Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria Aparecida Pontes da Fonseca

Ciências Humanas

Geografia
  • do turismo massivo costeiro ao turismo do interior: tendências e perspectivas do turismo no brasil, espanha, méxico e chile sob o paradigma da sustentabilidade e do cenário de crise do covid-19
  • A proposta de pesquisa parte da constatação de que a partir dos anos noventa vem ocorrendo uma mudança paradigmática no que se refere ao fenômeno turístico, com a emergência de um novo modelo baseado na busca dos princípios de sustentabilidade. Pretende-se fazer uma co-relação entre a emergência do paradigma da sustentabilidade e a interiorização do turismo no Brasil, Espanha, México e Chile. A hipótese de partida é que a emergência do paradigma baseado na sustentabilidade propiciou uma difusão espacial do turismo em direção ao interior dos países. Pretende-se investigar as destinações turísticas cujos produtos foram estruturados a partir da biodiversidade, tendo a natureza como elemento central na elaboração do produto turístico. Considerando-se a importância das metas e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Agenda 2030, do qual o Brasil é signatário, a proposta visa avaliar e discutir o comprometimento das destinações enfocadas no estudo no sentido de contribuir para que os ODS sejam alcançados, a partir dos indicadores de sustentabilidades. A crise decorrente do COVID-19, por sua vez, possivelmente acarretará em restrições às viagens internacionais, tendendo ao aumento do turismo doméstico em direção às áreas interioranas. Desse modo, outra hipótese norteadora da presente proposta de estudo é que a atual crise sanitária poderá favorecer, estimular e intensificar o processo de interiorização do turismo nos referidos países. O objetivo pesquisa é analisar o processo de interiorização do turismo no Brasil, Espanha, México e Chile sob a influência do paradigma ambiental, a partir da década de 1990, e dos efeitos da crise sanitária e econômica, decorrentes da covid-19, em 2020. A investigação irá recorrer às abordagens quantitativas e qualitativas, visando equalizar os instrumentos e as técnicas de análise com a natureza da fonte dos dados.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Ataide Malcher

Outra

Divulgação Científica
  • ciência e comunicação na amazônia: redes sociais como aliadas no agendamento de temas invisibilizados na/da região
  • Entendemos a Amazônia como espaços plurais, diversos e repletos de múltiplas formas de vida. Como acervo de conhecimentos essenciais à compreensão da complexidade do mundo atual, a região, centro dos mais diversos interesses, tem passado por abusos contínuos que exploram seus recursos naturais deixando passivos devastadores. É comum decidirem os destinos dessas diferentes formas de vida sem permitir que essas vozes se coloquem no debate e que o conhecimento científico sobre e do local se torne central nessas decisões. Muitos dos temas e soluções cruciais à qualidade de vida na Amazônia são invisibilizados nacional e internacionalmente. Como exemplos, podemos citar o trabalho escravo, baixo IDH, ou mesmo a produção científica local. Apesar da agenda política mundial, entendemos que a partir da Comunicação Pública da Ciência (CPC), podemos analisar a dinâmica dos conteúdos online, explorar as potencialidades das redes sociais e promover o engajamento de temas invisibilizados sobre a Amazônia. Assim, a questão é: como disponibilizar conteúdos científicos nas redes sociais buscando fomentar a CPC sobre outros temas importantes para a Amazônia? A agenda monotemática sobre o meio ambiente está presente no cenário social e não é diferente nas redes sociais, mas essas ambiências multimodais se constituem como espaços propícios à circulação e engajamento de temas que rompem a bolha e mobilizam milhões de pessoas resultando em ganhos sociais. Aliar redes sociais e conhecimento científico em prol da visibilização de outros temas da Amazônia é possível e exequível. Estudo quanti e qualitativo, caracterizado como misto, utilizará análises de redes sociais e etnográficas para interpretação das estratégias de invisibilização das temáticas amazônicas. Como estudo teórico e prático, orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), explorará o conhecimento científico e as potencialidades das redes a partir da pesquisa-ação buscando alterar o fenômeno estudado.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Ataide Malcher

Outra

Divulgação Científica
  • a ciência no cotidiano: território propício à transversalidade
  • A proposta tem como objetivo se incorporar à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021, desenvolvendo ações de comunicação pública da ciência com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e metodologias ativas, de forma a evidenciar a ciência no cotidiano a partir do diálogo com as escolas da Educação Básica (Educação Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica) de munícipios do Pará (Norte do Brasil). Ciência, tecnologia e inovação serão abordadas a partir da transversalidade e da integração com diversas áreas do conhecimento articuladas com o cotidiano. Serão promovidas, ao todo, doze atividades, em formato presencial e/ou virtual, nas seguintes modalidades: Exposição de CT&I; Eventos de Comunicação Científica em Rádio, TV e outras mídias; Ciência Móvel; Portas Abertas; Seminário ou Ciclo de Palestras; Conjunto de Oficinas de CT&I; Mostra de Teatro Científico; Mostra de Vídeos; e Feira ou Mostra de Ciências. Serão dez municípios paraenses atendidos: Abaetetuba, Ananindeua, Belém (capital), Bragança, Cametá, Castanhal, Igarapé-Açu, Igarapé-Miri e Irituia. Para isso, foram reunidas seis Instituições de Ensino do estado do Pará, a saber: a Universidade Federal do Pará (UFPA) como instituição de execução, em colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); a Universidade do Estado do Pará (UEPA); a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); e a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC). Estima-se atender um público de aproximadamente 16.000 estudantes de Ensino Fundamental II e Médio e 455 professores.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Oct 14 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Maria Bernadete Amâncio Varesche

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • abordagens metabólicas e de caracterização microbiana em microbiomas e biorrefinarias anaeróbias
  • A proposta é inédita e refere-se ao oferecimento de curso on line, com duração de 30h, envolvendo pesquisadores do Brasil, Argentina e Uruguai na área de Biotecnologia Ambiental. Nesta proposta serão abordados temas sobre as possibilidades metabólicas de microbiomas usados para a remoção de compostos orgânicos e geração de bionergia. Buscar-se-á oferecer informações a partir dos microbiomas anaeróbios provenientes de diferentes águas residuárias e resíduos sólidos, aplicados em biorrefinarias. O sucesso da aplicação dos reatores anaeróbios depende não somente da configuração reacional, dos aspectos hidrodinâmicos e operacionais, mas também do consórcio de microrganismos, estabelecido em tais sistemas, na forma de biofilmes em material suporte, grânulos e flocos. Para tanto, é necessário conhecer as bases, abordagens e conceitos em microbiologia de anaeróbios, para o entendimento das principais rotas e possibilidades metabólicas dos microrganismos, estabelecidas nos diferentes sistemas, em função das condições operacionais. A partir disto, propõem-se, transferir esse conhecimento, considerando a formação da equipe de proposição do curso, com pesquisadores do Brasil, Uruguai e Argentina, os quais têm amplo conhecimento em processos biológicos de produção de hidrogênio, metano, ácidos orgânicos e álcoois, taxonomia, técnicas de biologia molecular etc., com a possibilidade de formação de alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e outros pesquisadores afins. A referida proposta será incluída como disciplina no Programa de Pós-graduação em Bioenergia, o qual envolve a USP, UNICAMP e UNESP, voltado para a formação de recursos humanos de excelência internacional. O curso será 100% teórico e serão oferecidas 60 vagas para inscrição.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Jan 17 00:00:00 BRT 2022-Wed Jul 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Maria Camila Loffredo D'Ottaviano

