Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ronaldo Adriano Christofoletti

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • olímpiada brasileira do oceano
  • A Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) é um projeto educacional, envolvendo o ensino formal e não-formal de todo o país, para a promoção da cultura oceânica, ou seja, a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência de nossas ações no oceano. Contribuindo com a formação de uma Geração Oceano, esta iniciativa se alinha à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2021 – 2030) e as ações para atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. A O2 é um convite ao desenvolvimento e amplo compartilhamento de ações que envolvam educação, ciência e cidadania para o desenvolvimento sustentável. Do local ao global, a Olimpíada Brasileira do Oceano trabalha conceitos científicos, atividades pedagógicas e realidades locais de forma proativa, inovadora, inter- e transdisciplinar. Ao estimular e ampliar a visibilidade de práticas pedagógicas e ações socioambientais de norte a sul e de leste a oeste do país, a O2 é uma oportunidade de aprendizado colaborativo e de transformação positiva da educação brasileira.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Ronaldo Ferreira de Araujo

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • a (des)informação científica em saúde sobre covid-19 no brasil: analisando as redes de comunidades de atenção
  • A politização da pandemia tem influenciado a disseminação de informação em saúde sobre COVID-19 e ainda são poucos estudos dedicados a compreensão de seus efeitos, sobretudo quando se trata do compartilhamento de resultados de pesquisas e as redes de comunidades de atenção que alcançam. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a formação dessas redes em torno da circulação de informação científica em saúde sobre COVID-19 no Brasil compartilhada nas mídias sociais. Para tanto, por meio de um estudo altmétrico consideramos o nível de recomendação e disseminação para entender as interações em torno dos artigos. A produção científica sobre a COVID-19 será obtida pela base Dimensions e os dados altmétricos serão coletados via Altmetric Explorer na busca por pesquisas que receberam menções nas principais redes sociais no Brasil. As informações dos perfis dos usuários e conteúdo das mensagens serão obtidas via Application Programming Interface - API das redes sociais escolhidas. O estudo adotará a perspectiva da microanálise de dados online para investigar a formação de RCA em torno dos artigos e seus contextos. A partir deste percurso será possível descrever o número de postagens, o tipo de usuários, a média de exposição das publicações e o nível de divulgação e recomendação. Os dados serão analisados e correlacionados de acordo com o indicador de diversidade, com base nos tipos de usuários, interações e conteúdo. O conjunto das pesquisas será analisado segundo seus resultados e evidências científicas na verificação de sua preservação ou distorção durante seu compartilhamento. Com os dados e indicadores de produção e de compartilhamento será desenvolvido um Dashboard de monitoramento da atenção online e visibilidade de pesquisas sobre covid-19. A perspectiva contextual e de rede de comunidades introduzida nesta pesquisa pode ajudar a entender o impacto social de publicações sobre COVID-19 que circulam no Brasil e suas cargas informativas ou desinformativas.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ronaldo Glauber Maia de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • projeto ceará científico 2021 (feira de ciências estadual)
  • As Feiras de Ciências e Cultura, fazem parte do trabalho desenvolvido pela SEDUC há muitos anos. Os projetos são realizados e avaliados nas escolas (etapa escolar), passam por Etapas Regionais também classificatória e eliminatória, até chegar na Etapa Estadual. Na década de 1990, chegou a envolver as escolas particulares, cujas apresentações na etapa estadual se realizavam no então Centro de Convenções do Ceará. No início do ano 2000, juntou-se ao Festival de Talentos da Escola Pública-FESTAL, que agregou à modalidade científica, outras modalidades como a esportiva e a cultural. As Feiras de Ciências foram se aprimorando e a partir de 2006 começaram a ser desenvolvidas numa perspectiva de pesquisa científica, com orientações mais específicas às escolas. No período de 2011 a 2015, com vistas a incentivar o desenvolvimento de programas educativos que concorram para melhorar a divulgação e compreensão dos projetos ambientais formulados pelas escolas estaduais, a Secretaria da educação (SEDUC), por meio da equipe de Educação Ambiental realizou as Mostras de Educação Ambiental, incentivando o diálogo entre os participantes e as práticas exitosas nessa área, realizadas nas escolas. As Mostras Ambientais se constituíam em importantes mecanismos para a reflexão da comunidade escolar e local acerca dos problemas ambientais em âmbito global, nacional, regional, estadual, municipal e escolar, com o objetivo de despertar nos envolvidos o interesse pela solução destes problemas, promovendo a troca de experiências a partir das ações executadas pelos alunos. O CEARÁ CIENTÍFICO na edição de 2016, unificou a X Feira Estadual de Ciências e Cultura e a VI Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino. Essa iniciativa propôs que todos os projetos científicos e artístico-culturais voltados para a Educação Ambiental fossem trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, assim como os projetos das outras modalidades, perpassando as Etapas Escolares, Regionais e culminando na Etapa Estadual premiando os 03 (três) primeiros colocados em cada uma das 08 (oito) categorias correlatas destacadas no item 4 desta proposta e ainda, caracterizando o evento como momento de festa, de socialização das produções de conhecimento e manifestações culturais nas diversas áreas do saber. Até hoje, o CEARÁ CIENTÍFICO faz parte da política educacional de popularização das ciências, cultura e da tecnologia da SEDUC, desenvolvida em três etapas: Escolar, Regional e Estadual. Essas ações pedagógicas objetivam a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo visando a socialização das participações proativas, teóricas, práticas e manifestações artístico-culturais, dos projetos de estudantes, sob a orientação de seus professores, em todas as etapas do processo seletivo e de disseminação das experiências vivenciadas.
  • Secretaria da Educação do Estado do Ceará - CE - Brasil
  • Sat Jul 03 00:00:00 BRT 2021-Mon Jul 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Ronaldo Gonçalves Morato

