Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Masato Kobiyama

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • estudos socio-hidrogeomorfológicos em bacias hidrográficas montanhosas no contexto de redução de risco de desastres na região sul do brasil
  • No mundo, inclusive no Brasil, as mudanças climáticas vêm intensificando a ocorrência de desastres relacionados à água e aos sedimentos. A redução de risco desses desastres (RRD) deve ser urgente e é necessário estabelecer isso como uma meta mundial e brasileira. No Brasil, os desastres que causam muitas fatalidades são decorrentes de fenômenos naturais como, por exemplo, inundações bruscas, escorregamentos e fluxos de detritos. Tais desastres têm também aumentado sua intensidade e frequência devido à situação atual da sociedade brasileira. Aqui salienta-se que esses desastres extremos no Brasil frequentemente ocorrem em bacias hidrográficas montanhosas ou em ambientes montanhosos, especialmente nas regiões sul e sudeste. Como os fenômenos naturais acima mencionados são o foco principal da hidrogeomorfologia e as questões sociais são o objeto de estudo da sociologia, é necessário estabelecer a socio-hidrogeomorfologia e desenvolver suas aplicações à RRD. Portanto, o objetivo desse projeto é ampliar os conhecimentos relacionados à socio-hidrogeomorfologia em bacias montanhosas no sul do Brasil no contexto da RRD. As áreas de estudo são bacias-escola que se localizam em duas regiões distintas: i) na Serra do Mar Paranaense; e ii) nas cabeceiras dos rios do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que se localizam na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com a hipótese de que os estudos da na área da socio-hidrogeomorfologia são muito importantes na RRD, será realizado o monitoramento hidrogeomorfológico em diversas bacias-escola implementadas, além de realizar simulações computacionais a fim de gerar mapas de áreas susceptíveis à ocorrência de inundações bruscas, escorregamentos e fluxos de detritos. Por fim, também será realizado o mapeamento participativo para promover a ciência cidadã junto aos moradores locais. Já que o proponente e sua equipe vêm trabalhando com esse tema e nessas áreas de estudo, esse projeto é plausível e exequível.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mateus Cecílio Gerolamo

Engenharias

Engenharia de Produção
  • proposta de um framework de cultura organizacional orientada a dados
  • Aumenta a cada dia a quantidade de dados aos quais as organizações têm acesso e são expostas ao fazer negócios de qualquer natureza. Grande parte das empresas apresentam dificuldades em gerir essa grande quantidade de dados, bem como em capitalizar retornos com investimentos em Big Data & Analytics (BDA). Na maioria dos casos, essa dificuldade é caracterizada pela ausência de uma cultura orientada a dados, e não por falta de tecnologia. É evidenciado pela literatura e pela prática que fatores culturais têm se mostrado como uma barreira para que as empresas obtenham vantagens competitivas do grande volume de dados que são coletados atualmente, sejam eles internos ou externos. As organizações investem em tecnologias para analisar os dados e não compreendem o processo transformacional pelo qual a empresa deve passar para se ter uma cultura orientada a dados. Por essa razão, muitas organizações não alcançam os resultados desejados e desistem antes de terem acesso aos benefícios da tomada de decisão baseada em dados. Sendo assim, o problema geral enfrentado é a falta de compreensão sobre a cultura organizacional orientada a dados, o que a compõe, e o processo para alcançá-la. Desta forma, este projeto de pesquisa tem como intuito responder a seguinte questão de pesquisa: quais são os fatores críticos para a implementação de uma cultura orientada a dados? A composição de competências da equipe de pesquisadores e os casos a serem estudados de empresas parceiras deste projeto permitem afirmar que será possível chegar a respostas efetivas para a pergunta de pesquisa. Para responder a pergunta definida, será utilizado como metodologia a Revisão Sistemática Bibliográfica (RBS) e estudos de casos de forma que permitam compreender a cultura orientada a dados conforme a literatura e sua aplicação em organizações brasileiras. Para esse fim, um framework será construído composto pelos fatores identificados na revisão literária e nos estudos de casos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Mateus de Souza Ribeiro Mioni

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • patógenos emergentes na cadeia produtiva de bovinos, aves e suínos - campylobacter spp., coxiella burnetii e coxiella-like
  • As doenças infecciosas estão surgindo em um ritmo sem precedentes, com impactos significativos nas economias globais e na saúde pública. Dentre os patógenos emergentes, Campylobacter spp. e Coxiella burnetii são bactérias presentes na cadeia de alimentos, mas ainda pouco estudadas. A campilobacteriose vem se destacando em diversos países do mundo como a principal causa bacteriana de doenças de origem alimentar onde Campylobacter jejuni e C. coli são as principais espécies do gênero envolvidas na enfermidade humana, sendo responsável por 90% dos casos. Outro ponto importante é o fato de Campylobacter spp. apresentarem ampla resistência a antimicrobianos. C. burnetii é o agente causal da Febre Q, uma enfermidade que apresenta formas aguda e persistente, levando a importantes consequências aos acometidos, podendo ser transmitida de diversas formas, inclusive pela ingestão de alimentos contaminados. Ademais, Coxiella-like são espécies do gênero que pouco sabemos sobre seu potencial zoonótico. No Brasil, a epidemiologia de ambos os patógenos é pouco conhecida e a disseminação ao longo das cadeias produtivas é uma incógnita. O presente trabalho visa avaliar a presença dessas bactérias em fígados de bovinos, suínos e aves, e carcaças de aves. Levando em consideração a taxa de detecção de Campylobacter spp. e C. burnetii, serão coletados 234 carcaças e 333 fígados de aves, 273 fígados de bovinos e 234 fígados de suínos. Para Campylobacter, as amostras serão submetidas ao isolamento e detecção molecular. As amostras positivas serão genotipadas por técnicas de biologia molecular e avaliadas quando a resistência a antimicrobianos pela análise de MIC e presença de genes relacionados à resistência. Para C. burnetii e Coxiella-like, as amostras serão avaliadas por qPCR e as amostras positivas (Ct<35) serão encaminhadas para o Laboratório de referência na França (ANSES/Sophia-Antipolis) para o isolamento e análises complementares.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026