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • moradia e autogestão: panorama, práticas e perspectivas
  • Com a finalização do ciclo de investimento na produção de habitação para a população de baixa renda pelo governo federal, esta pesquisa se propõe a fazer um balanço do ciclo recente de provisão propiciado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, com enfoque especial na modalidade Entidades e a produção por autogestão. Além disso, se propõe a realizar a análise de conjuntura a partir do acompanhamento dos programas, projetos e alterações na legislação, construindo assim um quadro fidedigno do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades e da efetivação (ou não) da provisão de moradia por autogestão na última década, como forma de destacar suas potencialidades e entraves, mas também apontar perspectivas futuras. Partindo do princípio de que a autogestão propicia a melhoria das capacidades econômica, social e política dos setores populares e empodera a comunidade, a pesquisa parte do pressuposto de que avançar no estudo da produção autogestionária tem o potencial de oferecer caminhos alternativos e de maior qualidade para o enfrentamento do deficit habitacional e para a efetivação do direito à cidade para a população de baixa renda. A pesquisa possui cinco objetivos complementares: . Aprofundar a reflexão e a pesquisa empírica sobre a produção do MCMV-Entidades, identificando o porque das diferenças regionais, suas potencialidades e fragilidades . Identificar mecanismos através dos quais os movimentos de moradia e cooperativas habitacionais se articulam em coalizões locais na busca pela viabilização de projetos autogestionários . Organização de uma base de dados como forma de identificar a efetivação da autogestão no âmbito do MCMV-Entidades . Identificação da emergência de tendências de resistência e contra hegemônicas no âmbito do Direito à Cidade e Habitação . Articulação latino-americana visando identificar convergências e divergências nas políticas habitacionais recentes, em contextos neoliberais/neodesenvolvimentistas, mas sobretudo em suas manifestações de resistência
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Feb 23 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Carolina Gonzalez

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • feira de ciências e mostras científicas no isd: a ciência de macaíba
  • O Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD) é uma organização privada sem fins lucrativos que atua no Nordeste brasileiro (www.institutosantosdumont.org.br) e é composta por duas unidades, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS). O IIN-ELS conta com um curso interdisciplinar de mestrado em Neuroengenharia que integra métodos de neurociência e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso com a finalidade de desenvolver novos métodos e técnicas de neuromodulação com aplicação terapêutica e o CEPS, que está inserido no Sistema Único de Saúde, é um centro de referência de ensino para atenção multidisciplinar à saúde e reabilitação da pessoa com deficiência. A proposta “Feira de Ciências e Mostras Científicas no ISD: A ciência de Macaíba” está alinhada com a missão do Instituto que visa i) o desenvolvimento de novas tecnologias para serem aplicadas na educação e a saúde, refletindo no bem estar da população e ii) ser instrumento de popularização do conhecimento científico, ressaltando o papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento humano e sustentável. O objetivo central da nossa proposta é proporcionar um espaço para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico gerado nas escolas da rede pública e privada de Macaíba. Para isso, realizaremos as seguintes atividades: -Exposição de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação; -Treinamento para educadores, a fim de capacitá-los com habilidades, ferramentas e estratégias que estimulem o pensamento crítico dos alunos; -Ações de divulgação científica com apresentação de métodos inovadores para atrair a atenção do público; -Visitas guiadas ao IIN-ELS; -Comunicação científica nas redes sociais. As atividades previstas para a “Feira de Ciências e Exposições Científicas no ISD: A Ciência de Macaíba” também envolvem jogos interativos para aumentar o engajamento dos jovens participantes.
  • Instituto Santos Dumont - RN - Brasil
  • Tue Jan 18 00:00:00 BRT 2022-Wed Jan 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Maria Carolina Gonzalez

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • neuroengenharia e reabilitação: integrando a pesquisa básica e clínica para o desenvolvimento de novas tecnologias na saúde.
  • O Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD) está sediado na região nordeste do Brasil. O ISD realiza atividades de ensino e pesquisa de forma interdisciplinar que envolve as áreas de reabilitação, saúde materno-infantil, neurociências e neuroengenharia. A principal missão do Instituto é formar cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, e com isso contribuir para a transformação da realidade social brasileira. Nesse sentido, o ISD tem desenvolvido diversas atividades de extensão com o objetivo de democratizar o conhecimento proveniente das atividades de pesquisas tanto a nível de ciência básica quanto a pesquisa clínica realizadas nas duas unidades do ISD, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), e Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS). O IIN-ELS conta com um curso interdisciplinar de mestrado em Neuroengenharia que integra métodos de neurociência e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso com a finalidade de desenvolver novos métodos e técnicas de neuromodulação com aplicação terapêutica e o CEPS, que está inserido no Sistema Único de Saúde, é um centro de referência ambulatorial para a atenção multidisciplinar à saúde e reabilitação. Diante desse cenário, a proposta da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) está alinhada com a ideia do Instituto que visa o desenvolvimento de novas tecnologias para serem aplicadas na saúde e que refletem no bem estar da população. Com uma estrutura ímpar no Brasil, o ISD promove a popularização da ciência de forma integrada por meio da ciência translacional, para isso os participantes terão a oportunidade de acompanhar nossas atividades e vivenciar como a ciência básica produz conhecimentos que suportam aplicações com impactos na educação, economia e na formação de recursos humanos do País. Deste modo, as atividades planejadas envolvem: a) ações de divulgação científica com apresentações de métodos inovadores e resultados do ISD para atrair a atenção do público em questão; b) portas abertas para a comunidade vivenciar as rotinas de laboratórios de pesquisa em neuroengenharia com reflexões do impacto da CT&I para a saúde e bem estar; c) importância da formação de profissionais da saúde para diminuir a desigualdade na saúde com reflexos nas taxas de mortalidade materno-infantil, violência com a mulher e infantil; d) Ações de divulgação científica e mídia social além da SNCT, atuando como ferramenta de divulgação prolongada para ampliar o alcance das ações do ISD. Estratégias para engajar o público são continuamente discutidas no ISD. Dessa forma, as ações também envolvem jogos lúdicos e interativos para ampliar o engajamento dos participantes. Portanto, estas ações contribuirão para tornar o conhecimento científico acessível às comunidades nas quais o ISD desenvolve suas ações permanentes e ao público visitante nos locais onde as propostas serão desenvolvidas.
  • Instituto Santos Dumont - RN - Brasil
  • Wed Oct 06 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla

Ciências Humanas

Educação
  • hortas urbanas e cidadania: sementes para a emancipação feminina
  • Observa-se no Brasil contemporâneo a permanência de desigualdades de gênero que desembocam em situações de dependência e vulnerabilidade das mulheres em relação aos homens. Alguns dados comprovam que muitos lares brasileiros são sustentados por mulheres, de acordo com o levantamento da Consultoria IDados, realizado com base nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda, de acordo com o Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional 2018 na América Latina, 8,4% das mulheres vivem em insegurança alimentar grave, em comparação com 6,9% dos homens. Esse documento também indica que 19 milhões de mulheres sofrem insegurança alimentar grave, em comparação com os 15 milhões de homens. Partindo do pressuposto da urgente necessidade de criar possibilidades de empoderamento e emancipação destas mulheres, o presente projeto se encontra voltado para a ideia de fortalecimento das hortas urbanas e consequentemente, das mulheres horteloas que nela trabalham, por meio de um estudo de caráter interdisciplinar.Parte-se da premissa de que as mulheres que trabalham nas hortas, nem sempre são qualificadas tecnicamente para o plantio e manejo das sementes que lhes são oferecidas pelos órgãos públicos. Assim, as ações que envolvem o presente projeto pretendem fornecer estratégias para a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade e que veem no seu trabalho em hortas urbanas uma forma de subsistência sua e de sua família. Portanto, este projeto pretende alcançar especificamente as mulheres horteloas por meio de sua qualificação técnica de produção e qualificação de conhecimentos específicos. A partir dessa premissa, o trabalho propõe-se a construir uma cartilha dirigida para mulheres horteloas de hortas urbanas da cidade de Curitiba, bem como 8 vídeos educativos, voltados a viabilizar informações de caráter social, de sustentabilidade e de ecologia urbana visando o empoderamento dessas mulheres em situação vulnerabilidade, qualificando-as.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Cecilia Lorea Leite

