Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Simone Gonçalves de Assis

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • epigenética, resiliência, vulnerabilidades e violências ao longo do desenvolvimento infanto-juvenil
  • Pesquisa translacional longitudinal na área de violência e saúde capaz de estimular inovação na compreensão dos impactos da violência na saúde e de apoiar a reflexão sobre abordagens de intervenção a pessoas em situação de violência estrutural e interpessoal. Trata-se da análise de dados inéditos oriundos da quinta etapa de estudo longitudinal, que acompanha 500 escolares da rede pública de São Gonçalo/Rio de Janeiro selecionados por amostragem (2005, 2006, 2008 e 2013). Na 5ª etapa quantitativa, iniciada em 2021, define-se o objetivo deste projeto, que é analisar os padrões epigenéticos relacionados à exposição a estresses e traumas em períodos sensíveis do desenvolvimento infanto-juvenil até o início da vida adulta (da gravidez aos estresses oriundos da pandemia), associando-os a aspectos individuais, familiares e sociais aferidos ao longo do estudo longitudinal: saúde física e mental na infância, adolescência e juventude, com destaque para a memória do trauma, funcionamento executivo e atenção. Será realizado estudo amplo de metilação do genoma (epigenome-wide association studies – EWAS) e análise de genes candidatos em 150 amostras. A análise de associações entre o estresse vivido ao longo do desenvolvimento e padrões de metilação será conduzida por meio de um modelo misto generalizado, visando avaliar o impacto sobre a memória do trauma, funcionamento executivo e atenção. Espera-se identificar marcadores de metilação de DNA associados a experiências de violência ao longo do desenvolvimento e problemas com a memória do trauma, funcionamento executivo e a atenção. O projeto segue na perspectiva da prevenção à violência, baseando-se na noção de plasticidade epigenética e sua reversibilidade frente a um ambiente positivo, abrindo novas linhas de intervenção no âmbito social que podem ser refletidas no nível molecular, tendo por último o impacto nas respostas ao estresse.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Ladeia Andrade

Ciências da Saúde

Medicina
  • o papel da vacina bacillus calmette-guérin (bcg) na eficácia das vacinas anti-sars-cov-2
  • A pandemia do SARS-CoV2 já causou mais de 21 milhões de casos e quase 600 mil mortes no Brasil. Menos de um ano após o caso índice na China, vacinas anti-COVID-19 passaram a ser produzidas e distribuídas no mundo, iniciando a imunização no país em jan21. Com 67% dos brasileiros vacinados com 1ª dose e 40% com vacinação completa, o surgimento e disseminação de cepas do vírus, não só ameaça os não ou parcialmente vacinados, como testa a eficácia das vacinas nos já imunizados, aventando-se doses de reforço. Estímulos à resposta imune seriam adjuvantes nessa luta da vacina contra a infecção? A vacina BCG causa o reconhecido efeito de imunidade treinada ao estimular a produção de citocinas pró-inflamatórias, evidenciando-se impacto na mortalidade infantil e proteção contra certas doenças infecciosas, incluindo respiratórias. Em 2020, estudos ecológicos encontraram associação inversa entre programas nacionais de vacinação com BCG e mortalidade por COVID-19, a confirmar com ensaios clínicos. Visando avaliar o efeito da BCG na COVID-19, iniciamos um Ensaio Clínico randomizado de 2 braços: BCG x Placebo. A partir de mai21, 555 voluntários nunca infectados nem vacinados contra SARS-CoV2 (273 BCG; 282 Placebo), foram recrutados em MG, AM e PA, a serem seguidos para avaliar incidência de infecção (detecção viral ou de anticorpos-AC) e evolução clínica por COVID-19. Com o avanço da vacinação anti-SARS-CoV2, os recrutados vêm sendo paulatinamente imunizados. Propomos comparar a eficácia da imunização entre os grupos, pesquisando AC neutralizantes a curto, médio e longo prazo e infecção e adoecimento por COVID-19 em um ano de seguimento, a partir do início da imunização. Concluiremos sobre o efeito da BCG na eficácia da vacina anti-COVID-19 quanto ao estímulo humoral e prevenção da infecção, doença e agravamento. O efeito de imunidade treinada da BCG, será analisado pela comparação dos grupos quanto aos níveis de citocinas pró-inflamatórias no dia e 2 meses após o recrutamento.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Mar 28 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Mainieri Paulon

