Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aline Sousa Herrero

Outra

Multidisciplinar
  • fecitecx 2022 – feira de ciência e tecnologia de coxim
  • A feira de ciências e tecnologia do IFMS Campus Coxim- FECITECX - é uma importante vitrine de pesquisas desenvolvidas no campus para os trabalhos desenvolvidos no IFMS e escolas de toda a região norte elencadas no edital interno, sendo, desse modo, um importante instrumento de divulgação da ciência para os alunos de nível fundamental e médio que visitam a feira. Estimulados, estes alunos possuem maiores chances de prosseguir seus estudos utilizando a experimentação científica como uma significativa ferramenta para o desenvolvimento de suas competências. Entre os objetivos dessa mostra, está a seleção dos melhores trabalhos para serem apresentados nas feiras de abrangência nacional e internacional. Essa estratégia acaba tornando o aluno mais conectado a ciência por meio do acesso aos trabalhos externos e por meio do aprendizado durante a execução da própria pesquisa.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Alinne Balduino Pires Fernandes

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • a prática como pesquisa pelo drama radiofônico e traduções intersemióticas
  • O projeto tem como objetivo criar um Laboratório de Drama Radiofônico e estimular produções criativas e artísticas do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC. O drama radiofônico é um gênero literário e forma artística que passou a existir no começo do século XX com a massificação do rádio, como principal meio de comunicação (HAND; TRAYNOR, 2010). Com a popularização da televisão e do cinema, o rádio tornou-se um meio secundário, especialmente no tocante às produções dramáticas. No entanto, no século XXI e, em especial, no contexto da Pandemia de COVID-19, as produções artísticas em formato radiofônico passaram por um processo de revitalização, perceptível com o aumento de consumo de podcasts (FORBES, 2021). Como hipóteses, considera-se que: 1) no contexto pandêmico e pós-pandêmico, as produções radiofônicas e as poéticas orais mediatizadas seguirão conquistando espaço na cena cultural, configurando-se como alternativa para produtores e público; 2) os saberes interdisciplinares adquiridos pelos estudantes envolvidos no projeto serão relevantes para seu desenvolvimento profissional nos campos da criação literária e artística ou produção cultural. Assim, o projeto visa promover o estudo, a tradução e a produção de peças, a princípio, irlandesas e norte-irlandesas em formato radiofônico, como parte do acervo digital sonoro do Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI), que se une aqui ao projeto de extensão “Experimentextos - Laboratório de Tradução e Performance”, cujos interesses se voltam para poéticas latino-americanas. O projeto envolverá a tradução, roteirização, direção e produção de obras cujas temáticas lidam com representações de isolamento social, seja como experiência retratada ou como metáfora, num primeiro momento. Para a execução, a equipe vinculada realizará atividades de pesquisa, estudo, oficinas de criação e tradução, ensaios, produção, gravação, edição e divulgação, com exibições para a comunidade acadêmica e o público em geral.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Alinne Pereira de Castro

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • diagnóstico preditivo e precoce baseado em biomarcadores salivares para detectar o risco de transtorno do espectro autista
  • Moléculas salivares podem ser perturbadas por várias condições patológicas, incluindo doenças neuropsiquiátricas. Essa relação entre a funcionalidade do cérebro e a composição da saliva pode ser explorada para desvendar novos mecanismos patológicos de doenças elusivas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A prevalência do TEA, no Brasil, representa uma grande preocupação de saúde pública, gerando altos custos econômicos para a sociedade e grande sofrimento para a família. Seu diagnóstico precoce, acelera oportunidades de beneficiar a criança com intervenções especializadas. Devido a conexão de moléculas da saliva com as alterações comportamentais no TEA, meta-análises demonstraram que a abundância de específicos microRNAs salivares e sua microbiota oral podem discriminar, com precisão, crianças com desenvolvimento típico de crianças com TEA. Associado a esse panorama, a microbiota oral e 14 miRNAs, potencialmente correlacionados com a incidência de TEA, serão avaliados na saliva de crianças em risco de TEA. O método de escolha será qRT-PCR por ser um método relativamente barato e disponível na maioria dos laboratórios de diagnóstico nos países de renda média. Fundamentado nessas informações, integramos no projeto, que tem como ponto comum as características comportamentais do TEA associado a microbiota oral e o estudo epigenético de tais elementos, estabelecer a presença de um conjunto de microRNA salivar como biomarcadores objetivos e quantitativos robustos para detecção precoce de TEA. Este projeto, portanto, é inovador e tecnológico, pois pode resultar na elaboração de um kit de diagnóstico precoce, visto que ainda não se tem marcador clínico específico para o autismo no Brasil.
  • Universidade Católica Dom Bosco - MS - Brasil
  • Tue Aug 16 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025