Ciências Humanas

Educação
  • imagens da justiça, representações curriculares e pedagogia jurídica: um estudo comparativo
  • IMAGENS DA JUSTIÇA, REPRESENTAÇÕES CURRICULARES E PEDAGOGIA JURÍDICA: um estudo comparativo Este projeto dá continuidade à pesquisa realizada no âmbito do Projeto Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica, em que estudamos produções imagéticas de estudantes e de docentes de cinco cursos de Direito de universidades públicas, quatro do Brasil e uma de Angola. O foco na formação jurídica das universidades participantes da investigação, está voltado a propiciar contribuições para um processo que incentive a promoção de maior justiça social. Nesta nova iniciativa, nos propomos a explorar o acervo de imagens da justiça resultante da pesquisa anteriormente desenvolvida, como elemento de estudo para a investigação sobre o currículo e a pedagogia jurídica. Pela sua potência, pretendemos realizar uma análise comparativa entre as produções de docentes e de discentes de diferentes instituições. Para tanto, organizaremos os termos da variação composicional com que são identificadas similaridades e diferenças entre essas imagens da justiça. Indaga-se se as produções imagéticas produzidas por docentes com diferentes tempos de magistério, com diferentes atuações nos âmbitos teórico propedêutico ou técnico profissional do curso, permitem interpretações relacionadas ao currículo jurídico, e aos diálogos entre docentes e de docentes com estudantes. O estudo comparativo será desenvolvido com fundamento no Método Documentário de Interpretação, no qual nos embasamos para realizar a investigação mencionada. O desenvolvimento do projeto produzirá impactos científicos, tecnológicos, culturais e sociais porquanto auxilia na rediscussão dos currículos do Curso de Direito, contribui para repensar a Pedagogia Jurídica nas instituições pesquisadas e concorre para incrementar análises sobre a justiça na sociedade contemporânea.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Celi Chaves Vasconcelos

Ciências Humanas

Educação
  • mulheres e educação no século xix: artefatos e sensibilidades
  • O Projeto de Pesquisa Interinstitucional versa sobre a vida das mulheres oitocentistas, seus artefatos e suas sensibilidades, evidenciadas por meio de objetos, manuscritos e imagens, entre outros materiais, com ênfase naqueles que demonstram a cotidianidade feminina, bastante relacionada à educação quando se tratava de mulheres letradas, no período em foco. O objetivo central é investigar um acervo inédito de cadernos, cartas, fotografias, gravuras, egodocumentos, álbuns, instrumentos de escrita, além de itens relacionados à toalete feminina e elementos característicos do que era apropriado à mulher no século XIX. Em um plano mais específico pretende-se promover uma aproximação maior com a materialidade e a história cultural dos artefatos e documentos que, até então, somente podiam ser conhecidos em imagens de livros e vídeos. A partir de uma pesquisa histórico-documental, as fontes serão selecionadas em sites disponíveis na web, por meio da digitalização, e através da aquisição do material físico em leilões e antiquários, além daqueles oriundos do fechamento de museus privados, ocorrido após o período de isolamento social. A análise teórica dos acervos será distribuída em quatro categorias: cenários educativos; escritas íntimas; toaletes femininas; e imagens sensíveis. Como metas, o Projeto de Pesquisa culmina na realização de um seminário e de uma exposição, ambos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a finalidade de discutir e divulgar os resultados obtidos. O seminário acontecerá durante três dias, desde a abertura da exposição, reunindo a equipe do Projeto, pesquisadores convidados para compor as mesas temáticas e workshops, além de estudantes interessados no assunto e que poderão enviar trabalhos para apresentação. Durante a exposição será lançado um catálogo dos itens apresentados, com a pesquisa sobre cada um, distribuído pela Universidade e pela Agência de fomento aos participantes e às instituições de educação e cultura.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Célia Lima-Hernandes

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • recursos inferenciais na metáfora situada e audiodescrição – estudo contrastivo
  • Tendo em vista que os neurônios no córtex occipital dos cegos congênitos não recebem estímulos oriundos da visão, nestes indivíduos o córtex visual sofre alterações anatômicas e funcionais (Campi et alii 2020). Embora a sociedade esteja cada vez mais se preparando para a inclusão de cegos nas várias atividades cotidianas públicas com o uso de audiodescrições em cinemas, teatros e museus, muito pouco se sabe sobre o modo como esses cegos captam as informações nesse processo de “leitura” secundada. Neste projeto, investigaremos se haveria alguma seletividade no recrutamento de neurônios e se a região occipital ventral é apoio para a “leitura secundada”, conforme evidenciou Dehaene em fmri de indivíduos videntes alfabetizados em contraste com analfabetos. Segundo ele, alfabetizados mobilizam a região dedicada ao reconhecimento de rostos para a função de leitura, algo inexistente nos analfabetos. A pergunta central visa a responder se os cegos congênitos, analfabetos na leitura gráfica, assemelham-se ao processamento de leitura “secundada” via localização occipital ventral tal como os alfabetizados. A equipe interdisciplinar que se reúne neste projeto seleciona como objeto linguístico a metáfora situada (Vereza, 2013) como lente denunciadora da recepção audiodescrita. O estudo - inovador por excelência - envolve representante da oftalmologia médica com experiência de atuação no instituto Luiz Braille (Jundiaí), físicos do Laboratório de Ressonância Magnética funcional (IF-USP), linguista e psicóloga no estudo das habilidades de inferência a partir de audiodescrições dirigidas a cegos em contraste com as habilidades de membros do grupo de controle, os videntes. O experimento contará com a seleção de centros de atenção metafóricos, após o contexto geral audiodescrito ter sido apresentado. Esperamos que a metáfora situada na "leitura" secundada evidencie a forma e a localização de processamento da leitura em cegos e o efeito na região que Dehaene nomeou "caixa de letras"
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Christina Werneck de Avellar Winston