Ciências Humanas

Psicologia
  • sofrimento psíquico, estratégias de produção de saúde e invenção do bem viver por mulheres imigrantes e refugiadas em tempos pandêmicos
  • Este projeto parte do reconhecimento acerca da complexidade que envolve o intenso fluxo de migrações forçadas no mundo, dentro do qual ocorre um recente e crescente fenômeno de feminização. Dentre a população migrante, recaem fatores de vulnerabilização ainda maiores sobre as mulheres já que, além das dificuldades inerentes aos processos de desterritorialização, somam-se as sobrecargas das atividades domésticas, dos cuidados com filhos, da precarização dos vínculos de trabalho, entre outras violências de gênero operadas pelas culturas patriarcais, coloniais e racistas dos países a que se destinam. Para abordar a complexidade da questão, este estudo toma a questão da Saúde e Bem Viver como foco, estruturando-se sob o objetivo geral de compreender o sofrimento psíquico de mulheres imigrantes e refugiadas nas cidades de Porto Alegre/RS e Boa Vista/RR, desde um paradigma decolonial, de modo a identificar as estratégias de produção de saúde e resistência às opressões de gênero, raça e classe, intensificadas com as restrições impostas pela pandemia do covid-19. A relevância de tal investigação relaciona-se às significativas transformações dos processos migratórios e seus efeitos diretos sobre as políticas públicas de saúde e acolhimento às populações envolvidas, bem como sobre os países que as acolhem. Desse modo, este estudo será norteado pela seguinte questão de pesquisa: Quais estratégias as mulheres migrantes e refugiadas em Porto Alegre e Roraima constroem para produzir saúde e bem viver de forma a enfrentar o sofrimento psíquico e vulnerabilidades decorrentes das violências oriundas nas marcas coloniais da sociedade brasileira e intensificadas durante a pandemia de covid-19? E como as políticas públicas podem aprender com elas? A fim de alcançá-lo, a metodologia de pesquisa-intervenção será sustentada por tecnologias de grupo, tais como Oficinas e Rodas de Conversa, que se utilizarão de diários de campo e narrativas visuais e textuais como ferramentas de trabalho.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Pereira Taguchi Borges

Outra

Multidisciplinar
  • materiais: uma ciência para todos
  • O município de Seropédica é historicamente caracterizado pelos piores indicadores do Estado do Rio de Janeiro, no que se refere à violência, escolaridade, economia, taxa de homicídio, desenvolvimento humano, geração de emprego e renda. Um dos ODS refere-se à formação dos indivíduos de modo a permitir uma qualificação adequada para o mundo profissional. Entretanto, há um descompasso entre os diferentes níveis do sistema de ensino brasileiro, principalmente comparando os cursos superiores em engenharias com o Ensino Médio (EM). Essa discrepância tem desmotivado jovens a realizar graduação, e mais intensamente nas áreas mencionadas, que por muitas vezes são consideradas intangíveis, e por esse motivo, existe uma forte necessidade de políticas públicas para reverter essa realidade. Esta proposta visa realizar uma feira de ciências e oficinas, durante a SNCT-UFRRJ em 2022, com a participação de alunos do EM das escolas de Seropédica. Acredita-se que a realização do projeto pode promover o ensino por investigação voltado à solução de problemas “aprender-fazendo”; aprimorar qualificação de professores do EM por meio de formação continuada; estimular o interesse dos alunos do EM pelas carreiras científicas; promover maior interação da comunidade acadêmica com as causas sócio-ambientais, contribuindo para a formação de cidadãos e o fortalecimento das atividades de extensão universitária. É sabido que o despertar pela ciência muitas vezes vem das coisas simples e lúdicas, e por isso novas técnicas de ensino têm sido amplamente discutidas, estando as feiras de ciências e oficinas como pontos efetivos do aprendizado. No evento será enfatizado as áreas de atuação do engenheiro de materiais, trazendo o uso de metais, cerâmicas e polímeros para o cotidiano, e mostrando processamentos práticos de alguns produtos. A premiação dos trabalhos na feira e a realização de ICJunior incentivará à formação profissional universitária, colaborando para a minimização das desigualdades sociais.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Simone Petraglia Kropf

