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Camila Ferreira Bannwart Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
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Currículo
Título do Projeto:
vamos entender como a vacina de rna mensageiro age no seu corpo?
Resumo:
A produção material de ferramentas educativas de divulgação de alta qualidade contribui efetivamente para a popularização da ciência. Além da ampla divulgação em redes sociais do Laboratório de Genética Molecular e Bioinformática de materiais relacionados a temas da atualidade em imunogenética, principal foco do laboratório, haverá uma linha específica de trabalho para a Semana da Tecnologia 2021, visando sanar dúvidas a respeito do mecanismo da vacina de RNA-m, disponibilizada para o público-alvo desse projeto, os adolescentes. Na semana da tecnologia serão realizadas palestras online para alunos de 2 e 3 colegial de escolas públicas e privadas de Botucatu, Avaré e região. Como esse público receberá a vacina de RNA-m contra Sars-Cov-2, a finalidade das palestras será mostrar o mecanismo de ação dessas vacinas e tirar dúvidas a respeito do tema. O objetivo também será incentivar esses adolescentes na escolha da profissão. Será apresentado a eles a carreira de pesquisador e oportunidades de bolsa PIBIC para ensino médio. Esse projeto se enquadra na Linha B Eventos de Abrangência Intermunicipal e conta com a participação de pessoas de duas instituições: UNESP (Botucatu) e UniFSP (Avaré). O laboratório possui alta quantidade de trabalhos publicados, parcerias com diversas instituições, mostrando um grande potencial científico e a UniFSP conta com a participação de alunos de diferentes cursos para a realização das palestras.
Instituição/UF/País:
Faculdade Sudoeste Paulista - SP - Brasil
Vigência:
27/10/2021-31/10/2023
Camila Ferreira Leite
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inteligência artificial aliada ao programa de acompanhamento de indivíduos com apneia obstrutiva do sono tratados com terapia pressórica no sistema único de saúde do estado do ceará
Resumo:
Resumo: A apneia obstrutiva do sono (AOS) caracteriza-se por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores, com interrupções do ciclo do sono muitas vezes associada a estresse hipóxico/hipercápnico intermitente. A prevalência da AOS é elevada e fortemente associada a eventos cérebro e cardiovasculares. O seu tratamento padrão-ouro é realizado através da aplicação de pressão positiva em vias aéreas. Este tratamento, quando adequadamente instituído, mostra-se custo-efetivo. No Estado do Ceará, quatro serviços especializados em sono fazem acompanhamento de pacientes com AOS. O equipamento de pressão positiva utilizado para o tratamento é fornecido aos pacientes através da Secretaria de Saúde do Estado. Contudo, após dispensação dos equipamentos, não existe estratégias deste órgão para acompanhamento dos pacientes em tratamento. Objetivo: Desenvolver um sistema que se aplique ao SUS para controle e seguimento de usuários de equipamentos de pressão positiva em vias aéreas que são acompanhados em serviços especializados em sono e, a partir deste produto, gerar um Bigdata que permita oferecer soluções na esfera da gestão, seguimento clínico e ciência partindo de informações geradas por modelos de inteligência artificial. Métodos: O sistema que será desenvolvido utiliza-se de técnicas de computação em nuvem para interagir por meio de navegadores convencionais com o usuário e efetuando-se o armazenamento em nuvem dos dados adquiridos, formando o Bigdata. Técnicas de Inteligência Artificial serão empregadas para extrair informações que potencializem o tratamento dos pacientes de AOS, tanto de forma individual, quanto coletiva. Espera-se que o programa desenvolvido viabilize a ampliação do seguimento de pacientes acompanhados nos serviços especializados em sono, possibilitando a melhor comunicação entre os serviços e a fonte de dispensação de recursos bem como o fornecimento de informações sobre a efetividade da terapêutica ao Estado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Camila Greff Passos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudos de caso no ensino superior de química: possibilidades para o desenvolvimento da argumentação sobre os princípios da sustentabilidade e educação ambiental.
Resumo:
Uma das metodologias ativas que visam mitigar lacunas formativas que se refletem diretamente no perfil do profissional de Química e na atuação deste cidadão na sociedade são os Estudos de Caso (EC). Essa abordagem tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades de ordem superior, como a tomada de decisão e o desenvolvimento da argumentação. O objetivo geral deste projeto é avaliar as potencialidades das ações que serão desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para o desenvolvimento da argumentação sobre os princípios da Sustentabilidade e Educação Ambiental Crítica em disciplinas, projetos de extensão e de pesquisa pautados na proposição metodológica dos EC sobre questões socioambientais e sociocientíficas que envolvam as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as formas de contribuição dos EC para a construção de um saber ambiental no contexto da graduação e pós-graduação em Química e áreas afins? A investigação proposta tem natureza qualitativa e assume flexibilidade na escolha de instrumentos de produção de dados, além de ter um perfil predominantemente descritivo e interpretativo. Assim, os dados serão produzidos a partir dos registros do Diário de Campo dos pesquisadores, dos questionários sobre as formas de contribuição das ações vivenciadas e das produções textuais dos estudantes sobre os EC. Para análise dos dados, serão utilizados os princípios de análise da qualidade da argumentação, pautada no referencial teórico de Stephen Toulmin. Com a efetivação do projeto, espera-se difundir o uso dos EC para fomentar conhecimentos e reflexões quanto aos princípios da Sustentabilidade e Educação Ambiental de forma integrada aos conteúdos científicos em disciplinas de Química na graduação e pós-graduação, bem como em projetos de extensão do IQ da UFRGS.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Camila Pereira Jácome
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Arqueologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nos caminhos da cultura: diálogos sobre museu e patrimônio cultural dos povos indígenas do trombetas
Resumo:
