Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marta Margarete Cestari

Outra

Ciências Ambientais
  • ecotoxicidade de nanopartículas semicondutoras em modelos in vivo e in vitro.
  • O avanço científico no campo da nanotecnologia, desencadeou a produção de diversos materiais em nanoescala. As nanopartículas de óxido de zinco (NPs ZnO), viabiliza aplicações biomédicas, em produtos de higiene, protetores solares, como agente antimicrobiano e antifúngico. Devido as suas propriedades óticas, elétricas e físico-químicas, são uma opção confiável para bioimagem, biossensores e células solares. A dopagem otimiza a sua aplicação e dentre os dopantes, as terras raras (Erbio e Cerio) apresentam grande potencial devido às suas propriedades luminescentes e por melhorarem as propriedades de condução do material da matriz. O níquel (Ni) é aplicado na fabricação de aço inoxidável pela sua resistência à oxidação e corrosão; o Cobalto (Co) está presente na vitamina B12 e é utilizado na confecção de tintas, pigmentos e ligas. Além de muitas vantagens, esses nanomateriais são novos e os efeitos secundários ao ser humano e ao ambiente ainda é pouco conhecido tornando o estudo ecotoxicológico necessário para se obter resultados que forneçam subsídios para políticas públicas, prezando a conservação dos recursos naturais e possibilitando análises de impactos ambientais destes novos produtos. Neste projeto serão utilizados testes ecotoxicológicos em peixes e ensaios alternativos, buscando reduzir ou substituir o uso animal em experimentações. Para tanto, o objetivo deste estudo é avaliar a toxicidade das NPs ZnO sem dopagem e dopadas nos modelos biológicos Allium cepa, Daphnia magna e Rhamdia quelen [bioensaios e o teste FET (Fish Embryo Toxicit Test)] e em cultivos celulares (RTG-2 e ZEM). Estas respostas serão avaliadas utilizando microscopia Raman, biomarcadores genéticos, bioquímicos e histopatológicos. Concluímos que ao avaliar as respostas frente às exposições destes contaminantes emergentes a diferentes modelos biológicos podemos compreender seus efeitos nos diferentes compartimentos ambientais prevenindo assim, possíveis danos aos ecossistemas.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Marta Mendes da Rocha

Ciências Humanas

Ciência Política
  • representação, dinâmicas de intermediação de interesses e brokers na política local brasileira
  • Esta pesquisa situa-se na interface entre os estudos sobre poder local, políticas distributivas e clientelismo. Seu objetivo é investigar os processos de intermediação de interesses que ocorrem e/ou desembocam no nível municipal, e que conectam deputados com atores políticos, lideranças sociais e eleitores no nível local, com foco no que a literatura especializada costuma chamar de brokers. Diferentemente dos estudos que veem os brokers como agentes partidários e restringem seu papel à mobilização eleitoral, argumentamos que é possível encontrar grande diversidade no perfil dos atores que desempenham o papel de mediação. Propomos que as estratégias e comportamento dos brokers serão moldadas por suas trajetórias, experiências e recursos e pela natureza dos vínculos mantidos com políticos, partidos e organizações sociais. Para explorar os argumentos e hipóteses utilizamos uma estratégia multimétodo que combina abordagem quantitativa e qualitativa e dados de surveys, entrevistas em profundidade e grupos focais. As políticas distributivas são um aspecto inescapável de uma sociedade democrática. Apesar disso, elas são cercadas por um véu de desconfiança, e associadas a vários tipos de males, como a corrupção, o clientelismo e a ineficiência econômica. Investigar os mecanismos subjacentes aos processos de intermediação de interesses e as formas como são construídas e nutridas as alianças multiníveis entre detentores de mandatos e lideranças sociais é crucial para uma melhor compreensão do funcionamento da democracia e do federalismo brasileiro. A pesquisa pretende produzir conhecimento para alimentar o debate público sobre o lugar das políticas distributivas e das dinâmicas de intermediação de interesses em uma sociedade democrática. As evidências produzidas podem contribuir para superar o discurso e as propostas moralizadoras que tendem a criminalizar a política e apontar caminhos mais promissores para uma distribuição mais justa e equitativa dos bens públicos.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Marta Olivia Rovedder de Oliveira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • relacionamento consumidor-marca no metaverso: impactos no valor da marca e no desempenho da empresa
  • As evoluções nas tecnologias e no mundo digital alteram as formas como os consumidores se relacionam com as marcas. Nesse contexto, o metaverso representa uma grande oportunidade para as marcas e empresas, uma vez que o valor global do metaverso pode estar na casa dos trilhões (McKinsey, 2022). Entretanto, os estudos atinentes aos relacionamentos entre consumidor-marca no contexto do metaverso são incipientes e a academia carece de estudos que avaliem os retornos dos investimentos realizados pelas empresas no metaverso. Dessa forma, o presente projeto pretende estudar os construtos relacionados ao consumer-brand relationship no contexto do metaverso e seu impacto sobre o valor da marca e sobre o desempenho de empresas de capital aberto que investem no metaverso. Estudos teóricos e exploratórios prévios (e.g. Jin, 2021; Leong, She & Sun, 2022; Duan, Dai & Yu, 2022) argumentam que as marcas podem formar relacionamentos mais profundos com consumidores no metaverso, o que geram hipóteses relativas a um impacto positivo no valor da marca e no desempenho empresarial. Contudo, tais relações não foram analisadas empiricamente previamente. Assim, incialmente serão realizadas a pesquisa bibliográfica e a revisão sistemática da literatura para a melhor compreensão e especificação dos construtos, das hipóteses e do modelo teórico a serem estudados. Após, serão coletados dados de fontes secundárias sobre o metaverso, valor da marca e indicadores de desempenho das empresas com capital aberto atuantes no metaverso. Também serão realizadas entre entrevistas com experts do assunto, empresas que atuam no metaverso e usuários do metaverso. Com essas informações, será realizada uma pesquisa survey no Brasil, seguida pela sua replicação em Portugal, para averiguar influencias culturais e ou de mercados econômicos distintos. Por fim, serão triangulados os dados de todas as etapas. Além das contribuições teóricas a um campo emergente, subsídios gerenciais serão fornecidos por este estudo.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026