Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • reconhecimento da diversidade e processos de inclusão: intersecções entre esg, ods/onu e relato integrado em sociedades anônimas nacionais e internacionais.
  • O debate relativo ao processo de respeito à diversidade humana e a inclusão de grupos sub-representados, vem ganhado destaque nos setores produtivos e na academia, reforçado pela discussão sobre ESG nas organizações e adoção dos ODS da ONU. Não incomum, em proximidades de datas simbólicas – relativa às pautas de gênero, orientação sexual, etnia, raça, por exemplo – diversas empresas procuram associar sua imagem à tais causas, no entanto, numa perspectiva crítica, é possível que elas estejam gerenciando a percepção e inserção na sociedade a partir do relato integrado usando diversidade como capital, cooptando as pautas e financeirizando-as. A contabilidade por ser uma área que atende a demandas de diversos usuários interessados no patrimônio das organizações, também contribui para a construção de uma imagem institucional que reporte credibilidade, em um ambiente de negócios competitivo. Assim, a partir dos pressupostos da Impression Management Theory esse estudo objetiva analisar as intersecções entre ESG e ODS/ONU quanto ao reconhecimento da diversidade e processos de inclusão em companhias brasileiras e estrangeiras a partir de seus Relatos Integrado e busca resposta para a seguinte questão de pesquisa: como as companhias brasileiras e estrangeiras reconhecem a diversidade e promovem inclusão de grupos não hegemônicos, em atenção às intersecções entre ESG e ODS/ONU a partir de seus Relatos Integrados? Metodologicamente constitui-se numa pesquisa descritiva, com adoção de procedimento documental e abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados utilizados serão os Relatos Integrados de companhias abertas brasileiras e estrangeiras que disponibilizam tais documentos. Os dados serão apreciados qualitativamente por meio de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016) e quantitativamente por meio de Análise Envoltória de Dados (DEA) para estabelecer um indicador de avaliação da eficiência da relação insumos/produtos e a lista de empresas consideradas benchmarking.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Achete

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • desenvolvimento de filtros altamente porosos e fotoativos baseados em nanofolhas de óxido de grafeno e nb2o5 para a descontaminação de água.
  • O principal objetivo desta proposta é solucionar um dos maiores problemas enfrentados atualmente pela população mundial a respeito da potabilidade da água: presença de cianotoxinas e desreguladores endócrinos que não são removidos durante os processos de purificação. Para este propósito as propriedades hidrofílicas do óxido de grafeno serão exploradas na construção de filtros altamente porosos, com alta capacidade para adsorção de moléculas orgânicas como: geosmina, 2-metilisoborneol, fármacos e hormônios. Associado à matriz porosa constituída majoritariamente de grafeno, moléculas com alto poder de fotodegradação, Nb2O5, serão usadas em seu tamanho nanométrico, como o objetivo de prover a degradação dos compostos em estudo e regenerar a matriz filtrante através do tratamento com a luz UV. Esta área de pesquisa estratégica e inovadora fornecerá novas metodologias para remoção de agrotóxicos de matrizes aquosas e também novos dispositivos de sensoriamento capazes de identificar e quantificar esses compostos nestas matrizes. Assim, este projeto contribuirá também para o desenvolvimento científico e formação de recursos humanos diretamente ligados à inovação e às novas tendências do mercado, o que é extremamente importante para o desenvolvimento tecnológico no país.
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - RJ - Brasil
  • 25/11/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Carlos Alberto Brayner de Oliveira Lira

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • implementação de novas técnicas experimentais para análise 3d de fenômenos termoidráulicos em investigações de reatores tipo smr.
  • O avanço e a necessidade de fontes energéticas seguras, de baixo custo e eficientes para o meio ambiente são aspectos cruciais na modernidade. Dentro desse panorama, a geração de energia nuclear se destaca por sua relevância, com destaque para os Reatores Compactos Modulares (SMRs - Small Modular Reactors). Os SMRs, variantes dos reatores de geração III+, apresentam atributos importantes como simplicidade, segurança aprimorada e competitividade econômica. O controle de reatividade em reatores nucleares tipo PWR ainda é um desafio notável no avanço da tecnologia dos SMRs pressurizados. Em especial, a diluição de boro assume papel fundamental na segurança nuclear, necessitando de estudos aprofundados. Os reatores do tipo iPWRs (SMR integral) apresentam maiores vantagens, mas exigem um mecanismo de circulação alternativo para a homogeneização das concentrações de boro, o que pode resultar em transitórios de potência. No Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) existe uma bancada experimental simplificada de baixa pressão, em escala reduzida de um pressurizador de um SMR, sendo uma ferramenta valiosa para a prospecção de resultados inéditos no estudo da diluição de boro em reatores SMR de configuração integral. Um protótipo virtual do reator nuclear SMR será desenvolvido utilizando modelagem 3D avançada. Essa abordagem permitirá visualizar o reator em detalhes, estudar seu comportamento e avaliar sua segurança operacional. O desenvolvimento desse protótipo virtual irá contribui para o avanço da tecnologia nuclear, fornecendo uma base sólida para a criação e aprimoramento de reatores nucleares eficientes e seguros. A técnica RPT, inédita em medidas com radiação gama em fluidodinâmica, será implantada para confirmação de dados experimentais. As inovações introduzidas neste projeto permitirão não só a obtenção de dados mais precisos e completos sobre o comportamento do boro no pressurizador, mas também a validação dos modelos de CFD.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Della Rovere

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • design e produção de ligas refratárias multicomponentes à base de crhfnbtatizr para aplicações aeroespaciais
  • Nas últimas décadas, o conceito de ligas multicomponentes vem sendo intensamente explorado por pesquisadores ao redor de todo o planeta. Este novo conceito de projetar ligas metálicas, que envolve a utilização de vários elementos principais em vez de apenas um, tem possibilitado que conjuntos de propriedades surpreendentes, e jamais vistos em ligas convencionais, sejam alcançados. Recentemente, uma atenção especial tem sido dada às ligas multicomponente com elementos refratários (LMR) como Cr, Hf, Nb, Ta, Ti, e Zr (e adições de Al e Si), pois estas são consideradas candidatas potenciais para atender à necessidade de ligas de alto desempenho para aplicações em temperaturas elevadas e condições operacionais agressivas, como aquelas experimentadas em peças de motor a jato de aviões. Entretanto, o espaço de composição multidimensional a ser explorado com esse novo conceito é praticamente ilimitado e apenas regiões pequenas foram investigadas até agora. Além disso, como o desenvolvimento das LMRs é relativamente recente, muitas de suas propriedades ainda são motivo de investigação, como, por exemplo, o comportamento de oxidação em altas temperaturas. Dessa forma, o projeto de pesquisa tem como objetivos principais projetar, produzir e caracterizar composições de LMRs que sejam promissoras para aplicações aeroespaciais. Inicialmente, pretende-se, por meio de simulação termodinâmica computacional, pesquisar intensivamente e sistematicamente composições baseadas em sistemas refratários CrHfNbTaTiZr (Al,Si) que possuam baixa massa específica, microestruturas promissoras para estabilidade térmica e elementos formadores de óxidos estáveis em temperaturas elevadas (> 1000 °C). Posteriormente, produzir e caracterizar as composições projetadas visando entender a viabilidade de fabricação e processamento. Finalmente, avaliar o comportamento de oxidação em altas temperaturas ao ar e o desempenho frente à corrosão eletroquímica em soluções ácidas e salinas das ligas produzidas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 06/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Alberto do Nascimento Ramos

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • diarreia em bezerros nos biomas pantanal e cerrado de mato grosso do sul, um estudo comparativo dos microbiomas e resistomas.
  • Diarreias em bovinos jovens são uma importante fonte de impacto econômico a bovinocultura. Segundo estimativas, até 34% da mortalidade de animais até 90 dias de idade pode ocorrer devido a diarreia. Em Mato Grosso do Sul, Brasil, que ocupa atualmente a 4ª posição entre os maiores exportadores de carne do país, as perdas são significativas. Patotipos de E. coli tem sido indicados como os principais causadores de diarreia em bovinos jovens. E o seu tratamento, ocorre principalmente com o uso de antimicrobianos, muitas vezes sem critérios adequados de escolha. Tais ações, possibilitam uma maior emergência de populações bacterianas resistentes aos antimicrobianos, representando riscos aos humanas e meio ambiente. No entanto, pouco se sabe sobre a distribuição dos patotipos, genes de resistência a antimicrobianos (GRAs), e a real importância desse agente na etiologia das diarreias na região, sobretudo nos principais biomas do estado (Pantanal e Cerrado). Dessa forma, se pretende estudar a distribuição dos patotipos e seus GRAs, além de avaliar sua associação com casos de diarreia na área de abrangência do estudo. Para tanto serão obtidas amostras fecais de animais com e sem diarreia, em diferentes propriedades localizadas em ambos os biomas. As amostras serão inicialmente processadas por meio de técnicas básicas de isolamento microbiológico e métodos moleculares como PCR e sequenciamento de DNA. Adicionalmente, se pretende realizar um estudo mais amplo sobre o microbioma e o resistoma de animais com e sem diarreia, representativos dos biomas Pantanal e Cerrado, a fim de se identificar se há ou não diferenças na microbiota e resistoma dos animais, e qual a possível relação com os biomas. Com isso, pretende-se gerar informações que possibilitem uma melhor abordagem terapêutica das diarreias, uma melhor prevenção da ocorrência de surtos, e conhecimentos iniciais que possibilitem determinar os impactos ou influências dos biomas sobre a distribuição dos GRAs.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Etchevarne

Ciências Humanas

Arqueologia
  • programa de identificação, pesquisa e gestão de sítios de arte rupestre em morro do chapéu
  • O Projeto “Identificação, pesquisa e gestão de sítios de arte rupestre em Morro do Chapéu”, aponta especificamente para um campo do conhecimento arqueológico, que trata dois grafismos rupestres e da potencialidade de introduzi-los no mundo contemporâneo, sobre tudo no quotidiano das áreas rurais. Os sítios de pinturas, em Morro do Chapéu, se caracterizam por serem numerosos e dispersos em todo o território municipal, tendo ainda uma variedade de técnica e estilos pictóricos que torna essa região propícia para os estudos arqueológicos e ainda para o aproveitamento racional para movimentar a economia local sem ser destrutiva. Morro do Chapéu é um campo muito promissor em termos de pesquisa e propício para implementar um programa de visitação controlada, para benefício dos residentes em pequenos povoados. Assim sendo é possível convocar os moradores para participar ativamente na parte técnica científica do projeto, na identificação e interpretação dos grafismos do que pode ser visto, tentando construir uma narrativa que não exclua o pensamento e sensibilidade dos moradores próximos aos sítios. Através do estudo das pinturas rupestres, no que se considera Arqueologia colaborativa ou Participativa, é possível pensar em um trabalho cientifico, enriquecido por interpretações populares, derrubando os limites entre a lógica científica e a popular. O mundo das pinturas rupestres se insere no cotidiano regional e se apresenta como uma opção para dinamizar a economia familiar dessa região morrense. Com essa proposta de pesquisa arqueológica, atende-se à informação técnica científica, à mudança de percepção dos moradores para esses locais rupestres e, ainda, para o aspecto socio econômico das pessoas, que sem dúvida se transformarão nos melhores protetores das pinturas.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Kenji Taniguchi

Ciências Agrárias

Agronomia
  • inovações tecnológicas para o sistema de produção do cajueiro-anão
  • A Embrapa Agroindústria Tropical, criada em 1987 inicialmente como Centro Nacional de Pesquisa do Caju, tem consolidado um estreito relacionamento com os cajucultores brasileiros. Projetos de pesquisas financiadas pela Embrapa, em diversas áreas e que atendem as demandas dos cajucultores, estão sendo conduzidos, destacando-se ‘Melhoramento genético do cajueiro – Fase V’; ‘Estratégias de manejo fitossanitário do cajueiro-anão para as principais regiões produtoras do Nordeste Brasileiro’ e ‘Aperfeiçoamento tecnológico do manejo de pomares de cajueiros para obtenção de alta produtividade (Fase II)’. Dentre as tecnologias já disponibilizadas nesses projetos destaca-se o clone ‘BRS 555’, lançado em 2022 para a região semiárida de altitude (600 a 800 m). Para os próximos meses estão previstos os lançamentos de outras tecnologias: 1. Novo clone de cajueiro-anão para a região litorânea, com produtividade de castanhas superior a 1.200 kg ha-1 tolerância ao oídio, mofo-preto e baixa incidência de traça-das-castanhas e ótimo rendimento industrial de amêndoas e qualidade de pedúnculos; 2. Nova tabela de recomendação de adubação, que diminui em pelo menos 50% a quantidade de adubos aplicados na cova de plantio do cajueiro-anão; 3. Recomendação do uso de hidrogel na cova de plantio, que aumenta a sobrevivência de plantas de cajueiro-anão em sistema de sequeiro; 4. Aplicativo para smartphones para identificação, monitoramento e construção de mapas de ocorrência do oídio, da broca-das-pontas e da traça-das-castanhas, que diminui o número de aplicações de defensivos; e 5. Software baseado nas normas CND e DRIS que diagnostica o estado nutricional da planta e auxilia na recomendação de adubação do cajueiro-anão. Apesar dos projetos estarem próximos da conclusão é necessário a complementação financeira para a disponibilização dessas tecnologias para os cajucultores. Assim, tem-se como objetivo a finalização e a validação de tecnologias para o sistema de produção do cajueiro-anão.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - CE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Marques

Ciências Humanas

Educação
  • quimidex ambiental – ciência para o desenvolvimento sustentável
  • O projeto visa integrar uma rede de instituições universitárias e suas ações junto às escolas públicas para o desenvolvimento de atividades formativas, de pesquisa e de divulgação da ciência na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade ambiental. As ações e instrumentos se potencializam por meio de uma Plataforma digital pública, o Portal Quimidex Ambiental, que agrega uma gama de conteúdos e ferramentas digitais, incluindo um Laboratório Virtual de Química/Ciências para uso em situações de ensino. A interação formativa alimenta atividades de pesquisa e de difusão da ciência cujo processo almeja subsidiar políticas e tomada de decisões de agentes públicos e de cidadãos, especialmente para o alcance dos vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O destaque são os dois eixos estruturadores iniciais da Plataforma visando uma formação interdisciplinar para a salvaguarda ambiental: a avaliação (métrica) ambiental dos processos de síntese química e a segurança laboratorial (humana e ambiental).
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 19/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Martinez Huitle

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • eletrodescarboxilação de biomassa para produção de combustível de aviação sustentável
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 31/12/2023-30/06/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Martinez Huitle

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • produção de hidrogênio verde para combustíveis sustentáveis de aviação - greenh2-csa
  • Na busca pela da redução de emissões de carbono a zero, para diminuição da mudança climática, a demanda de sistemas de energia baseados em fontes limpas, confiáveis e acessíveis vem crescendo. Nesse desafio, o H2 verde pode ter um papel importante, pois é um combustível leve, eficiente e não produz emissão direta de poluentes ou gases do efeito estufa. Dentro dos transportes, o aéreo merece uma atenção especial, pois para cumprir as metas de redução da emissão de CO2 estabelecidas pelo Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA) uma das opções mais efetivas e viáveis é a troca do combustível fóssil por combustíveis sustentáveis, pois a possibilidade de eletrificação ou utilização direta do hidrogênio a curto e médio prazo, é inviável. No entanto, o hidrogênio faz e insumo de todos os processos homologados para produção de combustível sustentável de aviação (SAF). Diante disso, a necessidade de estudos de produção de hidrogênio verde para produção de combustíveis com baixas ou zero emissões, se faz imprescindível. Portanto, o projeto propõe estudar a produção de hidrogênio a partir de fontes de energia renováveis tais como biomassa e uso de painéis fotovoltaicos, a partir de processos termoquímicos e eletroquímicos. Bem como, sua utilização para produção de combustíveis para o setor de transporte aéreo. O desafio tecno-econômico-social deste projeto é tornar a produção de H2 um processo sustentável através da de biomassa por diferentes tecnologia, incluindo o processo a "Economia Verde" atingindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6, 7, 11 e 12, provando o conceito Nexus e inovando em tecnologias ecossustentáveis para adesão a economia circular.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Alberto Martinez Huitle