O presente projeto tem como objeto de investigação a relação entre povos indígenas e objetos e/ou conhecimentos que são chamados de patrimônio cultural, pela arqueologia e museologia, p.ex. artefatos cerâmicos, tecnologias, conhecimentos tradicionais de saúde etc. Essa investigação será feita conjuntamente com os diferentes povos indígenas que habitam a região do Rio Trombetas e afluentes, que se situa em uma ampla região do norte da Amazônia (PA, AM, RR). Além de acadêmicos indígenas vindos da região que estão na graduação (UFOPA) ou pós-graduação (UFMG). O objetivo principal é compreender, ou estabelecer meios, de como os indígenas articulam esses conceitos em seus próprios termos, considerando a diversidade e diferença que transpassam os povos do Trombetas. Há demandas, das lideranças e desses jovens acadêmicos, pela constituição de um museu, que guarde e preserve acervos arqueológicos e etnográficos, mas que também sirva como espaço de diálogo sobre conhecimentos, entre jovens e anciões. Nossa proposta é que o museu dos povos do Trombetas seja constituído através de suas próprias conceituações de cultura, cultura material e imaterial. Para atingir esses objetivos, propomos metodologias que priorizem o diálogo e construção coletiva, entre acadêmicos e comunitários indígenas e não-indígenas, acerca desses conceitos. Trabalhos recentes da etnografia e arqueologia publicados pela equipe proponente têm indicado que objetos e conhecimentos ultrapassam o binômio passado/presente, material e imaterial. Para a realização desses diálogos conceituais propomos atividades em campo e espaços museológicos. As atividades de campo serão conduzidas a partir da pesquisa etnográfica e das arqueologias indígenas, metodologias que a equipe proponente tem experiência. Além disso, essa construção conceitual de um museu indígena da região do Trombetas, será mediado por especialistas nas áreas de museologia e curadoria desse tipo de acervo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Oeste do Pará - PA - Brasil
Vigência:
24/03/2022-31/03/2025
Camila Reis dos Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
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Currículo
Título do Projeto:
ii feira de ciências do castellão: uma proposta investigativa de popularização da ciência
Resumo:
As atuais propostas para o ensino de Ciências têm seguido as tendências da educação científica. Nessa perspectiva, a ênfase deve estar na proposição de atividades investigativas que exigem do aluno não apenas atitudes de observação e manipulação, mas características de um trabalho científico: o aluno deve refletir, discutir, explicar, relatar. Inevitavelmente, a pandemia da Covid-19 trouxe mudanças para os sistemas educacionais com a emergência do ensino remoto, suscitando novos desafios ao ensino de ciências. Ora, como prover uma educação científica que dinamize a argumentação? Como instigar nos estudantes o interesse e a motivação por assuntos científicos após o retorno presencial e, considerando as sequelas ainda sentidas pela pandemia da Covid-19? Nesse sentido, pelo intercâmbio entre Universidade e escola, o projeto em questão objetiva apresentar uma proposta de feira científica interdisciplinar dentro de uma leitura contextualizada das dimensões socioculturais humanas e, provendo caminhos coadunados aos aportes da alfabetização científica. A feira constitui-se parte do planejamento da área de Ciências da Natureza e Matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rômulo Castello (localizada em Serra-ES), com nove temáticas interdisciplinares já planejadas pelos professores da área para o ano de 2022: 1) De Tales de Mileto a Einstein: como o conceito de energia mudou ao longo da história; 2)Energia solar: uma solução eletrizante!; 3) Cata ou descarta?; 4) Fossilizando: com quantos carbonos se data um ser vivo?; 5) Polêmicas no cosmo: desvendando os mistérios das distâncias do universo; 6) O que comem as plantas?; 7) O mistério da luz azul: um game de suspense; 8)Tons e ritmos da natureza: os mistérios da vida nas ondas sonoras; 9) Os curiosos casos dos gigantes invisíveis. Pretende-se que a feira científica se torne parte do planejamento anual da escola, bem como se amplie para perspectivas transdisciplinares.
Instituição/UF/País:
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Camilla Abbehausen
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
metalofármacos e doenças negligenciadas: uma nova possibilidade terapêutica?
Resumo:
A leishmaniose e a doença de Chagas, causadas respectivamente por Leishmania spp. e Trypanosoma cruzi, são protozooses complexas pertencentes ao grupo das doenças tropicais negligenciadas (NTD). Essas NTD afetam mais de 20 milhões de pessoas no mundo trazendo desafios para a saúde pública por concentrarem altas taxas de morbidade e mortalidade especialmente para populações mais pobres. As opções quimioterápicas disponíveis apresentam alta toxicidade e, em muitos casos, requerem hospitalização do paciente. Além disso, a ineficácia do tratamento em casos crônicos e a identificação de parasitos resistentes aos fármacos de escolha agravam a condição de saúde dos pacientes infectados. Com base nesses desafios, o desenvolvimento de novos medicamentos tornou-se urgente e uma prioridade de pesquisa na área, ainda que com um número muito reduzido de novos medicamentos aprovados nos últimos anos. Assim, a presente proposta visa avaliar e selecionar metalofármacos com atividade leishmanicida e tripanocida via uma abordagem integrada utilizando técnicas de química, biofísica, bioquímica e parasitologia. Isso permitirá avaliar o seu mecanismo de ação, visando o desenvolvimento de novas moléculas contra espécies de Leishmania e T. cruzi. Dentre as moléculas, iremos compor séries sistemáticas de complexos de Au(I), Ag(I), Cu(I) e Cu(II) contendo ligantes selecionados. A avaliação in vitro das concentrações inibitórias do crescimento parasitário permitirá a seleção de candidatos para medidas de internalização celular, permeabilização da membrana plasmática, avaliação da bioenenergética mitocondrial e da geração de espécies reativas de oxigênio e interação com alvos específicos. Nosso objetivo final estará focado no desenvolvimento de uma formulação tópica para o tratamento experimental da leishmaniose cutânea usando um sistema de liberação à base de celulose bacteriana.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Candice Müller
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
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Currículo
Título do Projeto:
arranjo de antenas com feixe de radiação de azimute configurável
Resumo:
É esperado que até 2020 cerca de 50 bilhões de dispositivos estejam conectados à internet. Neste contexto surgem as tecnologias de comunicação de 5ª geração, 5G, a internet das coisas, IoT e a Indústria 4.0. Para lidar com a grande quantidade de usuários, faz-se necessário o uso de antenas inteligentes, de modo a implementar o múltiplo acesso por divisão no espaço (SDMA), maximizando a relação sinal interferência para os diversos usuários. Para tal, são necessários arrays de antenas, onde o sinal em cada elemento do array é controlado de modo a direcionar o padrão de radiação na direção de cada usuário. No contexto deste mercado emergente de steerable arrays, este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de um array de antenas que permita direcionar seu diagrama de radiação na direção desejada, de modo a atender as demandas impostas pela grande quantidade de usuários previstos no 5G, IoT e Indústria 4.0. Para maximizar o throughput do sistema o array deve operar em dupla polarização e possuir banda operacional larga. O projeto é dividido em cinco etapas. A 1ª etapa objetiva o desenvolvimento do elemento básico do array com dupla polarização, alta isolação entre portas, dimensões reduzidas e fácil prototipação. A 2ª etapa objetiva o desenvolvimento da rede de alimentação dos elementos do array, com baixas perdas. Na 3ª etapa é realizada a integração, testes e validação dos protótipos dos elementos do array (elementos irradiantes e rede de alimentação). A 4ª etapa objetiva o estudo e implementação dos algoritmos para beamforming e steering. Na etapa final é realizada a integração, testes e validação dos resultados de simulações eletromagnéticas com os algoritmos para beamforming e steering. Ao final do projeto espera-se obter uma solução tecnológica que servirá de base para a implementação de uma prova de conceito do steerable array em hardware, assim como servirá de base para o desenvolvimento de outras soluções com diferentes especificações.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
08/03/2022-31/03/2025
Cândido Ferreira de Oliveira Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
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Currículo
Título do Projeto:
potencial de uso agrícola de brassinosteróide e azospirillum brasiliense como promotores de crescimento em milho.
Resumo:
Existe uma forte demanda global por maior produção quantitativa e qualitativa de alimentos, mas com a abordagem da sustentabilidade agrícola, valorizando alternativas que diminuam os impactos negativos das condições de estresses abióticas, salinidade e deficiência hídrica, assim como a dependência de fertilizantes nitrogenados produzidas industrialmente, o que tem motivado estudos sobre a aplicação de brassinosteróide e Azospirillum brasiliense e seus efeitos benéficos no milho, visando melhoria na produtividade e qualidade da planta, no foco da sustentabilidade da cultura e dos agricultores. Assim, o objetivo do projeto será avaliar os efeitos do tratamento de sementes com Azospirillum brasiliense associado com a aplicação de brassinosteróide na cultura do milho no Estado do Pará. Para isso, serão conduzidos 4 experimentos, assim especificados: Experimento I - Inoculação de Azospirillum brasiliense no milho associado a fertilizantes nitrogenados de eficiência aumentada; Experimento II - Avaliação da eficiência agronômica das épocas de aplicação de N e inoculação de Azospirillum sp. no milho cultivado na Amazônia Oriental; Experimento III - Aplicação de brassinosteróides e Azospirillum brasiliense em plantas de milho submetidas a deficiência hídrica; Experimento IV - Aplicação de brassinosteróides e Azospirillum brasiliense na eficiência de utilização do N aplicado no milho. A partir dos resultados experimentais obtidos serão disponibilizadas informações sobre os benefícios da adoção da técnica aos agricultores, auxiliando tanto os setores da pesquisa como da extensão, com informações válidas a respeito do benefício da aplicação de brassinosteróide e Azospirillum brasiliense no milho para o Estado do Pará, elevando a produção de grãos e vagens, com isso, melhorando a renda do agricultor local, sem que haja prejuízos ambientais com a aplicação de doses elevadas e/ou baixas de N que não possibilite todo o potencial produtivo da área agrícola.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Candido Malta Campos Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
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Currículo
Título do Projeto:
a cidade das desigualdades: planos e instrumentos urbanísticos na são paulo do século xxi.
Resumo:
Trata-se de um tema e de um objeto de estudo bastante urgentes, para estudarmos a aplicação de planos diretores estratégicos, planos regionais, operações urbanas e instrumentos urbanísticos, aplicados neste século no município de São Paulo - quando se completaram, já em 2021, os 20 anos do Estatuto da Cidade - a partir do acirramento das desigualdades sociais na metrópole. É um projeto de pesquisa que irá dar continuidade a outro projeto, que resultou em livro - que eu e a Profa. Nadia Somekh organizamos e escrevemos, com outros membros da nossa equipe atual - A Cidade que Não Pode Parar: Planos Urbanísticos de São Paulo no Século XX (primeira edição 2002, segunda edição 2008), que se tornou uma obra de referência, usada em cursos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, e Planejamento Urbano. Este projeto, A Cidade das Desigualdades: Planos e Instrumentos Urbanísticos na São Paulo do Século XXI, terá como objetivo básico realizar uma investigação crítica sobre os diferentes Planos Diretores Estratégicos; Planos Diretores Regionais; Leis de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo; Zonas Especiais de Interesse Social; Operações Urbanas Consorciadas, revistas e novas; Projetos Urbanos; Programas de Habitação; de Transportes e Mobilidade; e de Sustentabilidade - aprovados no município de São Paulo de 1995 a 2018, de maneira analítica e abrangente, interligando os diferentes momentos dessa trajetória, para criar um novo livro; que, esperamos, terá repercussão não apenas local e regional, mas será uma referência aplicável a diferentes situações do Brasil. A hipótese é a de que, a despeito das inovações estabelecidas pela prática de planejamento e dos instrumentos no século XXI, houve várias instâncias de apropriação desses ganhos pela iniciativa privada, particularmente o setor imobiliário. Isso será levantado no material bibliográfico e, também, em depoimentos e workshops com profissionais do setor público e privado, acadêmicos, políticos e colunistas.
