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Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Ensino Médio 03 do Gama
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
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Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
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Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
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Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
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Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
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ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
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Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
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Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
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Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
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Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
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Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
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Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
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Hospital São Rafael
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Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
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Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
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Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
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Instituto de Pesquisa e Educação Científica
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
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Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará - campus Pecém
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
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Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
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Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
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Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA
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Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
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Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
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Prefeitura Municipal de São Paulo
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Prefeitura Municipal de Várzea Grande
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S B I
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Vitor Fabricio Machado Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vi simpósio ¨o xadrez como inclusão escolar¨
Resumo:
A presente proposta refere-se à realização do VI ¨Simpósio o Xadrez como Inclusão Escolar¨, edição 2022, a ser promovida pelo Setor Litoral da UFPR, tendo como Instituições Colaboradoras a Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, Instituto Federal do Paraná Campi Paranaguá e a Unespar, com o apoio das escolas públicas da região, das Secretaria Municipais de Educação dos municípios envolvidos e do Núcleo Regional de Educação (NRE) dos sete municípios da região litorânea do Estado do Paraná que abrange os municípios de Morretes, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. O simpósio, integra diferentes esferas e níveis do ensino público e fortalece o crescente movimento da Educação Científica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
19/09/2022-31/03/2023
Vitor Garcia
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
bragantec - feira municipal de ciência do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de são paulo
Resumo:
BRAGANTEC is a science fair organized by IFSP Bragança Paulista for 10 years, and in 2021 it will be its 11th edition. The fair aims to encourage young students of elementary, high school and technical education to develop scientific projects in different areas of knowledge, to be an instrument for the dissemination and popularization of science among the non-specialized public, to train teachers and students in the elaboration and development of projects research, strengthen the relationship between research centers, schools and the community and contribute to the scientific and technological development of the region and the country. Some of the goals proposed by BRAGANTEC are to train teachers from state and municipal schools in the region, increasing the participation of public schools in the region, involving the academic community in the development of projects, increasing the number of visitors and reaching the fair among the non-public. specialized, making the fair a reference in the region in scientific dissemination. The incentive for students is even made for those who are in the early years of their school life, through Bragantequinha, a BRAGANTEC action aimed at students in the initial grades of elementary school. To achieve these objectives, several actions are carried out before and during BRAGANTEC. As an aid in the elaboration of projects and training of students and teachers, the Organizing Committee of BRAGANTEC offers an online material with guidelines on how to prepare a research project, from the initial steps to the moment of presenting the work. In addition to this material, another action taken is the offering of a free 60-hour "Scientific Methodology and Orientation of Research Projects in High School" course, aimed at public school teachers. The Organizing Committee also makes doubts available to students and teachers twice a month, in order to assist in the preparation of projects to be submitted to the fair. To encourage the beginning of project development, BRAGANTEC also conducts a mini-course on Design Thinking, a strategy that can be used both in the conception of the problem to be researched and in the search for its solution. To ensure the quality of BRAGANTEC in all its actions and provide continuous improvement, during the fair, opinion polls are carried out with participants, students