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • identificação de micrornas em biopsias não invasivas: aplicação como biomarcadores no diagnóstico e prognóstico de doenças inflamatórias no trato reprodutor masculino
  • A falta de acompanhamento médico regular de homens torna essa população mais vulnerável a desfechos adversos de saúde, prejudicando diagnósticos precoces, principalmente os relacionados a saúde reprodutiva. Doenças inflamatórias do trato reprodutor masculino, como epididimite, orquite, prostatite, entre outras, são ainda pouco conhecidas quanto a patogênese e terapêutica. São geralmente condições de decurso clínico silencioso podendo evoluir de forma crônica, e culminar em quadros de infertilidade, muitas vezes irreversível, afetando a saúde geral dos homens. É reconhecida a necessidade urgente de métodos não invasivos para diagnosticar doenças em homens, especialmente em idade reprodutiva. Neste estudo, a ênfase será na identificação de microRNAs que representam uma assinatura da patogênese inflamatória dos tecidos do trato reprodutor masculino em resposta a estressores (endógenos, exógenos e ambientais). Este perfil de microRNA será utilizado como biomarcador para diagnóstico, prevenção e prognóstico no desenvolvimento de alvos terapêuticos para essas doenças. A estratégia metodológica será baseada em biópsias não invasivas e envolverá duas fases: 1) Identificação e validação de um perfil qualitativo e quantitativo de microRNAs em urina animal (camundongos, ratos) a partir de modelos pré-clínicos recapitulam condições de estresse inflamatório. 2) Com base nos dados coletados, o ensaio será transferido para amostras de urina de pacientes controle para validar os perfis de microRNA antes de ser aplicado em coortes de pacientes com diferentes condições clínicas e inflamatórias como uma fase exploratória desse método em humanos. Este projeto reúne uma equipe interinstitucional e multidisciplinar para desenvolver este método de biópsia não invasivo. Esta abordagem abrirá perspectivas para recomendações de saúde, bem como para uso clínico no diagnóstico, prevenção e prognóstico de doenças que afetam a saúde masculina.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Clara Fava

Engenharias

Engenharia Civil
  • avaliação de ferramentas de modelagem hidrológica de diferentes complexidades para mapeamento de áreas de inundação de bacias rurais com dados escassos
  • Um dos grandes impactos do aquecimento global é o aumento da ocorrência de eventos climáticos extremos, como inundações, secas e ciclones. A modelagem e mapeamento das áreas suscetíveis à inundação é primordial para o gerenciamento de risco da população vulnerável e também para mitigar os prejuízos das cheias na produção agropecuária. No entanto, um desafio para calibrar modelos de enchentes, etapa essencial para a confiabilidade dos resultados, é a falta de dados históricos consistentes, especialmente a extensão das áreas inundadas, sobretudo em bacias rurais. Assim, é necessário explorar ferramentas de menor complexidade, que exijam menos dados de entrada, para gerar manchas de inundação. Esses desastres vêm se tornando recorrentes em áreas rurais, como ilustram eventos ocorridos em janeiro de 2004 e 2016, nos municípios de Campina do Monte Alegre - SP e Buri - SP, que tiveram áreas agricultáveis inundadas pelos rios Itapetininga e Paranapanema (Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema), gerando grandes prejuízos para produtores da região. Este projeto visa aplicar Sistemas de Informações Geográficas e modelos hidrológicos para avaliar a precisão relativa entre modelos de diferentes complexidades, para eventos de inundação na bacia do Alto Paranapanema. Para suprir a falta de dados para calibração, será elaborado um retrospecto do histórico de inundações, através da coleta de fotos, registros de jornais e memória da população. Serão avaliados cenários de mudança no uso e ocupação do solo, com chuvas de projeto com período de retorno de 5, 10, 25, 50 e 100 anos e duração de 120, 480 e 1440 minutos. Espera-se que a avaliação da acurácia de modelos de enchente de baixa complexidade viabilize a expansão de sua adoção por tomadores de decisão em áreas com escassez de dados, onde o planejamento de medidas mitigadoras é essencial para a redução de danos oriundos de eventos extremos.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Clara Gutierrez Galhardo

Ciências da Saúde

Medicina
  • reatividade de anticorpos presentes no soro de pacientes com diferentes manifestações clínicas da esporotricose contra proteínas do secretoma de sporothrix brasiliensis
  • No Brasil ocorre uma expansão do território de ocorrência da esporotricose e o Rio de Janeiro (RJ) é o principal estado em número de casos. Clinicamente se caracteriza pelas formas cutâneas e, pelo incremento de formas graves como extracutâneas e disseminadas, com hospitalizações e óbitos. O diagnóstico dessas formas muitas vezes é desafiador, quer pela coleta do espécime de difícil acesso ou pelo isolamento em cultura. Há poucas ferramentas de estudo da resposta imune, sobretudo a humoral, para apoio diagnóstico mais rápido, principalmente em imunossuprimidos. O estudo se propõe a avaliar a resposta sorológica na coorte de pacientes com esporotricose em um instituto de referência para a doença no RJ e identificar proteínas de Sporothrix brasiliensis com reatividade específica. Revisão histórica dos resultados do teste de ELISA para esporotricose será feita nos prontuários dos pacientes. Estes serão divididos de acordo a sua apresentação em formas cutâneas, cutânea disseminada, extracutâneas e formas disseminadas. Comorbidades e tipos de imunossupressão também serão avaliadas. Será avaliada a sensibilidade do teste em cada grupo, bem como fatores de risco para resultados falso-negativos. Na avaliação qualitativa, o secretoma de S. brasiliensis será avaliado frente a um painel de soros de: (i) pacientes com esporotricose, (ii) pacientes com outras doenças infecciosas e (iii) indivíduos saudáveis. As proteínas reativas aos soros serão selecionadas por co-imunoprecipitação e identificadas por espectrometria de massas. As proteínas de cada grupo serão comparadas para identificar aquelas reconhecidas somente por anticorpos séricos de pacientes com esporotricose. Neste grupo também serão identificadas proteínas diferencialmente reconhecidas para determinar biomarcadores preditores de prognóstico da doença. Esse estudo permitirá avaliar a aplicabilidade diagnóstica e prognóstica do teste em diferentes grupos de pacientes com esporotricose.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Clara Padoveze

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • implementação de estratégias para melhoria de políticas públicas na prevenção de infecções relacionadas a assistência a saúde: uma abordagem multi-métodos
  • As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são aquelas adquiridas em qualquer ambiente onde ocorra assistência à saúde, sendo consideradas importante problema de saúde pública, afetando milhares de pacientes/ano ao redor do mundo e são especialmente elevadas nos países em desenvolvimento. Ainda que muitos países tenham alcançado progressos na redução das IRAS, eventos emergentes como epidemias, pandemias e a resistência microbiana (RM) demonstram que há lacunas importantes referentes à capacidade de resposta a esses agravos. Para tal, este projeto se propõe a utilizar as ferramentas/teoria oriundas da ciência de implementação, para desenvolver estratégias que apoiem a implementação de evidências referentes à preparação, prontidão e resposta a epidemias. Este projeto contempla 6 subprojetos, oriundos de questões decorrentes de projetos previamente realizados pela equipe. Os objetivos dos subprojetos se referem ao desenvolvimento de métodos de simulação para educação interprofissional sobre biossegurança em unidades críticas e na visita domiciliar; métodos de simulação para pesquisa em fatores humanos e usabilidade de equipamentos de proteção individual (EPI); intervenção para desenvolver a competência de enfermeiros na prevenção e controle de infecções (PCI) e para o engajamento nos programas gestão de antimicrobianos, por meio do estabelecimento de Comunidades de Práticas (CoP); avaliação pós implementação do projeto PREVCOVID-BR de melhoria de PCI para redução da transmissão intra-hospitalar de COVID-19 e avaliação da usabilidade de aplicativo para monitoramento de profissionais de saúde com suspeita de COVID-19. Para o alcance dos objetivos propostos, a equipe de pesquisadores tem expertise em diferentes áreas de conhecimento e desenhos de pesquisa. Neste projeto será utilizada uma abordagem multi-métodos, incluindo estudos de validação por técnica Delphi, intervenções usando CoP e estudos quanti e qualitativos (entrevistas/questionários).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Claudia Costa Irigoyen