Instituição/UF/País:
Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Carina Costa de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a litigância ambiental no contexto da gestão sustentável dos recursos marinhos
Resumo:
Os limites da gestão sustentável dos recursos marinhos, tanto no âmbito do poder executivo quanto do poder legislativo, resultaram no aumento da litigância ambiental diante dos tribunais. Casos como o das manchas órfãs no litoral brasileiro, ocorrido em 2019, demonstram que a prevenção e a reparação de danos ao meio ambiente marinho chegam ao judiciário que, nem sempre, garante a melhor solução para a proteção ambiental. Diversos problemas jurídicos como a competência dos tribunais, a prescrição de danos, a legitimidade ativa em ações ambientais, são levados constantemente ao Poder Judiciário. A demanda por justiça das populações atingidas (pescadores, indígenas, quilombolas) é singular diante do objeto jurídico regulado. Porém, nem sempre os tribunais interpretam a legislação ambiental com o foco nas peculiaridades do espaço marinho. A proposta é trazer à luz as contribuições e as lacunas na atuação do poder judiciário, no âmbito nacional e internacional, no que se refere a disputas ambientais relacionadas ao meio ambiente marinho. Em particular, essa pesquisa sistematizará e depois analisará os principais casos diante do judiciário nacional e internacional relacionados à proteção ao meio ambiente marinho, a fim de subsidiar a atuação dos operadores do direito e dos gestores públicos que trabalham com o tema. Inicialmente foram identificados mais de oitenta casos emblemáticos, diante dos tribunais superiores nacionais, relacionados ao espaço marinho. O direito comparado e o direito internacional também serão utilizados a fim de identificar interpretações inovadoras. A jurisprudência será analisada por meio de parâmetros relacionados à conservação e ao uso sustentável dos recursos marinhos. A hipótese é que por meio da organização das informações será possível obter maior previsibilidade e maior segurança jurídica para a interpretação de princípios, obrigações e instrumentos relacionados à conservação e ao uso sustentável do espaço marinho.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Carina Elisei de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
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Currículo
Título do Projeto:
universidade espaço de conhecimento, identificação e desenvolvimento de talentos em ciência e tecnologia
Resumo:
Os investimentos que permeiam a Educação são aqueles que apresentam maiores resultados a médio e longo prazo. Ações afirmativas de divulgação e popularização da ciência, contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico no País. Assim, para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2022 optamos por investir na Ciência e no tema Universidade espaço de conhecimento, identificação e desenvolvimento de talentos em Ciência e Tecnologia presentes no Estado do MS, aplicando na formação de professores para o reconhecimento e a captação de talentos para o mundo da Ciência e Tecnologia. Dessa forma, nosso objetivo é executar o projeto realizados as etapas descritas abaixo: FORMAÇÃO DE DOCENTE PARA IDENTIFICAÇÃO DE TALENTOS EM CIÊNCIA E DESPERTAR E DESENVOLVER A O INTERESSE POR CIÊNCIA NOS ESTUDANTES (ENSINO FUNDAMENTAL I E II, ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA) ETAPA 2: CICLO DE PALESTRAS E OFICINAS DE CT&I/ SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UCDB ETAPA 3: OFICINAS DE CT&I (PROGRAMA DE VERÃO/ JAN/FEV_2023 ESTA ATIVIDADE POR SER INTEGRAL TEM QUE OCORRER NO PERÍODO DE RECESSO ESCOLAR PARA QUE TENHA A PARTICIPAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES E PROFESSORES) ETAPA 4: SEMINÁRIOS DE IC (PIBIC/PIBITI/ PIBIC-EM) DAS PÓS GRADUAÇÃO DA UCDB E O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA/ INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR (PIBIC-JR) DA UCDB
Instituição/UF/País:
Universidade Católica Dom Bosco - MS - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Carina Luisa Ochi Flexor
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
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Currículo
Título do Projeto:
letramento transmídia, práticas comunicacionais e as realidades brasileiras
Resumo:
A cultura digital e as TICs vêm suscitando transformações de distintas naturezas, sobretudo, nos modos de produzir, armazenar, distribuir e acessar informações diversas, reverberando em amplas transformações, inclusive, no ambiente educacional em seus diversos níveis. Observando que a rede vem propiciando a circulação de conteúdos transmidiáticos por distintas plataformas, exigindo novas competências para lidar com os diversos hardwares, softwares e seus protocolos, reivindicando uma espécie de letramento que lhe é próprio e, reconhecendo que nem todos os jovens têm as mesmas capacidades, identificar tais competências torna-se premente a qualquer outra estratégia/ação que se possa pensar frente ao desafio que a cultura digital tem imposto à interface comunicação/educação. Adotando como arcabouço teórico-metodológico do Transmedia Literacy (SCOLARI, 2018), a pesquisa tem como objetivo investigar a citada abordagem teórico-metodológica e o mapa taxonômico de competências com o intuito de analisar as competências transmídia desenvolvidas pelos adolescentes brasileiros frente ao uso das TICs. Pretende-se mapear e descrever as competências comunicacionais transmídia dos estudantes da educação básica de algumas cidades do Nordeste e Centro-Oeste do país, com o intuito de elaborar um diagnóstico que seja capaz de orientar a produção de estratégias comunicacionais e materiais pedagógicos para escolas das citadas regiões, permitindo, avaliar se (e como) as particularidades dos contextos socioeconômicos e culturais das distintas regiões produzem diferenças ou semelhanças em relação às competências desenvolvidas pelos adolescentes. De abordagem dedutiva, qualitativa-exploratória e de caráter predominantemente etnográfico, a pesquisa adota as estratégias metodológicas e os instrumentos de coleta de dados (questionários, oficinas, entrevistas semiestruturadas e registros pessoais de uso de mídia) propostos no projeto Transmedia Literacy, adaptados ao contexto brasileiro.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
21/03/2022-31/03/2025
Carísi Anne Polanczyk