Ciências Humanas

História
  • o tempo presente na fiocruz: ciência e saúde no enfrentamento da pandemia de covid-19
  • Desde as primeiras notícias sobre o novo coronavírus em fins de 2019, a Fiocruz organizou-se, num esforço ampliado e integrado, para enfrentar a doença que viria a ser declarada pela OMS, em março de 2020, uma emergência sanitária global, que apresentaria desafios sem precedentes à sociedade brasileira e ao Sistema Único de Saúde. Desde então, a instituição vem dando respostas à pandemia em diversas frentes: conhecimentos sobre o Sars-Cov-2 e a Covid-19 (em distintos campos do conhecimento); produção de métodos e tecnologias de diagnóstico (bem como sua distribuição aos serviços e organismos do Ministério da Saúde); capacitação de profissionais do país e da América Latina que atuam na vigilância; assistência médica; realização de pesquisas clínicas em busca de terapêuticas; elaboração, sistematização e disponibilização de dados epidemiológicos; implementação de ações voltadas a populações vulneráveis e de ações de comunicação destinadas a informar e sensibilizar a população sobre medidas de prevenção da Covid-19; promoção de cursos e atividades educativas voltadas a profissionais de saúde e diversos públicos; produção da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca mediante contrato de transferência de tecnologia; estudos de farmacovigilância deste imunizante e desenvolvimento de outras vacinas contra a Covid-19. Trata-se sem dúvida de um marco na trajetória da instituição, que ao longo de seus 121 anos enfrentou várias outras crises e emergências sanitárias. O objetivo principal deste projeto diz respeito à análise da Fiocruz, a partir dos significados conferidos a sua atuação no presente, como caso emblemático para se pensar a historicidade e a dimensão social da ciência e da saúde e, ao mesmo tempo, como balizadores para uma visão de futuro a se construir no enfrentamento dos desafios contemporâneos da sociedade brasileira. Sob tal perspectiva, a rede dos grupos, áreas e ações de enfrentamento da Covid-19 pela instituição ganha sentido sob a conjuntura específica da emergência, mas também a partir das distintas tradições pelas quais a Fiocruz se organizou como instituição de ciência, tecnologia e inovação em saúde para o SUS. Num contexto marcado por dissensos e incertezas, examinar como os diversos atores relacionados à instituição se movem na produção dos acordos e consensos básicos em torno da Covid-19 pode fornecer lentes para a análise da instituição como espaço de ciência e de saúde dotado de grande legitimidade social e reconhecimento público e, ao mesmo tempo, para o debate mais amplo (central no campo da história e dos estudos sociais da ciência e da tecnologia) sobre a expertise científica e sua autoridade epistêmica e social em contextos marcados por negacionismos e ataques à ciência. Trata-se, em suma, de um caso particularmente rico para se pensar as relações entre ciência, saúde e democracia. Um segundo eixo do projeto diz respeito à constituição de um acervo de depoimentos orais coletados junto a um amplo e diversificado conjunto de profissionais da Fiocruz, em suas diversas frentes e áreas de atuação, e de grupos com os quais ela se relaciona na sociedade. Além de proverem o acesso aos sentidos conferidos à atuação institucional, objeto central da pesquisa, tais entrevistas serão de grande importância para ampliar o vasto acervo arquivístico da Fiocruz, sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz, estimulando assim novos caminhos de investigação sobre a pandemia e sobre a história da Fiocruz e das ciências e da saúde no país. A proposta de pesquisa aqui apresentada pretende contribuir igualmente para as reflexões e desafios teórico-metodológicos próprios à história do tempo presente e à história institucional. As parcerias com o Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz e o Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do ICICT, e a interlocução com pesquisadores de outras unidades da instituição, conferem ao projeto uma dimensão transdisciplinar fundamental não somente à análise do tema das emergências sanitárias, mas ao exercício de reflexividade necessário a um empreendimento que busca apreender a complexidade e as múltiplas dimensões das instituições científicas a partir de sujeitos situados na própria instituição que se pretende examinar. Por fim, o terceiro eixo do projeto diz respeito à articulação das ações de pesquisa em história das ciências e da saúde e de acervo e patrimônio cultural das ciências e da saúde com atividades no âmbito da divulgação científica. Num momento em que a pandemia intensifica as expectativas e ao mesmo tempo as incertezas quanto ao papel e ao lugar da ciência na sociedade, incertezas essas amplificadas por discursos negacionistas, o projeto pretende contribuir para que o público possa compreender (e valorizar) as ações da Fiocruz no presente como parte de uma tradição da ciência brasileira que se constituiu no tempo, em contextos distintos e em processos coletivos que envolvem acordos mas também tensões e dissensos. A visibilidade pública alcançada pela Fiocruz será, desse modo, um meio para se promover reflexões sobre os muitos desafios enfrentados pela ciência e pela saúde brasileiras no passado e no presente. Além de propor atividades para as Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia, o projeto pretende desenvolver um conjunto de podcasts que apresentem as principais frentes de atuação da Fiocruz na pandemia de modo articulado à história da instituição em cada uma dessas frentes, valendo-se de trechos de entrevistas realizadas nesta ocasião e também de depoimentos que já compõem o acervo de história oral da COC. A perspectiva dessa articulação, requisito do próprio Programa ao qual a presente proposta está submetida, constitui um dos desafios contemporâneos da sociedade brasileira, na medida em que o fortalecimento da credibilidade da ciência e dos espaços institucionais de produção de conhecimento se faz imprescindível à própria defesa da democracia.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Fri Nov 05 00:00:00 BRT 2021-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Simone Sehnem

