Projetos de Pesquisa

 

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Mirian Rocho da Rosa Silveira

Outra

Multidisciplinar
  • ii cienciação
  • O Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio, em 2021, realizará a I Mostra CiênciAção, com fomento do CNPq, e que agregará experiências desenvolvidas em articulação com as escolas da educação básica do município de Sombrio e com comunidade local. Essa aproximação, do campus com as escolas, possibilitará difundir conhecimento para uma inclusão produtiva e social, que melhore a qualidade de vida dos estudantes e permita um melhor exercício da cidadania. Neste contexto, o presente projeto propõe a realização da “II CienciAção” - II Mostra Científica e I Feira Interdisciplinar, com vistas à promoção do desenvolvimento científico e contribuição da popularização da ciência na educação básica (do ensino infantil ao ensino médio), de abrangência municipal, no âmbito do município de Sombrio/SC e municípios convidados da região da AMESC. O evento proposto objetiva, de maneira geral, contribuir para a divulgação e popularização do conhecimento científico envolvendo diversas disciplinas do currículo da educação básica. Destaca-se, também, o intuito de favorecer o desenvolvimento da percepção social do papel da ciência para o desenvolvimento humano e sustentável no âmbito da rede municipal de ensino de Sombrio (SC). Esta segunda edição, na modalidade presencial, basear-se-á na apresentação de trabalhos e na oferta de minicursos, oficinas e palestras. Espera-se que, a constância de um evento anual desta natureza, com novas edições, contribua para o fortalecimento e manutenção da integração das escolas municipais em torno da alfabetização científica sobretudo para o desenvolvimento da cultura de divulgação como oportunidade para todos os estudantes da rede local. Dessa forma, a “II CiênciAção” busca, essencialmente, fomentar e fortalecer a integração de toda a rede de educação básica do município promovendo o diálogo, a aproximação e a troca de experiências entre as diversas instituições.
  • Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
  • Wed Jan 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Jan 31 00:00:00 BRT 2024
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Mirna Lúcia Gigante

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • aspectos tecnológicos, sensoriais e nutricionais de produtos lácteos desenvolvidos com incorporação de proteínas de origem vegetal
  • Embora o leite e os produtos lácteos sejam alimentos reconhecidos por sua qualidade nutricional em todas as etapas da vida, a substituição parcial de proteína animal por proteína vegetal em produtos formulados pode levar à importante redução dos impactos ao meio ambiente associados ao alto consumo de proteína animal. No entanto, essa substituição em produtos lácteos, cujas estrutura e funcionalidade são governadas pelas proteínas, é um desafio, pois suas características sensoriais e nutricionais podem ser afetadas, diminuindo a sua aceitabilidade por parte dos consumidores, especialmente os flexitarianos. O objetivo deste projeto é a substituição parcial de proteínas lácteas por proteínas vegetais na fabricação de iogurte e de queijos obtidos por coagulação ácida (cream cheese e requeijão), para obtenção de produtos híbridos sensorial e nutricionalmente adequados, com potencial para rápida implementação na indústria láctea. Os impactos da substituição parcial de proteínas lácteas por proteínas vegetais serão avaliados com base nos aspectos tecnológicos, sensoriais e nutricionais. Serão avaliados perfil de fermentação, interações proteicas, características físico-químicas (composição centesimal, pH e acidez), tecnológicas (textura, reologia, capacidade de retenção de água, sinérese e microestrutura) e aspectos sensoriais (Perfil Flash, Check-all-that-apply e teste de aceitação). Para avaliação do aspecto nutricional dos produtos híbridos em relação aos controles, os produtos serão avaliados quanto ao perfil de aminoácidos e serão submetidos à estudo in vitro de simulação da digestão gastrointestinal para avaliação da bioacessibilidade de peptídeos e minerais e determinação dos potenciais anti-hipertensivo e antioxidante através de métodos in vitro. A estratégia metodológica proposta permitirá compreender o efeito da substituição parcial de proteínas lácteas por proteínas vegetais na estrutura, estabilidade, aspectos sensoriais e nutricionais desses produtos lácteos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Mísia Lins Reesink

Ciências Humanas

Antropologia
  • “des-cobrindo” o brasil: “noção de pessoa”, vida-morte, religião-política e desigualdade no espaço escolar confessional e não confessional das camadas médias brasileiras
  • Este projeto objetiva refletir etnograficamente sobre os processos de (re)produção da desigualdade, exclusão e banalização da vida e da morte de determinados grupos e categorias de pessoas, tomando o espaço escolar privado de camadas médias brasileiras como o locus privilegiado para a realização da análise. Considera-se que as escolas são, por excelência, espaços importantes na constituição das disposições culturais, “noção de pessoa” e dos diferentes modos de concepção de sociedade e do “outro” como igual ou diferente. Como já observado por outros pesquisadores, faz-se necessária a ampliação da realização de pesquisas etnográficas sobre as camadas altas brasileiras, em especial nos seus espaços de formação (como escolas) para se ter um conhecimento antropológico de (re)produção das distinções sociais. Dessa forma, contribuir para a elaboração de políticas públicas para efetivação dos direitos humanos na sociedade brasileira. A questão central é: como nesta sociedade são (re)produzidas e (cosmologicamente) justificadas, em especial, nas e a partir das camadas médias, as estruturas de desigualdade, exclusão e banalização da vida e da morte? Pressupõe-se, assim, que isto ocorre através da construção de gradações hierarquizadas, em que uns seriam concebidos como naturalmente “cidadãos plenos”, e outros como naturalmente “menos cidadãos”. O recorte etnográfico será o espaço das escolas privadas de ensino médio (confessionais e não confessionais) do Recife, direcionado às camadas médias. A pesquisa adotará uma abordagem multidimensional, construindo módulos de análise: a) módulo matriz teórico-conceitual 1 – estruturado nos eixos temáticos: educação, política e religião; b) módulo matriz-teórico conceitual 2 –organizado nos eixos temáticos: noção de pessoa, vida-morte, poder-desigualdades. A metodologia adotada será o método etnográfico, auxiliado por levantamento de informações através da aplicação de questionários.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Mitieli Seixas da Silva