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de eletro-refinaria para síntese de produtos de alto valor agregado a partir do tratamento de biomassa em reatores híbridos
  • A eletrólise da água para produzir H2 envolve a reação de evolução do hidrogênio (REH) no cátodo; e a reação de evolução de oxigênio (REO) no ânodo. A REO é o gargalo para a expansão dessa tecnologia, uma vez que é responsável por grandes perdas de energia aumentando o potencial elétrico requerido na RHE, além de exigir materiais de alto custo. A eletrólise híbrida pode ser proposta, a REO é substituída pela reação eletroquímica de oxidação orgânica (ROO) para reduzir os sobrepotenciais anódicos, mas também para valorizar resíduos orgânicos, visando segurança hídrica e viabilidade econômica. Os melhores eletrocatalisadores (óxidos mistos de titânio (nanotubos) crescidos em ligas metálicas (Ti-O-Cu e Ti-O-Co) e os nanotubos de TiO2 auto-dopados, Co3O4/Cu2O, diamante dopado com boro, dentre outros) para REH-ROO são baseados em metais caros e escassos. O projeto explorará a viabilidade de materiais anódicos e catódicos de baixo custo, adaptados à atividade e seletividade da REH e ROO, melhorando a eficiência energética e custos. O projeto desenvolverá eletrocatalisadores híbridos de alta área superficial e comercialmente viáveis para seletividade nas ROO usando rotas de síntese novas e sustentáveis. O desempenho dos eletrocatalisadores serão testados eletrolisadores-protótipos e posteriormente em instalação piloto a uma maior escala (TRL>5). A eletrólise híbrida, acoplada ao uso de energias renováveis, é um processo ideal para promover a economia circular (EC) produzindo H2 verde puro, ou carreadores de H2, como a amônia, e produtos de valor agregado, mediante a eletro-conversão de materiais residuais (por exemplo, biomassa). O desafio tecno-econômico-social deste projeto é tornar a REH um processo sustentável através da descontaminação da água por ROO, incluindo o processo a “Economia Verde” atingindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6, 7, 11 e 12, provando o conceito Nexus e inovando em tecnologias ecossustentáveis para adesão a EC.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 31/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Mendes Moraes

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • desenvolvimento de rotas tecnológicas de mineração urbana em reee
  • A proposta com resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) é apoiada, considerando o crescimento acelerado devido ao amplo desenvolvimento econômico global. Os REE são gerados por uma série de materiais que podem apresentam elevada toxicidade, porém de alto valor agregado e ou estratégicos, considerando abrangência e uso, como: ouro (Au), prata (Ag), gálio (Ga) e elementos de Terras Raras (ETR), como o neodímio (Nd). Muitos destes metais são fontes secundárias ou minas urbanas encontrados em maiores concentrações nos equipamentos do que nos minérios de origem. O Ga e o Nd são metais que têm sido aplicados em tecnologias modernas e verdes, como em LEDs, células fotovoltaicas, redes sem fio, ímãs permanentes, motores híbridos, entre outras. Ambos são considerados estratégicos, pois além de suas aplicações específicas apresentam risco de demanda. A proposta de reciclagem desses materiais vai ao encontro dos conceitos de mineração urbana e economia circular, onde a inovação tecnológica possibilitará a transformação de resíduo em produto levará a ganhos ambientais, econômicos e sociais. Portanto, a busca por metodologias eficientes na remoção de REEEs representa um desafio para científico, tecnológico e inovador para ampliar o conhecimento, tendo em vista o caráter multi e interdisciplinar na extração de metais contidos em REEE. Neste sentido, estudos prévios vêm sendo realizados pelo grupo com o intuito de recuperar esses metais dos mais variados equipamentos, porém torna-se necessário aprimoramento e maior integração com o uso do potencial microbiano, no sentido de ampliar os conhecimentos científicos e tecnológicos. Portanto, a proposta de pesquisa está dirigida para estabelecer uma rota tecnológica viável de desenvolvimento de mineração urbana de materiais estratégicos em REEEs, além de beneficiamento aplicada para diferentes rotas de recuperação (piro, hidro e biohidrometalurgia), bem como a combinação com a biotecnologia, incluindo etapas de refino.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 01/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • uma perspectiva institucional sobre agências reguladoras e políticas públicas no brasil: o tratamento informacional a partir de enfoque em evidências científicas e gestão de dados
  • A pesquisa enfoca o tratamento informacional das agências reguladoras e seu potencial no desenvolvimento, implementação e monitoramento de políticas públicas: o uso de grandes dados na administração pública e a atuação das agências reguladoras são focos do estudo. Para tanto, a pesquisa analisa detalhadamente o processo de obtenção, tratamento e aplicação de informações na administração pública, com ênfase nas atividades das agências reguladoras e na implementação de políticas públicas de Estado. Verifica-se, pois, a necessidade de monitorar a efetivação das políticas públicas e avaliar sua eficiência. Neste estudo, utiliza-se abordagens técnicas e métodos científicos no tratamento dos dados, garantindo a legitimidade das ações governamentais. Tem-se como hipótese central a verificação de como o uso de grandes volumes de dados na administração pública, com abordagem técnica e livre de influências políticas, pode contribuir para políticas embasadas em evidências sólidas, aumentando a probabilidade de sucesso na implementação e obtenção de resultados positivos para a sociedade. A abundância de dados, assim, possibilita a implementação de abordagens inovadoras, automação de tarefas, identificação de gargalos e desenvolvimento de soluções. A análise inteligente de dados permite uma compreensão aprofundada do objeto das políticas públicas, otimizando processos e embasando decisões, resultando em maior eficiência na governança. A pesquisa emprega uma metodologia abrangente, incluindo revisão bibliográfica, definição de indicadores, estudo de casos das principais agências reguladoras brasileiras, coleta e análise de dados, comparação internacional e elaboração de recomendações. A abordagem criteriosa busca compreender o uso de grandes dados nas agências reguladoras e seu impacto nas políticas públicas, visando desenvolver políticas mais informadas e eficientes para administração pública brasileira.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Santos de Lucena

Outra

Divulgação Científica
  • do microscópio a uma óptica de inclusão: a divulgação dos acervos do mct-pucrs para públicos não acadêmicos como ferramenta de promoção da cidadania através do acesso ao conhecimento científico
  • Vide projeto anexo
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 23/12/2022-17/07/2025
Foto de perfil

Carlos Alberto Saraiva Gonçalves

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • papel dos astrócitos na neuroprogressão de doenças associadas à resistência à insulina
  • A resistência à insulina (RI) está associada a muitas condições de risco à saúde humana, como obesidade e sedentarismo, cujo desfecho leva ao diabetes mellitus, com graves repercussões sistêmicas. A RI impacta também o sistema nervoso central (SNC), sendo observadas doenças psiquiátricas em crianças e doenças neurodegenerativas em idosos. Além disso, a mortalidade e os danos neurológicos decorrentes da COVID-19 foram mais acentuados em pacientes diabéticos. Neste sentido, este estudo foca na avaliação do papel dos astrócitos frente à neuroprogressão de desordens cerebrais associadas à RI. Os astrócitos são as células gliais mais abundantes no SNC e funcionam como elementos integradores da resposta metabólica, inflamatória e sináptica. Alterações astrogliais precedem e/ou acompanham as alterações neuronais. Assim, o objetivo é investigar vias de sinalização astrogliais (incluindo resposta reticular ao estresse-UPR, dinâmica mitocondrial, inflamação, autofagia e comunicação sináptica) em modelos animais de RI em idades distintas, focando em mudanças comportamentais e cognitivas, que possam embasar a identificação de possíveis alvos moleculares terapêuticos nas células gliais (glioproteção). A análise clínica envolverá a medida de biomarcadores séricos de pacientes diabéticos com sequelas neuropsiquiátricas da COVID-19. A abordagem experimental envolve tanto camundongos nocaute para RI no SNC (NIRKO) quanto RI induzida por administração intracerebroventricular de estreptozotocina. Os camundongos jovens e adultos serão utilizados para avaliação comportamental, obtenção de fatias cerebrais e preparo de culturas de astrócitos para ensaios neuroquímicos. O grupo tem experiência conjunta de trabalho e no tema. Toda a metodologia utilizada é de domínio dos participantes e a infraestrutura disponível, na Instituição executora e nas Instituições parceiras, garante o desenvolvimento pleno de todas as etapas, com publicações relevantes e de interesse à saúde pública.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Scapim

Ciências Agrárias

Agronomia
  • mapeamento associativo amplo da resistência à stenocarpella macrospora em um painel tropical de milho
  • O objetivo deste projeto é construir um mapa genético inédito, com ampla cobertura genômica de resolução, identificando genes e QTLs envolvidos à resistência da Stenocarpella macrospora em linhagens de milho tropical. A doença vem dizimando lavouras de milho no Brasil e faz-se necessário avançar no melhoramento genético do milho para essa doença. Para atingir esse objetivo, 900 linhagens de milho serão genotipadas com a plataforma Illumina iScan e painel Infinium iSelect HD Custom Genotyping BeadChips 50k em Wisconsin-Madison. Trata-se de um painel único no mundo, fruto de 20 anos de trabalho do Departamento de Agronomia da UEM. As linhagens serão avaliadas em quatro experimentos no Estado do Paraná (Maringá - 2 safras, Londrina e Guarapuava) à resistência a Stenocarpella macrospora. Os dados obtidos serão utilizados no mapeamento por desequilíbrio de ligação à referida doença e empregando diferentes modelos estatísticos de modelagem mista para a identificação dos QTLs. A genotipagem ampla destas linhagens tropicais permitirá a caracterização e identificação de um grupo informativo de SNPs, que serão, posteriormente, validados e utilizados na seleção assistida, via marcadores moleculares SNPs, nos programas de melhoramento genético de milho quanto a resistência à Stenocarpella macrospora. Dessa forma, novos híbridos de milho poderão ser disponibilizados para o agricultor brasileiro. As chances de sucesso são enormes: Trata-se de um excelente número de linhagens desse painel público, a expertise da genotipagem efetuada pela Universidade de Wisconsin e a experiência da equipe brasileira nos estudos de GWAS, para doenças, comprovados em dezenas de artigos publicados nas revistas de impacto no mundo.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 02/01/2023-31/01/2026
Foto de perfil

Carlos Alberto Scrideli

Ciências da Saúde

Medicina
  • caracterização clínica e funcional do gene tk1 e avalição como biomarcador e alvo terapêutico no tumor adrenocortical em modelo in vitro e in vivo
  • O tumor adrenocortical (TAC) pediátrico é uma neoplasia rara no mundo, mas com uma incidência 10-15 vezes maior no sul e sudeste do Brasil e de prognóstico reservado em casos avançados. Esses tumores possuem uma alta heterogeneidade, e os parâmetros anatomopatológicos utilizados são considerados pouco precisos e até o momento, não é possível estabelecer uma correlação prognóstica bem definida, o que reflete em dificuldades na determinação da progressão da doença e direcionamento do tratamento. Devido à escassez de informações acerca da biologia dos TAC e modelos de estudos que mimetizem esse tumor, principalmente em casos pediátricos, torna-se um desafio a compreensão dos mecanismos moleculares de iniciação/desenvolvimento e progressão destes tumores. Dessa forma, em colaboração com a Harvard Medical School, encontramos o gene TK1 diferencialmente expresso em TAC adulto, pediátrico e camundongo, o produto desse gene está intrinsecamente ligado ao processo de síntese e reparo do DNA, apresentando seu pico na fase S do ciclo celular. Nossos resultados prévios mostram o gene TK1 regulado positivamente em casos de TAC de pior prognóstico, usando banco de dados públicos, em pacientes adultos (TCGA), pediátricos (GSE76019) e camundongos transgênicos (dados cedidos por colaborador, não publico), além disso, a expressão do TK1 está correlacionada com a expressão gênica das ciclina B1 e ciclina B2, marcadores do ciclo celular no ambiente tumoral. Com isso, este projeto visa avaliar a função clinica e funcional do gene TK1 em modelo in vitro e in vivo, a fim de caracterizar e explorar suas funções moleculares e biológicas relacionadas aos mecanismos e progessão tumoral. Além de avaliar possíveis crosstalks deste gene com as vias de desenvolvimento embrionário a fim de fornecer novos insights para prognóstico, diagnóstico e direcionamento clínico.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 26/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Alexandre Lutterbeck

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • sistema integrado descentralizado de tratamento de águas residuárias para descarte seguro e reuso
  • A provisão de saneamento, digno, acessível e ambientalmente sustentável é essencial para a saúde e o bem-estar humano. Apesar dos progressos obtidos ao longo dos últimos anos, a provisão universal de saneamento continua sendo um desafio, principalmente nos países do BRICS. Esforços contínuos tem sido realizados ao redor do mundo a fim de garantir o acesso a fontes de água potável e saneamento para todos, o que é uma meta ambiciosa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (meta 6). Nos países do BRICS com vasto território, grande população e desenvolvimento urbano-rural desequilibrado, há um grande número de cidades rurais, suburbanas e pequenas com infraestruturas relativamente atrasadas. A cobertura de saneamento nestas áreas é insuficiente. Aliado a isso há os altos custos de implantação e manutenção de sistemas de tratamento centralizados de águas residuárias. Por fim, sistemas tradicionais de tratamento de águas residuárias têm se mostrado ineficientes na remoção e eliminação dos chamados contaminantes emergentes. Dessa forma, o presente projeto objetiva desenvolver um sistema híbrido de tratamento de águas residuárias descentralizado, integrando diferentes tecnologias de tratamento e que possa ser economicamente a ambientalmente sustentável. A equipe brasileira investigará o uso integrado de diferentes configurações de wetlands construídos e processos oxidativos avançados. Os sistemas deverão, além do tratamento dos efluentes visando a sua liberação segura de acordo com diretrizes nacionais e internacionais, permitir o seu reuso para diversas finalidades, a recuperação de nutrientes e a remoção de micropoluentes que possam exercer potenciais efeitos tóxicos sobre os organismos vivos.
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • 27/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Alexandre Netto

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • sáude cerebral
  • A saúde cerebral é fundamental para a adaptação do ser humano ao ambiente em constante mudança. Enquanto a herança genética condiciona o desenvolvimento cerebral e é influenciada pelo contexto metabólico (ambiente interno) desde a concepção, os estímulos do ambiente externo influenciam o comportamento do indivíduo e podem ter ações epigenéticas. Disfunções das mitocôndrias, organelas dinâmicas cuja atividade é crucial para a homeostasia celular, e a ativação de vias inflamatórias afetam a saúde cerebral e parecem estar envolvidas em processos neurodegenerativos subjacentes a doenças cerebrovasculares, demências, epilepsias, Covid-longa e a neuroprogressão de doenças mentais graves que evoluem para quadros demenciais associados à neurodegeneração. A hipótese de trabalho é de que a resiliência mitocondrial e os mecanismos de sinalização inflamatória operados por células gliais e moléculas moduladoras (citocinas, hormônios e outras) são condicionantes da saúde cerebral durante todo o ciclo vital. A hipótese é plausível pois a importância da função mitocondrial para a homeostasia celular é bem aceita na literatura, e estudos recentes demonstram que a ação de cascatas neuroinflamatórias favorecem o acúmulo de proteínas imunogênicas características nas demências. O INCT-Saúde Cerebral articula uma rede colaborativa inédita em neurociências para abordar esta questão, tão importante quanto original no cenário científico-tecnológico da área da saúde. Serão realizados estudos experimentais e clínicos utilizando tecnologias avançadas de análise para investigar a resiliência metabólica mitocondrial e mecanismos pró- e anti-inflamatórios que contribuem para a saúde cerebral, e a eficácia experimental de terapias neuroprotetoras. A sinergia da rede de pesquisa permite vislumbrar bom potencial translacional e o desenvolvimento de estratégias terapêuticas e de promoção da saúde cerebral da população brasileira.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 23/12/2022-31/12/2027
Foto de perfil

Carlos Alfredo Gadea Castro

Ciências Humanas

Sociologia
  • as novas formas da violência na escola: uma análise sobre sociabilidade, conflitos e impactos socioemocionais em crianças e adolescentes
  • A pesquisa se propõe a identificar, compreender e analisar as 'novas formas' da violência nas escolas, envolvendo crianças e adolescentes de 10 a 15 anos de idade que cursam o Ensino Fundamental em escolas de 2 cidades do Rio Grande do Sul e 2 cidades do Estado de Paraná. O objetivo é compreender como os contemporâneos fenômenos da violência escolar se vinculam com a ‘vulnerabilidade relacional’, quer dizer, com sociabilidades e ‘cenários de conflito’ social que dizem respeito a ‘fraturas relacionais’, que deverão ser compreendidas no escopo do que se observará como ‘competências socioemocionais’ acumuladas. Para isso, necessita-se de dados e informações que captem o impacto social, cultural e do ‘contexto escolar’ desse fenômeno, mais ainda quando comparado ao período da pandemia de COVID-19 e as suas posteriores consequências. O estudo proposto será configurado em três etapas: 1) levantar-se-á dados de ocorrências de violência nas escolas de todo o Estado de Rio Grande do Sul e do Estado de Paraná, para posteriormente focar nas ocorrências específicas das cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná, e São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; 2) será realizado um mapeamento quantitativo da percepção de violência na escola, vulnerabilidades relacionais e competências socioemocionais de alunos, professores e funcionários de quatro escolas (duas no Rio Grande do Sul e duas no Paraná); 3) serão realizadas análises qualitativas das ocorrências nas escolas selecionadas de cada cidade, com base em entrevistas, questionários, grupos focais e pesquisa documental. A pesquisa, de caráter interdisciplinar, gravitará em torno de três noções fundamentais: violência interpessoal, vulnerabilidade relacional e competências socioemocionais. O objetivo é obter informações sobre as ‘novas formas’ de violência que se produzem no ambiente escolar, para realizar um diagnóstico e propor estratégias educacionais que consigam inibir as situações de violência.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Artur Gallo Cabrera