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • remodelamento cardíaco após infarto agudo do miocárdio em fêmeas ooforectomizadas: impacto da associação do tratamento com rosuvastatina e treinamento físico
  • O infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral são as principais causas de óbito em mulheres na pós-menopausa. Neste sentido, dislipidemia, inflamação crônica de baixa intensidade, desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV) e pior remodelamento cardíaco após o IAM têm sido observados na pós-menopausa. As estatinas são hipolipemiantes que reduzem o colesterol e têm contribuído para diminuir a DCV a longo prazo. O treinamento físico (TF) também é eficaz em prevenir ou atenuar as disfunções cardiometabólicas. De fato, demonstramos previamente que a simvastatina melhorou o barorreflexo em fêmeas Wistar treinadas e ooforectomizadas (Braz J Med Biol Res.2013;46(5):447-53), provavelmente devido ao aumento da atividade aferente dos barorreceptores (Physiol Rep.2013;1(3):1-9), e que o TF melhorou o controle autonômico da frequência cardíaca (FC) após IAM (Menopause.2010:17(4):712-7), motivando editorial neste periódico (Menopause.2010:17(4):676-7). Entretanto, até o momento não existem evidências do uso da Rosuvastatina, uma estatina que tem maior eficácia na redução do colesterol e do processo inflamatório vascular e sistêmico, bem como de sua associação ao TF na pós-menopausa. Nesta proposta, testaremos a hipótese de que os efeitos pleiotrópicos da Rosuvastatina podem contribuir para um remodelamento cardíaco favorável após IAM e que o TF aeróbio pode potencializar esses efeitos após privação dos hormônios ovarianos. Para isso, os efeitos do tratamento com Rosuvastatina (0,15mg/kg/dia) e do TF (esteira, 40-60% capacidade máx) por 28 dias, isoladamente ou em associação, serão avaliados: na hemodinâmica e na variabilidade da pressão arterial e da FC; na expressão gênica de citocinas inflamatórias (rt-PCR), no perfil de estresse oxidativo (pró e antioxidantes, dano, balanço redox) e nas alterações morfo-funcionais (ecocardiograma) cardíacas e na mortalidade na fase aguda do IAM em ratas ooforectomizadas, melhorando o manejo das DCV após menopausa.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • aportes tecnológicos das smart cities à consolidação de cidades sustentaveis: técnicas e métodos para planejar a implantação no contexto brasileiro
  • Cidades Inteligentes e Sustentáveis é tema que trata de permitir a interação direta com a infraestrutura e monitoramento do que está acontecendo na cidade, ajudando tanto ao poder público quanto o cidadão no planejamento, no reconhecimento de problemas em tempo real e na ação para corrigí-los, discutir e enfrentar questões sensíveis à cidade e sua sustentabilidade. A proposta contempla analisar, desenvolver e propor técnicas e métodos para planejar e consolidar cidades inteligentes-sustentáveis no contexto brasileiro, de acordo com a Agenda 2030 da ONU. A problemática centra-se na falta de metodologia para planejar cidades inteligentes e sustentáveis a partir do arcabouço legal, das tecnologias e da infraestrutura existente de computação ubíqua no Brasil, dada a ausência de bibliografia ou políticas de apoio. A hipótese é a de que coletando dados das iniciativas de IoT e estratégias correlatas em uso nas principais Smart Cities do Brasil e do mundo, é possível obter dados suficientes para desenvolver uma teoria nacional, métodos e técnicas para identificação de estratégias nacionais de curto, médio e longo prazos para que as cidades brasileiras tornem-se inteligentes e sustentáveis. A metodologia contempla em uma primeira fase, a partir das práticas e estrutura legal, realizar levantamento dos planejamentos estratégicos em Internet das Coisas (IoT) e demais iniciativas tecnológicas em uso, que caracterizam o fenômeno das Smart Cities, em cidades como Barcelona, Madri, Nova York,São Paulo. A proposta é plausível vez que a cidade de Nova York, publicou o “The New York City Internet of Things Strategy”, que consolida as estratégias adotadas para se tornar uma Smart City com a mesma metodologia ora sugerida, ou seja, a partir do levantamento da infraaestrutura existente e das tecnologias de IoT já implantadas pelas agências municipais (450 casos incluindo iniciativas privadas) puderam consolidar sua estratégia. Estrategia de metodologia explica-se no item próprio.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Claudia Gonçalves

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • desconforto cefálico e orofacial devido ao uso de equipamento de proteção individual (epi) e orientação quanto ao auto-manejo dessas condições
  • Os Equipamentos de proteção individual (EPI) craniofaciais como óculos, máscaras e protetores faciais são utilizados para a proteção dos trabalhadores. Seu uso provoca pressão sobre pontos específicos da pele, o que pode deflagrar ou piorar episódios de cefaleia e dor orofacial, condições incapacitantes e prevalentes na população geral. Por ocorrência da COVID-19 o uso de EPI craniofaciais se tornou extensivo promovendo pressão externa prolongada na região da face e crânio o que pode estar promovendo a piora ou surgimento das condições como cefaleia e dor orofacial, especialmente naqueles indivíduos que possuem alodínea cutânea, condição em que se sente dor por um estimulo que não é doloroso. A prevalência de condições craniofaciais provocadas pelo uso de EPI ainda é desconhecida e tornou se uma necessidade emergente uma vez que essa é uma forma eficaz de prevenir a infecção por doenças transmissíveis, em especial a COVID-19. Assim o objetivo deste projeto é avaliar o surgimento e a piora da cefaleia e da dor orofacial devido ao uso de EPIs craniofaciais, orientar para o auto-manejo dessas condições e adicionalmente oferecer tratamento para os casos de dor crônica. Afim de alcançar esses objetivos serão avaliados os hábitos de uso dos EPI, a queixa de cefaleia, a presença de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular e de alodínea, a incapacidade relacionada a dor no pescoço e o sinal eletromiográfico dos músculos da região cervical, em indivíduos maiores de 18 anos que usem EPI craniofacial por pelo menos 4h seguidas em pelo menos 3 dias da semana, também serão elaborados e fornecidos vídeos, cartilhas e palestras sobre as condições de dor orofacial e o seu auto manejo para os participantes da pesquisa além da oferta de tratamento fisioterapêutico para aqueles que apresentarem condições crônicas. Os resultados deste estudo auxiliarão no entendimento dos mecanismos dessas doenças, além de abrir fronteiras para o auto manejo e a reabilitação nessas condições.
  • Universidade Ceuma - MA - Brasil
  • Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Cláudia Gonçalves de Oliveira

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • efeito da exposição à cafeína sobre a diferenciação de células progenitoras musculares e a sinalização com macrófagos: envolvimento da ativação da pgc-1 alfa
  • A cafeína é culturalmente difundida na alimentação mundial, possui baixo custo e tem efeitos benéficos em condições fisiológicas e patológicas. Há evidências que a cafeína reduz as comorbidades associadas às doenças neurodegenerativas e inflamatórias, como a redução da mobilidade funcional, dores musculares crônicas e déficits cognitivos, por estimular a biogênese mitocondrial, via ativação da PGC-1 alfa (coativador 1 alfa do receptor ativado por proliferadores de peroxissoma gama). Considerando-se que as mitocôndrias são essenciais para a manutenção e restabelecimento da homeostase celular e são altamente susceptíveis às lesões teciduais presentes em doenças neurodegenerativas e inflamatórias, pesquisar estratégias para potencializar as funções mitocondriais é de interesse socioeconômico e científico. Nossa hipótese é que a cafeína module a biogênese mitocondrial em células musculares esqueléticas através da ativação da PGC-1 alfa, contribuindo com a sinalização de com células do sistema imunológico para redução de processos inflamatórios e potencialização dos processos regenerativos da célula muscular. A estratégia metodológica será a seguinte: 1) Tratar uma cultura de células musculares esqueléticas (C2C12) com cafeína para avaliar a diferenciação celular e ativação da PGC-1 alfa. Para isso, utilizaremos imunofluorescência e avaliação dos genes mitocondriais Nrf1 e Nrf2 por RTqPCR. 2) Verificar, por imunofluorescência, o efeito da cafeína sobre a polarização de macrófagos para o fenótipo anti-inflamatório. 3) Tratar uma co-cultura de células musculares esqueléticas (C2C12) e macrófagos com cafeína para avaliar, por imunofluorescência, se a ativação da PGC-1 alfa é capaz de induzir a polarização dos macrófagos para o fenótipo anti-inflamatório. 4) Realizar o knockout mediado por CRISPR de genes alvo do estudo, como PGC-1 alfa, a fim de caracterizar e validar o papel de vias de sinalização no efeito da cafeína sobre a diferenciação de células musculares.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Cleci Venturini