Ciências Humanas

Filosofia
  • razão e experiência no iluminismo de émilie du châtelet
  • No século XVIII, a revolução científica reverbera na Europa nos termos de uma disputa acerca do que conta como método científico. Destaca-se a contenda acerca do estatuto dos novos experimentos na física: aceitá-los parece implicar aceitar a experiência como fonte confiável de conhecimento. Contudo, podemos equiparar a força probatória da experiência, sempre particular e realizada sob condições in concreto, com o estatuto universal de métodos assentados na razão, como aqueles encontrados na matemática e na geometria? Neste projeto destacaremos a obra de Émilie du Châtelet, uma filósofa e cientista ainda pouco conhecida do público brasileiro, mas que contribuiu significativamente para o debate. O estudo de sua obra deve ajudar a explicar lacunas conceituais existentes nas abordagens tradicionais. Sobre isso, sua filosofia ocupa um lugar peculiar: ela está a um só tempo alinhada ao projeto newtoniano de renovação da física e, sutilezas à parte, ao projeto fundacional leibniziano. Estão entre suas preocupações principais a exigência de experimentação nas ciências, o papel probatório da matemática no que diz respeito a questões científicas e a relação entre a metafísica (com seus princípios racionais) e a física (com sua parte experimental). Todas essas questões podem ser estruturadas a partir de dois focos principais: um que investiga o papel da razão na relação entre a física e a metafísica, outro dedicado a essa mesma relação à luz da experiência. Na tentativa de conceber a história da filosofia como o resultado de um esforço coletivo, bem como de contribuir para o resgate do papel das mulheres filósofas, nossa estratégia metodológica consiste em reunir a especialidade de pesquisadores seniores e juniores, que já vêm trabalhando juntos há mais de um ano, para inscrever a filosofia de Châtelet no debate. Para atingir nossos objetivos, propomos como eixo estruturante das ações do grupo a tradução inédita do livro Institutions de Physique (1740) da autora francesa.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Moacir Manoel Rodrigues Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • velocidade do ajuste da estrutura de capital em mercados emergentes: principais fatores determinantes
  • A estrutura de capital de uma empresa é um dos principais fatores, apontados por Modigliani e Muller (1963), para a determinação do valor de uma empresa. A determinação da composição do capital por parte da empresa pode gerar retornos econômicos, considerando os benefícios fiscais da dívida, como pode destruir valor da companhia quando o endividamento ameaça a continuidade de suas atividades. Gerir uma empresa, assumindo quais as melhores fontes de capital para a empresa deve ser um processo periódico e contínuo, induzindo a lógica do capital dinâmico em uma empresa. Neste contexto, o estudo do esforço que a gestão da empresa faz para se chegar à sua estrutura ótima de capital em um período, conhecido como Velocidade de Ajuste, é importante para delimitar quais fatores interferem nesta decisão. Por isso, este projeto propõe identificar os fatores determinantes que melhor descrevem o ajuste da estrutura de capital das empresas para os países emergentes. Para tanto, propõe-se o estudo de cinco potenciais fatores determinantes: (i) setor de atuação; (ii) estrutura de governança corporativa; (iii) performance no mercado; (iv) situação do ambiente macroeconômico; e v) a gestão de caixa da empresa. O projeto propõe um estudo no cenário dos países emergentes principalmente para os mercados Latino Americano, Asiático e Africano.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Moacir Rossi Forim

