Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patrícia Faria Di Pietro

Ciências da Saúde

Nutrição
  • desenvolvimento e validação de um instrumento digital autoaplicável de avaliação da adesão às recomendações da world cancer research fund/american institute for cancer research em mulheres brasileiras sobreviventes do câncer de mama
  • Em âmbito global e no Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais prevalente em mulheres e apresenta elevada chance de recidiva, chegando a 48,5% em 5 anos após o primeiro diagnóstico da doença. Para a prevenção da recidiva, é fundamental que as pacientes possam monitorar o estilo de vida. No entanto, desconhece-se uma ferramenta de automonitoramento validada para este público no Brasil e no mundo. A proposta tem como perguntas de partida identificar qual é a estrutura de um instrumento digital autoaplicável para mulheres brasileiras sobreviventes do câncer de mama baseado nas recomendações da WCRF/AICR, e identificar quais são os índices de usabilidade, reprodutibilidade e validação deste instrumento. O instrumento será estruturado em plataforma online e passará por validação de conteúdo por especialistas, com posterior cálculo do Content Validity Index. A usabilidade será testada em pacientes em pós-tratamento do câncer de mama pelo Morae Recorder e por avaliação do System Usability Scale. O instrumento será testado e retestado em 15 dias para avaliar a reprodutibilidade. Um estudo piloto será realizado para aplicação do instrumento e de métodos de referência para a etapa de validação, como questionário sociodemográfico e clínico específicos, registro alimentar e avaliação antropométrica (apêndices e anexos da proposta). A análise estatística (Stata® v. 14.0) incluirá testes como t de Student ou Mann-Whitney para usabilidade, coeficiente de correlação intraclasse, gráficos Bland-Altman e coeficiente alfa de Cronbach para a reprodutibilidade, e coeficiente Kappa, gráficos Bland-Altman e regressão linear multivariada para validação. Espera-se que a ferramenta seja inovadora, com boa validação de conteúdo, usabilidade e reprodutibilidade, e que possibilite o monitoramento eficaz do estilo de vida em sobreviventes do câncer de mama, de modo a aumentar a conscientização deste público em relação aos cuidados com o estilo de vida visando a prevenção da recidiva.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 17/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Patricia Fernanda de Oliveira Cabral

Ciências Humanas

Educação
  • estudos de caso interrompidos e os biofilmes poliméricos: multimodalidade no ensino superior de química
  • Trabalhos da literatura destacam a relevância da comunicação em linguagem científica. Nesse âmbito, habilidades imprescindíveis de desenvolvimento em cursos de graduação são a escrita, a leitura, a argumentação e a capacidade de realizar exposições orais, especialmente em contextos de resolução de problemas. Os estudos de casos interrompidos como estratégia didática de resolução de problemas podem promover tais habilidades. Estes são pouco conhecidos no contexto nacional, e se caracterizam pela adição gradativa de informações à narrativa. O caso é escrito com base no conteúdo de um artigo original de pesquisa, com um problema que foi realmente enfrentado por pesquisadores, e agora deve ser solucionado por estudantes, que devem argumentar a favor da melhor resolução e apresentar seus achados. A análise da apresentação dos resultados e dos recursos multimodais nela utilizados (imagens, textos, gestos, etc.), permite investigar a aquisição de conhecimentos por graduandos em química, especificamente sobre bioplásticos e biofilmes poliméricos, e as habilidades de comunicação científica. Tais reflexões contribuirão para a elaboração de um Guia prático sobre os estudos de caso para professores. Buscamos responder à questão: Que relações podem ser estabelecidas entre a resolução de estudos de caso interrompidos sobre biofilmes poliméricos e a exposição oral com o uso de recursos multimodais, tendo em vista a produção adequada do gênero? Ela permite avaliar a qualidade da produção de exposições orais, como o conhecimento do gênero de fonte e de destino, a compreensão do texto-base e a habilidade de construir um argumento para a resolução do caso. Serão analisadas transcrições dos vídeos das apresentações, slides, texto do estudo de caso e artigos originais de pesquisa por meio da microanálise (Bowen e Roth) dos recursos multimodais: textos, fala, gestos (McNeill), imagens (Kress e Van Leeuwen), direção do olhar do apresentador e sua posição corporal (Pozzer-Ardenghi e Roth).
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026