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • discursivização e representação social, histórica e material do holocausto em museus e memoriais
  • Nomes e acontecimentos de impacto social, histórico e memorial são patrimônio da humanidade e objetos de pesquisas científicas em diferentes domínios do conhecimento. O tema desta proposta é o Holocausto em museus e memoriais, recortando a discursivização e a representação desse acontecimento pelas instâncias do social, do histórico (Rancière, 1994; Robin, 2016) e das formas materiais (Althusser, 1970, Pêcheux, 1997). O Holocausto foi um dos acontecimentos mais trágicos e mais polêmicos do século XX, sendo tema de publicações em diferentes materialidades com predominância para a área da história, da antropologia e da psicanálise, e na Linguística com menos publicações. Buscamos, a partir desse tema, circunscrever os discursos e as representações sobre/do Holocausto em museus e memoriais brasileiros, da América Latina e do México para organizar, expor, representar e discursivizar os acontecimentos que resultaram no extermínio de judeus e de outras minorias. A abordagem é discursiva, (Pêcheux, 1997; Orlandi, 2004) e encaminha para a interpretação por meio da língua na história, em discursos constituídos por sujeitos ideológicos e atravessados pelo inconsciente (Pêcheux, 1997). A pergunta que nos move é: como e por quais processos linguístico-discursivos, imagéticos, memoriais, materialistas, testemunhais e documentais os museus organizam e fazem circular discursos e memórias que atendem às especificidades de suas narratividades (Venturini, 2021) sobre o Holocausto? Temos pesquisas acerca do Museu do Holocausto de Curitiba, que nos permitiram compreender que esse museu constrói suas narrativas a partir exposições, que priorizam testemunhos de sobreviventes e se centram na educação. Para responder a nossa questão utilizaremos diferentes metodologias.
  • Universidade Estadual do Centro Oeste - PR - Brasil
  • Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Clorinda Soares Fioravanti

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • resistência das raças bovinas curraleiro pé-duro, pantaneiro e nelore à intoxicação experimental pelas favas do tamboril (enterolobium contortisiliquum)
  • A espécie Enterolobium contortisiliquum é uma leguminosa, pertencente à família Fabaceae, conhecida popularmente como tamboril e presente em todas as regiões do Brasil. As favas dessa planta caem no chão no período da seca, que coincide com a escassez de gramíneas no país, representando um risco para a intoxicação de animais de produção, especialmente bovinos. Os quadros de intoxicação estão associados à presença de saponina, enterolobina e lecitina nas favas, consistindo de acidose ruminal e fotossensibilização secundária. Por se tratar de uma planta nativa, hipotetizamos que raças locais brasileiras apresentam resistência à intoxicação por E. contortisiliquum. Tal sugestão se baseia em estudos prévios da equipe de pesquisa, que confirmam a resistência da raça Curraleiro frente a intoxicação por Palicourea margravii e a resistência de Pantaneiros ao serem expostos a extrato de Stryphnodendron obovatum. Com isso, o projeto objetiva avaliar os efeitos clínicos e patológicos da intoxicação por tamboril em bovinos das raças Curraleiro Pé-Duro, Pantaneiro e Nelore. Dezoito bovinos serão divididos em três grupos (n=6): 1. Curraleiro Pé-Duro, 2. Pantaneiro, 3. Nelore e submetidos a três fases experimentais. Em cada fase serão avaliados dados clínicos, ultrassonográficos, de biópsia hepática e laboratoriais (hematologia, bioquímica e metabolômica). A fase 1 consistirá em período de referência, com duração de 14 dias, para estabilização de parâmetros basais dos animais hígidos. A fase 2, intoxicação, corresponderá a administrações diárias de 20g/kg/PV de extrato de E. contortisiliquum durante três dias, seguidas de avaliações seriadas por cinco dias. A fase 3, pós-intoxicação, compreenderá 89 dias de avaliações seriadas. Os resultados poderão ser imediatamente empregados para confecção de um banco genético melhorador de raças puras de alta produção, imprimindo resistência e rusticidade a esses animais.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Cristina Caminha de Castilhos França