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise de aspectos ligados ao esg (environmental, social and governance) da produção de aves e suínos no sistema de integração do oeste catarinense, líder mundial de produção de proteína animal
  • Esta proposta de estudo parte do pressuposto de que a competitividade das empresas, especialmente aquelas atuantes no sistema de integração, tem relação direta com a estrutura de governança articulada pela empresa focal da cadeia de produção. Acredita-se que a agroindústria é responsável pela promoção de estímulos e articulações para o engajamento de todos os atores, especialmente no sistema de integração. Assim, o sistema de integração é visto como sendo altamente dependente das agroindústrias, sendo responsáveis pela proposição da estrutura de governança, internalização e estímulo a adesão de boas práticas ambientais e sociais. Baseado nesse pressuposto, este estudo tem como objetivo analisar aspectos ligados ao ESG (Environmental Social and Governance) da produção de aves e suínos no sistema de integração do oeste catarinense, líder mundial de produção de proteína animal. Será realizada uma survey, com produtores integrados a agroindústrias do extremo oeste catarinense, que é reconhecido como sendo um líder global de produção de carne. A proposta consiste na realização de uma pesquisa em 3 associações e municípios, totalizando uma cobertura de 62 municípios, onde atuam 3 dos grandes players nacional de produção de proteína animal. A coleta de dados será viabilizada por meio de parcerias com as prefeituras municipais, e os questionários serão aplicados por agentes comunitárias de saúde na oportunidade em que realizarem as visitas periódicas as famílias. Será efetuado o treinamento das mesmas utilizando uma ferramenta online e também acompanhamento do processo de aplicação dos questionários. Espera-se como resultado, a obtenção de um diagnóstico completo, detalhado e capaz de gerar dados que possam embasar políticas públicas locais que fomente o desenvolvimento local.
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Seixas da Cruz