Ciências Biológicas

Zoologia
  • efeitos do fogo sobre a abundância e diversidade de vertebrados em ambietes savânicos
  • Os incêndios florestais estão entre as principais causas da degradação ambiental e perda de biodiversidade. Dentre as ações de prevenção de incêndios, o Manejo Integrado do Fogo (MIF) ganha cada vez mais destaque no Brasil e no Mundo. O MIF envolve pesquisa e monitoramento dos efeitos do fogo sobre o ambiente, sociedade e biodiversidade e pode contribuir para o ordenamento do uso do fogo para manutenção cultural e sustentabilidade econômica, além de atuar como fator ecológico fundamental em ecossistemas pirofíticos, como nos ambientes savânicos do Cerrado brasileiro. Neste sentido, este projeto visa avaliar os efeitos do fogo sobre a abundância e diversidade de fauna de vertebrados em três diferentes tratamentos que apresentam regimes de fogo distintos: 1) época de ocorrência; 2) tamanho de área queimada, e; 3) frequência e intensidade. Serão avaliados, os efeitos do fogo sobre diversidade, abundância e estrutura das comunidades de vertebrados, antes e após a ocorrência de incêndios, queimas prescritas e queimas controladas, considerando a escala temporal e as funções ecológicas e atributos funcionais das espécies. O levantamento de campo integra transectos lineares para busca ativa, armadilhamento fotográfico, bioacústica e DNA Ambiental. Acreditamos que: 1) tratamentos que gerem fogo de maior intensidade causarão maior redução nas densidades populacionais e na diversidade de espécies pós-fogo e, consequentemente, a recolonização será mais lenta; 2) tratamentos que gerem fogo menos intenso não afetarão, ou afetarão com menor intensidade, as densidades populacionais e a diversidade de espécies detectadas pós-fogo; 3) alternativamente, espécies mais adaptadas ao regime de fogo, terão maior taxa de sobrevivência e, consequentemente, irão recolonizar o ambiente pós-fogo. Nossos resultados subsidiarão planos de manejo integrado do fogo em unidades de conservação e áreas de importância biológica.
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - DF - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ronaldo Lopes Oliveira