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inct para avaliação de tecnologias em saúde
Resumo:
O IATS é um instituto acadêmico, constituído em 2009 dentro do programa ministerial de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Tem como missão desenvolver, fomentar e disseminar a avaliação e monitoramento de tecnologias em saúde no Brasil, com rigor científico e transparência, provendo instituições e o Sistema de Saúde de informações técnico-científicas. É um projeto inovador, na medida em que agrega pesquisadores de múltiplas áreas e expertise para compor uma rede que aproxima as demandas sócio sanitárias de populações, compromissos institucionais de sistema de saúde com a pesquisa clínica e aplicada. Ao longo dos 5 anos de trajetória, os 87 pesquisadores publicaram mais de 600 artigos envolvendo estudos primários (ensaios clínicos), estudos de efetividade e custo-efetividade, revisões sistemáticas e avaliações de programas dirigidos à avaliação de riscos, de eficácia de métodos diagnósticos e terapêuticos, de organização de serviços, entre outros. Os pesquisadores do IATS, organizaram-se em rede e, com base no fomento coordenado pelo comitê gestor, potencializaram sua produção. As metas foram plenamente alcançadas com a formação de recursos (44 mestrados, 78 doutorados e 8 pós-doutorados) e transferência do conhecimento para o setor público (74 mestrados; 44 alunos de especialização e mais de 110 alunos em cursos). Parte expressiva da pesquisa do Instituto foi para atender demandas do Ministério da Saúde, gestores regionais e municipais no que tange a avaliação de tecnologias para a incorporação no SUS publicados em periódicos nacionais e internacionais. Muitos dos projetos foram desenvolvidos em estreita colaboração internacional, com intercambio de pesquisadores e alunos e valorização do IATS; sendo hoje reconhecido como a rede de colaboradores com maior representatividade qualitativa e quantitativa de produção de conhecimento na área de ATS no Brasil e América Latina. Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) é centrada no paradigma da medicina baseada em evidência para coleta sistemática de informações sobre as novas tecnologias: segurança, eficácia, efetividade e validade para diferentes cenários de prestação de serviço. ATS também considera uma ampla gama de atributos e o impacto micro e macroeconômico. Fazem parte a comparação entre os benefícios à saúde e os custos de uma nova tecnologia, comparativamente as alternativas disponíveis, relação testada em estudos de custo-efetividade e custo-benefício. É esperado que ATS fortaleça o apoio para a tomada de decisão de profissionais de saúde e políticas a serem incorporadas, assim como permita a tomada de decisão informada mais adequada entre médicos e pacientes. As pesquisas planejadas integram distintas áreas da Agenda de Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, desde temas de saúde da criança, adulto, idoso, mas essencialmente as subagendas 14- ATS e economia da saúde e a sub agenda 18- promoção de saúde. As agendas internas de pesquisa de IATS estão estruturadas de acordo com a demanda sócio sanitária da população brasileira e expertise dos grupos de pesquisa integrantes. As principais agendas focam as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs) e as doenças infecciosas. Em 2007, as DCNTs compreenderam 72% de todas mortes (doenças cardiovasculares, respiratória crônica, diabetes, câncer e outras crônicas) e 10% foram por doenças infecciosas. A concepção científica do IATS baseia-se em uma plataforma metodológica de apoio a pesquisa em ATS e monitoramento das tecnologias, incluindo pesquisas clínico-epidemiológicas; principalmente ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas, metanálises e análises econômicas -, inter-relacionados com agendas de pesquisa clínica e populacional desenvolvidas pelos núcleos de Doenças Cardiovasculares, Diabetes e a prevenção das DNCT, Doenças Infecciosas, Atenção Primária em Saúde, Vacinas, Oncologia, Saúde Mental e Alta complexidade. Na expansão deste arcabouço foram inseridos os eixos de gestão, monitoramento das tecnologias e de serviços. Estão previstos a realização de 87 projetos de pesquisa; vários cursos de pós-graduação acadêmico (mestrado profissional) e especialização (presencial e a distância); cursos de curta duração e para gestores; permuta entre pesquisadores nacionais, entre outros INCTs e grupo internacionais de reconhecido destaque acadêmico e cientifico. Nesta fase, os projetos são mais robustos, de maior escala e potencial impacto com a formação de conhecimento tanto em nível internacional em publicações científicas quanto nos subsídios concretos ao SUS. O projeto amplia o corpo de colaboradores para 160 membros, 8 do Comitê Gestor representativo das 9 instituições (4 georegiões do Brasil, 3 tutelações) que compõe o IATS. Com objetivo de reduzir as desigualdades em expertise em ATS, centros do Nordeste (UFPe) e no Centro-Oeste (UNB, UFG) serão fomentados e apoiados, bem como novos parceiros incorporadas nessas regiões (Fiocruz Recife, Piauí). São 85 pesquisadores com doutorado, 15 bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ) em diversas categorias. A pesquisadora proponente, Carisi Polanczyk, é a atual coordenadora adjunta do INCT, função que lhe atribui responsabilidades de idealizadora de projetos, gestora do desenvolvimento nas diversas frentes de atuação e dirigente da estrutura organizacional do Instituto. É professora adjunta da UFRGS e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia (nível CAPES 5), pesquisadora CNPq 1B, índice H 22. É integrante da comissão coordenadora do Mestrado Profissional Gestão de Tecnologia em Saúde da UFRGS e membro do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia (REBRATS). A vice coordenação será assumida pelo Prof. Antônio Ribeiro, membro atual do comitê gestor, professor titular do departamento de clínica médica da UFMG, pesquisador CNPq 1A, com ampla experiência em pesquisa clínica, gestão em saúde, gestão de projetos multicêntricos e complexos, e colaboração internacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
25/11/2016-30/11/2024
Carla Aparecida Arena Ventura
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
iniciativa qualityrights da organização mundial da saúde (oms): alternativas para diminuir o estigma e promover o conhecimento sobre os direitos humanos das pessoas com transtornos mentais em profissionais de enfermagem brasileiro