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • nanoencapsulação de produtos naturais e seus complexos metálicos, e microrganismos no controle de insetos pragas
  • Insetos pragas, dentre eles Atta e Acromyrmex (formigas cortadeiras), Solenopsis (formigas lava-pés), Spodoptera frugiperda, Bemisia tabaci, Zabrotes subfaciatum, Sitophilus zeamais vêm sendo alvos de estudos pelos proponentes deste projeto, pois eles atacam praticamente todos os tipos de culturas. Assim, é preponderante desenvolver métodos alternativos para o controle de insetos pragas com consequências mínimas ao meio ambiente. Esta proposição de métodos de controle de pragas contribuirá tanto para a agricultura, quanto para a alimentação da população mundial. O setor agrícola brasileiro contribuiu com 23,7% do PIB em 2017, e por 38,5% das exportações nacionais. Influenciados pelas pragas e doenças, este setor sofre perdas anuais de 7,7% da produção, e perdas econômicas de US$ 17,7 bilhões/ano. Apesar de efeitos maléficos ao meio ambiente, pesticidas sintéticos ainda constituem a principal ferramenta de controle de pragas. Produtos naturais possuem variedades estruturais e suas características peculiares, estereoquímica e volatilidade, dentre outras, os levam a exercer papéis específicos no contexto de comunicação e controle de insetos. Mecanismos de ações inseticidas, fungicidas e enzimáticas dos produtos naturais devem ser estudados e podem levar a identificação de inseticidas inseto-específico, interferir na comunicação dos insetos, compreender a dinâmica de formigueiros e entre insetos pragas e plantas. A partir dessas informações, é possível controlar os insetos pragas e transferir os resultados obtidos para o setor produtivo. A necessidade de se controlar a dispersão, estabilidade e a eficácia de um inseticida natural no meio ambiente é tão importante quanto se conhecer as interações ecológicas. Portanto, estudos de interações ecológicas interespécies, nanoencapsulamento e modificação estrutural de metabólitos secundários fazem parte dos objetivos deste projeto na busca de métodos mais sustentáveis e eficientes para controle de insetos pragas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Moacir Wajner

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • disfunção mitocondrial e desbalanço redox em modelos animais de distúrbios metabólicos hereditários de intoxicação
  • As doenças metabólicas hereditárias de intoxicação são causadas por deficiências de enzimas do metabolismo intermediário, resultando em acúmulo tecidual de compostos endógenos em concentrações tóxicas. Os pacientes apresentam sintomas neurológicos severos, além de hepatopatia, cardiomiopatia, miopatia e insuficiência renal cuja patogênese é pouco conhecida. Dados da literatura sugerem disfunção bioenergética mitocondrial e estresse oxidativo nessas doenças, mas pouco foi estudado sobre alterações em funções mitocondriais críticas. A enzima defeituosa está usualmente localizada no interior da mitocôndria, sugerindo que há acúmulo predominante dos metabólitos nesta organela. Portanto, o presente projeto objetiva investigar os efeitos de metabólitos acumulados nas acidemias glutárica tipo I (GAI), metilmalônica e propiônica, na encefalopatia etilmalônica, na deficiência da LCHAD, na doença da urina do xarope do bordo, na galactosemia e nas deficiências isolada da sulfito oxidase e do cofator molibdênio sobre a homeostase bioenergética, incluindo biogênese, fusão e fissão mitocondrial, e redox em cérebro, fígado, coração, músculo esquelético e rim de ratos Wistar, bem como em cérebro de peixes-zebra e tecidos de camundongos nocautes para a enzima glutaril-CoA desidrogenase (modelo da GAI). Analisaremos ainda marcadores de dano celular, morfológicos e morte celular. Os mesmos parâmetros serão determinados em células neurais, renais, hepatócitos e cardiomiócitos cultivados na presença dos metabólitos acumulados. Uma vez que o tratamento para essas doenças é muito limitado, avaliaremos os efeitos de compostos potencialmente protetores da função mitocondrial e de alterações histopatológicas, tais como o bezafibrato, creatina, MitoQ e resveratrol. Esperamos que a elucidação dos mecanismos de dano tecidual observados nas doenças de intoxicação, com foco na mitocôndria, possa contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para esses distúrbios.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Moacyr Cunha de Araujo Filho

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • biocomplexidade e interações físico-químico-biológicas em múltiplas escalas no atlântico sudoeste
  • De forma inovadora, o presente projeto visa relacionar padrões de turbulência a determinados tipos fitoplanctônicos de modo a elucidar as razões pelas quais a região da Confluência Brasil-Malvinas (CBM) é considerada um “hotspot” de diversidade fitoplantônica. Esta iniciativa envolve um esforço conjunto entre 11 instituições, sendo 7 nacionais (4 do Nordeste, 1 do Sul e 2 do Sudeste) e 4 internacionais (2 Americanas, 1 Japonesa e a outra, Italiana), cujo objetivo principal é investigar, de forma interdisciplinar, o papel dos processos físico-químicos e biológicos na estruturação do ecossistema planctônico e nos ciclos biogeoquímicos na região da CBM, de modo a testar a hipótese da existência de uma maior diversidade em regiões de encontro de correntes de contorno. Este objetivo será alcançado através de observações oceânicas e atmosféricas, simulações numéricas e teoria ecológica envolvendo os parâmetros físicos e biogeoquímicos para o diagnóstico e a previsão da distribuição fitoplanctônica, da dinâmica do ecossistema bem como a sua resposta a mudanças climáticas no ambiente no Oceano Atlântico Sudoeste, com foco na CBM e sua extensão.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 25 00:00:00 BRST 2018-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
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Moisés Rockembach