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • substrato exaurido da produção do cogumelo na alimentação de pequenos ruminantes
  • O desenvolvimento de um sistema de interseção entre duas cadeias produtivas, cogumelo e pequenos ruminantes, é possível e, ambientalmente correto. A matéria orgânica empregada para cultivo de cogumelos comestíveis é inutilizada pela agroindústria após colheita, sendo descartada no ambiente. Estimativas apontam que por unidade de produto de cogumelo produza-se pelo menos três vezes seu volume em resíduos. Em análises preliminares, desenvolvidas pelo nosso grupo de pesquisa, o resíduo descartado apresenta características nutricionais (15% de proteína bruta e 65% de fibra em detergente neutro) e físicas com potencial de substituir o volumoso na dieta de pequenos ruminantes. Ainda, durante o desenvolvimento do cogumelo diferentes complexos enzimáticos são produzidos e liberados promovendo alterações na composição e ligações físico-químicas do resíduo, e seus efeitos na alimentação animal precisam ser mais bem elucidados. Destas alterações no substrato, trabalhos de avaliação bromatológica destacam a redução da lignina e o aumento nos percentuais de celulose, hemicelulose e compostos fenólicos livres, alterando a quantidade e estrutura química, o que o caracterizaria como uma fonte de volumoso para uso na nutrição de pequenos ruminantes. Assim, objetiva-se determinar o efeito da utilização de resíduos de cogumelos, em substituição do volumoso (feno de tifton), na dieta de ovinos e caprinos sob a performance animal e composição da carcaça. Tendo como foco a determinação de um nível ideal de substituição do volumoso pelo resíduo da produção de cogumelos, para barateamento de custos produtivos e que mantenha a qualidade da carne (maciez, sabor, perfil de ácidos graxos e etc.) destes animais. O projeto será desenvolvido com ovinos e caprinos em crescimento distribuídos em três trabalhos experimentais: 1) Desempenho animal, Comportamento ingestivo e Qualidade da carcaça; 2) Consumo e digestibilidade dos nutrientes; 3) Parâmetros de fermentação ruminal.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ronaldo Nascimento de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • síntese de glicoglicero-heterociclos e avaliação antimalarial e antimicrobiana
  • Nessa proposta moléculas serão preparadas e avaliadas biologicamente contra malária e bactérias resistentes. Estratégias de síntese orgânica serão abordadas na obtenção de híbridos de carboidratos com potencial atividade biológica. Contando com recursos renováveis, como glicerol e D-glicose, dezenas de novos compostos com potencial bioativo serão sintetizados. O carbonato de glicerol é uma estratégia-chave na recuperação do glicerol. Resultados recentes de pesquisas mostraram diferentes modificações estruturais através do potencial reativo desta molécula. Este aprimoramento tornou possível explorar a formação de conjugados de glico-glicerol e abordar novos estudos de funcionalização. Em nosso projeto, iremos desenvolver metodologias sintéticas que forneçam híbridos de carboidratos com heterociclos. A incorporação adicional de uma função como os núcleos triazólico, oxazólico, e bases nucleicas, baseia-se no fato de que uma quantidade notável de compostos bioativos possui glico-ho de moléculas visando aplicações biológicas contra o parasita causador da malária (plasmodium), heterociclos em sua composição. Nossa estratégia sintética tem por objetivo o desenvolvimento de moléculas visando aplicações biológicas, além do combate a infecção devido a Mycobacterium Tuberculosis e bactérias resistentes.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ronei Guaresi

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • avaliação de preditores linguísticos, cognitivos e psicossociais de aquisição e aprendizado inicial de leitura e escrita
  • À luz do paradigma dinamicista (THELEN, SMITH, 1994), de modelos psicolinguísticos (SCLIAR-CABRAL, 2013) e de publicações do âmbito neurolinguístico (DEHAENE, 2012), a presente pesquisa tem como objetivo avaliar variáveis linguísticas, cognitivas e psicossociais que podem predizer o desempenho inicial da leitura e da escrita. A questão de pesquisa que se coloca é se é possível antever desempenho de escolares nas etapas iniciais de educação formal. Como questão decorrente, se é possível antever escolares que enfrentarão dificuldades mais acentuadas de aprendizado. A maioria dos estudos documentados sobre predição de aprendizado avalia número reduzido de variáveis (REIS et al., 2010). Em direção a uma avaliação mais integral, este estudo considera a complexidade inerente da temática e possibilita avaliação particular e conjunta de variáveis de diferentes perspectivas para avaliação de possível predição de aprendizado. Para isso, nesta 1ª fase, avaliar-se-ão, regularmente e longitudinalmente, 100 escolares do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, por meio de testes neuropsicolinguísticos aplicados no início do 1º ano e de testes para monitorar o desempenho em leitura e escrita nos anos consequentes e a cada dois meses. Responsáveis legais e professores alfabetizadores também responderão a questionários, estes acerca das práticas pedagógicas utilizadas e aqueles sobre as condições econômico-sociais da família. Os dados coletados serão organizados em quadros e tabelas e analisados, tanto quantitativamente quanto qualitativamente, com base em modelos psicolinguísticos, em revisão de literatura empreendida e em fundamentos da Teoria dos Sistemas Dinâmicos.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Roniérik Pioli Vieira