Ciências Humanas

Ciência Política
  • políticas de memória em unidades subnacionais: o trabalho das comissões estaduais da verdade da região nordeste
  • Na segunda metade do século XX, durante a Guerra Fria, os países do Cone Sul viveram sob regimes autoritários que se estenderam entre as décadas de 1960 e 1990. O Brasil, especificamente, vivenciou uma ditadura civil-militar alinhada aos preceitos da Doutrina de Segurança Nacional (DSN) a partir de 1964, quando foi realizado o golpe contra o presidente João Goulart. O final das ditaduras na região tem sido marcado pelo incremento das lutas por memória, verdade e justiça, a partir das quais foram implementadas diferentes medidas (políticas de memória) para reparar as vítimas da repressão. Uma das principais políticas de memória que foi estabelecida no Brasil, em âmbito nacional, foi a Comissão Nacional da Verdade (CNV), que atuou entre os anos de 2012 e 2014, quando seus trabalhos foram encerrados. O caso brasileiro é bastante peculiar, comparado ao outros países que instalaram comissões da verdade, uma vez que a instalação de um organismo em âmbito nacional foi acompanhada pela criação de instâncias semelhantes que atuaram em âmbito estadual, municipal e/ou setorial (Universidades, sindicatos e coletivos). O estudo sistemático das medidas criadas em âmbito nacional faz parte de uma ampla agenda de pesquisas que se consolidou nos últimos anos, sendo residual, contudo, uma análise pormenorizada das políticas de reparação implementadas em outros níveis da Federação. Considerando o exposto, este projeto de pesquisa tem como objeto de análise as políticas de memória que foram criadas em unidades subnacionais, com foco na atuação das Comissões Estaduais da Verdade que foram instaladas em 6 Estados da Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Augusto de Miranda Gomide

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • avaliação de genótipos de urochloa spp e seu manejo em sistemas pecuários
  • Cultivares forrageiras mais produtivas e adaptadas tem contribuído com o avanço da pecuária brasileira nas últimas décadas. O gênero Urochloa, por sua rusticidade e versatilidade, é a base da pecuária a pasto no Brasil. Avanços no melhoramento desse gênero têm selecionado genótipos de grande potencial para pastejo em áreas de baixa fertilidade e/ou relevo acentuado (U. decumbens) e para produção de palhada e/ou pastejo em sistemas integrados (U. ruziziensis). O objetivo desta proposta é avaliar novos genótipos de U. decumbens e U. ruziziensis sob variações de manejo que podem influenciar a produção e qualidade da forragem. No experimento com U. decumbens serão avaliados dois genótipos selecionados e duas alturas de resíduo (10 e 20 cm) em comparação às testemunhas Basilisk e Marandu. As avaliações se estenderão por duas estações chuvosas e secas. No experimento com U. ruziziensis serão avaliados dois novos genótipos em relação às testemunhas cv BRS Integra e Kennedy. Neste ensaio serão feitas avaliações específicas para cada estação do ano. No verão os cortes ocorrerão a cada 30 dias, na transição verão/outono será avaliada a produção de forragem para ensilagem com corte após 70 dias de crescimento. No período de seca será feita uma avaliação aos 100 dias de rebrotação. No início da primavera será considerado, nas subparcelas, o rebaixamento a 10 ou 20 cm, além da condição sem rebaixamento. A fim de avaliar o acúmulo de biomassa para produção de palhada para a safra de verão serão realizadas cortes a cada 10 dias de rebrota na primavera. Em ambos os experimentos serão avaliados: altura, massa e acúmulo de forragem e de folhas, relação folha/colmo, teores de proteína bruta, FDN e DIVMS, ocorrência de cigarrinha das pastagens e o nível de dano. Espera-se selecionar ao menos um novo genótipo de cada espécie estudada que seja mais produtivo do que as cultivares atualmente disponíveis no mercado, além de gerar informações que embasarão seus respectivos manejos.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - MG - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Augusto de Moraes Pires

Engenharias

Engenharia Química
  • separação de grupos químicas do gás pirolítico do resíduo de sisal e seus melhoramentos por hidrodesoxigenação
  • A produção de espécies químicas provenientes da biomassa é uma necessidade para o equilíbrio ambiental do planeta. Em particular, o bio-óleo originário da pirólise da biomassa tem potencial para ser uma fonte geradora de espécies químicas, já que ele é formado por praticamente todas as funções orgânicas. Porém, a obtenção de espécies químicas ainda é um tema em estudo devido as características negativas do bio-óleo para o refino como, por exemplo, elevada concentração de espécies oxigenadas. Atualmente, o principal meio para o melhoramento do bio-óleo é a hidrodesoxigenação catalítica (HDO), mas o sucesso deste processo esbarra na diversidade de funções químicas existentes no bio-óleo e os catalisadores utilizados. Separar estas funções químicas durante a pirólise pode ser uma vantagem econômica para o processo de refino, já que os grupos de compostos orgânicos com características semelhantes poderiam ser ativos econômicos para o processo ou poderiam ser transformados por HDO em espécies mais adequadas para o refino. Sendo assim, o objetivo desta proposta de trabalho é estudar a separação de grupos orgânicos dos gases prolíticos por absorção em solventes polares e apolares, juntamente com a HDO dos produtos resultantes da separação. Esta proposta está baseada em um estudo do nosso grupo de pesquisa, que mostrou experimentalmente a viabilidade da separação de fenóis do gás pirolítico do resíduo de sisal, utilizando a água como solvente. Esta publicação é a única que envolvem este tema, mas que precisa ser mais aprofundada em relação ao processo de separação. Portanto, esta proposta envolve a otimização experimental dos parâmetros de separação das espécies provenientes da pirólise do resíduo de sisal, considerando três solventes com polaridades distintas. Os produtos gerados serão transformados por HDO, empregando o Ni e Cu suportados em MCM41, argila pilarizada zircônia sulfatada, a fim de produzir concentrações elevadas de hidrocarbonetos.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Augusto Duque

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • dispositivo de fronteira para subestação 4.0 e estimação do fasor harmônico em regime dinâmico
  • Monitorar as correntes e tensões das linhas de transmissão é uma tarefa essencial para a operação, controle, proteção e planejamento do sistema de potência. No conceito de Subestação 4.0 (SB4.0) as correntes e tensões são digitalizadas nas Merging Unit (MU) e publicadas na subestação utilizando o protocolo Sampled Values (SV). Os consumidores destas informações podem ser os Registradores de Perturbações (RDP), as Unidades de Medições Fasoriais sincronizadas (PMU), entre outros. A grande inovação da SB4.0 é que os diversos equipamentos são transformados em diferentes tarefas de softwares, rodando em um mesmo hardware, reduzindo assim os custos com manutenção, espaço físico nos racks e favorecendo a interoperabilidade entre as tarefas, além de possibilitar a incorporação de novas funcionalidades à subestação de modo simples e flexível, uma vez que esta consiste em instalar um software ao sistema. Um dispositivo com esta característica denomina-se Dispositivo de Computação de Fronteira de Subestação, SED4.0 do Inglês, Substation Edge Device. A partir do SED4.0 abre-se um novo horizonte para o desenvolvimento de inovações direcionadas a melhorar o desempenho do sistema de transmissão, tais como a redução dos riscos com desligamento das linhas e do tempo para a localização e identificação dos defeitos. Esta pesquisa irá propor uma arquitetura de um SED4.0, além de desenvolver pesquisas na área de estimador de sincrofasores harmônicos em regime dinâmico (HPE). Esses dois temas encontram-se na fronteira do conhecimento. Enquanto o SED4.0 representa a tendência mundial em automação de subestação, o HPE possibilitará o cálculo real dos parâmetros das linhas de transmissão, a direção dos fluxos de potência (fundamental e harmônico) e a consequente identificação de perdas, localização de faltas e de fontes harmônicas no sistema.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 07/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Carlos Augusto França Schettini

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • processos de mistura em ambientes costeiros
  • Ambientes aquáticos costeiros, tais como estuários, baías, lagunas e a plataforma continental adjacente, são regiões de itenso uso para as atividades humanas. Como resultado, a qualidade da água destes ambientes é fortemente impactada por diferentes fatores. Fatores estes não somente locais, como efluentes domésticos e industriais, atividade portuária e navegação, mas também daqueles advindos das atividades desenvolvidas nas bacias hidrográficas. Uma vez que estão na zona de interface continente-oceano, ocorrem intensos gradientes das propriedades da água, sendo que a salinidade é especialmente útil por indicar a proporção da contribuição de água doce e marinha. A mistura entre as diferentes águas nestes ambientes tem um papel relevante na qualidade ambiental, com influência direta sobre a qualidade da água. Entender os processos que controlam a mistura permite estabelecer um melhor diagnóstico do funcionamento do sistema, e desta forma seu uso. A mistura de águas pode ser diagnosticada pela distribuição da salinidade em um sistema. Porém, o entendimento dos processos que produzem a mistura são muito mais complexos de serem avaliados. A mistura é decorrente da turbulência do escoamento, e é uma propriedade do escoamento em si e não do fluido, podendo ser criada, advectada e dissipada. Este projeto tem como objetivo geral estudar os processos de geração de turbulência e como esta afeta os padrões de mistura a partir de estudos observacionais, e diagnostica quais os principais mecanismos geradores de turbulência. Serão realizados experimentos em ambientes sujeitos a forçantes diversos, como vento (plataforma interna do RS), e regimes de micro (estuário da Lagoa dos Patos, RS), meso (estuário de Santos, SP) e macro marés (estuário do Marcanã, PA), e sistemas profundos (fjord no Chile, e baía no EUA).
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 08/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Carlos Augusto Morales Rodriguez

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • tempestades elétricas: da caracterização dos raios até sistema de aviso de queda de raios
  • Este projeto de pesquisa apresenta um estudo para: i) consolidar e caracterizar as primeiras medidas de raios feitas com um interferômetro de VHF desenvolvido no Brasil e; ii) validar um sistema de previsão de queda de raios. O interferômetro de VHF foi desenvolvido em parceria com a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) enquanto que o sistema de previsão de raios contou com a colaboração da UFMS e a empresa brasileira EPL. A tecnologia de interferometria permite capturar e descrever a localização (azimute e elevação) das fontes de radiação emitidas pela descarga elétrica. O sistema de previsão de queda de raios por outro lado, combina duas tecnologias de sensores que medem o campo elétrico eletrostático e localização de raios a partir das redes de detecção de descargas atmosféricas STARNET e LINET para emitir avisos sobre a atividade elétrica da região. Esta ferramenta identifica o desenvolvimento de nuvens que ainda não produziram raios e tempestades elétricas que se deslocam para a área de interesse. Para consolidar as medidas do interferômetro de VHF pretende-se usar medidas concomitantes com câmeras de alta velocidade (> 10000 frames por segundo), em conjunto com os raios detectados pelas redes LINET e LMA a ser instalada, e as formas de onda de uma antena lenta e o campo eletrostático da rede de sensores de campo elétrico da USP. Em seguida, será construído um banco de dados de raios que irá caracterizar o tamanho, a velocidade e direção de propagação, o tipo e polaridade dos raios, número de descargas por flash, altura do ponto de ruptura e pontos conectantes. Já para avaliar o desempenho do sistema de previsão de queda de raios está sendo proposta uma análise baseada em tabelas de contingência que permitem calcular a probabilidade de detecção (POD), taxa de falso alarme (FAR) e índice de sucesso (CSI) em função da distância e tipo de aviso usando como referência as medidas de raios detectadas pela LINET e STARNET.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Augusto Rosa

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • inct leveduras; biodiversidade, preservação e inovações biotecnológicas
  • Esta proposta visa conhecer, preservar e utilizar de forma sustentável as leveduras da biodiversidade brasileira. Estes microrganismos são os mais utilizados pelo homem em biotecnologia, com receitas de trilhões de doláres anuais. A fermentação de açúcares a etanol e outros produtos do metabolismo faz das leveduras verdadeiras biofábricas para gerar bioinovação. Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica são hotspots de biodiversidade, mas sofrem intensa ação antrópica ameaçando o conhecimento e conservação destes biomas. A Caatinga, as Florestas de Araucária e os campos têm a diversidade microbiana pouco explorada. Pretende-se realizar o maior inventário de leveduras nestes biomas, com foco na descrição de novas espécies, a preservação ex-situ, o conhecimento do perfil metabólico e genético destes microrganismos, e a utilização dos mesmos para gerar bioinovação. Pretende-se acrescentar cerca de 10% de novas espécies ao número conhecido mundialmente. As espécies novas terão os genomas sequenciados e depositados em bancos de dados públicos. Os isolados de leveduras terão o perfil metabólico determinado, focando em características metabólicas de interesse, por meio de testes automatizados feitos em larga escala (high-throughput screening). Os isolados serão testados principalmente quanto à produção de enzimas, biosurfactantes, xilitol, bioetanol, produção de aromas, biopigmentos, óleos microbianos e fonte de ração animal. Isolados selecionados serão modificados geneticamente. e testados em biorreatores visando aplicação em biorrefinarias. Linhagens produtoras de aromas únicos serão testadas na produção de cervejas e kombucha, bebidas cujo número de produtores tem aumentado de maneira exponencial. Pretende-se assim, a obtenção de produtos e processos que serão disponibilizados para o setor produtivo. Os inventários de biodiversidade, com mapas de distribuição das espécies nos biomas, poderão auxiliar nas políticas para a preservação da biodiversidade microbiana brasileira
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 17/01/2023-31/01/2028
Foto de perfil

Carlos Aurélio Pimenta de Faria

Ciências Humanas

Ciência Política
  • instituições transnacionais, uso do conhecimento e políticas públicas na américa latina: um estudo comparativo
  • Partindo do reconhecimento de que na chamada Sociedade da Informação o conhecimento e a ciência tornaram-se instrumentos e argumentos fundamentais nas disputas travadas nos mercados nacionais e internacionais de ideias, disputas que hoje envolvem múltiplos e diversificados atores e agências, o propósito da pesquisa é: analisar, de maneira comparada, as distintas formas com que o conhecimento e a ciência têm sido produzidos, divulgados e instrumentalizados por variadas instituições transnacionais (ITs) que atuam na América Latina para a consecução de seus objetivos e de seu interesse em influenciar as políticas públicas dos Estados nacionais e dos governos subnacionais da região. Para tanto, será comparada a atuação de quatro tipos de ITs (organizações internacionais; fundações; think tanks; e redes) e de sete pares de instituições que atuam na América Latina. Assim, a investigação vai adotar, dentre as possibilidades ofertadas pelo método comparativo, a combinação de duas estratégias de pesquisa, quais sejam: comparação de múltiplos casos e comparação pareada.
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 13/01/2023-28/02/2026
Foto de perfil