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • arquivamento da web e preservação digital no brasil
  • A pesquisa pretende abordar o processo de preservação digital e o modelo do ciclo de vida do arquivamento da web, bem como os seus aspectos tecnológicos e relacionados à seleção e curadoria das informações. Com abordagem teórico-aplicada, procurará exemplos e estudos de caso internacionais, abrangendo contextos que envolvam o armazenamento destes recursos digitais, com foco sobre conteúdos nacionais sob o domínio .br. Em pesquisas prévias realizadas em fontes especializadas, não foi encontrada nenhuma iniciativa de arquivamento da web brasileira documentada na literatura, nem websites especializados neste trabalho no país, com apenas alguns conteúdos brasileiros arquivados de forma assistemática, ressaltando a originalidade do projeto. Estudos indicam que 80% dos hyperlinks desaparecem ou se modificam em um espaço de tempo de um ano. Desta forma, a preservação de domínios nacionais e websites institucionais possui relevância para a formação de uma memória digital em um contexto de informação efêmera. O estudo de caso incidirá sobre os sites de campanha das eleições gerais brasileiras de 2022 para a Presidência da República e governadores dos 26 Estados e do Distrito Federal. Sobre a aplicabilidade do projeto, algumas instituições estrangeiras utilizam a nuvem como base para a plataforma de arquivos da web. A partir da análise do uso e acessos por parte dos usuários, o estudo também indicará se o armazenamento e acesso pela nuvem poderá tornar-se uma forma eficiente de operar a plataforma de arquivo da web no contexto brasileiro. Constata-se ainda a plausabilidade da pesquisa, a partir de iniciativas de outros países que realizam o arquivamento da web, formando o International Internet Preservation Consortium. Estas organizações preservam e provêem acesso a websites arquivados de domínios dos seus respectivos países, como por exemplo França (.fr), Portugal (.pt), Canadá (.ca), entre outros, com mais de 60 iniciativas, das quais o Brasil ainda não participa.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Sat Mar 19 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Moises Romanini

Ciências Humanas

Psicologia
  • saúde mental na universidade: problematizações acerca dos efeitos da pandemia e do ensino remoto emergencial na vida de estudantes universitárias/os
  • Diante dos desafios que emergiram com a pandemia e o ensino remoto emergencial, partimos do pressuposto de que uma universidade socialmente responsável é uma instituição que deve ter a obrigação e a capacidade de responder à sociedade por suas ações, omissões e impactos. Como consideramos fundamentais os impactos educativos, cognitivos e sociais das ações das universidades em nossa sociedade, entendemos ser necessário repensarmos tais impactos tanto no período da pandemia quanto no retorno às aulas presenciais, pois esse período pandêmico atualizou ou tornou mais visíveis as desigualdades sociais, as dificuldades com a permanência das/os estudantes na universidade e o inesgotável debate sobre o direito à educação. Tendo em vista esse contexto, buscamos, através dessa pesquisa, problematizar os efeitos da pandemia e do Ensino Remoto Emergencial na vida e no percurso formativo de estudantes universitárias/os, no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com esse objetivo, não pretendemos dar conta da totalidade que corresponde ao universo UFRGS, mas sim acompanhar a processualidade desses efeitos. A pesquisa-intervenção, inspirada no método da cartografia, será desenvolvida com estudantes, professores e técnicos-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Um questionário de identificação dos principais efeitos da pandemia e do ERE será enviado a todas/os as/os estudantes de graduação da universidade, respostas que serão discutidas em encontros posteriores com professoras/es e técnicos vinculadas/os às Comissões de Graduação (COMGRADs). Concomitantemente a esse levantamento inicial, estaremos acompanhando grupos de estudantes atendidos pelas profissionais da Divisão de Moradia Estuantil e do Projeto de Extensão MEDUSA. Num segundo momento, após a análise dos questionários, prevemos a organização de encontros e oficinas com estudantes, professores e técnicos visando o debate e sistematização de conhecimentos acerca dos efeitos da pandemia.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Apr 29 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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Mônica Cavalcanti Sá de Abreu

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • proposição de estratégias com pensamento sistêmico para lidar com problemas perversos das crises hídrica e energética
  • O projeto envolve uma agenda de pesquisa em torno dos problemas perversos, definidos como dilemas de planejamento social e político que resistem a definições claras e conjuntos pré-determinados de soluções oriundos das ciências naturais e engenharia. Lidar com os problemas perversos exige uma perspectiva sistêmica que envolve a complexidade e a riqueza de interações que caracterizam os regimes de governança e os ciclos de aprendizagem social. No planejamento desse estudo, serão abordadas estratégias de adaptação às mudanças climáticas adotadas por atores, empresas e instituições no Brasil, Canadá e Portugal. O projeto desenvolverá estudos multiníveis, em um contexto temporal e espacial, os quais permitem análises comparativas para lidar com os problemas perversos decorrente das crises hídrica e energética. Empresas e instituições enfrentam incertezas sobre a magnitude, o momento dos efeitos das mudanças climáticas e os riscos que provavelmente precisarão enfrentar. Estas incertezas incluem políticas públicas nacionais e internacionais, estruturas regulatórias obscuras e em evolução, visão de curto prazo e comportamento de negação dos riscos climáticos nos níveis individual, organizacional e institucional, além de uma relativa escassez de inovações de baixo carbono. Abordar essas incertezas requer que empresas e instituições utilizem significativos recursos financeiros, tecnológicos e humanos. Para a compreensão desse fenômeno, foram elaborados frameworks analíticos, fundamentados na teoria institucional, nos regimes de governança colaborativa e adaptativa, e nos ciclos de aprendizagem social. O projeto adota metodologias quantitativas e qualitativas para lidar com problemas perversos que afetam o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável, e possibilita uma orientação prática para processos de transição para sistemas mais adaptativos.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Monica Cristina de Moura