Resumo:
Pessoas com transtornos mentais vivenciam violações de direitos humanos, são excluídos da vida comunitária, estigmatizados e discriminados em diferentes aspectos da vida, como trabalho, educação, habitação, lazer. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta a Iniciativa QualityRights, que tem como principal benefício oferecer meios para facilitar o fim de violações de direitos humanos que acontecem nos espaços de saúde e de assistência social, a melhora da qualidade dos cuidados a essas pessoas, assim como a formação e o desenvolvimento de habilidades para profissionais de saúde. Estudos que aplicaram os módulos do QualityRights em países como Islândia, Tunísia e Índia, indicaram mudanças positivas no nível de conhecimento e atitudes após a finalização do treinamento em diferentes serviços de saúde mental. Portanto, as evidências dos estudos sinalizam que a iniciativa QualityRights promove conhecimento sobre direitos humanos das pessoas com transtornos mentais e reduz o estigma e a discriminação com relação a este grupo vulnerável. Esta proposta busca adaptar culturalmente para o Brasil e avaliar a aplicabilidade e a eficácia da Iniciativa QualityRights para promover o conhecimento sobre os direitos humanos das pessoas com transtornos mentais e a redução do estigma em profissionais de enfermagem em serviços da Atenção Primária à Saúde. Profissionais de enfermagem, apesar de serem responsáveis pela promoção de direitos humanos e redução de atitudes e práticas estigmatizantes com relação às pessoas com transtornos mentais, muitas vezes se distanciam desses papeis devido à falta de conhecimento, experiências de contato negativas, cumprimento de protocolos e visão biomédica ainda predominante. Assim, este estudo controlado e randomizado seguirá duas estratégias metodológicas: 1) Adequação do processo de adaptação cultural dos módulos da iniciativa QualityRigths; 2) Avaliação da aplicabilidade dos módulos e da eficácia da iniciativa QualityRights.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
06/02/2022-28/02/2025
Carla Busato Zandavalli
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a base nacional comum curricular e o discurso da qualidade de ensino como indutor de políticas da educação básica e de formação de professores no brasil
Resumo:
Este projeto de pesquisa reúne pesquisadores e estudantes dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação e do Programa de Ensino de Ciências, bem como de cursos de licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Taubaté (SP). Objetiva analisar a proposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principal política educacional desenvolvida no Brasil a partir de 2016, como elemento indutor da qualidade de ensino e articulador das políticas curriculares, de formação de professores, de materiais didáticos, tecnologias educacionais e de avaliação da educação no Brasil. Toma-se o Estado na acepção de Gramsci (2007), ou seja, o Estado integral. O projeto será desenvolvido a partir de quatro eixos: 1) BNCC e os currículos de referência de estados e municípios; 2) Programas, projetos e ações propostos para a formação inicial e continuada de professores da educação básica, para o desenvolvimento dos currículos e a percepção dos profissionais da educação; 3) BNCC, os materiais didáticos e as tecnologias educacionais; 4) BNCC e as políticas de Avaliação Educacional. Cada eixo contará com subprojetos desenvolvidos no âmbito dos programas e cursos já indicados. Embora os subprojetos tenham lócus de análise diferentes, serão conduzidos a partir de uma unidade teórico-metodológica, a base sócio-histórica (SAVIANI, 1997) com estudos de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 2013) e algumas etapas em comum: a) etapa bibliográfica; b) etapa documental; c) coleta em campo; d) tratamento e análise de resultados. As coletas em campo compreenderão os procedimentos éticos da pesquisa, abrangerão a realização de entrevistas e/ou grupos focais e serão analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
01/04/2022-30/04/2025
Carla Craice da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Demografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a última fronteira agrícola: análise sobre os movimentos populacionais na região do matopiba
Resumo:
No Brasil, as frentes de expansão agrícola ganharam força na virada do século XIX com a interiorização da população ao Sudeste e ao Sul do país, sendo retomadas em meados do século XX com a expansão em direção à Amazônia e, mais recentemente, uma nova área tida pelos discursos oficiais como última fronteira agrícola se coloca em evidência, a região do MATOPIBA, que abrange o estado do Tocantins e parte dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia. Embora tenha sido oficializada através do Plano de Desenvolvimento Agropecuário (PDA-Matopiba) em 2015, a região se define como área de interesse dos setores agropecuários desde os anos 2000. Por um lado, o avanço dessa nova frente de expansão implica na proposta de se ampliar a produção agropecuária e mineral a partir de um modelo específico de desenvolvimento agroindustrial. Se na década de 1960 este modelo foi impulsionado pela Revolução Verde, a partir dos anos 1990 se atualiza na ideia do agronegócio transnacional. Por outro lado, ela pressupõe uma reocupação populacional de grupos arregimentados pelo modelo de produção hegemônico, gerando processos migratórios para as regiões de interesse dos setores agropecuários. Assim, o estabelecimento desses empreendimentos agroindustriais não tende a incluir a totalidade das populações já estabelecidas, determinando mecanismos de incorporação subalternizada ou expulsão destas, sobretudo os povos e comunidades tradicionais e assentados. Deste modo, este projeto tem como objetivo compreender a relação entre o estabelecimento do agronegócio transnacional e a transformação da população na região do MATOPIBA, buscando entender as diferentes modalidades de movimentos populacionais envolvidas no processo, tratando de quem chega, quem permanece/resiste e quem parte deste território. O projeto contará com uma abordagem de multimétodos, com análise sociodemográfica da população dos Censos Demográficos dos anos 2000, 2010 e 2022 e, no segundo momento, com pesquisa de campo etnográfica.