Carlos Bandeira de Mello Monteiro

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • paralisia cerebral: desenvolvimento e implementação de software para análise de desempenho e acompanhamento de sinais vitais.
  • A Paralisia Cerebral (PC) descreve um grupo de distúrbios permanentes do movimento e postura que influenciam a atividade e a participação. Essas dificuldades implicam na perda de funcionalidade, dependência na maioria das atividades do cotidiano e necessidade de inclusão em programas de habilitação contínuos que priorizam posicionamentos e movimentos adequados. Considerando possibilidades de reabilitação o uso de tecnologia por meio da telerreabilitação domiciliar é considerada uma opção eficaz para o futuro da terapia de pessoas com PC e o acompanhamento remoto é um dos principais desafios. Nesse contexto, objetivamos a criação e validação de uma plataforma de código aberto de jogos sérios em realidade virtual não imersiva, baseada em softwares já existentes e validados que possibilitará, além de avaliar e acompanhar o desempenho, também viabiliza avaliação dos sinais vitais sem contato usando dispositivos de baixo custo que possuam webcam e conexão com a internet (Notebooks, tablets e smartphones) por meio de fotopletismografia (PPG) em vídeo. A PPG é amplamente utilizada em dispositivos médicos, como monitores de frequência cardíaca em “wearables” e equipamentos de monitoramento clínico. Neste projeto, esta técnica será aplicada por meio de vídeo que, com a ajuda de algoritmos de inteligência artificial, mapeia regiões específicas da face do participante enquanto realiza a tarefa computacional, e detecta as variações sutis que a microcirculação causa no tom da pele refletida pela luz ambiente. Desta forma, este projeto criará uma plataforma de jogos virtuais para telerreabilitação e a webcam possibilitará a mensuração de desempenho no jogo e também a captação de sinais vitais por meio da PPG (serão mensuradas a frequencia cardíaca e variabilidade da frequencia cardíaca). Com estes dados o programa computacional organizará a tarefa no jogo virtual dependendo do desempenho e respostas fisiológicas da pessoa com Paralisia Cerebral.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Benedito de Campos Martins

Ciências Humanas

Sociologia
  • intervenções dos intelectuais diante do processo de transformações do ensino superior no contexto da globalização.
  • As pesquisas realizadas na última década, enquanto Bolsista de Produtividade do CNPq, indicam a emergência de um modelo de ensino superior que alguns autores denominam de managerialist model, que, no entanto, esta pesquisa caracteriza como modelo instrumental, ou seja, um paradigma que visa estabelecer uma conexão estreita entre as instituições de ensino superior com o campo econômico. Este projeto possui um duplo objetivo, na medida em que propõe continuar investigando determinadas tendências de transformações do ensino superior nos dias correntes, utilizando uma bibliografia internacional e nacional relevante e uma documentação pertinente a esta temática. Visa também analisar a participação de determinados intelectuais na construção de pressupostos, ideias e concepções que fundamentam uma visão instrumental de ensino superior. Ao mesmo tempo, averiguará a atuação de intelectuais que se filiam a uma outra vertente no campo do ensino superior que diversos autores denominam de intellectual model ou humanista que assume uma posição crítica com relação a esta concepção instrumental. O projeto investigará: (i) principais autores internacionais e nacionais no campo da produção do ensino superior, (ii) temáticas predominantes nesta produção, (iii) referências teóricas e conceituais dominantes (iv) principais países, universidades, instituições e/ou centros e pesquisa desta produção. O levantamento de dados a ser realizado pelo projeto permitirá analisar a produção de conhecimentos realizado por determinados intelectuais que ocupam posições destacadas no campo do ensino superior, em especial nos EUA, Europa, Ásia , América Latina e no Brasil. Através das informações a serem coletadas, será possível investigar diferentes perspectivas analíticas dos autores diante das transformações do ensino superior, assim como, suas tomadas de posições nas disputas entre a concepção instrumental da universidade e a vertente crítica desta postura.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 21/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Bôa Viagem Rabello

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • avaliação nutricional e energética de ingredientes não convencionais para suínos e frangos de corte
  • Estudar a composição nutricional, a digestibilidade dos aminoácidos e os valores de energia metabolizável (EM) de ingredientes não convencionais é de fundamental importância para garantir uma adequada nutrição de aves e suínos, garantindo melhor eficiência produtiva, menor perda econômica e redução do impacto ambiental. O objetivo da execução deste projeto é determinar a composição nutricional e energética de ingredientes não-convencionais para frangos de corte e suínos. Um total de doze experimentos com suínos e dois experimento com aves serão realizados para determinar a digestibilidade de aminoácidos e valores de energia metabolizável para aves e suínos de 18 ingredientes não convencionais, como sendo: DGS (Distiller's Dried Grains, 30% PB), HP-DDG (HP-Distiller's Dried Grains, 42% PB), farelo de algodão energizado, farelo de algodão goiás, Macro alga saprófita (L. punctata), farinha integral de farinha de insetos (BSF), farinha desengordurada de BSF, soja semi-integral extrusada (10% EE), soja processada (6% EE do nordeste), torta de gergelim, farelo de mamona processado, farinha de vísceras de aves, trigo (Embrapa), triticale (Embrapa), cevada (Embrapa), sorgo (Paraná), sorgo (nordeste), milheto (nordeste). Experimentos com suínos serão realizados na EMBRAPA, sendo seis para determinar a digestibilidade de aminoácidos com suínos canulados e seis utilizando o método da coleta total de excretas para determinar os valores de EM, e os experimentos com frangos de corte serão realizados na UFRPE, sendo um experimento para determinar a digestibilidade de aminoácidos pelo método da coleta ileal e um experimento para determinar os valores de EM utilizando o método da coleta total de excretas. Os resultados desta pesquisa contribuirão para otimizar o uso de ingredientes não convencionais na produção de aves e suínos, pois o cenário em relação ao abastecimento de ingredientes tradicionais é crítico considerando o atual cenário mundial.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Daher Padovezi

Engenharias

Engenharia Naval e Oceânica
  • levantamento e análise estatística das ocorrências de acidentes com embarcações na região amazônica e proposição de soluções para redução dos riscos da navegação
  • Na região amazônica brasileira tem ocorrido um aumento do tráfego de embarcações, tanto de passageiros como de transporte de cargas, ao longo do tempo, com consequente aumento do risco da navegação. A determinação adequada dos fatores de riscos da navegação na região é um pré-requisito para a busca de soluções de minimização de tais riscos. Neste sentido, são propostos levantamentos de dados de acidentes com embarcações na Amazônia, a partir de consultas a bancos de dados do Tribunal Marítimo da Marinha do Brasil e a consultas dos arquivos de acidentes das Capitanias e Delegacias fluviais da região. Os dados levantados serão objeto de análise estatística que indiquem as frequências e as consequências dos acidentes em função do tipo de embarcação, do local de ocorrência, do nível de instrução das tripulações, das condições ambientais, entre outros. Os resultados da análise realizada serão a base da proposição e avaliação de soluções consideradas viáveis para adoção, tanto por parte de projetistas e de proprietários de embarcações, como das suas tripulações, como do órgão fiscalizador e normativo (Marinha do Brasil), com o objetivo de reduzir os riscos da navegação.
  • Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - SP - Brasil
  • 23/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Dapolito Junior

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • reestruturação da exposição do laboratório de pesquisas paleontológicas (lpp) da universidade federal do acre (ufac) e ações de divulgação e popularização da paleontologia no sudoeste da amazônia
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Acre - AC - Brasil
  • 27/12/2022-30/11/2026
Foto de perfil

Carlos de Oliveira Galvão

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • robustez da gestão adaptativa de sistemas hídricos sob alta variabilidade e extremos climáticos
  • O projeto trata da governança e alocação de recursos hídricos para atender com confiabilidade usos múltiplos, considerando a emergência climática e a necessidade de adaptação contínua. No Brasil, a alocação está sendo realizada de forma participativa e negociada, envolvendo gestores, comitê da bacia e usuários do sistema hídrico local. O processo de alocação da água demanda informações hidrológicas das bacias, para estimar as futuras afluências, recargas e armazenamentos, dependentes do clima e do uso do solo na bacia. Este processo, para ter efetividade, depende da construção de consensos que gerem decisões robustas. As estimativas de futuras afluências são sujeitas a altas incertezas, associadas ao uso do solo, à precipitação, à evapotranspiração, ao escoamento superficial e à recarga dos aquíferos, além daquelas devidas à variabilidade climática e mudanças dos padrões dos extremos climáticos. Novos dados provenientes de sensoriamento remoto e bases de dados globais são promissores, mas ainda não bem explorados com essas finalidades. Modelos hidro(geo)lógicos necessitam de abordagens de parametrização que considerem a assimilação dessas novas fontes de dados e suas incertezas. Os processos de alocação negociada são recentes e pouco estudados. A questão central é melhorar a eficiência dos sistemas hídricos sob alta variabilidade e extremos climáticos, aperfeiçoando a modelagem dos processos hidrológicos e dos sistemas, incluindo a governança e gestão adaptativa da água. Teorias das Ciências Ambientais, Ciências Sociais e Sócio-Hidrologia têm sido estudadas de forma integrada enquanto sistemas socioecológicos, com evidências claras de que as lacunas aqui identificadas podem ser preenchidas neste projeto. A metodologia inclui o aperfeiçoamento da estimativa e modelagem das variáveis hidrológicas intervenientes na gestão adaptativa dos sistemas hídricos e concepção de meios para incorporar as incertezas dessas estimativas no arcabouço de alocação negociada da água.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Delfin Chávez Olórtegui

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • instituto nacional de ciencia e tecnologia em venenos e antivenenos: inct inovatox
  • No âmbito da chamada N°58/22, busca-se estruturar um núcleo em área estratégica voltado ao conhecimento científico e a inovação em Toxinologia. O estudo de correlações associadas à complexidade de ações de venenos e seus antivenenos e das interações moleculares dos acidentes por animais peçonhentos são trabalhos realizados pelos laboratórios associados que unificam este projeto e gerarão conhecimentos de forma coletiva. São eles: VITAL BRASIL, CPPI, FUNED, UNESC, UTFPR, UNICAMP, UFPA, FMT-HVD, UFBA, UFPR, IFMG, UFJF e UFMG. Esta proposta tem por fundamento a caracterização de toxinas, de imunidade e resistência inata ou adquirida, de processos de envenenamento, diagnóstico, bioprospecção, e resposta terapêutica, além da conscientização da importância científica e social da Toxinologia. Visa consolidar grupos de competência científica-docente reconhecida, abrangendo o comprometimento na formação de jovens pesquisadores, contemplar a inovação, o desenvolvimento de produtos e processos, difundir conhecimento, estreitar o vínculo e apoiar centros emergentes nas diferentes regiões do País, com a colaboração de núcleos internacionais. Ainda que composto por muitos pesquisadores jovens, o grupo formado possui experiência comprovada e maturidade para estabelecer, em momento oportuno e seguindo o andamento natural de pesquisas, parcerias com Indústrias Químicas e Farmacêuticas brasileiras ou estrangeiras. A presença de três Laboratórios Públicos produtores de antivenenos de reconhecida qualidade nacional e internacionalmente na proposta estreita o caminho para a pesquisa translacional, fazendo com que a estruturação deste INCT seja uma importante iniciativa para que o conhecimento científico se traduza em melhorias para a Saúde pública com mais celeridade.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 24/01/2023-31/01/2028
Foto de perfil

Carlos Eduardo Cava

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • síntese de novos compósitos combinados com aprendizagem de máquina para otimização da seletividade de sensores de gás aplicados ao diagnóstico médico
  • Organismos operando em condições adversas podem exalar diferentes gases em pequenas ou grandes concentrações. As identificações desses gases podem funcionar como marcadores para indicar a possibilidade de alguma não conformidade no organismo avaliado. Devido a extensas pesquisas médicas, algumas alterações nos gases exalados na respiração humana podem estar relacionadas a algumas doenças. Dentre os vários tipos de sensores de gases, como cromatógrafos, eletroquímicos, foto-iônicos, sensores baseados em dispositivos eletrônicos de estado sólido é uma excelente alternativa para aplicação em um dispositivo portátil de diagnóstico via respiração, comumente chamado de “bafômetro”. Um dos principais desafios para a utilização de sensores eletrônicos de gases aplicados ao diagnóstico médico por meio da análise do hálito é o desenvolvimento de materiais capazes de identificar corretamente o gás desejado. Com a intensificação do uso de nanomateriais, muito se avançou nos limites de detecção de moléculas gasosas. Dessa forma, a utilização de nanomateriais na tarefa de detectar eletronicamente um gás é um fato promissor para o avanço no diagnóstico médico de doenças por meio de gases exalados. Este projeto visa contribuir para o entendimento da interação de diversos materiais compósitos com gases relacionados a doenças no corpo humano. Com o desenvolvimento de sensores de gás mais sensíveis e com melhor seletividade, o diagnóstico de certas doenças por meio da detecção de gases na respiração humana pode se tornar cada vez mais confiável. A primeira meta do projeto será a avaliação de uma combinação de compósitos de grafeno e MOFs (base cobre) para detectar vestígios de NH3 em um ambiente que simule o ar exalado. A técnica de aprendizado de máquina será usada para fornecer e aumentar a seletividade do sensor em um sistema artificial de ar exalado humano.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Eduardo de Rezende

Ciências Biológicas

Ecologia
  • uma abordagem biogeoquímica aplicada as áreas afetadas pelo derramamento de óleo no litoral brasileiro
  • Desde setembro de 2019, o Brasil sofre as consequências do maior desastre ambiental ocorrido na costa brasileira, um derramamento de óleo que atingiu mais de 4.000 km de extensão da área litorânea, em especial nas regiões Nordeste e Sudeste. A ocorrência é inédita na história brasileira pela duração e extensão geográfica. Até o momento existe uma dificuldade de avaliar a amplitude dos impactos ambientais nos compartimentos biótico e abiótico ao longo do litoral brasileiro. Além da extensão da área, vários ecossistemas tropicais, únicos e ameaçados, foram afetados, como praias arenosas, costões rochosos, sistemas estuarinos, manguezais, recifes de corais. Esses ambientes foram atingidos por manchas de forma intermitente, não homogênea, de várias dimensões, que foram transportadas em subsuperfície como conglomerados de alta densidade, trazendo consequências ecológicas de curto a longo prazo. Para a avaliação dos impactos gerados nas áreas afetadas se faz necessário a distinção entre as fontes biogênicas e petrogênicas acessíveis através das análises dos principais grupos de compostos orgânicos (n-alcanos; policíclicos aromáticos - HPAs e HPA Alquilados), assim como o aumento da concentração dos poluentes metálicos associados. Esses poluentes podem causar a morte ou a contaminação de diversas espécies marinhas, causando impactos em diferentes níveis das teias alimentares marinhas, desde organismos filtradores até espécies de interesse comercial, como lagostas, moluscos, caranguejos e peixes. Nesse sentido, o estabelecimento das concentrações de metais e hidrocarbonetos em itens de pescado será importante para apontar eventuais riscos de consumo desses itens pela população humana, assim como identificar uma “espécie sentinela” para futuros monitoramentos. Além disso, destacamos que o monitoramento de pescado, em relação à concentração de poluentes, ao longo do litoral brasileiro é inexistente ou limitado a projetos pontuais de pesquisa. Desta forma, o presente estudo visa avaliar os impactos do derramamento de óleo nas áreas de maior incidência do litoral brasileiro (MA, CE, RN, PB, PB, PE, AL, SE, BA, ES e RJ) através da caracterização biogeoquímica (orgânica e inorgânica) de áreas afetadas e da avaliação de indicadores biológicos (ensaios ecotoxicológicos e avaliação da qualidade dos recursos pesqueiros) como subsídio ao monitoramento em relação aos serviços ambientais e à conservação da vida marinha.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • 22/06/2023-30/06/2026
Foto de perfil

Carlos Eduardo de Rezende

Ciências Biológicas

Ecologia
  • a hidro-biogeoquímica em um importante sistema fluvial da região sudeste diante das mudanças climáticas: o caso do rio paraíba do sul.
  • A importância política e econômica das bacias de drenagem no contexto nacional exige ações do governo e a mobilização de diversos setores da sociedade para o manejo e recuperação dos recursos hídricos, devido às inúmeras alterações geradas pelo seu uso múltiplo. Isto tem gerado problemas de ordem sanitária e desequilíbrio ecológico, sendo mais críticos na interface continente-oceano onde geram mudanças na hidro-biogequímica. Estas mudanças serão estudadas na região subtropical (Sudeste do Brasil). Essa bacia possui vetores de alterações: barragens, aberturas de canais, transposição, urbanização, industrialização, mineração, agricultura e aquacultura, que alteram a mobilidade de substâncias. São objetivos deste projeto: i) estudar a mobilidade de metais (Cd, Pb, Hg) e terras raras, elementos tóxicos com sérias implicações para orgnismos aquáticos e saúde humana, através da transferência trófica em cadeias alimentares estuarinas; ii) quantificar mudanças nos fluxos dos metais e seus suportes geoquímicos na interface continente - oceano devido a alterações de bacias, erosão e na biogeoquímica de estuários gerando uma hierarquia dos rios para balizar ações de planejamento e preservação. iii) conhecer os processos ambientais de forma comparativa levando em consideração a hidrologia e biogeoquímica e níveis de preservação existentes nas regiões com ênfase no comportamento geoquímico dos metais (Cd, Pb, Hg) e terras raras. iv) Avaliar e quantificar impactos ambientais resultantes de mudanças climáticas globais e regionais através de indicadores hidro-biogeoquímicos a fim de desenhar cenários de gerenciamento sustentado e oferecer opções de mitigação e adaptação, incluindo a saúde ambiental e humana. Os grupos de pesquisas envolvidos neste projeto têm um longo histórico de cooperação científica e formação de recursos humanos sobre a temática desta proposta.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • 28/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Eduardo de Viveiros Grelle