Engenharias

Engenharia Química
  • síntese, caracterização e processamento de biopolímeros multifuncionais a base de terpenos e compostos quaternários de amônio visando aplicações em embalagens ativas e na área médica
  • Os materiais poliméricos com propriedades funcionais ou ativas (antioxidante, antimicrobiana, entre outras) destacam-se em aplicações nas áreas de segurança alimentar e médica. Dentre as inúmeras abordagens para sua obtenção, a aditivação e/ou funcionalização com óleos essenciais ou com compostos quaternários de amônio (CQAs) é uma estratégia bastante promissora. Apesar das excelentes características funcionais, os óleos essenciais, em geral, apresentam compostos voláteis (terpenos, por exemplo), de baixa estabilidade e grande variabilidade de composição. Isso dificulta a padronização e manutenção desses aditivos na matriz polimérica por longos períodos. Diante disso, o objetivo desta proposta é explorar o potencial de aplicação de aditivos funcionais à base de oligômeros de terpenos estáveis, obtidos a partir de componentes de óleos essenciais, em filmes e membranas eletrofiadas com polímeros de fontes renováveis - amido e poli(ácido láctico) (PLA). Primeiramente, serão sintetizados oligômeros, a partir de limoneno e pineno. Paralelamente, o amido será também funcionalizado com grupos QAs buscando potencializar as atividades biocidas após a aditivação adicional com os oligômeros. Esses materiais serão preparados por casting e electrospinning visando um amplo espectro de aplicações. Por fim, serão avaliados os efeitos de diferentes concentrações dos aditivos funcionais sobre o desempenho dos materiais obtidos (propriedades mecânicas, térmicas, morfológicas e de barreira), bem como a influência da estrutura sobre as propriedades. Espera-se que este projeto contribua para o desenvolvimento sustentável de novos aditivos/materiais de alta performance e com potencial de aplicações futuras no contexto de embalagens ativas, curativos multifuncionais e/ou recobrimentos de superfícies que exijam atividades biocidas, tais como em ambientes hospitalares.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rosa Helena Veras Mourão

Ciências da Saúde

Farmácia
  • xxvi simposio de plantas medicinais do brasil: plantas medicinais: integrando conhecimento tradicional e científico
  • O Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil (SPMB), é um evento bienal organizado pela Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) e instituições de pesquisa do Brasil. O XXVI SPMB será sediado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) e FIOCRUZ - Farmanguinhos, no período de 26 a 28 de outubro de 2022 na cidade de Santarém, Pará e terá como tema PLANTAS MEDICINAIS: Integrando conhecimento tradicional e científico. Sendo portanto, a primeira vez que este evento ocorrerá no interior da Amazônia. Ao longo de três dias de evento ocorrerá conferências, mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos com participação de pesquisadores renomados de diferentes instituições do Brasil. Este evento tem como objetivo contribuir para a difusão e o fortalecimento da área de PLANTAS MEDICINAIS, uma das práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo quem promove o intercâmbio científico e cultural entre as universidades, centros de pesquisa e principais atores, incluindo os pajés, curandeiros e comunidades e empresas envolvidas com uso sustentável de plantas medicinais.A escolha do local do evento deve-se principalmente pelo fato de Santarém situar-se em região de floresta amazônica preservada, fonte de riquíssima biodiversidade ainda pouco estudada cientificamente. Além do mais, situa-se entre duas importantes capitais – Manaus-AM e Belém-PA, o que facilita o acesso à cidade.
  • Universidade Federal do Oeste do Pará - PA - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rosa Maria Affonso Moysés

Ciências da Saúde

Medicina
  • impacto da paratireoidectomia sobre sarcopenia, metabolismo energético e inflamação em pacientes com doença renal crônica em diálise e hiperparatireoidismo secundário
  • Os distúrbios do metabolismo mineral e ósseo na doença renal crônica (DMO-DRC) envolvem a participação de uma série de eventos que compreendem alterações nos níveis de cálcio, fósforo, deficiência de vitamina D, aumento dos níveis circulantes de fator de crescimento de fibroblastos (FGF-23) e paratormônio (PTH). Estas alterações estão associadas a complicações frequentemente descritas em pacientes com DRC, como deformidades e fraturas ósseas, e mais recentemente, inflamação, doença cardiovascular, alterações do sono e sarcopenia. Estudos experimentais em murinos demonstraram o papel do receptor de PTH na indução de sarcopenia relacionada a tumores e ao hiperparatireoidismo relacionado a DRC (HPTS). Pacientes portadores de formas graves de HPTS apresentam inflamação, aumento do gasto energético e sarcopenia. A nossa hipótese é de que o PTH esteja envolvido nestas alterações e que o tratamento do HPTS através da paratireoidectomia melhore a inflamação, a sarcopenia e modifique o gasto energético basal nestes pacientes.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025