Instituição/UF/País:
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
Vigência:
25/02/2022-28/02/2025
Carla Freire Celedonio Fernandes
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
plataforma de desenvolvimento e engenharia de anticorpos e nanocorpos terapêuticos contra doenças infecciosas
Resumo:
O mercado de biofármacos movimenta cerca de US$ 230 bi/ano no mundo. A maior parte do valor é gerada por anticorpos monoclonais e seus construtos. Esses medicamentos são usados para tratar patologias como câncer, doenças inflamatórias e infecciosas. Recentemente, o primeiro biofármaco baseado em nanocorpos (caplacizumab) foi aprovado pela EMA e FDA. O Brasil é dependente no setor e considerado o dispêndio do Ministério da Saúde com importação desses produtos vê-se a necessidade de maiores investimentos em CT&I na área. Considerando (i) a experiência do grupo no estabelecimento de uma plataforma de nanocorpos que permitiu a seleção do insumo por Phage Display contra alvos virais e toxinas animais; (ii) as formulações com nanocorpos em andamento para inovações no tratamento do ofidismo; (iii) os trabalhos em desenvolvimento para uso de scfv para aplicação em CART-cells; (iv) a experiência em bioinformática estrutural e imunogenicidade de anticorpos; além da infraestrutura disponível na Fiocruz-CE; a implantação do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde de Eusébio e de uma unidade produtiva de Bio-Manguinhos, a presente proposta visa consolidar uma plataforma de desenvolvimento de anticorpos/nanocorpos para obtenção desses insumos para viroses emergentes e doenças negligenciadas. Para isso, bibliotecas humanas de anticorpos serão construídas, a partir do repertório de linfócitos B de indivíduos vacinados contra a Covid-19 e que apresentaram produção de anticorpos. Após seleção e caracterização, a capacidade de neutralização viral dos anticorpos anti-SARS-CoV será avaliada. Além disso, dadas as falhas e toxicidade do tratamento para Leishmaniose, a proteína tripanotiona redutase será usada como alvo molecular para construção de biblioteca imune e obtenção de nanocorpos e formulações nanoestruturadas para a doença. Assim, espera-se obter anticorpos neutralizantes, protótipos de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para o tratamento de pessoas com COVID-19 e Leishmaniose.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - CE - Brasil
Vigência:
25/02/2022-28/02/2025
Carla Gruzman
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desafios contemporâneos da educação museal: narrativas de formadores de educadores e de educadores em formação na interface museus de ciências-universidades
Resumo:
Seminários promovidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o International Council of Museums (ICOM), sobretudo a partir da década de 1950, tiveram importante papel no fortalecimento da função educativa dos museus. No cenário nacional, o desenvolvimento da Educação Museal acompanha a própria história dos museus no país, levando à organização de setores educativos, sistematização de processos, produção de conhecimentos, criação de Redes de Educadores e proposição de políticas públicas como a Política Nacional de Educação Museal (PNEM), de 2017, com repercussões para a consolidação de um campo científico. Um dos desafios para o fortalecimento da relação entre os museus e a sociedade é a necessidade de investimento na formação específica de educadores museais, no intuito de promover um encontro cada vez mais qualificado destes com os públicos. Estudos apontam a baixa oferta acadêmica para propor reflexões e pensar a formação desses sujeitos, predominando a formação em serviço. Desta maneira, este projeto leva em consideração as discussões acadêmicas sobre Educação Museal, e buscará compreender as ações de formação humana no campo por meio da escuta, registro e análise de narrativas (auto)biográficas e histórias de vida de educadores museais e professores (formados e em formação). Tem como foco as experiências e sentidos mobilizados em seus percursos formativos enquanto elementos que vão sendo engendrados para constituir seus repertórios teórico-político-práticos. Considera ainda a circulação de conhecimentos entre esses diversos atores sociais, que estão nas zonas de contato entre diferentes contextos formativos. Particularmente, pretende-se também compreender os desafios evidenciados pela pandemia de Covid-19 no que tange esses processos formativos, investigando os seus efeitos sobre as ações planejadas e sobre os sujeitos da pesquisa. Interessa examinar os processos de formação nos quais tomam parte educadores museais e professores, as escolhas realizadas, as marcas e significações que produzem sobre o papel da Educação Museal no contexto da formação humana, buscando, ainda, compreender as articulações que estabelecem com/nas redes educativas das quais participam. Almeja-se explorar as percepções e potencialidades dos acervos e objetos dos museus para abordar aspectos dos processos históricos das ciências na formação; conhecer os princípios, estratégias e elementos que compõe o planejamento e organização de processos formativos e as singularidades dos diferentes espaços-tempos em que se realizam essas ações. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem como cenário empírico os processos de formação que ocorrem na interface museu-universidade, a ser executada por uma equipe de pesquisadores de três museus de ciências brasileiros com trajetórias reconhecidas nos campos da Educação Museal, Divulgação Científica e História das Ciências: Museu da Vida (MV/COC/Fiocruz), Museu Nacional (MN/UFRJ) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Assim, torna-se evidente a relevância da presente investigação, cujos resultados pretendem colaborar para ampliar a compreensão da Educação Museal, seus efeitos e manifestações na formação de educadores museais e professores, visando ao fortalecimento desta e também ao aprimoramento da Educação brasileira.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
18/11/2021-30/11/2024
Carla Maria Dal Sasso Freitas
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudos e desenvolvimentos em visual analytics empregando interação convencional e técnicas imersivas
Resumo:
Ao longo dos anos o aprimoramento das tecnologias de aquisição, armazenamento e distribuição de dados e a intensificação do uso de sistemas computacionais e aplicativos em dispositivos móveis em todas as áreas da atividade humana levou a um aumento vertiginoso do volume e/ou da complexidade dos dados disponíveis. A compreensão desses dados é fator preponderante para o desempenho de tarefas, tomada de decisões ou aquisição de conhecimento. Nesse cenário, facilitar a compreensão torna necessárias técnicas de apresentação (comunicação) de dados que, por sua, demandam formas de representação, manipulação, exploração e análise de dados. A maioria das aplicações requer técnicas de sumarização e análise de dados justamente para facilitar sua compreensão pelos usuários. Técnicas de análise de dados combinadas com técnicas interativas de visualização correspondem ao que se convencionou chamar de Visual Analytics, análise interativa visual ou de analítica visual, as quais vem integrando, principalmente, técnicas de visualização interativa, técnicas de análise estatística, técnicas de mineração de dados e de aprendizado de máquina para facilitar a compreensão de dados e a consequente construção do conhecimento e/ou tomada de decisão. Tais técnicas devem prover representações visuais, seja de dados brutos ou de dados derivados pelos métodos de análise, com elementos semânticos suficientes para o seu entendimento, e facilidades de interação de modo que o usuário possa modificar a representação visual, como resultado de um processo de navegação pelo conjunto de dados ou execução de métodos de análise escolhidos de acordo com os novos dados derivados necessários. Portanto, as questões essenciais no desenvolvimento das técnicas de análise interativa visual são a escolha (1) do mapeamento dos dados para entidades visuais (primitivas geométricas ou atributos visuais de primitivas geométricas), (2) do conjunto de técnicas de interação fornecidas, pois estas determinarão as possibilidades de exploração do conjunto de dados e (3) das técnicas de análise adequadas ao domínio. Mais recentemente, técnicas imersivas de visualização com as correspondentes técnicas de interação vem sendo investigadas com vistas a ampliar a capacidade de percepção dos usuários, sua eficiência e seu nível de engajamento. Tais técnicas são conhecidas como Immersive Analytics. Com isso, tornaram-se novamente prementes os aspectos de avaliação dessas técnicas de modo que seja possível considerar as técnicas mais adequadas a cada domínio de aplicação. O presente projeto contribui com a ampliação do conhecimento a esse respeito pela investigação de quatro domínios de aplicação onde podem ser desenvolvidas técnicas de visualização de informações e de visual analytics, tanto não imersivas como imersivas. Serão abordados dados políticos obtidos do portal de dados aberto da Câmara de Deputados para análise de perfil político com base nas votações, narrativas utilizando redes de colaboração tanto a partir dos dados políticos como a partir de redes de colaboração científica, dados multidimensionais registrados em coleções de dados de biodiversidade; e dados obtidos de simulações de processos geoquímicos na forma de ensembles. Espera-se que o desenvolvimento de técnicas contemplando esses domínios proporcione o conhecimento adequado para extrapolar para outros domínios a determinação de quais técnicas podem aumentar a eficiência e nível de engajamento de usuários com os dados que eles precisam analisar e/ou conhecer.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2023
Carla Menêses Hardman
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
processo e efetividade de uma intervenção de educação permanente em saúde para o desenvolvimento de competências profissionais e aumento da capacidade institucional para a atenção às doenças crônicas não transmissíveis em profissionais e gestores da aps
Resumo:
O objetivo geral do Projeto APS em FormAção é analisar o processo e a efetividade de uma intervenção de Educação Permanente em Saúde (EPS) para o desenvolvimento de competências profissionais e aumento da capacidade institucional para a atenção às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT: diabetes mellitus [DM], hipertensão arterial sistêmica [HAS] e obesidade) e na abordagem dos seus fatores de risco (alimentação inadequada, tabagismo e inatividade física) em gestores e profissionais de nível superior da Atenção Primária à Saúde (APS) de Pernambuco (PE). Este projeto caracteriza-se como uma Pesquisa de Avaliação e incluirá quatro fases. Na primeira fase, será feita uma análise diagnóstica das características socioeconômicas dos municípios e dos territórios das UBS-PE incluídos no estudo; das características de saúde dos usuários; da qualidade do cuidado às pessoas com DM, HAS e Obesidade; da capacidade instalada na APS; da organização do processo de trabalho das equipes e das necessidades de formação dos profissionais e gestores da APS. Na segunda fase, 16 municípios serão selecionados e um subgrupo de profissionais e gestores das equipes de saúde da família (ESF) serão alocados aleatoriamente em dois grupos, cada um com 8 municípios e 96 participantes. Em momentos distintos, todos os grupos irão participar de uma intervenção de EPS norteada pelo Modelo de Atenção as Condições Crônicas e pelo modelo RE-AIM, na modalidade semipresencial, com duração de 6 meses para os profissionais e 3 meses para os gestores. A organização curricular será composta por três eixos orientadores do ensino (conhecendo e diagnosticando; analisando e intervindo; intervindo e avaliando) e quatro áreas temáticas (Epidemiologia das DCNT e seus fatores de risco; Rede de Atenção à Saúde as DCNT; Cuidado as pessoas com DCNT e abordagem aos seus fatores de risco: estratégias e monitoramento; Cuidado as pessoas com DCNT e abordagem aos seus fatores de risco: processo de trabalho). Antes e após a intervenção serão analisadas as competências, barreiras, e facilitadores para organizar a atenção à saúde das pessoas com DCNT; e, a capacidade institucional para a atenção às DCNT. Serão realizadas análises processuais da implementação (alcance, adesão da formação), bem como da efetividade da intervenção. Na fase de difusão e tradução do conhecimento, que ocorrerá desde o início da primeira fase, será realizado e promovido um conjunto de ações de educação, popularização e/ou divulgação científica do conhecimento junto à sociedade, para diferentes tipos de público. Diferentes procedimentos estatísticos serão empregados a fim de responder cada objetivo específico. Dentre os resultados esperados destaca-se: uma análise diagnóstica dos aspectos socioeconômicos e de saúde dos municípios, usuários, profissionais e gestores da APS de PE; uma intervenção efetiva de formação em serviço para os participantes; desenvolvimento de novas tecnologias sociais e educacionais; desenvolvimento de competências e aumento da capacidade institucional para a atenção às pessoas com DCNT. Todos esses resultados podem culminar com a melhoria na organização e qualificação do cuidado às pessoas com DCNT e a abordagem aos fatores de risco na APS.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
05/12/2020-31/12/2023
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