Ciências Biológicas

Ecologia
  • rede bioma: em busca de preencher lacunas no conhecimento, prever risco de zoonoses e aproximar pessoas da natureza
  • Um dos principais objetivos do PPBio que é inventariar e monitorar a biodiversidade brasileira, e subsidiar a implementação de políticas públicas voltadas para sua conservação e uso sustentável dos recursos naturais do Brasil. Nesta proposta de Rede com a participação de 74 pesquisadores de 26 instituições (nacionais e internacionais) pretende desenvolver estudos na Mata Atlântica. Ao todo temos três projetos que se interrelacionam e compartilharão algumas informações. O primeiro projeto, que é uma continuidade da nossa Rede BioMA, faremos inventários em novas localidades para inventariar vários grupos da fauna e da flora. O segundo projeto abordará questões relacionadas a zoonoses, e buscará novos vírus nas amostras que serão coletadas pelo primeiro projeto. Ainda no segundo projeto sobre zoonoses testaremos a relação entre o tipo e a idade das florestas e a incidência de vetores da febre amarela, faremos modelos de adequabilidade de habitat para prever áreas com maior risco de surtos de febre amarela e leishmania visceral, e testaremos também a relação entre a cobertura florestal e a incidência de febre amarela considerando o efeitos diluição. No terceiro projeto abordaremos a questão urgente sobre a necessidade de aproximação das pessoas da natureza, já que nossa qualidade de vida depende diretamente dela. E essa aproximação deve ser balizada por todo conhecimento sobre a Mata Atlântica, incluindo as abordagens sobre inventários de fauna e flora e risco de zoonoses que estamos investigado nessa proposta de Rede.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Eduardo Facin Lavarda

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • participação orçamentária, comprometimento organizacional e compartilhamento de informações: influência no desempenho gerencial
  • A literatura aponta que a participação orçamentária influencia positivamente o comprometimento organizacional dos colaboradores, que utilizam o orçamento de forma participativa no planejamento da empresa com impacto positivo no desempenho gerencial. Com a participação conseguem expandir novos conhecimentos e se sentem à vontade no compartilhamento de informações. O objetivo geral da pesquisa é investigar a influência da participação orçamentária nas dimensões do comprometimento organizacional, compartilhamento de informações e desempenho gerencial em empresas brasileiras. A pesquisa será realizada por meio de uma survey com abordagem quantitativa. O público-alvo compreende os gestores de nível intermediário atuantes em empresas brasileiras e a amostra será obtida por meio de envio de convites de conexão via rede profissional LinkedIn. A análise dos resultados se dará a partir dos seguintes procedimentos de Análise Descritiva; Modelagem de Equações Estruturais (SEM), estimada por meio dos Mínimos Quadrados Parciais (Partial Least Squares – PLS); e Análise Comparativa Qualitativa fuzzy-set (Fuzzy-set qualitative comparative analysis - fsQCA). O estudo contribui com estudos da área da Contabilidade Gerencial com elementos de análise do indivíduo ao investigar a influência da participação orçamentária nas dimensões do comprometimento organizacional, compartilhamento de informações e desempenho gerencial em empresas brasileiras, o que amplia compreensão das dimensões do comprometimento organizacional, visto que, há escassez de estudos utilizando essa variável multidimensional no contexto orçamentário.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Eduardo Ferreira Pereira Filho

Ciências Humanas

Ciência Política
  • comportamento estratégico no sistema de justiça: como juízes e promotores reagem a ameaças de outras instituições políticas?
  • Em que condições organizações de controle independentes se comportam de modo a promover accountability de atores políticos? No mesmo país ao longo do tempo, e às vezes inclusive dentro do mesmo desenho institucional, é possível observar variação na intensidade com a qual promotores e juízes utilizam os poderes de que dispõem de forma a processar e eventualmente punir atores políticos. No caso brasileiro, variações desse tipo foram observadas ao longo das últimas décadas: de posturas mais passivas nos anos 90, aos episódios de alinhamento e de maior coordenação entre grupos de juízes e promotores no âmbito da “Operação Lava Jato” e, mais recentemente, a reinterpretações e reversões de decisões judiciais anteriores seguida de arrefecimento de imposições de perdas judiciais a comportamentos políticos desviantes. E, ainda no cenário atual, há significativa variação, dentre a mesma geração de integrantes dessas instituições, na sua maior ou menor disposição para atuar contra atores políticos. Muitos fatores podem explicar essas variações. De maneira geral, a literatura existente enfatiza o desenho institucional formal – isto é, variações nos poderes, competências e funcionamento interno dessas instituições. Complementando esse tipo de abordagem, este projeto procura investigar se fatores individuais relacionados (i) à percepção e às crenças de juízes e promotores a respeito de sua posição e papel institucional, bem como (ii) à sua ideologia, contribuem para explicar variações em sua atuação na promoção de accountability. Por meio de um survey experimental, procuramos também compreender como crenças e ideologias são moduladas por variáveis relativas ao contexto político na formação do comportamento desses atores.
  • Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Carlos Eduardo Guerra Schrago

Ciências Biológicas

Genética
  • investigação de protocolos analíticos em inferência filogenômica usando aprendizagem de máquina
  • A revolução do sequenciamento genômico remodelou os métodos de reconstrução filogenética, incluindo a elaboração da teoria da coalescência multiespécies, um modelo para compreender como a dinâmica populacional influencia a diversidade de topologias encontradas em segmentos do genoma. As particularidades das diversas etapas analíticas em protocolos de filogenômica potencialmente acarretam erros que podem ser amplificados, resultando em filogenias incorretas com alto suporte estatístico. A falta de protocolos analíticos padronizados e as diversas possibilidades de análise compõem um cenário onde se faz necessária a definição de métricas e melhores práticas para inferências precisas e acuradas da filogenia. Este projeto propõe um exame extensivo dos procedimentos aplicados nas principais etapas da análise filogenômica: identificação de ortólogos, alinhamento e inferência filogenética. Utilizaremos dados empíricos e simulados para abordar questões chave na obtenção da filogenia usando genomas, como a necessidade de excluir parálogos, a eficácia relativa das estratégias de particionamento e a performance das heurísticas para inferência filogenética usando a coalescência multiespécies. Devido à complexidade dos dados, serão empregadas técnicas sofisticadas de extração e sumarização de informações, incluindo aprendizagem de máquina, para obtenção de variáveis informativas que auxiliarão os pesquisadores em tomadas de decisão em pipelines filogenômicos. Em síntese, este projeto pretende esclarecer os fatores que influenciam o fluxo de erros nas etapas da análise filogenômica, objetivando a estimação eficiente e acurada da topologia.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Eduardo Leite Ferreira

Outra

Ciências Ambientais
  • ciência oceânica na formação de cidadãos engajados na conservação das ilhas oceânicas brasileiras
  • A ocupação humana tem gerado crescentes conflitos de uso e manutenção do equilíbrio dos ecossistemas marinhos. Os impactos desses conflitos têm reflexos diretos em serviços ecossistêmicos oferecidos pelos oceanos e consequentemente a população que os utiliza. Ao passo que muitos desses eventos permanecem desconhecidos ou negligenciados, o engajamento da população acerca das problemáticas envolvidas torna-se uma ação prioritária para o avanço das estratégias de conservação e para a emancipação do conhecimento ecológico desses cidadãos. Uma ciência aberta e inclusiva torna o processo científico mais eficiente e democrático, promovendo bases socioambientais sólidas e sustentáveis. A ciência cidadã busca incluir de forma ativa os cidadãos no processo científico para promover tal emancipação através da cocriação desde a formulação de hipóteses, execução de metodologias, interpretações de dados até a aplicação do conhecimento gerado. As ilhas oceânicas brasileiras possuem grande valor econômico, estratégico e ecológico. Enquanto esses sistemas oceânicos são verdadeiros laboratórios naturais, com campanhas científicas e estudos realizados desde a década de 50, pouco ou nenhum engajamento de outros usuários das Ilhas foi estabelecido. Duas destas ilhas, os Arquipélagos de Fernando de Noronha e Trindade e Martin Vaz, possuem habitação humana contínua de moradores, turistas e militares, que apesar de serem componentes impactantes dentro dos ecossistemas marinhos, ainda precisam ser incluídos de maneira efetiva no processo de democratização e divulgação do conhecimento científico e da biodiversidade local, e assim valorizar e contribuir para conservar a longo prazo a biodiversidade marinha. Pretendemos através desta proposta empoderar os cidadãos das ilhas oceânicas a respeito da identificação e resolução dos problemas socioambientais das ilhas através da ciência, fomentando processos ascendentes e descentralizados de gestão ambiental com maior potencial de sustentabilidade.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 27/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Eduardo Menezes Amaral

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • coorte de saúde mental de universitários da área da saúde: medicina, enfermagem e psicologia
  • Estudantes universitários apresentam maior risco de desenvolver problemas de saúde mental do que a população geral de mesma idade. Pesquisas prévias apontam maior prevalência de depressão, ansiedade, Burnout, abuso de álcool, consumo de substâncias psicoativas e sofrimento mental inespecífico (transtornos mentais comuns). Fatores de risco adicionais incluem ser da área da saúde e graduação em medicina. Elementos institucionais que colaboram para esse risco aumentado nos cursos da saúde envolvem alta competitividade, pressões por desempenho acadêmico, tempo excessivo de estudo, violência institucional e contato com sofrimento/morte de pacientes. Adicionalmente, alguns cursos de medicina no Brasil adotaram metodologias ativas de aprendizagem, que possuem evidências conflitantes em relação à proteção ou exacerbação de sofrimento mental nos estudantes. Não é claro na literatura que elementos objetivos compõem a dinâmica social e institucional que gera as situações de vulnerabilidade descritas, nem o peso da influência de cada fator. A carência de pesquisas longitudinais impede o aprofundamento dessas explicações. Nossa hipótese é de que determinadas estratégias pedagógicas e posturas docentes autoritárias são responsáveis pela maior parte do risco aumentado de sofrimento mental, sendo estas mais frequentes no curso de medicina do que em outros cursos da saúde. Pretende-se com essa investigação acompanhar de forma longitudinal universitários da área da saúde por 6 semestres letivos (aproximadamente 3 anos), para identificar a influência de fatores pessoais, relacionais e pedagógicos em sua saúde mental. Serão incluídos 3 cursos da saúde (medicina, psicologia e enfermagem) que adotam metodologias tradicionais de ensino, e 2 cursos de medicina que adotam metodologias ativas de aprendizagem. Com esse desenho, será possível identificar elementos específicos que devem ser objeto de intervenção para prevenção agravos em saúde mental dos estudantes.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • 01/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Carlos Eduardo Paiva

Ciências da Saúde

Medicina
  • anastrozol neoadjuvante para pacientes com câncer de mama luminal e baixo índice proliferativo: factibilidade, eficácia e busca de novos biomarcadores de resposta
  • A hormonioterapia neoadjuvante (HTn) encontra-se indicada para tratamento de carcinomas invasivos da mama e subtipos luminais (RH+/HER2-), em estadiamentos localmente avançados. Vários estudos randomizados prévios mostraram o benefício dos inibidores de aromatase (IA) neste contexto. No entanto, na prática assistencial, a HTn tem sido reservada para casos de pacientes idosas ou frágeis, onde a quimioterapia neoadjuvante (QTn) seria muito agressiva. Idealmente, após a identificação das melhores candidatas à HTn, a paciente deveria ser submetida à re-biópsia do tumor após 2 a 4 semanas de tratamento, sendo que apenas as pacientes com tumores com Ki67<10% deveriam seguir em HTn. Algumas limitações desta estratégica são a padronização da re-biópsia e a confiabilidade da análise por imunohistoquímica do ki67 na re-bióspia, visto que a conduta é modificada em função desta análise. Neste ensaio clínico de fase II não randomizado, nos propomos a avaliar a factibilidade de uso de HTn para pacientes pós-menopausadas, estádios II e III, com tumores luminais e HER2-, com análise precoce do ki67 em re-biópsia após 2 a 4 semanas para triar aquelas pacientes que devem seguir HTn ou serem direcionadas para QTn. Pretende-se testar o uso de HTn de forma estendida, por até 10 meses, em protocolo de acompanhamento seriado com US mamas e suspensão da HTn por meio de critérios ultrassonográficos e clínicos padronizados. Por meio da avaliação do perfil de expressão de miRNAs por NanoString nas amostras de plasma de pacientes antes do início do anastrozol e no momento da re-biópsia pretende-se identificar e validar potenciais biomarcadores de resposta terapêutica, para que futuramente possam substituir a re-biópsia do tumor. Adicionalmente, planeja-se isolar e caracterizar vesículas extracelulares de amostras de plasma de pacientes submetidas à re-biópsia tumoral. Em sequência, desenvolver e validar um modelo para avaliar a resposta terapêutica da HTn com baixo custo e elevada acurácia.
  • Fundação Pio XII - SP - Brasil
  • 05/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Eduardo Tolussi

Ciências Biológicas

Zoologia
  • fisiologia reprodutiva de peixes em rios intermitentes como modelo fisiológico e de previsão de respostas às mudanças climáticas
  • Rios intermitentes se caracterizam por períodos de seca, em que se formam poças isoladas nas quais diferentes espécies de peixes são encontradas e períodos de inundação. Esta periodicidade permite considerar esse ambiente como um extremo, já que durante a seca as populações são submetidas a intenso desafio, tanto do ponto de vista abiótico como biótico, o que leva suas performances fisiológicas próximas ao limite. Neste contexto, fica claro a importância de se estudar como a fauna, com diferentes táticas reprodutivas, aclimatizaram seus processos fisiológicos para manter a performance reprodutiva, conservando populações ecologicamente relevantes. Além disso, as alterações climáticas aparecem como um desafio adicional para estas populações, podendo levá-las à falha da performance reprodutiva. A hipótese deste projeto é que populações de peixes ovíparos e vivíparos de rios intermitentes, apresentam ciclos reprodutivos distintos a de outros locais que não apresentam tais desafios ambientais, e que o isolamento geográfico pode alterar sobremaneira a dinâmica reprodutiva em espécies com diferentes paridades. Espécies como Astyanax sp. (ovípara) e Poecilia vivípara (vivípara) apresentam ciclo reprodutivo bem descrito na literatura.No entanto, as populações que vivem em rio intermitentes, devem apresentar ajustes distintos no seu ciclo reprodutivo, como a concentração hormonal plasmática, que levam a variações no ciclo de maturação gonadal, mobilização energética para formação de vitelo, culminando assim em taxas de fecundidade distintas. Para averiguar as hipóteses, serão realizadas coletas trimensais de fêmeas das espécies descritas durante 24 meses no rio Mundaú/CE a fim de se verificar o perfil hormonal de 17β-Estradiol, histologia gonadal e hepática, perfil lipídico e proteico e taxas de fecundidade, parâmetros que serão comparados a dados da literatura em locais diversos, com vistas a entender como os ajustes fisiológicos se dão em populações de rios intermite
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Edwar de Carvalho Freitas

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • impacto das barragens hidrelétricas de jirau e santo antonio sobre o recrutamento dos estoques de brachyplatystoma rousseauxii e b. vailantii
  • As duas espécies da família Pimelodidae, Brachyplatystoma rousseauxii e B. vaillantii, conhecidas comumente como dourada e piramutaba, respectivamente, constituem recursos pesqueiros de elevada importância ao longo da bacia Amazônica, sendo explotadas por pescarias artesanais e industriais. São os peixes que realizam a mais extensa migração estritamente em ambiente de água doce em todo o planeta. Desenvolveram uma estratégia evolutiva para explorar ambientes distintos como as cabeceiras de rios andinos e pré-andinos e o estuário amazônico para completar o ciclo de vida. Diversos estudos vêm sendo realizados para o completo entendimento dos padrões migratórios, mas ainda permanecem lacunas a serem preenchidas, em especial para B. vailantii. Além disso, o entendimento dos impactos de barragens hidrelétricas sobre os estoques ainda é escasso. Esse projeto pretende usar amostras de estruturas ósseas (otólitos e espinhas) coletadas antes da construção das barragens hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, combinadas com novas amostras, que serão coletadas durante a execução do projeto, para estimar as concentrações e razões isotópicas de Sr como um biogeomarcador, a fim estimar o impacto dessas barragens no recrutamento das duas espécies. Os resultados também permitirão elucidar a contribuição relativa das mais importantes sub-bacias para os estoques dessas espécies que apresentam elevada importância para pescarias industrial e artesanal na Amazônia.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer

Ciências Agrárias

Agronomia
  • rede terrantar: estudos avançados e modelagem de solos, permafrost, e ecologia terrestre na antártica, ártico e andes.
  • Nas últimas décadas a Criosfera terrestre, subsistema caracterizado pela presença de água congelada (neve, gelo ou permafrost), se desestabilizou, como consequência do aquecimento global, com efeitos ainda incompletamente conhecidos. A Rede TERRANTAR, alcançou, em 20 anos, um notável legado de pesquisas sobre permafrost, solos e mudanças climáticas na Antártica e nos Andes, sintonizado com os objetivos definidos pelo SCAR e diretrizes governamentais recentes, demostrando a importância crucial desse componente-chave na regulação climática global e ciclos de vida e do carbono. Para ampliar e fortalecer as pesquisas polares Brasileiras, a REDE TERRANTAR propoe-se focar seus estudos temáticos em tres dimensões: (1) Consolidação da Rede de pesquisas do permafrost em alta montanha Andina, nas cabeceiras da Bacia Amazonica (Peru, Colombia e Bolivia), ainda inexploradas; (2) Estabelecimento da rede Brasileira de Estudos de solos e permafrost na região subantártica (Malvinas, Geórgia do Sul e Orcadas), onde os sinais de aquecimento global são alarmantes, e pouco estudados nessa interface com permafrost; (3) Estudos geoecológicos do simétrico no Ártico, com ênfase em áreas pouco exploradas da Groenlândia, Islândia e Svalbard, onde há fortes sinais de aquecimento. A rede conta com várias instituições nacionais e estrangeiras envolvidas em diferentes fases e eixos do projeto, formando uma rede de parcerias multi-institucionais que mesclam grupos emergentes em ciência polar com grupos consolidados, visando sinergia e agregação. O projeto possui ainda uma dimensão educativa e de divulgação científica moderna e inovadora, voltada ao público infantil, para sensibilizar os jovens para a urgência das questões climáticas que afetam a sobrevivência da coletividade humana.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 07/02/2024-29/02/2028
Foto de perfil

Carlos Fernando Araujo Lima de Oliveira

Ciências Biológicas

Genética
  • eficácia e segurança de compostos bioativos: abordagens alternativas em toxicogenética na era das ciências ômicas
  • As plantas medicinais são utilizadas pelas culturas tradicionais como alternativas terapêuticas e seu uso é inclusive recomendado pela OMS, uma vez que parte considerável da população mundial não tem acesso à atenção farmacêutica alopática. No entanto, embora o uso dessas plantas seja geralmente reconhecido como seguro, possíveis eventos adversos podem ocorrer. Portanto, nosso principal objetivo tem sido estudar, nos últimos anos, os potenciais efeitos genotóxicos causados pelas plantas medicinais brasileiras, além de compreender aspectos sobre sua composição fitoquímica e validar o conhecimento popular sobre sua eficácia em diversos contextos e principalmente através de métodos alternativos e racionais no uso de animais de experimentação, visando atender ao desenvolvimento econômico, do bem estar animal e da sanidade humana na área de inovação farmacêutica de maneira sustentável.
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Fernando Ferreira Lobo

Ciências Humanas

Geografia
  • acessibilidade e mobilidade espaciais da população idosa em belo horizonte e região metropolitana
  • A maior parte dos estudos demográficos realizados no Brasil salientam o aprofundamento do processo de envelhecimento da população nas últimas décadas. Nos anos 2000 o país contava com 5,61% de idosos na população e a projeção é de 13,44% em 2030. Essa realidade impõe uma série de desafios às políticas públicas, incluindo a capacidade de mobilidade e acesso aos sistemas de transporte urbano e regional. Tendo como objetivo análise dos níveis, dos padrões de distribuição e das condições de acessibilidade e mobilidade espaciais da população idosa em Belo Horizonte e na Região Metropolitana aos sistemas de transporte, incluindo as formas ativas e sustentáveis de deslocamento. Para tanto, pretende-se identificar áreas de maior demanda de transporte coletivo da população idosa, em termos do origem-destino, com base nas linhas e horários mais solicitados; o grau de acessibilidade ao transporte coletivo dos idosos e de microacessibilidade em áreas centrais, com base em indicadores de caminhabilidade; o nível de vitimização dos idosos por sinistros de trânsito; as áreas mais valorizadas pela população idosa sob a ótica dessa parcela da população; bem como a inserção das demandas dos idosos nas políticas urbanas de mobilidade. A partir da integração dessas dimensões será possível avançar na construção de uma linha base de indicadores, com uma metodologia de priorização de intervenção de áreas urbanas e sistemas de transporte estratégicos para melhorar as condições de acessibilidade da população, notadamente dos idosos. Nesse sentido, os resultados desta pesquisa poderão contribuir com a compreensão das dinâmicas de deslocamento e a identificação das áreas urbanas prioritárias de intervenção, de forma a orientar o planejamento da oferta do sistema de transporte coletivo e propor recomendações de melhoria da qualidade dos serviços com base na perspectiva da população idosa.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Carlos Graeff-Teixeira

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • aprimoramento de métodos de alta sensibilidade para diagnóstico da esquistossomose visando sua eliminação como problema de saúde pública
  • A esquistossomose é uma parasitose associada à pobreza. No Brasil houve redução significativa da intensidade das infecções, com redução acentuada das formas graves da doença. Nesta situação os métodos diagnósticos clássicos mostram limitações de sensibilidade para detectar casos leves de infecção, que hoje predominam em áreas de baixa endemicidade. A continuidade destas infecções leves mantém a transmissão e o risco de intensificação e retrocesso no controle já atingido. Existe um esforço mundial em desenvolver métodos mais sensíveis, porém há também um problema para avaliação de desempenho. Esta proposta aborda estas duas lacunas: 1) otimização de um método de referência ultra-sensível, o Helmintex; 2) a padronização e avaliação de método inovador, usando espectrometria do infravermelho na urina. Na otimização do Helmintex a hipótese é de que o processo de filtração do sedimento fecal será mais eficaz e mais seguro, se feito numa matriz tridimensional, em vez de telas bidimensionais. Resultados preliminares mostram que protótipos da matriz conseguem limpar o sedimento e reduzir o tempo e a carga de trabalho. O estágio final do HTX para detecção dos ovos vai ser aprimorado com um processo inovador de coloração em banho com auramina. Quanto uso de espectrometria na urina, já temos também a fase inicial de padronização concluída, restando as etapas de avaliação em campo (inquéritos populacionais), com resultados iniciais surpreendentes: mais de 90% de sensibilidade e acima de 80% de especificidade. Se confirmados, será apresentado um método inovador para rastreamento populacional, importante contribuição para os esforços de eliminação da esquistossomose como problema de saúde pública.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 14/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • sistemas dinâmicos, geometria fractal e teoria ergódica
  • Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento da teoria matemática dos Sistemas Dinâmicos com comportamento caótico, nas suas vertentes geométrica, analítica, probabilística, algébrica e topológica, incluindo aplicações a outras áreas da Matemática, como a Geometria Diferencial e a Teoria dos Números. A área de Sistemas Dinâmicos está entre as mais ativas e bem sucedidas nas áreas de pesquisa no Brasil e no estado do Rio de Janeiro. O coordenador, seus colaboradores e toda a equipe que integra este projeto vêm realizando pesquisa central nessa área, combinando pesquisadores seniores de destaque com jovens muito talentosos, alguns dos quais já alcançaram também destacada projeção internacional. Ela está formada por pesquisadores seniores (bolsistas 1A do CNPq) e jovens pesquisadores, muitos dos quais está formada por bolsistas 2 do CNPq. Em particular, a equipe inclui dois plenaristas do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM). Os trabalhos dos membros da equipe são publicados regularmente nas melhores revistas internacionais de Matemática, tais como Annals of Mathematics, Publications Mathématiques de l'IHÉS, Acta Mathematica ou Inventiones Mathematicae.
  • Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Henrique Barriquello

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • modulação de conversores híbridos para sistemas de iluminação e de comunicação por luz empregando aprendizado de máquina profundo
  • Este Projeto de Pesquisa propõe a investigação de técnicas de modulação para conversores híbridos empregados em drivers de LEDs de duplo propósito, os quais são utilizados para alimentar uma carga LED fornecendo um valor médio de iluminação para um ambiente e, ao mesmo tempo, modular a luz de forma imperceptível ao olho humano, de modo a transmitir informação na forma de um sistema de comunicação por luz visível (CLV). O principal desafio desta investigação é a utilização eficiente da largura de banda disponível para comunicação, aliado ao uso eficiente da energia elétrica para iluminação e para a comunicação. Deste modo, a proposta deste projeto de pesquisa é investigar, através de aprendizado de máquina profundo, diferentes técnicas de modulação em conversores híbridos, permitindo a obtenção de canais de comunicação de baixa e alta taxa de dados a taxas de erros suficientemente baixas, atendendo diferentes aplicações, e mantendo o alto rendimento necessário para o sistema de iluminação, bem como elevada eficiência energética para a comunicação de dados. O objetivo principal é encontrar a combinação ótima de modulações, isto é, para a parte comutada e para a parte linear do conversor híbrido, no sentido de se maximizar a eficiência energética e espectral do sistema de CLV, sujeito a um rendimento mínimo de 90% para o sistema de iluminação. Pretende-se investigar e comparar as modulações clássicas (monoportadoras: como FSK, PSK, QAM, OOK, VPPM e multiportadoras: como DMT e OFDM) e artificialmente geradas por diferentes topologias de redes neurais para aprendizado profundo, tais como CNN, RNN, AE e RTN.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Henrique Camargo

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • promovendo a saúde infantil: pioneirismo na pesquisa de resistência antimicrobiana em crianças por meio de vigilância genômica em um laboratório de referência
  • A emergência e disseminação da resistência antimicrobiana é um problema atual, multidisciplinar e que requer atenção imediata. No âmbito pediátrico, pode ser entendido como uma situação ainda mais desafiadora, pois essa população está mais vulnerável ao uso de antimicrobianos, e, consequentemente, de selecionar isolados resistentes. No contexto das infecções relacionadas à assistência à saúde, pouco se sabe sobre a caracterização de patógenos bacterianos resistentes aos antimicrobianos em crianças. No Brasil, nosso país, onde os índices de resistência aos antimicrobianos são altos e endêmicos, é fundamental investigar os isolados pediátricos. Como laboratório de referência em saúde pública, recebemos isolados bacterianos para caracterização de genótipos de resistência e investigação de surtos hospitalares. Olhando retrospectivamente nossos mais de 3500 isolados recebidos entre 2019-23 notamos que a frequência de duas carbapenemases, KPC e NDM, é significantemente (P < 0.01) maior em isolados provenientes de crianças, o que suscitou realizar esta investigação. Nosso objetivo é avaliar genomicamente os determinantes de resistência, de clonalidade e de virulência em bacilos Gram-negativos provenientes causadores de infecção/colonização em pacientes pediátricos atendidos em diferentes hospitais, comparativamente a isolados de pacientes adultos. Iremos investigar 187 isolados provenientes de crianças (até 12 anos de idade) armazenados em nossa bacterioteca (-70oC). Os isolados serão re-identificados (MALDI-TOF) sequenciados (Illumina NextSeq). Análises serão realizadas por ferramentas online (fastQC, ResFinder, VirulenceFinder, MLST online, CSI Phylogeny) para caracterização detalhada e inferência filogénetica. Comparativamente, o mesmo número de isolados da população não-criança (>12 anos) será sequenciado e analisado. Os dados gerados serão depositados em bancos de dados genômicos (NCBI, pubMLST), e assim estarão disponíveis para a comunidade científica.
  • Instituto Adolfo Lutz - SP - Brasil
  • 13/12/2023-30/11/2026
Foto de perfil

Carlos Henrique Illa Font

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de um sistema de armazenamento de energia com baterias de segunda vida bem adaptado aos requisitos da rede de distribuição de energia elétrica em baixa tensão
  • Esse projeto está dimensionado para ser executado em 36 meses e contempla o desenvolvimento um sistema de armazenamento de energia com baterias de segunda vida bem adaptado aos requisitos da rede de distribuição de energia elétrica em baixa tensão. O estabelecimento de uma metodologia para o processo de classificação das baterias para uso em segunda vida, o desenvolvimento de um BMS dedicado e o desenvolvimento de um sistema de conectividade são partes importantes do projeto e têm potencial de gerar processos para as montadoras e/ou para empresas que surgirão com esse novo modelo de negócio, em acordo com a economia circular. O sistema de armazenamento de energia com baterias de segunda vida terá aproximadamente 40 kWh, sendo composto por 100 módulos de baterias de segunda vida associados em série. As baterias de segunda vida serão provenientes de três packs de baterias do veículo modelo Renault Kangoo Z. E. Os dados do comportamento e do desempenho de baterias de segunda vida em uma aplicação prática são essenciais para a comprovação dos modelos e das estimativas que estão sendo realizadas, o que impactará na melhoria do projeto, do dimensionamento e dos custos de aplicações futuras de sistemas de armazenamento com baterias de segunda vida. Os estudos e as tecnologias geradas por esse projeto irão pavimentar os caminhos da mobilidade elétrica nacional na utilização de baterias de segunda vida e suas aplicações e irão contribuir para o desenvolvimento sustentável, a proteção ao meio ambiente, o atendimento às políticas de resíduos sólidos, a exploração de novos modelos de negócio e a economia circular. Adicionalmente, a proposta contribui para a formação de recursos humanos em vários níveis de especialização, sendo estes imprescindíveis para o atendimento das demandas do mercado.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 07/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Carlos Henrique Leite Borges

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • fortalecimento da cadeia produtiva do cacau e desenvolvimento rural: avaliação dos impactos do programa cacau mais junto à agricultura familiar no baixo sul da bahia
  • A agricultura familiar desempenha um papel crucial no desenvolvimento das economias rurais e na promoção da sustentabilidade socioeconômica. No contexto do Baixo Sul da Bahia, a produção de cacau tem sido de grande importância histórica e socioeconômica para a região. Nesse cenário, o Programa Cacau Mais, executado pelo Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul da Bahia (Ciapra Baixo Sul), foi implementado com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do cacau na agricultura familiar, visando ao desenvolvimento rural e territorial. Este projeto tem como finalidade conduzir uma avaliação de impacto do Programa Cacau Mais no Baixo Sul da Bahia, com ênfase em seis municípios específicos: Camamu, Igrapiúna, Valença, Ibirapitanga, Teolândia e Wenceslau Guimarães. A amostra será constituída por 24 famílias, sendo selecionadas duas famílias atendidas pelo programa (grupo de tratamento) e duas famílias não atendidas (grupo de controle) de cada um desses municípios. A metodologia de avaliação de políticas públicas será adotada, utilizando um desenho tanto qualitativo quanto quantitativo de comparação entre o grupo de tratamento e o grupo de controle. Os dados qualitativos serão coletados por meio de questionários estruturados e entrevistas individuais, abrangendo aspectos como renda, produção, acesso a recursos, assistência técnica e qualidade de vida. Os dados quantitativos serão coletados a partir dos relatórios do Programa e serão analisados utilizando técnicas estatísticas descritivas e inferenciais, permitindo estimar os impactos do programa nas famílias beneficiárias. Os resultados esperados proporcionarão evidências sólidas sobre os efeitos do Programa Cacau Mais, fornecendo informações relevantes para o aprimoramento do programa e a formulação de políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar e promovam o desenvolvimento territorial sustentável no Baixo Sul da Bahia.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Henrique Nery Costa