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • design e inclusão de pessoas com ou sem deficiência visual em tempos de e pós pandemia
  • A pandemia SARS - Covid 19 impôs o isolamento social, fato que agravou os problemas relacionados a solidão nos grupos sociais vulneráveis e em pessoas com deficiência. Fundamentados no design inclusivo, em pesquisas anteriores, seus desdobramentos e resultados, identificamos a necessidade da criação de um sistema efetivo para comunicação, interação e integração, a fim de constituir uma rede de apoio para pessoas com ou sem deficiência visual, promovendo a autonomia e bem-estar a partir do desenvolvimento científico-tecnológico. Design inclusivo se refere a pesquisa e desenvolvimento com acesso democrático a produtos, serviços e sistemas que proporcionam conforto, acolhimento e qualidade de vida aos envolvidos. Essas premissas nortearam o projeto piloto “Lembrei de Você - LDV”, uma rede de voluntários corresponsáveis pela organização, leitura, gravação e envio de áudios às pessoas com ou sem deficiência visual (atendemos a quatro instituições e, aproximadamente, 800 pessoas) em estado de solidão e vulnerabilidade social. O projeto piloto apontou a necessidade de novos estudos, de desenvolvimento cientifico- tecnológico, da criação de sistema apropriado à disseminação, facilitação e otimização dos acessos e processos envolvidos. A questão específica se refere ao desenvolvimento de um sistema no âmbito do design socialmente inclusivo que integre as relações orais e sonoras e colabore no estímulo a autonomia, propicie acolhimento e melhoria da satisfação cotidiana do público atendido. As evidências de plausibilidade são corroboradas pelos participantes do projeto piloto LDV que, em seus relatos, apontam a efetividade da experiência sensível, memorial, diversão, conforto e bem-estar propiciados pelos áudios recebidos. A estratégia metodológica é qualitativa e envolve abordagens de pesquisa bibliográfica, de campo, do Modelo Social de Prática de Design, processos inclusivo, participativo e colaborativo e análises de eficácia e efetividade do sistema.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Tue Aug 16 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
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Mónica de la Fare

Ciências Humanas

Educação
  • mulheres egressas do ensino médio da eja na educação superior
  • Este projeto de pesquisa busca conhecer aspectos das trajetórias escolares e das estratégias de mulheres egressas do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para acessar, permanecer e concluir a Educação Superior, considerando as transformações desse espaço no Brasil nas últimas décadas. O referencial teórico se baseia no Estruturalismo Construtivista de Pierre Bourdieu e de outros autores do campo intelectual francês e de outros países latino-americanos, que desenvolveram teorizações e pesquisas empíricas sobre trajetórias educativas nessa perspectiva. Trata-se de uma visão relacional que prioriza a superação de dualismos tradicionais das ciências humanas e sociais e propõe uma trama de conceitos indissociáveis, tais como campo/capital/habitus aos que se articulam o de trajetórias sociais e estratégias. Esses construtos teóricos resultam pertinentes para compreender as dinâmicas de espaços sociais (campos) historicamente distantes, como são a Educação Superior e a EJA. Esta perspectiva teórica propõe a condição inseparável entre teoria e metodologia, por isso a pesquisa priorizará o trabalho com dados quantitativos e qualitativos. Os primeiros provenientes de distintas fontes estatísticas: microdados do ENEM, Censos da Educação Superior e da Educação Básica (INEP), neste último caso especificamente referidos à EJA escolar, correspondentes aos últimos cinco anos. Essa primeira etapa também incluirá análise de documentos de política pública. Posteriormente, serão consideradas as características dos estudantes e egressos da EJA que tentaram ingressar à universidade pelo ENEM na cidade de Porto Alegre. As tendências identificadas através das estatísticas serão contrastadas com informações qualitativas provenientes de entrevistas em profundidade com dez estudantes da Educação Superior egressas da EJA. Com esta pesquisa busca-se fortalecer aproximações entre as escolas da EJA e a Educação Superior, contribuir com produções acadêmicas ao campo da pesquisa edu
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Mônica dos Santos Marçal

