Esse tipo de turismo requer planejamento interpretativo do patrimônio, incluindo toda a comunidade, para que a cultura afro não se transforme em mais um produto turístico, descontextualizada de seu complexo universo de (re)produção.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Silvana Zuse

Ciências Humanas

Arqueologia
  • extroversão da arqueologia no sudoeste amazônico a partir do acervo arqueológico da rt-darq - unir, rondônia
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • 17/02/2023-30/11/2027