Ciências da Saúde

Medicina
  • estudo de eficácia e segurança do ácido tranexâmico para o tratamento da fibrinólise associada à leishmaniose visceral
  • A leishmaniose visceral (LV) é uma infecção sistêmica grave causada pelos protozoários Leishmania infantum e L. donovani e é transmitida por flebotomíneos, caracterizada por febre, palidez, emagrecimento, hepatoesplenomegalia, pancitopenia e é importante infecção oportunista em pessoas infectadas com HIV. É um importante problema de saúde pública no Brasil acometendo 3.000 a 4.000 pessoas anualmente, com 5 a 10% de letalidade. Coinfecções bacterianas e sangramentos são as mais importantes causas de morte. Estudos indicam que os distúrbios hemorrágicos na LV se devem a hiperfibrinólise, com consequente hipocoagulabilidade, desencadeada por resposta inflamatória sistêmica exacerbada, com elevados níveis de IL-6, IL-8 e de IFN-gama. Já foi demonstrado que estas citocinas associam-se a sangramentos, marcadores de coagulação anormais, elevação dos níveis dos produtos de degradação da fibrina e expressivo aumento do risco de morte. Na LV, há sangramento sem eventos trombóticos, com hiperfibrinólise e hipocoabilidade. Hipotetiza-se que o uso do ácido tranexâmico (TXA), um importante agente antifibrinolítico e com atividade anti-inflamatória, seguro e de baixo custo, recomendado pela OMS para o controle de hemorragias, possa também corrigir a coagulopatia, reduzir o sangramento e a morte relacionada a LV ao inibir a fibrinólise. Apesar do tratamento específico, do uso frequente de antibióticos e de hemoderivados, a letalidade na LV tem aumentado nos últimos anos. As terapêuticas para controle do sangramento ainda são baseadas na experiência em outras patologias e na opinião de especialistas. Propõe-se um estudo multicêntrico, duplo cego, onde 82 pacientes internados com LV serão randomizados para receber TXA 1g/dia em adultos ou 10 mg/kg em crianças controlado por placebo, uma vez por dia, durante sete dias, além do tratamento específico. Os marcadores de coagulação, de fibrinólise e da inflamação serão dosados antes do tratamento e diariamente durante sete dias.
  • Governo do Estado do Piauí - PI - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Henrique Silva do Carmo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • environmental, social and governance (esg) e qualidade da informação financeira: uma análise em empresas de capital aberto
  • A busca pelo desenvolvimento sustentável ganhou maior notoriedade a partir de 2015 com o estabelecimento pela ONU dos 17 objetivos ODS. Em função dos impactos que as atividades empresariais provocam no meio em que atuam, o tratamento da questão Ambiental, Social e de Governança (conhecida em inglês pela sigla ESG) tem se tornado fundamental para o futuro sustentável das organizações e da sociedade. A promoção de ações que visem o bem-estar social, proteção ao meio ambiente e gestão corporativa mais eficiente estão ligadas com os objetivos da ODS e são diferenciais para as empresas perante seus stakeholders. Um veículo importante para medir isto é a transparência. Este projeto objetiva investigar a influência da evidenciação e do escore de ESG na qualidade da informação financeira publicada pelas empresas. O estudo focará em empresas de capital aberto sediadas em países desenvolvidos e em países emergentes. Como métrica de desempenho ESG será utilizado o escore disponível pela Refinitiv Eikon e o grau de legibilidade dos relatórios ESG. Para avaliar a qualidade da informação financeira, serão empregadas métricas tradicionais como a relevância, comparabilidade, conservadorismo e suavização de resultados. A principal hipótese testada por este projeto será de que as empresas que possuem um escore ESG mais elevado também possuem uma maior qualidade informacional. Este argumento é defendido pelo efeito indireto que as boas práticas de ESG podem gerar ao ambiente de controle das companhias, com a diminuição dos riscos, aumento da integridade e também melhor desempenho econômico e financeiro. Espera-se que os estudos contribuam com evidências aos investidores, reguladores e demais stakeholders, sobre os efeitos das boas práticas ESG na qualidade das demonstrações financeiras e assim encorajar as empresas no engajamento e divulgação de ações sociais e sustentáveis ligadas com os objetivos de desenvolvimento sustentáveis preconizados pela ONU.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Humberto Martins

Engenharias

Engenharia Civil
  • inteligência artificial para análises de estruturas mistas aço-concreto
  • O desenvolvimento de sistemas estruturais otimizados e que se utilizem de materiais mais resistentes, mais duráveis e ecologicamente mais viáveis torna-se urgente, visto a redução da disponibilidade de recursos naturais e, por consequência, o aumento no custo final das obras de infraestrutura. Neste contexto, o desenvolvimento de pisos estruturais mistos de aço e concreto que são constituídos de aços de alta resistência micro ligados ao nióbio e concreto de ultra alto desempenho (CUAD) trata-se de uma solução inovadora, que revoluciona as soluções de engenharia utilizadas nas obras de infraestrutura do Brasil. Assim, existe a necessidade do desenvolvimento de análises experimentais e principalmente numéricas para a melhor compreensão do comportamento estrutural desse sistema estrutural. Para isso, serão desenvolvidos estudos paramétricos, via uma extrapolação numérica, onde serão analisadas variações na geometria dos elementos estruturais e das características mecânicas dos materiais envolvidos. Esse estudo paramétrico, que será desenvolvido via software de análise numérica, será feito com a utilização de máquinas de alto poder de processamento. Assim a possibilidade da utilização de plataformas de computação em nuvem torna-se uma ferramenta fundamental. Além disso, com o desenvolvimento das simulações paramétricas será obtido um extenso volume de dados do comportamento da solução estrutural proposta. Dessa forma, com base nesses dados, poderão ser desenvolvidas, treinadas, validadas e aplicadas Redes Neurais Artificias (RNA) que irão fornecer formulações práticas ou softwares de fácil aplicação pelo meio técnico. Portanto, o desenvolvimento desse projeto propiciará avanços e o desenvolvimento de solução estruturais otimizadas para aplicação em obras de infraestrutura brasileira, o que vem de encontro da Linha 3: Área de Tecnologias de Produção (Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços) da chamada CNPq/AWS 64/2022.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 10/05/2023-31/10/2025
Foto de perfil

Carlos Jacinto da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • materiais luminescentes desenhados para aplicações na biofotônica e em energia verde
  • A busca por tecnologias sustentáveis e avanços na área da saúde tem impulsionado o desenvolvimento de materiais luminescentes (MLs) com aplicações fotônicas promissoras, principalmente em biofotônica e energia verde. Esses materiais apresentam a capacidade de absorver e emitir luz em uma diversidade de comprimentos de onda, tornando-os essenciais para muitas aplicações. MLs, como nanopartículas dopadas com íons terra raras (NPs-TRs), pontos quânticos e corantes orgânicos, destacam-se na produção de sensores, sondas e marcadores fluorescentes para detecção precoce de doenças, rastreamento de células e visualização de processos biológicos complexos. Além disso, o bioimageamento baseado em MLs oferece alta sensibilidade e resolução, proporcionando avanços significativos em pesquisas médicas e diagnósticos mais precisos. Na área de energia verde, a fotônica tem desempenhado um papel crucial na conversão eficiente de luz solar em eletricidade. Como um exemplo disto, MLs, como NPs-TRs e pontos quânticos, têm sido amplamente investigados para melhorar a eficiência de células solares. Embora muitos avanços tenham ocorrido nessas áreas nos últimos anos, há muito ainda para ser feito. Por exemplo, a busca por materiais mais sustentáveis e menos tóxicos tem sido uma prioridade para a comunidade científica, garantindo que as aplicações fotônicas possam ser implementadas de forma segura e ecologicamente correta. Visando estes e outros desafios, é que neste projeto iremos sintetizar diversos tipos de MLs para aplicações fotônicas, em especial, na biofotônica e energia verde, com ênfase na melhoria da eficiência de células solares. Além disso, visando o uso de materiais para atuarem como sondas luminescentes, pretendemos desenvolver estudos experimentais e computacionais sobre as distorções espectrais causadas pelos tecidos biológicos e usaremos a inteligência artificial na busca por melhores respostas para os problemas propostos.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 22/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos José Soares

Ciências da Saúde

Odontologia
  • inct em saúde oral e odontologia (inct odonto)
  • A ONU definiu a saúde oral como tema negligenciado na agenda de saúde global que afeta até 3,5 bilhões de pessoas. A ONU requisitou prioridade para estratégias de monitoramento de saúde oral e novas tecnologias odontológicas para saúde pública. Neste contexto, o INCT em Saúde Oral e Odontologia tem como objetivo o desenvolvimento, articulação e consolidação de competências para: 1) Criação de um Observatório Nacional de Saúde Oral e seus Agravos para impactar políticas de saúde pública; e 2) Desenvolvimento de plataformas de diagnóstico, protocolos de tratamento e biomateriais odontológicos inovadores em parceria com o setor industrial da Odontologia. O INCT em Saúde Oral e Odontologia terá atuação integrada entre 31 laboratórios em 19 Universidades e 24 Programas de Pós-graduação em 12 Estados e DF. O INCT funcionará com dois núcleos articuladas: EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA e INOVAÇÃO PARA CLÍNICA E INDÚSTRIA ODONTOLÓGICA. O núcleo de EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA (UFMG, UFU, UFVJM, UFAM, UFSC, USP, UFPB, UFPA, UFG e UEPB) promoverá a criação de um Observatório Nacional de Saúde Oral e seus agravos, o que poderá subsidiar tomadas de decisões voltadas para a construção de políticas públicas odontológicas baseado em estudos epidemiológicos de base-populacional com desenhos transversais e caso-controle. O núcleo de INOVAÇÃO PARA CLÍNICA E INDÚSTRIA ODONTOLÓGICA (UFU, UEPG, USP, UNICAMP, UFC, UFG, UNESP, UFPE, UNAERP, CEUMA, UFPA, UFPB, UNB, UESB, UFAM e UFSC) pretende desenvolver plataformas diagnósticas, protocolos de tratamento e novos biomateriais odontológicos por tecnologias de fronteira-do-conhecimento em parceria com o setor industrial da Odontologia focados na ampliação do acesso e aprimoramento de serviços de saúde bucal de clínicas odontológicas privadas e no SUS. Assim, propõe-se com o INCT em Saúde Oral e Odontologia subsidiar a construção de políticas públicas, e induzir a inovação tecnológica em parceria com a indústria odontológica para benefício da sociedade.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 23/12/2022-31/12/2027
Foto de perfil

Carlos Junior Gontijo Rosa

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • ler teatro e reler o teatro brasileiro
  • Dentre os três grandes gêneros literários - narrativa, lírica e dramaturgia - a última sempre se mostrou negligenciada por parte significativa da crítica literária brasileira. Por conta disso, o projeto se estabelece em duas frentes: em uma primeira, aposta na divulgação do gênero dramático, com seus modos específicos de leitura e compreensão, entre acadêmicos e estudiosos de literatura brasileira; em uma segunda, questiona uma certa tendência crítica à recorrência das mesmas interpretações e lugares-comuns em análises de obras teatrais brasileiras, defendendo, por conseguinte, uma revisão da historiografia e da fortuna crítica das artes do espetáculo nacionais. Assim, ao propor novos olhares e recortes para a construção de uma historiografia outra, este projeto investe no aprofundamento dos estudos da cena brasileira, respeitando e fomentando tanto as atividades de pesquisa individuais já em andamento dos membros dos grupos envolvidos, bastante abrangentes nessa área, quanto o início de novas investigações. Ademais, ao facilitar o acesso a textos teatrais e aos seus respectivos estudos, o projeto pretende possibilitar aos discentes do curso de Letras do campus Floresta da UFAC não apenas o nítido benefício do contato com um gênero que é ainda escasso, quando não inexistente, nas grades curriculares, como também a oportunidade de observação e experimentação para posterior difusão dos estudos de literatura dramática em outros contextos similares. Este projeto, portanto, reúne expertos que se encontravam mais ou menos isolados em suas pesquisas, com o objetivo de enriquecer e amplificar a repercussão das análises sobre o gênero dramático nos estudos literários e linguísticos brasileiros.
  • Universidade Federal do Acre - AC - Brasil
  • 15/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Carlos Manuel Romero Luna

Engenharias

Engenharia de Energia
  • desenvolvimento de novos sorventes de co2 a partir de cinzas de biomassa para captura de carbono
  • O Brasil tem um grande potencial para a produção de biogás a partir da biomassa, além disso se terá um aumento do uso de metano (CH4) dentro da matriz energética nacional. Assim, o uso de biomassa e GN será incentivado nos próximos anos, uma vez que, o CH4 é considerado o combustível da transição energética, pela possibilidade da geração de combustíveis do futuro, como o hidrogênio (H2). Atualmente o biogás não é muito atraente comercialmente, porque além dos custos de operação ele vem misturado com dióxido de carbono (CO2) e outros gases. Portanto, o CO2 deverá ser separado dos gases combustíveis tanto antes da pré-combustão ou pós-combustão. Uma das alternativas economicamente viáveis para captura de carbono é a utilização do processo de Calcium Looping (CaL). O CaL tem vários benefícios potenciais para aplicações em nível industrial, porém o maior desafio é aumentar a capacidade de captura dos sorventes minerais (calcários) que se desativam rápida e progressivamente com o uso. Os sorventes à base de cálcio dopados com materiais inertes têm sido amplamente estudados nos últimos anos e é conhecido como um método eficiente para melhorar a sua capacidade de captura, entretanto, o elevado custo de preparação é sua maior desvantagem. Portanto, é necessário um baixo custo e operações convenientes na preparação e/ou modificação dos sorventes. No Brasil a geração de energia derivada da queima de biomassa produz grandes quantidades de cinzas que geram problemas ambientais devido a sua disposição final. Estudos sobre uso de cinzas da queima de biomassa para melhoramento de sorventes de CO2, principalmente cinzas de biomasssa, estão em uma etapa inicial. Assim, existe pouca evidência do uso das cinzas para dopagem de calcários para aumentar a capacidade de captura de CO2 dos sorventes. Uma vez que o Brasil é uma país grandemente agroindustrial será interessante e necessário avaliar o seu uso no desempenho de calcários dopados com cinzas de biomassa.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 27/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Maurício Sacchelli

Outra

Multidisciplinar
  • mostra científica “meninas na tecnologia 2024”
  • O incentivo às mulheres e meninas na ciência é essencial para alcançar a equidade entre os gêneros em campos científicos, devido a isso, o incentivo deve acontecer desde o ensino básico. Diversos projetos têm sido desenvolvidos em diferentes universidades brasileiras com intuito de incentivar as meninas a seguirem carreira em áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Math), e dentro deste contexto nasceu o projeto Meninas na Ciência no campus da UFSC em Joinville. O projeto iniciou em 2021 com 15 alunas, em 2022 com 350 alunas e em 2023 com 370 alunas e professoras. Estes numeros demonstram a importância do projeto para a comunidade da cidade. Esta proposta preve um avanço do projeto para 2024 não estando apenas na cidade de Joinville, mas como também nas cidades próximas, possibilitando outras alunas a participar da Mostra Científica das Meninas na Tecnologia.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 04/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Carlos Maviael de Carvalho

Ciências Humanas

Educação
  • ii mostra de ciência e tecnologia da educação básica de santana do araguaia/pa – moctec – do instituto de engenharia do araguaia da universidade federal do sul e sudeste do pará – iea/unifesspa
  • A II Mostra de Ciência e Tecnologia da Educação Básica de Santana do Araguaia/PA (Moctec) é um evento gratuito, inclusivo e sustentável, promovido pelo Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Seu principal objetivo é fomentar a cultura científica, tecnológica e educacional. A Moctec concentra seus esforços na promoção da educação para as relações étnico-raciais, incentivando a pesquisa na educação básica e combatendo o racismo nas escolas. A necessidade de promover uma educação antirracista e o letramento racial, particularmente no sudeste paraense, é o cerne do problema geral abordado. Neste contexto, a persistência de ideias racistas, apesar das leis de ensino de história e cultura afro-brasileiras, exige uma resposta efetiva. A questão específica investigada é como a II Moctec pode contribuir para a promoção da educação antirracista e do letramento racial nas escolas. A plausibilidade dessa questão se baseia na importância vital da educação antirracista, em pesquisas que evidenciam a falta de ações relacionadas à lei de ensino de história e cultura afro-brasileiras e na relevância do evento em questão. Para atingir seus objetivos, a Moctec utiliza uma estratégia metodológica que envolve a organização do evento com palestras, cursos de formação, apresentações de produções audiovisuais, concurso de redação e a publicação gratuita de um e-book. Dessa forma, busca estimular a pesquisa desde os primeiros anos escolares e promover a formação docente, abordando questões fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e antirracista.
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Otávio Damas Martins