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • conectividade fluvial quaternária em rios de ambientes tropicais úmidos no norte fluminense
  • O estudo da conectividade da paisagem oferece aporte teórico-metodológico para a compreensão da estrutura dos sistemas fluviais, onde formas como terraços e planícies são elementos importantes para elaboração de modelos evolutivos em bacias de drenagem. Os estudos que integram as abordagens morfoestratigráficas, morfotectônicas e de datação permitem elucidar a trajetória dos processos fluviais considerando os eventos climáticos extremos e neotectônicos, como mudanças de níveis de base, incisão e migração lateral dos canais. Assim, os registros sedimentares fluviais são indicadores das interações encosta-planície-canal, constituindo importantes chaves interpretativas do processo de evolução dos rios e eventos deposicionais. O objetivo da pesquisa é o estudo da conectividade fluvial quaternária nos sistemas de drenagem dos Rios Macaé e Macabu, no Norte Fluminense. Os eventos climáticos extremos são fenômenos que sempre ocorreram durante o período Quaternário, sendo fundamentais para a compreensão da evolução dos processos fluviais em função do significativo aporte de sedimentos nos rios. Há na literatura número relevante de trabalhos que abordam essa temática associada à processos de encosta, mas pouco sabemos em relação aos impactos que esses fenômenos geram na trajetória de evolução dos rios. Os estudos da conectividade fluvial com base em análises estratigráficas, neotectônica e de datação, podem revelar mudanças ocorridas na dinâmica dos processos fluviais frente aos eventos climáticos extremos e/ou neotectônicos. Nas áreas a montante e jusante nas duas bacias de drenagem ocorrem depósitos fluviais em forma de terraços e planícies, além de evidências de neotectônica que permitem construir um quadro de informações para projetar cenários evolutivos sobre a conectividade em diferentes tipologias fluviais. A estratégia metodológica abrange mapeamentos de depósitos fluviais, seções estratigráficas, análise granulométrica e datação através dos métodos LOE e carbono 14.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Monica Guimaraes Teixeira do Amaral

Ciências Humanas

Educação
  • docências compartilhadas, formação continuada e a lei 10.639/03: o papel das culturas urbanas em escolas públicas de diferentes regiões periféricas
  • A pesquisa visa construir uma epistemologia interseccionada e transversal entre ciências, e humanidades com base na história e culturas africana e afro-brasileira, e outras praticadas no território urbano periférico, de modo a contemplar a diversidade étnico-racial do país no âmbito da formação escolar e garantir a efetivação da Lei 10.639/2003. O objetivo é desenvolver um conhecimento transdisciplinar em sala de aula, por meio de pesquisa teórica e de campo, com docentes da rede básica, arte-educadores e pesquisadores das universidades do sudeste e nordeste. Com ênfase na democratização do ensino, pretende-se criar novas estratégias pedagógicas críticas (D’Ambrosio; Freire; Libâneo; Giroux; Duncan-Andrade & Morrel), anticoloniais (Souza; Santos; Krenak; Fanon) e decoloniais (Segato; Maldonado-Torres; Walsh), que sejam culturalmente relevantes (Nascimento, A.; Nascimento, B.; Gomes; Carneiro; Lamont-Hill; hooks). A hipótese é a de que a qualidade do ensino público depende, não apenas de satisfazer necessidades básicas de aprendizagem, ou mesmo aliviar a pobreza, mas também oferecer um currículo que favoreça a permanência discente na escola e o diálogo com os saberes e práticas socioculturais de populações historicamente invisibilizadas. O grupo de pesquisadores desenvolve práticas pedagógicas culturalmente relevantes há mais de dez anos, tendo sido a proposta da FEUSP adotada como política pública de formação de professores pela Prefeitura de São Paulo, em 2015. Por meio de uma plataforma digital, pretende-se integrar redes de colaboração entre as experiências de São Paulo, com o Ensino Fundamental II e Médio (FEUSP, IFUSP, UFSCar), do Rio de Janeiro (UFRRJ, UERJ), com o Ensino Fundamental I e da Paraíba (UFPB e UEPB), com os três níveis de ensino. A metodologia envolverá docências compartilhadas entre professores do ensino básico, arte-educadores e pesquisadores em 08 escolas públicas, que darão subsídios para epistemologias e práticas de ensino transdisciplinares.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Mônica Larucci Vieira

