Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mateus Matiuzzi da Costa

Ciências Biológicas

Genética
  • o surgimento das bactérias resistentes a múltiplas classes de antimicrobianos na região do submédio são francisco
  • A resistência aos antibióticos é um problema urgente e de escala mundial, sendo que este envolve uma rede complexa de eventos conectando a saúde humana com a qualidade ambiental. Os objetivos do presente estudo são isolar e caracterizar o perfil de resistência antimicrobiana e aos agrotóxicos de bactérias isoladas na região do Submédio Vale do São Francisco e, relacionar os dados obtidos no campo com os padrões de resistência múltipla encontrados em bactérias obtidas em um hospital público e de amostras ambientais da cidade de Petrolina/PE. Além disso, também são objetivos deste estudo entender os mecanismos moleculares envolvidos na emergência da resistência múltipla em isolados de E. coli submetidos a diferentes classes de agrotóxicos. Serão executados quatro planos de ações: Plano de ação 1: Caracterização do perfil de resistência a antibióticos e sequenciamento do genoma de bactérias presentes em amostras biológicas de pacientes da UTI do Hospital Universitário/EBSERH da Univasf. Plano de ação 2: Caracterização do perfil de resistência a antibióticos e sequenciamento do genoma de bactérias presentes em superfícies da UTI e esgoto do Hospital Universitário/EBSERH da Univasf e, amostras de água do Rio São Francisco. Plano de ação 3: Isolamento e caracterização do perfil de resistência antimicrobiana e a agrotóxicos de Escherichia coli isoladas de trabalhadores e de esgoto do campo na região do Submédio Vale do São Francisco e, caracterização de co-resistência à antibióticos e agrotóxicos. Plano de ação 4: Relação da resistência a antibióticos e a agrotóxicos entre bactérias presentes na UTI do Hospital Universitário/EBSERH da Univasf, amostras ambientais e do campo da cidade de Petrolina/PE.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • 13/12/2022-30/06/2025
Foto de perfil

Mateus Matiuzzi da Costa

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • desvendando os mecanismos genômicos associados à resistência antimicrobiana no contexto da saúde única: construindo pontes entre humanos, animais e ambiente.
  • Atualmente, a resistência aos antimicrobianos é um dos temas de maior relevância para a saúde mundial, pois a complexidade dos mecanismos de resistência, suas origens e disseminação, demandam uma abordagem abrangente, incorporando múltiplos aspectos da saúde única. Compreender como os genes de resistência a antimicrobianos se propagam de microrganismos ambientais para patógenos em humanos e animais é crucial para mitigar seu impacto global, assim como conectar a presença desses genes em comunidades microbianas ambientais e genomas de patógenos específicos é fundamental para uma visão global do problema. Recentemente, a emergência de microrganismos totalmente resistentes a antimicrobianos convencionais tem apresentado desafios significativos para a comunidade médica e científica global. É de grande importância o conhecimento de técnicas relacionadas à microbiologia, biologia molecular e bioinformática para identificar e caracterizar a diversidade de micro-organismos, bem como seus mecanismos de resistência aos antimicrobianos. Dessa forma, o treinamento aqui proposto permitirá aos participantes discutir e atualizar-se sobre tópicos relativos a resistência dos microrganismos, incluindo a caracterização da resistência aos antimicrobianos, a produção de biofilme e sua relação com esses mecanismos, a caracterização de comunidades microbianas e genomas bacterianos por meio do sequenciamento de nova geração e análises de bioinformática, objetivando a compreensão dos mecanismos genéticos de resistência e sua capacidade de transmissão no ambiente e entre patógenos. Membros de diferentes instituições (Univasf, UFRGS, UFBA, UFMG e CONICET/INTA) estarão envolvidos no curso, viabilizando a colaboração entre as ações de treinamento propostas por nosso grupo e outras equipes de pesquisa.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • 20/12/2023-30/06/2025
Foto de perfil

Mateus Meneghetti Ferrer

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de perovskitas de haleto para conversões energéticas e processos oxidativos avançados
  • A busca de novos materiais para aplicação em conversões energéticas tem sido um tema muito visado a nível global tendo em vista o problema crescente de demanda energética. Entre as fontes de produção energética, o uso de células solares e as rotas de produção de hidrogênio têm ganhado destaque nos últimos anos pelo aumento crescente de eficiência e pelo potencial de sustentabilidade dos processos. Dentro os novos materiais estudados, as perovskitas híbridas orgânica-inorgânica MAPbX3 (X = halogênio e MA = CH3-NH3+), exemplos de perovskita de haleto, são consideradas como a nova geração de células solares. A introdução desta estrutura em célula solar marcou o início da energia fotovoltaica baseada em perovskitas. A classe de perovskitas a base de haleto, com sua grande variedade de composições, ainda é pouco explorada. Em geral, as perovskitas de haleto estudadas até o presente momento apresentam band-gap menores que as perovskitas óxidas. Além disso, a taxa de recombinação de cargas e as posições das bandas altamente moduláveis influenciam diretamente nos potenciais de fotocatálise e nos potenciais de injeção de foto-carga. A presente proposta tem como objetivo investigar novas perovskitas de haleto que apresentem potencial de aplicação tanto em conversão energética quanto em processos fotocatalíticos. A capacidade fotocatalítica será testada tanto para a degradação de poluentes quanto para a produção de hidrogênio. Apesar do campo pouco explorado, tal classe já vem sendo estudada a nível teórico-experimental pela equipe da proposta. Os materiais até então desenvolvidos vêm originando resultados inéditos e com publicações em revistas de impacto considerável. O financiamento do projeto será direcionado para permitir a síntese experimental, que atualmente é realizada no ICMM em Madrid, diretamente na instituição do proponente. Assim, a proposta impulsionará estes estudos e permitirá que pesquisadores experimentais sejam inseridos nesta linha experimental.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026