Ciências Humanas

Educação
  • observatório de permanência e êxito: um estudo do ensino médio técnico agrícola estadual e federal
  • O projeto está vinculado ao Observatório de Permanência e Êxito de Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que vem sendo desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) desde 2018. A proposta desse projeto tem como parceira a Associação Gaúcha de professores Técnicos de Ensino Agrícola – AGPTEA) e trata de um processo de identificação, avaliação e aplicação de medidas preventivas permanentes para suprimir a evasão escolar. Nesse sentido, a associação da EPT e a Educação Agrícola, em âmbito estadual, é uma oportunidade incontestável para expandir a visão sobre a proposta, que conta com a atuação no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT/IFRS), desdobrando-se em pesquisas e desenvolvimento de produtos educacionais que têm como meta a aplicação direta nos processos de ensino e de aprendizagem, em espaços formais e não formais. O objetivo do projeto é compreender, analisar e estabelecer estratégias de diminuição da evasão escolar como política institucional necessária à melhoria da qualidade educativa, tendo em vista os diagnósticos resultantes como indicadores a fim de redimensionar seus espaços de aprendizagem. A aplicabilidade dos conhecimentos propostos se concretizará em um compêndio com a finalidade de orientação, em cursos de formação dos segmentos envolvidos no processo de permanência e êxito escolar e um documentário enquanto mais um instrumento de elucidação da complexidade, da necessidade e da urgência de se tratar o tema, tendo em vista se constituir em um “espaço” estruturado pela voz dos sujeitos que vivenciarão e avaliarão os produtos educacionais oriundos da investigação.De igual modo, os cursos de formação previstos visam o engajamento com as identidades institucionais, interesses, coalizões e valores coletivamente construídos.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • espaços expositivos de arte contemporânea, diálogos com ambientes virtuais de formação
  • Considerando que a pandemia do Sars-Cov-19, alterou significativamente a organização escolar, como apontam Fonseca da Silva, Oliveira e Perini (2021), ressaltamos esse como um tema de estudo prioritário. Nos anos de 2020/2021 novas formas de aprendizagem se constituíram no cenário da educação brasileira a partir da necessidade de um aporte remoto para a educação brasileira. Inicialmente muitas dificuldades surgiram, não só no contexto escolar, como também no cenário da produção artística. Entre elas, destacamos a falta de recursos, a carência de editais e de espaços expositivos abertos para veiculação da produção, acarretando desigualdades sociais profundas para um setor da sociedade que já convivia com condições precárias de subsistência. No âmbito escolar, dois problemas se agudizaram: a falta de investimentos na melhoria das condições de trabalho do professor, e a carência do debate acerca das possibilidades de uso das tecnologias nos processos artísticos e tecnológicos nas próprias licenciaturas, pois embora tenhamos grandes expoentes no Brasil que se dedicam há décadas à produção artística no âmbito tecnológico, a tradição artística que vigora nas práticas escolares como atividade principal se afasta do uso das tecnologias. Neste sentido, o projeto pretende contribuir para essa desmistificação do uso das tecnologias, assim como sistematizar materiais e divulgar a produção artística existente que utiliza aparatos tecnológicos nos cursos de licenciatura e nas formações de professores de Arte. Para executar o projeto, pretendemos coletar dados com os professores, analisar as plataformas de aprendizagem, sistematizar as produções tecnológicas de um conjunto de instituições culturais, produzir materiais e debatê-los com os professores, a fim de engajá-los na produção de novas formas de ensino e aprendizagem. O projeto conta com apoio do projeto em rede Observatório no âmbito do Ensino de arte que reúne 12 instituições no Brasil e na Argentina.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • gênero, parentalidade e produção científica: impactos da covid-19 na área de ciência de informação
  • Estudos recentes mostram que a pandemia de COVID-19, o maior evento disruptivo desta década, gerou implicações sem precedentes em todas as esferas da vida profissional e familiar. No âmbito acadêmico não foi diferente afetando a produtividade científica de várias áreas de conhecimento e expondo com maior intensidade as desigualdades de gênero já existentes na academia. Conhecer esses impactos na produção científica de homens e mulheres na Ciência da Informação (CI) contribuirá com uma melhor compreensão sobre as implicações do gênero e parentalidade na produção científica da área. As seguintes questões serão investigadas: Como se configuram as assimetrias de gênero na produtividade científica da CI na pandemia? Quais são, para os pesquisadores da área, os efeitos do gênero e parentalidade na produtividade científica durante a pandemia? O objetivo geral é analisar como a produção de conhecimento na CI foi afetada pela pela COVID-19 no contexto da relação gênero e parentalidade. Hipotetiza-se que a adoção do home office no trabalho acadêmico e a centralidade feminina nos cuidados parentais acentuaram as disparidades de gênero na produtividade cientifica da área de CI. A pesquisa é exploratória-descritiva com enfoque quanti-qualitativo mediante análise bibliométrica da produção científica pré e durante a pandemia (2018- 2022) de bolsistas PQ/CNPq (59) e docentes (374) da pós-graduação em CI, e análise de conteúdo de um survey com esse público sobre a problemática investigada. As estapas incluem estudo bibliométrico sobre gênero, parentalidade e produção científica, coleta e tratamento de dados (ScriptLattes, Excel, VantagePoint), aplicação de questionário (Google Forms), elaboração de indicadores e análise à luz do referencial teórico da CI e Sociologia da Ciência. Os resultados permitirão compreender os complexos efeitos do gênero no trabalho acadêmico durante a COVID-19 contribuindo para a proposição de políticas mais equitativas de gênero na ciência.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Cristina Pompa

Ciências Humanas

Antropologia
  • crise da presença e reintegração religiosa: atualidade de ernesto de martino
  • O projeto visa trazer para o debate brasileiro a obra do antropólogo e historiador das religiões italiano Ernesto de Martino, já amplamente conhecida no mundo anglófono, francófono e latino, mas não no Brasil. Desenvolvida há cinquenta anos, a teoria demartiniana é extraordinariamente fértil e antecipadora das teses contemporâneas sobre a performance ritual, a corporalidade e a cura. Interessam especificamente os rituais religiosos que implicam estados alterados de consciência, o transe, e que estão na base de muitas religiões no Brasil contemporâneo (afro, espiritismo, pentecostalismo, neoxamanismo urbano), estudadas em geral a partir de recortes que deixam em segundo plano a prática ritual. No cerne da metodologia de De Martino está o conceito de “presença” (o dasein de Heidegger), a possibilidade de ser-no-mundo e agir na história, permanentemente exposta ao risco da crise, de não-ser-no-mundo, de “ser agido”, negado como sujeito. O ritual religioso é uma técnica protetora contra esse risco, mediante a instauração de um estado de dissociação psíquica, que encena ritualmente a própria crise (a “perda de si”), para, em seguida, recuperar modelos institucionalizados de comportamento que permitem o resgate individual e a reintegração social. São objetivos do projeto: 1) analisar a adesão contemporânea, no Brasil, a práticas religiosas centradas no transe, privilegiando metodologicamente a performance ritual, com foco na dialética crise/resgate. A hipótese é que, para além das narrativas sobre a “fé”, a motivação nodal das escolhas religiosas é a eficácia das práticas rituais em termos de “cura” da “presença doente”, nos termos de De Martino. 2) Divulgar a obra do autor mediante tradução de dois livros (notadamente as etnografias sobre a cultura popular no sul da Itália). 3) Produzir uma reflexão conjunta a respeito do lugar do autor na história do pensamento antropológico, em sua relação com a filosofia do século XX e com a história das religiões europeia
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Mariá Cristina Vasconcelos Nascimento Rosset

Engenharias

Engenharia de Produção
  • ciência de dados em problemas de otimização com aplicações nos setores produtivo e da saúde
  • Técnicas de ciência de dados no auxílio à tomada de decisão em problemas de otimização têm exercido um papel importante em trabalhos recentes, em particular, as estratégias de aprendizado de máquina. Em geral, aplicações reais são beneficiadas com a análise dos dados na modelagem e desenvolvimento de métodos de solução de problemas de otimização. Em particular, o uso de memória e gerenciamento da mesma por técnicas de ciência de dados em algumas metaheurísticas têm possibilitado soluções eficientes de problemas clássicos de otimização na literatura recente. Neste sentido, este projeto aborda técnicas de ciência de dados em problemas de otimização combinatória de diversas formas: na seleção de algoritmos, para auxiliar a tomada de decisão durante o processo de busca de algoritmos de otimização e para compor a modelagem matemática dos mesmos. Investigaremos tais técnicas em uma diversa gama de problemas de otimização: de designação de locais de armazenagem, de planejamento de redes mesh, de elaboração de kits cirúrgicos, variantes clássicas do problema de roteamento de veículos (PRV) e problemas correlatos. A hipótese é que a investigação dos dados permitirá a descrição de modelos mais fidedignos e auxiliará os métodos heurísticos de forma mais eficaz do que estratégias clássicas da literatura. Com exceção do PRV, todos os problemas envolvem dados reais e parcerias com indústria e hospitais. Para o PRV, metaheurísticas adaptativas que empreguem aprendizado serão investigadas, dando andamento a um estudo publicado recentemente pela equipe, com resultados que superam a literatura recente do PRV capacitado. Tanto na modelagem quanto nos métodos de solução, daremos maior ênfase na consideração de estratégias de aprendizado de máquina devido às características dos dados de saúde e indústria estudados e da expertise do grupo de pesquisa. Esperamos contribuir também no desenvolvimento de técnicas de ciência de dados inovadoras, a fim de melhor tratar os dados estudados.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria da Conceição de Menezes Torres