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • projeto saj 60+
  • O Brasil está longe de se preparar para responder aos direitos dos idosos, reconhecendo que o envelhecimento da população afeta os sistemas de saúde. Objetivo: investigar condições gerais de saúde física, mental e déficit auditivo em idosos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de Santo Antônio de Jesus /BA. Objetivos específicos: Descrever condições gerais de saúde em idosos (Subprojeto1); Estimar prevalência de sofrimento mental e sua associação com fatores socioeconômico, de estilo de vida e de saúde (Subprojeto2); Estimar prevalência da perda auditiva e sua associação com fatores socioeconômicos, de estilo de vida e de saúde(Subprojeto 3); Desenvolver estudo de intervenção com capacitação dos profissionais das equipes para triagem de perda auditiva (Subprojeto 4);Desenvolver/avaliar um aplicativo eletrônico para rastreio da perda auditiva(Subprojeto 5). Método: SUBPROJETOS 1,2 e 3 – Desenho transversal, realizado em 300 idosos. O instrumento de coleta terá 3 seções: Características socioeconômico-demográficas e condições gerais de saúde; saúde mental; acuidade auditiva. Serão realizados exames audiológicos. Análise terá medidas de tendência central e variabilidade; identificação de fatores associados, com modelos hierarquizados, para estimar RP e IC95%. SUBPROJETO 4 –Desenho de intervenção. Será comparado o desempenho dos profissionais antes e depois da capacitação de triagem auditiva - Teste do Sussurro. Ao nível de 5%, será realizada teste t pareado ou de Wilcoxon. SUBPROJETO 5 -Estudo metodológico para desenvolver aplicativo de rastreio de perda auditiva(e-Sussurro). Etapas de desenvolvimento: Processo de design - serão determinados os requisitos e-Sussuro; Produção de design I – desenhadas as interfaces-rascunho; Avaliação preliminar do aplicativo; Produção de design II –desenhadas interfaces de alta fidelidade; Redesign - teste de usabilidade do e-SUSSURO. Serão estimadas medidas de tendência central e dispersão, teste de usabilidade.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Souza Monteiro

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • testagem rápida para o hiv e promoção da saúde entre mulheres trans/travestis, gays/hsh e trabalhadoras sexuais: uma revisão integrativa
  • Segundo documentos oficiais recentes, a realização do teste de HIV é crucial para o sucesso da estratégia conhecida como “Tratamento para Todas as Pessoas” (TTP) ou “Tratamento como Prevenção” (TcP). Dado o compromisso do Brasil com as políticas globais de Aids, as respostas programáticas para o controle da epidemia vêm se apoiando em variadas iniciativas de ampliação do acesso ao diagnóstico com fins de prevenção. Projetos e programas de promoção da saúde e prevenção do HIV vêm assumindo o compromisso de oferecer o diagnóstico precoce e a remissão oportuna ao tratamento das populações consideradas chave pelas políticas, como mulheres trans/travestis, gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e profissionais do sexo. Tais iniciativas, nacionais e internacionais, vêm oferecendo testagem em lugares públicos, privados e em horários variados a fim de alcançar grupos populacionais com maior dificuldade de acesso e acolhimento nas unidades convencionais da rede de saúde. Organizações não-governamentais (ONGs), locais de sociabilidade e de interação sexual e domicílios (por meio do autoteste) tornam-se espaços alternativos para a realização da testagem para o HIV. Embora apresentem relevantes resultados, esses programas e ações de testagem não têm alcançado uniformemente as populações definidas como chave nas políticas de prevenção. Ademais se articulam, de forma diferenciada, com estratégias de prevenção e iniciativas mais amplas de promoção da saúde. Nesse sentido, o presente projeto pretende analisar os desafios implicados na tradução das atuais políticas globais de Aids para as realidades locais, focalizando seus alcances segundo os diferentes universos populacionais aos quais se destinam. Assim, tem-se o intuito de reunir e sistematizar achados da produção acadêmica a respeito do desenvolvimento de ações e programas de promoção da saúde e de controle epidemiológico baseadas na testagem de HIV, por meio de uma revisão integrativa. Tal revisão visa contemplar pesquisas acadêmicas e formativas, nacionais e internacionais, publicadas em bases de dados, durante o período de 2010 a 2019, que abordem estratégias de prevenção e promoção da saúde e de oferta da testagem de HIV junto a mulheres trans/travestis, gays/HSH e trabalhadoras sexuais. A revisão da literatura pretende trazer luzes sobre desdobramentos específicos das políticas globais entre populações sexualmente marginalizadas e mais vulneráveis ao HIV e outras ISTs. A compilação e a análise dessa produção científica têm o potencial de indicar os alcances e limites das estratégias de prevenção apoiadas na testagem do HIV, visando superar seus obstáculos e lacunas
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Jan 06 00:00:00 BRT 2020-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Simoni Campos Dias