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de metodologias não destrutivas para a inspeção de componentes de aço tratados termicamente
  • O projeto tem como objetivo impulsionar o uso dos Ensaios Não Destrutivos (ENDs) no mercado nacional, visando examinar a integridade de objetos independentemente de seu tipo, tamanho, forma ou material, identificando descontinuidades e avaliando outras características. Para tal, serão utilizadas técnicas ultrassônicas e eletromagnéticas (correntes parasitas e correntes parasitas pulsadas) para inspecionar amostras de seis diferentes tipos de aços submetidas a tratamentos térmicos distintos. A sensibilidade das técnicas será avaliada através da variação dos parâmetros de ajuste dos equipamentos. Os dados coletados serão processados e analisados utilizando técnicas computacionais avançadas, como aprendizado de máquina e estatística multiparamétrica, para maximizar a compreensão e sensibilidade na avaliação não destrutiva das propriedades mecânicas dos materiais (propriedades como dureza, limite de resistência à tração e constantes elásticas, etc.). O projeto busca desenvolver conhecimentos, metodologias e sondas que apoiem de forma inovadora a seleção e aplicação dos ensaios não destrutivos na inspeção e controle de qualidade de componentes fabricados em aço, com vistas ao seu emprego em setores como energia, automotivo, metalmecânico e construção civil, proporcionando uma difusão tecnológica significativa. Os resultados serão compartilhados por meio de publicações científicas, estabelecimento de parcerias e realização de eventos de difusão e inovação tecnológica. Dessa forma, o projeto visa impulsionar o avanço dos Ensaios Não Destrutivos no mercado nacional, com benefícios potenciais para diversas Empresas e Instituições públicas e privadas.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Otavio Petter

Engenharias

Engenharia de Minas
  • mafmine – esg: uma ferramenta inovadora na avaliação de depósitos de minerais estratégicos
  • A tomada de decisões em projetos minero-metalúrgicos, para além da análise técnico-econômica, engloba fatores cada vez mais diversos e complexos. Pegada de carbono, consumo de água, licença social, e a transição digital são alguns exemplos, sendo outros aspectos, como a geopolítica, particularmente importantes no âmbito de minerais considerados estratégicos. Nesse sentido, o desenvolvimento de plataformas de apoio, que permitam simular diferentes cenários produtivos e estimar o impacto do projeto em diferentes frentes (tecnológica, econômica, social, etc) seria de grande valia. Os softwares comerciais disponíveis, embora robustos, ainda não incluem recursos de avaliação preliminar da viabilidade de novos projetos, resultando em elevado esforço computacional no mapeamento de cenários. Nesse contexto, o presente projeto busca desenvolver uma ferramenta computacional em nuvem, de uso aberto, denominada MAFMINE ESG. Nela, será possível simular a viabilidade preliminar de projetos minero-metalúrgicos considerando diferentes níveis produtivos (lavra, beneficiamento, extração e refino) para recursos minerais de três metais-base considerados estratégicos em tecnologias renováveis: cobre, níquel e estanho. Para tanto, o projeto está dividido em tarefas, cada qual focada no desenvolvimento dos recursos que irão compor o software. Três tarefas envolverão a elaboração de subprogramas para cálculos de balanços de massa e energia, de CAPEX-OPEX-RECEITA, e de índices de sustentabilidade ambiental, social, de governança e de aspectos do ciclo de vida para cenários produtivos dos metais selecionados. Paralelamente, uma quarta tarefa será dedicada ao versionamento do software em uma versão executável (desktop) e na nuvem utilizando a linguagem JavaScript. A tarefa final envolverá a validação do software e o seu uso para simular a viabilidade preliminar de projetos em diferentes cenários e níveis produtivos de jazidas brasileiras e mundiais de cobre, níquel e estanho.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Pérez Bergmann

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de tecnologias para produção de combustíveis sustentáveis de aviação drop in (saf)
  • O combustível é um dos maiores custos operacionais da indústria da aviação. Deve-se também levar em conta os danos causados ao meio ambiente pelo uso de combustíveis de origem fóssil. Estima-se que a aviação comercial tem contribuído com cerca de 5% do total de emissões de carbono globais [8]. Fatos que impulsionam pesquisas no sentido de desenvolver processos comercialmente viáveis e sustentáveis para produção de combustível de aviação renovável com baixo custo e baixas emissões de gases do efeito estufa. Biocombustíveis sustentáveis oferecem solução para questões relativas aos preços do petróleo bruto, segurança nacional, impacto ambiental e sustentabilidade. Combustíveis para aviação derivados de biomassa constituem uma alternativa potencial para substituição do combustível de aviação de origem fóssil, vista em pré-testes desse grupo de pesquisa. Assim, esta proposta objetiva desenvolver combustíveis sustentáveis de aviação, a partir de duas estratégias: i) Produção de (bio-)óleo(BO) a partir da co-pirólise catalítica de blendas de biomassa de poda urbana e rejeitos de plásticos e ii) Produção de di-amil-éter (DAE), utilizando-se álcool isoamílico (3-metil-1- buteno) e uma carga industrial de hidrocarbonetos. A partir da produção e processamento do BO e síntese do DAE serão desenvolvidas formulações de combustíveis apenas com BO e DAE e outras com adição de querosene de aviação QAV fornecido pela Petrobras. A caracterização dos combustíveis de aviação será realizada através das normas ASTM internacionais e, seus resultados serão comparados com os do querosene de QAV, que é o combustível de aviação utilizado atualmente. O foco principal a ser abordado, será a qualidade dos combustíveis formulados, utilizando-se BO, DAE e QAV, bem como o potencial dos mesmos enquanto combustíveis sustentáveis de aviação drop in (SAF), para substituição dos combustíveis fósseis atualmente empregados, contribuindo desta forma para a sustentabilidade da indústria da aviação.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Renato Machado

Ciências Biológicas

Genética
  • interconexões entre vias de sinalização em trypanosoma cruzi: da genética funcional à uma análise transcriptômica comparativa
  • Trypanosoma cruzi é um parasito unicelular obrigatório causador da doença de Chagas (DC), uma das doenças tropicais negligenciadas que afetam milhões de pessoas. Ainda não há vacina e os tratamentos disponíveis têm efeitos colaterais que prejudicam a qualidade de vida. Nesse sentido, o estudo da biologia desse organismo pode fornecer informações para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para o tratamento da DC. Durante o seu ciclo de vida, T. cruzi é submetido a situações de estresse, e deve se adaptar rapidamente para manter a homeostase. Esse processo é mediado por vias de sinalização e transdução de sinais. Entre elas, destacam-se a resposta aos danos no DNA (DDR), as vias de pirofosfato de inositol (PP-IPs) e a resposta ao estresse oxidativo. É possível que tais vias biológicas atuem de forma interconectada, permitindo uma resposta sinérgica essencial para a sobrevivência desses parasitos. Estudos já demonstraram que os PP-IPs podem influenciar processos controlados pela DDR, e que a inibição de cinases-chave da DDR afeta a resposta ao estresse oxidativo. Assim, o objetivo do projeto consiste em compreender as interconexões entre essas vias de sinalização em T. cruzi em situações de estresse, e compará-las com T. brucei. Para isso, parasitos com depleção para os genes ATM, ATR, IP6K e CaMKII, principais fatores envolvidos nessas vias, serão expostos ao estresse oxidativo desencadeado por peróxido de hidrogênio, à radiação gama e ao estresse nutricional. Em seguida, serão avaliados a resposta aos danos no DNA, capacidade de infecção, dormência e o transcriptoma desses mutantes. Além disso, os dados obtidos serão correlacionados com o que se conhece em T. brucei. A partir disso, pretende-se elucidar a interrelação entre essas vias de sinalização, permitindo uma melhor compreensão dos mecanismos de adaptação e virulência desses organismos. Assim, tal conhecimento pode ajudar na busca por novos alvos para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 28/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Ricardo Soccol

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • rede integrada para bioprospecção, escalonamento e produção piloto de iniciadores microbianos para cacau e café – biocc
  • Este projeto visa criar uma rede de cooperação científica e tecnológica com a participação de docentes e discentes de oito instituições de ensino superior (UFPR, UFSC, UFPA, UFMG, UESC, UEFS, UESB e IFPR) de quatro regiões geográficas brasileiras para alavancar o desenvolvimento de novos produtos de grande relevância à agroindústria brasileira. Os coordenadores de cada instituição possuem longo histórico de parcerias científicas e geração de soluções tecnológicas e inovadoras nas cadeias produtivas de cacau e café, bem como no reaproveitamento de subprodutos e escalonamentos industriais de produtos biológicos de interesse agropecuário. O Brasil apresenta alta demanda de iniciadores microbianos/starters para aplicação em diversos setores da agroindústria nacional. Apesar deste potencial mercado, a produção industrial brasileira é escassa e altamente dependente da importação e tecnologia internacional. Os componentes (docentes e discentes) das oito instituições desenvolverão atividades relacionadas a cinco subprojetos. As três primeiras etapas (subprojetos 1, 2 e 3) visam avaliar e explorar sistematicamente a biodiversidade microbiana de ambientes naturais brasileiros para bioprospecção de novos iniciadores microbianos, probióticos e aditivos alimentícios de interesse da agroindústria brasileira. As etapas complementares visam reaproveitar subprodutos das cadeias produtivas de café, cacau e açaí para a formulação de meios de cultivos industriais para a produção de biomassas selecionadas nas etapas anteriores (subprojetos 4 e 5). Estes subprodutos serão igualmente avaliados quanto ao potencial de produção de biomoléculas funcionais e aditivos alimentícios industriais. Finalmente, serão desenvolvidos bioprocessos otimizados para o escalonamento em nível de bancada e piloto da produção de biomassas, bem como levantamento de parâmetros de processo e estudos de viabilidade econômica com vistas a projetar e implantar uma planta industrial.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 30/11/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Carlos Roberto Appoloni

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • estudo de obras de arte e pinturas rupestres por metodologias atômico-moleculares não destrutivas
  • A Arqueometria é uma área essencialmente interdisciplinar e recente no Brasil. As metodologias empregadas são amplamente dominadas por métodos da física, notadamente da física nuclear e atômica, em função da possibilidade de análises in situ e não destrutivas. O Laboratório de Física Nuclear Aplicada (LFNA) da UEL atua nesta área através de seus pesquisadores desde o início da década de 90, tendo grande colaboração científica com museus, arqueólogos, conservadores, restauradores e outros grupos nacionais e internacionais da área. O Museu Paranaense (MUPA) é um desses grupos colaboradores na área de arqueometria que com o qual o LFNA atua e desse modo, o presente projeto objetiva dar continuidade a esta colaboração por meio de trabalhos em duas frentes: (1) O MUPA tem trabalhado há 15 anos com o histórico e a caracterização de materialidades da pintora Iria Correa, tanto bi e tridimensionais, e análises arqueométricas por Fluorescência de Raios X e Espectroscopia Raman certamente contribuirão nas discussões e na caracterização de materiais, técnicas e poéticas dessa excepcional artista do Paraná. É sabido que houve várias intervenções em obras da pintora Iria Correia (acervadas no Museu Paranaense) por conservadores, em diferentes épocas, algumas muito complicadas e, de certo modo, bastante impactantes nas obras. A utilização das técnicas mencionadas possibilitará um melhor diagnóstico destas intervenções e contribuirá na caracterização dos materiais utilizados, possibilitando planejar novas estratégias de conservação; (2) Ampliação dos estudos in situ de pinturas rupestres em sítios arqueológicos do estado do Paraná (com sistemas portáteis de Fluorescência de Raios X e Espectroscopia Raman, dentre outros equipamentos portáteis do LFNA). Pesa-se que além da colaboração entre os físicos e arqueólogos nestes estudos, também se insere o aprofundamento da colaboração científica entre o LFNA e o MUPA, além da continuidade das colaborações com outras intituições do país.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Roberto da Silveira Júnior

Engenharias

Engenharia de Energia
  • sistema inteligente de identificação de anomalias em painéis solares fotovoltáicos
  • As fontes para captação de energia limpa e renovável em residências e edifícios comerciais se confirmam como tendências de mercado no Brasil. A queda no preço das placas solares, além do aumento das tarifas nas contas de luz estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), são fatores decisivos para novos consumidores se sentirem atraídos pela energia sustentável, em especial pelo uso de sistemas fotovoltaicos (FV). Na indústria de energia renovável, os custos de operação e manutenção são parte essencial para o sucesso comercial. A identificação precoce de anomalias em módulos fotovoltaicos é de extrema importância para a realização de manutenções preventivas e preditivas, promovendo assim uma maior eficiência dos sistemas FV, o que auxilia na redução do custo e uma maior eficiência de produção desta fonte de energia. As técnicas existentes para análise de falhas em módulos fotovoltaicos podem ser categorizadas em grupos a saber: a) métodos que utilizam medições elétricas para detectar anomalias e que depende da desconexão do módulo fotovoltaico, gerando parada de produção e maiores custos; b) métodos que utilizam imagens de termografia infravermelha por inspeção visual, que para sistemas maiores o diagnóstico é lento; c) métodos que utilizam imagens térmicas e apenas localizam a anomalia, não informando o diagnóstico necessário. A solução proposta neste projeto baseia-se na criação de um sistema automático de detecção e classificação de anomalias em módulos fotovoltaicos a partir de técnicas de Inteligência Artificial, a partir de imagens geradas por uma câmera infravermelha e uma câmera do espectro visível acoplada a um drone. O software ao receber as imagens georreferenciadas realizará as seguintes etapas de processamento: identificação e localização de módulos fotovoltaicos, classificação de anomalias e apresentação de sugestões para tomada de decisão dos operadores.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - GO - Brasil
  • 13/12/2022-31/07/2025
Foto de perfil

Carlos Roberto da Silveira Júnior

Outra

Multidisciplinar
  • ifg-truck: laboratório maker itinerante
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - GO - Brasil
  • 24/12/2022-30/11/2026
Foto de perfil

Carlos Roberto da Silveira Júnior

Outra

Multidisciplinar
  • feira de ciências e tecnologias no ensino básico
  • Esta proposta visa à realização de uma Feira de Ciências, pública e gratuita, de abrangência municipal, a ser realizada no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024, e organizada por servidores e por alunos do referido Câmpus, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. O objetivo principal do evento é estimular estudantes dos anos finais do ensino fundamental e anos iniciais do ensino médio da rede pública a desenvolverem propostas de solução para demandas da sua comunidade, tendo como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, utilizando tecnologias 4.0 e metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. A proposta está organizada para, a partir da área de Ensino de Ciências e Matemática, dialogar com as mais variadas áreas do saber em prol de ações que, centrando-se na Economia 4.0, propiciem letramento científico-tecnológico, iniciação científica, espírito de inovação científico-tecnológica e percepção do papel da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento humano e sustentável. Relativamente aos procedimentos metodológicos, a proposta será desenvolvida em três momentos, após a realização do edital de chamamento para submissão de projetos: 1) momento formativo de alunos e professores da rede pública antes do evento; 2) realização da Feira, com apresentação dos projetos executados e premiação dos melhores; 3) realização de iniciação científica júnior, com desenvolvimento de projeto científico-tecnológico. Esta proposta contribuirá com a promoção de saberes crítico-reflexivos e de um olhar para a ciência e a tecnologia como instrumentos para a transformação social; a formação de cidadãos conscientes com o desenvolvimento humano sustentável; o entendimento do avanço tecnológico advindo da Economia 4.0 e os desdobramentos disso na sociedade e nas profissões.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - GO - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Roberto Grandini

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento e modificação superficial de novas ligas do sistema ti-25ta-nb visandoaplicações biomédicas
  • No Brasil há um crescimento constante na demanda de próteses ortopédicas, decorrente do aumento da expectativa de vida e do número de acidentes no trânsito e em práticas esportivas. A liga mais utilizada atualmente na área ortopédica é a Ti-6Al-4V, porém, estudos dizem que o alumínio e o vanádio podem ocasionar, respectivamente, desordens neurológicas e reações alérgicas aos tecidos humanos. Outro problema a ser ressaltado é a diferença do módulo de elasticidade desta liga que é cerca de 2 a 4 vezes maior que o osso, resultando em uma diferença da rigidez óssea e do material implantando, consequentemente induzindo a reabsorção óssea, fenômeno que é denominado stress shielding. Logo, a necessidade do desenvolvimento de novas ligas que sejam inofensivas ao organismo e que melhorem a qualidade de vida do paciente é eminente. Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver novas ligas de titânio com a presença de elementos β-estabilizadores como tântalo e nióbio, Ti-25Ta-xNb (x=10,20,30,40), a fim de alterar a microestrutura e as propriedades mecânicas das ligas. Tratamentos termomecânicos serão realizados após o processo de fusão e após o processamento mecânico, devido a forte influência que estes processos podem causar na estrutura e microestrutura das ligas. Também será realizado um amplo estudo a partir de diferentes processamentos para que se obtenha mais precisão nas caracterizações: química, estrutural, microestrutural e mecânica, além da biocompatibilidade das ligas desenvolvidas. Tais caracterizações serão realizadas para as condições bruta de fusão, tratada termicamente após a fusão, laminada e tratada termicamente após a laminação. Com isso, pretende-se verificar não só a influência do nióbio como elemento substitucional, mas também o efeito dos tratamentos termomecânicos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026