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • mecanismos moleculares de modulação da função de plaquetas por bactérias espiroquetas e a origem de distúrbios hemostáticos durante as infecções
  • A sífilis e a leptospirose são doenças re-emergentes causadas pelas bactérias espiroquetas Treponema pallidum e Leptospira, respectivamente. O conhecimento deficiente dos fatores de virulência e processos infecciosos desses patógenos dificulta o desenvolvimento de medidas terapêuticas e profiláticas eficazes contra as doenças. As plaquetas são centrais na hemostasia e cada vez mais são reconhecidas por funções adicionais, como regulação imune e inflamação. A modulação da função plaquetária por patógenos é uma estratégia de virulência essencial, com diferentes consequências para o hospedeiro. Tanto na sífilis quanto na leptospirose, as bactérias se disseminam pela corrente sanguínea e o comprometimento hemostático, trombocitopenia e coagulopatias são frequentes e associados a resultados adversos. Embora a interação de T. pallidum e Leptospira com as plaquetas tenha sido demonstrada in vitro, os mecanismos moleculares subjacentes e as consequências permanecem desconhecidos. Sabendo que a ligação do fator de von Willebrand (vWF) à membrana plaquetária e a desialilação são dois mecanismos bem conhecidos de clearance plaquetário, hipotetizamos que isso poderia ter papel na sífilis e na leptospirose. Por análises bioinformáticas dos genomas de T. pallidum e L. interrogans, identificamos 3 sialidases putativas e 4 proteínas contendo domínios de vWF tipo A. Nesta proposta, pretendemos estudar a possível desialilação plaquetária direta pelas sialidases bacterianas putativas, e a consequência das proteínas com domínio vWFA predito na disfunção plaquetária e desialilação mediada por enzimas. Avaliaremos se essas proteínas podem contribuir para o clearance plaquetário e trombocitopenia observada na sífilis e leptospirose, além de promover disfunção plaquetária e disseminação bacteriana. Esta proposta poderá identificar mecanismos de virulência e fisiopatologia nessas espiroquetoses e servir como base para o desenvolvimento de métodos profiláticos e terapêuticos inovadores.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Monica Macedo Bastos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • novos derivados oxoindólicos como possíveis inibidores da enzima tirosina quinase bcr-abl com potencial aplicação para leucemia mieloide crônica (lmc)
  • Câncer é um termo geral para descrever um grupo de doenças que tem em comum o crescimento desordenado das células, sendo um dos maiores causadores de óbito da história da humanidade. A leucemia é uma neoplasia hematológica, que provoca a proliferação desordenada de leucócitos, sendo classificada como mieloide ou linfoide e como crônica ou aguda. A leucemia mieloide crônica (LMC) é uma desordem clonal de células-tronco hematopoiéticas com incidência anual de cerca de 15% de todas as leucemias. Esta desordem do sistema hematológico está diretamente associada ao cromossomo Filadélfia (Ph), que leva à formação de uma proteína denominada tirosina quinase Bcr-Abl. Cientistas da Ciba-Geigy (atual Novartis) identificaram o esqueleto fenilamino pirimidina piridina (FAPP) como potente e não específico inibidor de quinase. O imatinibe, que contém o esqueleto FAPP, é um fármaco efetivo no tratamento da LMC; porém, já são descritos casos de resistência e reincidência. Assim, torna-se crucial o desenvolvimento de novos inibidores de tirosina quinase. Desta forma, este projeto tem por objetivo a obtenção, caracterização e avaliação biológica de três novas séries de substâncias com potencial atividade antineoplásica. Todos os compostos são baseados em estruturas híbridas com o esqueleto FAPP e a isatina substituída no carbono C-5, visto que é um núcleo amplamente empregado na busca por novas substâncias biologicamente ativas frente ao câncer e a LMC. Adicionalmente, serão realizados estudos de docking molecular para definir o modo de ligação dos potenciais inibidores da enzima tirosina quinase. As metodologias aplicadas para síntese, avaliação biológica e docking molecular já são descritas na literatura, facilitando assim a conclusão do projeto no prazo estabelecido.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Tue Jun 28 00:00:00 BRT 2022-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
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Monica Motta Lino

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • qualificação profissional e de gestores de santa catarina em dcnt
  • O projeto Qualificação Profissional e de Gestores de Santa Catarina em Doenças Crônicas Não-Transmissíveis constitui-se em uma proposta apresentada pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Departamento de Enfermagem, elaborada com equipe interdisciplinar de pesquisadores, professores e gestores em saúde do Estado de Santa Catarina, assim representados: Departamento de Saúde Pública - UFSC, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Secretaria do Estado de Saúde SES-SC. Trata-se de um projeto sustentado na tríade pesquisa, extensão e formação, que inclui em seu bojo a capacitação de profissionais da saúde e gestores para o cuidado à pessoas com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. A proposta contempla uma análise diagnóstica - aqui denominada como avaliação situacional de Santa Catarina, que será fundamental para orientar as ações do projeto, incluindo, a elaboração dos processos formativos. A análise diagnóstica de Santa Catarina tem como componente a caracterização e capacidade instalada na APS e dos trabalhadores/profissionais envolvidos, cujos parâmetros são descritos detalhadamente na contextualização do presente projeto. Essa etapa será desenvolvida entre dezembro de 2020 e maio de 2021. A etapa de formação tem como objetivo desenvolver estratégias efetivas e inovadoras de formação para trabalhadores de saúde de nível superior e gestores da APS, nas temáticas de promoção da saúde no território e na prevenção e cuidado (farmacológico e não farmacológico) das DCNT, a partir da identificação de seus determinantes e análise situacional no território e orientadas por protocolos, guias e outros instrumentos para o cuidado em doenças crônicas, preconizados pelo Ministério da Saúde. Assim, está organizado em três propostas educacionais: um curso de especialização em cuidado às pessoas com DCNT (360h), um Curso de Aperfeiçoamento em DCNT (180h) e um Curso de Capacitação para Gestores (40h). Essa etapa será desenvolvida entre junho de 2021 e dezembro de 2022. Os processos formativos serão permeados por encontros presenciais com vistas a promover estratégias efetivas e inovadoras de promoção à saúde, prevenção e cuidado da DCNT; oficinas com gestores municipais da APS para apoiar a reorganização e aperfeiçoamento dos serviços e redes locais de atenção à saúde, com vistas à qualificação da prevenção e cuidado das DCNT e promoção da saúde no território do cuidado às pessoas com DCNT, em âmbito individual e coletivo/no território. Ainda, haverá a participação efetiva dos autores deste projeto no Congresso Catarinense de Saúde Coletiva, fomentando a temática DCNT e promovendo rodas de diálogo; a ocorrer entre janeiro e junho de 2023. Após seis meses dos processos formativos será desenvolvida uma pesquisa de avaliação de impacto ex post facto sobre as mudanças produzidas na organização dos serviços de saúde e no processo de trabalho das equipes para a atenção às pessoas com DCNT (junho a outubro de 2023). Os parâmetros para a avaliação pós-intervenção incluirão as dimensões: 1) alcance das formações: caracterização do público formado; 2) adesão: caracterização e dimensionamento dos equipamentos públicos participantes (da rede); 3) efetividade: refere-se ao quanto o objetivo proposto para o curso foi alcançado; e 4) análise crítica da implementação das mudanças: refere-se ao quanto a capacitação tornou-se institucionalizada ou se tornou parte das práticas de rotina e políticas organizacionais. Por fim, cabe salientar que transversalmente serão realizadas e promovidas um conjunto de ações de educação, popularização e/ou divulgação científica do conhecimento junto à sociedade, para diferentes tipos de público, do início ao término do projeto, que sejam transversais às suas etapas, tanto em articulação com a comunidade científica; gestores das três esferas de governo; profissionais de saúde, comunidades locais; conselhos de políticas sociais; e grupos e instituições que atuam nas áreas de educação formal e não formal.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Dec 07 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
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Mônica Oliveira Batista Oriá

