Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ulysses Paulino de Albuquerque

Outra

Ciências Ambientais
  • estratégias adaptativas em face das mudanças climáticas: uma análise tri-nacional do conhecimento ecológico tradicional
  • As mudanças climáticas estão impactando o mundo de formas inéditas e imprevistas, emergindo como uma temática de importância central para pesquisas em várias disciplinas. Tais impactos são mais sensíveis e graves aos povos indígenas e comunidades locais, cuja sobrevivência depende diretamente dos recursos naturais. Esta proposta se dedica, portanto, a explorar o entendimento de como estas comunidades percebem e se adaptam aos impactos decorrentes dos cenários de emergências climáticas, ao longo de um eixo de cooperação entre Brasil, Argentina e México, importantes atores na representação da sociobiodiversidade, bem como na investigação do Conhecimento Ecológico Local (CEL) de povos indígenas e comunidades locais da América Latina. Enquanto estas comunidades possuem uma percepção aguçada das mudanças em seu ecossistema, fornecendo estratégias adaptativas cruciais, ainda há controvérsias sobre a correlação entre suas percepções e as mudanças climáticas. O projeto buscará responder a perguntas relacionadas a essas percepções, estratégias adaptativas, impactos nos sistemas socioecológicos e como fatores socioeconômicos influenciam essas respostas. Para desvendar essa complexa interação entre percepções locais, mudanças climáticas e transformações paisagísticas, adotaremos métodos etnoecológicos, entrelaçando entrevistas, observações participativas, análise de paisagens e/ou revisões sistemáticas. O caráter inovador desta proposta reside em sua abordagem interdisciplinar, almejando entender não apenas os efeitos das mudanças climáticas, mas também as respostas e estratégias adotadas por povos indígenas e comunidades locais frente a esta nova realidade.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 26/12/2023-30/06/2027
Foto de perfil

Ulysses Paulino de Albuquerque

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • determinantes biopsicossociais na resposta individual e coletiva ao enfrentamento da emergência climática
  • Existe consenso científico de que as mudanças climáticas irão continuar, o que reitera a necessidade de compreender como os seres humanos têm lidado com a variabilidade do clima. Estudos empíricos e teóricos predizem que não é possível lidar com o tema, em termos de políticas públicas, sem compreender a psicologia e o comportamento das pessoas para adotar posturas alinhadas com os desafios da emergência climática. Nem sempre os indivíduos tomam decisões racionais, pois vieses cognitivos e ideológicos, por exemplo, podem modelar a resposta comportamental em relação a um determinado fenômeno. Neste projeto, partimos da seguinte pergunta geral: Quais fatores afetam o engajamento e a percepção pública no enfrentamento da emergência climática global? Assim, o objetivo é investigar como alguns aspectos da cognição humana podem modelar a dinâmica social (em sistemas reais e virtuais) de ações preventivas e mitigadoras para as mudanças no clima, visando a implantação, acompanhamento e a avaliação de políticas públicas focadas na emergência climática global. A proposta está alinhada com a ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima, em especial, com a meta 13.3 que visa “melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima".
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 26/12/2022-31/12/2026