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • produção de formulados biodegradáveis a base de peptídeos e proteínas inseticidas para controle de insetos vetores de doenças de importância na saúde pública
  • Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus são vetores de doenças de arboviroes como dengue, zika, chikungunya,febre amarela e protooses como a filariose. Devido à inexistência de vacinas para a maioria destas patologias o melhor método para diminuir a disseminação das enfermidades é o controle de vetores. O controle químico é utilizado como primeira escolha embora sejam responsáveis pela criação de rápida resistência e causem danos para a população e insetos não alvos. A OMS indica o uso de inseticidas biológicos por serem eficientes específicos e não contaminantes. O sucesso mundial da utilização de bioprodutos contendo Bacillus thuringiensis (BT) e Lysinibacillus sphaericus (LS) comprova sua efetividade inseticida seletiva contra várias classes de insetos. Trabalhos anteriores realizados entre a Universidade Católica de Brasília e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia demostraram que após avaliados 29 peptídeos, um lipopeptídeo produzido por uma bactéria do solo do Cerrado demonstrou atividade de 100% de mortalidade larval para as duas espécies de mosquitos vetores, sem demostrar citotoxicidade contra células humanas. Quando o peptídeo foi conjugado com Bt e Ls foi observado sinergismo de atividade e diminuição da concentração ao redor de 100 vezes. Neste projeto se propõe uma continuação dos trabalhos anteriores onde o peptídeo e as proteínas inseticidas serão produzidos em fermentadores e os ativos biológicos serão formulados em um produto larvicida biodegradável em sistema de liberação controlada dos ativos. As formulações serão avaliadas quanto a liberação dos ativos. Testes em laboratório e campo serão conduzidos para avaliar atividade seletiva, funcional e especifica das moléculas. Este é um produto inovador pela sua concepção ecológica e além de natural, único pois será composto por dois bioinsetidas.De fácil acesso poderá ser aplicado em pequenos recipientes dentro e ao redor das residências nos criadouros diminuindo a transmissão e numero de afetados
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simoni Margareti Plentz Meneghetti

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • biorrefinaria integrada utilizando os frutos de macaúba: produção de biocombustível, solvente, plastificante e biocarvão.
  • Com base no conceito de biorrefinaria, a proposta visa o uso integrado do óleo dos frutos da palmeira macaúba (Acrocomia sclerocarpa) e da torta da extração. Essa espécie, endêmica da América do Sul, é usada para conforto térmico do gado em pastagens (pantanal e cerrado). Seu óleo, explorado de forma incipiente em usos farmacêuticos e cosméticos, tem produtividade de 5000 L/hc/ano, que são perdidos no campo. Assim, há um enorme potencial para o uso industrial desses recursos sem concorrência com a produção de alimentos ou uso adicional da terra. Visando novas aplicações e agregar valor aos frutos da macaúba (alto teor de óleo no mesocarpo e castanha) eles serão coletados/tratados e o óleo será obtido por prensagem/extração. Estudos da equipe apontam excelente composição para a produção de biocombustíveis (biodiesel ou hidrocarbonetos) e, devido à alta acidez, o óleo passará por (i) hidrólise e esterificação (ésteres alquílicos de ácidos graxos (FAAE); biocombustível ou solvente) e (ii) interesterificação (polímeros para lubrificantes). O glicerol oriundo de (i) será convertido em oligômeros (plastificante e intermediários para síntese de poliésteres). Serão usados catalisadores heterogêneos robustos, tais como óxidos (p.ex. SnO2/MoO3 e SnO2/Nb2O3; balanço adequado entre a acidez de Lewis e de Brönsted). A torta de extração será pirolisada para biocarvão (suporte para os catalisadores e avaliação para uso energético). Trabalhos da equipe já mostraram o desenvolvimento de tecnologias para uso de diferentes biomassas e a presente abordagem visa o aproveitamento integral dos frutos de macaúba. As tecnologias conhecidas irão demandar adaptações, o que será contornado com os catalisadores robustos propostos. Assim, será disponibilizada uma plataforma completa de tecnologias para uso nos setores energéticos e de materiais, contribuindo para uma possível inserção de produtos renováveis no mercado, com ganhos sociais, econômicos e ambientais para o país.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025