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • uso do preapp na predição da pré-eclâmpsia: avaliação da acurácia e custo-efetividade
  • A pré-eclâmpsia (PE) é uma doença que tem resultado em mais de 70 mil óbitos maternos e 500 mil óbitos neonatais no mundo (BROWN et al., 2018). Estimativas apontam que a PE representa 14% das mortes maternas ocorridas em países pouco desenvolvidos (NGENE; MOODLEY, 2019). Assim, há uma recomendação internacional em predizer a PE, ou seja, identificar gestantes de alto risco para modificar os cuidados pré-natais e instituir medidas de tratamento e prevenção em tempo oportuno, a fim de reduzir complicações e mortes decorrentes de PE. Considerando o desenvolvimento e expansão do eHealth/mhealth esta equipe desenvolveu um aplicativo para rastreamento em massa das gestantes com um teste sensível e de baixo custo que pode ser implementado tanto na rede pública como suplementar de saúde. O rastreamento oportuno além de reduzir mortes maternas e neonatais pode reduzir os custos de saúde e previdência. Logo, esta proposta visa investigar se o uso do aplicativo no 1º trimestre gestacional promove a predição de PE de modo que os profissionais possam implementar cuidados oportunos para evitar desfechos obstétricos e neonatais desastrosos. Além disso, buscaremos verificar a viabilidade econômica do aplicativo para ser utilizado no Sistema Único de Saúde e saúde suplementar. Dados de pesquisa anterior utilizando o algoritmo que deu suporte ao desenvolvimento do aplicativo em uma coorte retrospectiva envolvendo 733 gestantes revelaram uma sensibilidade de 67% com taxa de falso negativo de 10%, o que clinicamente é excelente. Iremos usar o aplicativo em uma coorte prospectiva incluindo as gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde de Fortaleza que serão seguidas até o desfecho (parto) usando o telemonitoramento. Será avaliada a acurácia e calculada a relação custo-efetividade do aplicativo em reais e dólares americanos. O estudo é relevante por trazer uma tecnologia que possa contribuir para a redução da mortalidade materna, meta prioritária da Agenda 2030 das Nações Unidas
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Mônica Pereira dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • de covid a com vida – ainda que remota: experiências docentes de busca de inclusão em tempos de pandemia
  • Em 2020, quando a pandemia da COVID-19 chegou à América Latina, um dos sistemas sociais mais abalados, além do de Saúde, foi o Educacional e os profissionais da Educação. Escolas foram fechadas, crianças e jovens permaneceram em casa e os professores, classe profissional que compõe a principal base de sustentação do sistema educacional de qualquer país, precisaram se reinventar, profissional e pessoalmente. É que neste processo, tiveram revirado o exercício de sua docência, com o advento de diretrizes políticas emergenciais que assolaram o cotidiano das escolas em que trabalham em seus países, o que precarizou ainda mais o trabalho docente e colocou os professores em um lugar de maior exclusão quando analisada a história dessa categoria profissional. Tiveram, ainda, invadidos, pelo chamado ensino remoto, suas casas, vida pessoal, privacidade, sossego. Em decorrência de tudo isso, foram reviradas e invadidas suas saúdes física e mental. Veja-se que a grande maioria dos estudos, até meados de 2020, mais se dedicava à Saúde. Quando se aproximavam do campo da Educação, ficavam ora na escola como um todo, ora nos alunos e suas famílias. Mas não se falava nos professores. Este projeto quer saber e acompanhar que políticas foram e serão aquelas que mencionamos, que impactos causaram e causarão na classe professoral em termos do exercício de sua profissão e de sua saúde, especialmente a mental, e de que forma esses profissionais têm se adaptado e se adaptarão ainda (ou não) a todo este processo pelos próximos 3 anos. Quer, ainda, oferecer soluções a desafios levantados pelos participantes, por meio da edificação e consolidação de uma Rede Internacional Latino-americana de Inclusão na Educação Básica e da exploração e criação de tecnologias. Assim, realizaremos um estudo de delineamento qualitativo, de tipo colaborativo, comparativo e longitudinal (36 meses) com pelo menos 20 professores da Educação Básica (ao menos 5 de cada país) do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025