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • estudo químico e farmacologico de plantas medicinais do semiárido nordestino
  • Vide projetoA flora brasileira é considerada uma das mais ricas fontes de material com potencial farmacológico e biotecnológico do mundo devido à diversidade de espécies existentes em seus ecossistemas. O bioma caatinga, exclusivamente brasileiro, é berço de uma flora rica em plantas medicinais, mas que ainda apresenta muita carência de exploração cientifica. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo investigar a composição química de óleos essenciais e extratos vegetais de plantas do semiárido nordestino, com indicação de uso medicinal popular. Em especial, serão estudadas plantas dos gêneros Pseudobombax e Croton, selecionadas como objeto de estudo devido a informações etnofarmacológicas e, portanto, promissoras fontes de moléculas bioativas. A prospecção química será direcionada no sentido do isolamento e identificação de compostos com atividades biológicas. A investigação química será realizada utilizando técnicas clássicas de cromatografias como: cromatografia gravitacional, empregando gel de sílica como adsorvente e por CLAE. A elucidação estrutural dos compostos isolados envolverá técnicas espectrométricas tais como IV, EM, RMN 1H e 13C, uni- e bidimensional. Pretendemos, assim, gerar novos conhecimentos acerca do arsenal de plantas medicinais encontrados no semiárido nordestino e contribuir para o desenvolvimento de novas drogas. A presente proposta tem caráter interdisciplinar, envolvendo interfaces com outras áreas específicas, bem como tem a possibilidade de repercussão e impacto em outras atividades como na medicina formal e em práticas populares de prevenção e cura de doenças, como um importante fator social, particularmente, nas populações de baixo poder aquisitivo. anexo.
  • Universidade Estadual da Paraíba - PB - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Wed Dec 28 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Maria da Conceição dos Reis

Ciências Humanas

Educação
  • a educação das relações étnico-raciais em cursos de pedagogia do brasil
  • A Lei nº 10.639/2003 orienta a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo Em seguida, surge um arcabouço legal para direcionar esta inserção na educação básica e superior. As diretrizes do curso de Pedagogia orientam para uma formação que contemple o respeito às diferenças étnico-raciais (BRASIL, 2006). Porém, pesquisas revelam que a temática é silenciada nos espaços educacionais (GOMES, 2012; CARVALHO, 2018). Com respaldo no Parecer CNE/CP nº 03/2004, na Resolução CNE/CP nº 01/2004, na Resolução CNE/CP nº 01/2006 e na Resolução CNE/CP Nº 02/2015, a pesquisa amplia estudos realizados em PE e no Nordeste, buscando compreender como a educação das relações étnico-raciais (Erer) está inserida na formação docente. A necessidade desse estudo está relacionada a disseminação da Erer no currículo das escolas e academias que contemplem a diversidade étnico-racial. A questão central busca responder como se constitui a Erer em cursos de Pedagogia do Brasil. Considerando os resultados dos estudos locais, a hipótese é de que os cursos têm respondido à legislação muitas vezes para contemplar avaliações externas, porém não incorporam a temática no currículo através de suas práticas. Tendo como objetivo: analisar a constituição da Erer nos cursos de Pedagogia do Brasil para atender a Lei nº 10.639/2003 e seus documentos legais correlatos, serão realizados questionários, entrevistas e análise documental sobre esses cursos nas 5 regiões brasileiras. O desenvolvimento se dará através de 3 subprojetos: A Erer nos PPC; A Contribuição da Pedagogia para a Erer e As Práticas Antirracistas na Pedagogia. A técnica de análise de conteúdo em diálogo com o Pensamento Decolonial e a teoria Freireana orientará a identificação e superação da relação: colonialidade-decolonialidade, alienação-conscientização, opressão/libertação que ajudem a produzir conhecimentos que subsidiem a área de currículo e os cursos à implementarem uma Pedagogia antirracista.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 09 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria das Dores Dutra Behrens

Ciências da Saúde

Farmácia
  • caracterização de insumos ativos da espécie vegetal arrabidaea chica (bonpl.) verlot, visando ao tratamento de leishmanioses.
  • O Ministério da Saude publicou a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saude (RENISUS), apresentando as espécies com potencial de gerar produtos de para o SUS, no sentido de orientar pesquisas para atualização de uma relação de fitoterápicos seguros, eficazes e de qualidade. Arrabidaea chica Verl. apresenta usos medicinais e compõe a RENISUS. Atendendo a essa orientação, o presente projeto propõe a obtenção e caracterização de insumos ativos da espécie vegetal A. chica, a partir de extratos aquosos, ricos em metabólitos polares, como polipeptídeos inibidores de proteases e flavonoides glicosilados, com atividade antileishmania, visando ao desenvolvimento de fitoterápicos contra leishmanioses. Folhas frescas serão processadas e extraídas em sistemas aquosos para obtenção dos polipeptídeos — isolados por cromatografia, caracterizados por Espectrometria de Massas (EM) e zimografia e quantificados — e metabólitos secundários — isolados por cromatografia e caracterizados por EM e ressonância magnética nuclear. A atividade antileshmania e citotoxicidade destes metabólitos será avaliada usando macrófagos peritoniais e formas promastigotas e amastigotas de Leishmania amazonensis. A caracterização cinética dos extratos, polipeptídeos e metabólitos secundários isolados de A. chica, em termos de inibição de proteases, será realizada contra proteases de referência. Nosso grupo de pesquisa tem se empenhado para caracterizar extratos e constituintes ativos de A. chica, particularmente antileishmania, em consonância com uma das principais linhas de pesquisa da Fiocruz. Estudos anteriores demonstraram que extratos de A. chica, ricos em antocianidinas e flavonas, bem como extratos de outras espécies vegetais, contendo inibidores de proteases polipeptídicos, foram ativos contra L. amazonensis. Portanto, tais insumos ativos podem constituir importantes estratégias no desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de leishmanioses.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Jun 23 00:00:00 BRT 2022-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Maria das Graças Andrade Korn

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • estratégias analíticas inovadoras e sustentáveis para o estudo de amostras de interesse químico visando a qualidade de vida
  • A busca por métodos analíticos mais sustentáveis empregando análise direta e reagentes menos agressivos ao meio ambiente tem aumentado nos últimos anos devido a conscientização da necessidade de diminuição e/ou eliminação de compostos tóxicos. Assim, pretende-se através deste projeto desenvolver estudos visando propor métodos analíticos sustentáveis, baseados nos princípios da Química Verde, para caracterização de amostras/matrizes de interesse químico (ambiental, alimentar, farmacêutica, cosmética, combustíveis, etc.) visando a qualidade de vida e integração da ciência (básica e aplicada) e da tecnologia com a política de desenvolvimento local, regional, nacional e internacional. Com o desenvolvimento do projeto, pretende-se realizar prospecções para inovação de (bio)processos e (bio)produtos que apresentem aplicabilidade na resolução de problemas práticos, considerando a necessidade de estabelecer métodos analíticos rápidos, eficientes e com baixa geração de resíduos, e que possam ser facilmente implementados em rotinas de laboratórios industriais e de pesquisa. Estudos para estimar o teor total, a especiação química e a bioacessibilidade in vitro resultarão em informações importantes quanto aos aspectos químicos, nutricionais e toxicológicos, gerando informações necessárias para o controle de qualidade. Técnicas espectrométricas e hifenadas serão empregadas para quantificação de espécies de interesse. Os estudos propostos terão, sempre, a participação de estudantes de Pós-graduação, Graduação e Educação Básica, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados e conscientes dos problemas ambientais e das possíveis soluções, incentivando o uso dos conceitos da Química Verde e da sustentabilidade. Considerando a importância do tema abordado, com este projeto são esperados impactos científicos, tecnológicos, socioeconômicos e ambientais relevantes, fortalecendo e aumentando os indicadores de produção científica dos grupos de pesquisa envolvidos.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Sun Mar 20 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025