and authors, so it is possible to evaluate the results obtained. In addition to the presentation of student work, several other activities take place during BRAGANTEC. Every year, at various times at the fair, cultural presentations take place, such as plays, musical performances, various exhibitions, actions related to literature, workshops, among others. There are also activities related to sustainability and preservation of the environment, such as planting trees, workshops on the use of recycling material, orientation lectures on this topic, among others. BRAGANTEC is open to students in the 8th and 9th grades of elementary and high school and technical education. Students can submit papers in the areas of (i) Informatics, (Iii) Engineering; (iii) Exact and natural sciences; (iv) Humanities and Language. The authors of each project submit a Research Plan and a Summary, with information on its development. The selection of works for the fair takes place in 3 stages: (i) verification of the documentation; (ii) pre-evaluation by ad hoc consultants; (iii) analysis by the Technical Committee. The approved works are presented during the execution of BRAGANTEC. The presentations of works take place during the 3 days of the fair, in which the authors present their results to the community and to ad hoc evaluators. The evaluation of the projects is done taking into consideration aspects such as creativity and innovation, the application of the scientific or engineering method, the depth of its development, the necessary skill for its realization, the quality of the oral presentation and the analysis of the documents presented by the group, such as Logbook, among others. Each topic is assigned a score from 1 to 5 and the projects are classified. The first placed in several categories are awarded. At the end of BRAGANTEC, some monitoring indicators are verified to assess its success, such as, for example, the reach of disclosures on social media, the number of people registered in the evaluation system, support and collaborators obtained, the number of works registered , requests for buses to visit, scheduling schools, number of visitors, percentage of jobs present and absent, impact on the local press, satisfaction survey among participants, etc.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2021-31/03/2023
Vitor Koiti Miyazaki
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
morfologia urbana e fragmentação socioespacial: formas e processos espaciais em cidades não metropolitanas
Resumo:
Esta pesquisa busca explorar o processo de fragmentação no âmbito da acentuação da diferenciação socioespacial e das transformações na morfologia urbana em cidades não metropolitanas. Partimos da hipótese de que dinâmicas atreladas à intensificação da urbanização têm tornado muitas cidades, inclusive as não metropolitanas, cada vez mais complexas em relação à diferenciação socioespacial, dispersão territorial e constituição de novas centralidades urbanas. Neste contexto, observamos transformações importantes nas cidades brasileiras, inclusive em relação à sobreposição, cada vez maior, de uma lógica socioespacial fragmentária à configuração predominantemente centro-periférica. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as transformações na morfologia urbana e suas relações com fragmentação socioespacial nas cidades de Dourados-MS, Ituiutaba-MG, Maringá-PR e Presidente Prudente-SP. O recorte territorial da pesquisa se justifica em decorrência da vinculação desta proposta com redes de pesquisas coletivas. Para atender ao objetivo da pesquisa, serão desenvolvidos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa e revisão bibliográfica; levantamento de dados e realização de trabalhos de campo; tratamento e representação espacial das informações; análise e divulgação dos resultados. Por meio do desenvolvimento da pesquisa, esperamos contribuir para os estudos referentes à morfologia urbana e à fragmentação socioespacial, bem como para o diagnóstico e caracterização das cidades analisadas para posterior subsídio ao poder público em relação à políticas públicas e planejamento urbano.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Vitor Matheus Bacani
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modelagem dinâmica de serviços ecossistêmicos gerados pelo estoque e sequestro de carbono no cerrado brasileiro
Resumo:
Mudanças no uso e cobertura da terra causadas por atividades humanas promovem emissões de carbono que contribuem com as mudanças climáticas globais e regionais. Por outro lado, o sequestro de carbono pode repor e contribuir para a redução das emissões de CO2. Enquanto o avanço da agropecuária sobre o Cerrado tem sido alvo de preocupação em relação as metas de redução de gases de efeito estufa, a expansão da silvicultura pode representar um aumento no sequestro de carbono. A bacia hidrográfica do rio Pântano (BHRP) se destaca no leste de Mato Grosso do Sul por apresentar profundas transformações paisagísticas nas últimas décadas. O primeiro impacto importante foi o alargamento do canal fluvial em razão da instalação próxima da usina hidrelétrica de Ilha Solteira-SP, seguido pelo avanço da agropecuária sobre áreas naturais, e atualmente a silvicultura para atender um dos maiores complexos de papel e celulose do mundo. A modelagem preditiva do armazenamento e sequestro de carbono por classes de uso e cobertura da terra pode contribuir para uma avaliação efetiva dos Serviços Ecossistêmicos (SE) na definição de Áreas Prioritárias para Conservação. Este projeto tem como objetivo avaliar o estoque de carbono na BHRP para os anos de 1984, 2007, 2021 e simular o sequestro de carbono de diferentes cenários para 2050 utilizando o modelo CA-Markov (Cadeias de Markov-Autômato Celulares) e o modelo InVEST (Integrated Valuation of Ecosystem Services and Tradeoffs). O mapeamento das mudanças e simulação do uso e cobertura da terra será desenvolvido com base no modelo CA-Markov e a modelagem do sequestro de carbono utilizando o modelo InVEST para três cenários futuros diferentes: 1- manutenção de tendência atual (avanço da silvicultura); 2- retração da silvicultura e avanço da agropecuária; 3- conservacionista, conforme previsto na legislação ambiental.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
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